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ATENÇÃO!

Ciclo de Vida Faturamento: O portal do Cliente do módulo Faturamento será descontinuado em 31/10/2024, tendo como substituto o Novo Portal do Cliente.

Saiba mais em: 31/10/2024 Portal do Cliente

VOCÊ JÁ CONHECE O NOVO PORTAL DE CLIENTES?

Saiba mais em: Portal do Cliente

Produto:

 Microsiga Protheus®

Ocorrência:

Esta página é para centralizar as informações sobre o portal do Cliente

Ambiente:

SIGAFAT - Faturamento

Temas abordados neste documento:

Configuração de acesso  e funcionamento das rotinas do portal do Cliente


O Microsiga Protheus® disponibiliza através do Portal do Cliente a possibilidade auto-serviço focado em Clientes por meio de uma interface Web.

 


    Para que se possa navegar no Portal do Cliente é necessário:

    • Configurar os Web Services e deixar os serviço ativos;
    • Carregar os serviços de Web Service via módulo de Faturamento, Portal, Web Services;
    • Certificar que o menu do Portal do Cliente esteja carregado após carregar os Web Services;
    • Criar um usuário de portal.

    A configuração completa poderá ser seguida através da FAQ: PPCL0001_Configuração_do_Portal_do_Cliente

           

    Observação

    1 -As configurações iniciais do Portal do Cliente são as mesmas que o portal do Vendedor.

    2 - Em caso de dúvidas no processo de configuração dos Web Services, contate a equipe de atendimento Frame Work para auxiliar.

    3 -A partir da release 12.1.33 do Protheus, a ser liberada em Outubro de 2021, o comportamento padrão de autenticação de WebServices SOAP e REST será alterado. A partir desta versão, caso a chave Security não seja informada no arquivo appserver.ini, os serviços serão iniciados exigindo autenticação de usuário. Caso seja necessário trabalhar sem autenticação, a chave deverá ser configurada com o valor 0 (Exemplo: Security=0).


    Alerta de risco: fique atento ao utilizar o parâmetro de configuração com a chave Security=0, pois isso fará com que as integrações (APIs) não exijam autenticação, consequentemente dados do seu ambiente poderão ser consultados sem qualquer controle de autorização.


    O agrupamento CRM dispõe as informações de :


    • Catálogo de Produtos - Demonstra a consulta de produtos do cadastro de produtos, as tabelas de preços em qual o produto está inserido e seu preços praticados, além do saldo disponível em estoque .

    O produto pode ser consultado por código, grupo ou tipo de produto, podendo ser ordenado por: 


    • Gerenciamento de Informações - Demonstra a consulta do cliente associado ao Vendedor  e seus contatos, podendo alterar ou complementar informações do cadastro, e posteriormente salvar estas alterações via portal.


    • Representante Comercial: Demonstra os dados cadastrais do Vendedor associado ao cliente.


    • Solicitação de Tarefa: Demonstra as tarefas cadastradas para o Vendedor associado ao Cliente.



    O agrupamento de Vendas e Distribuição possibilita a inclusão de pedidos e orçamentos de vendas, além do acompanhamento dos pedidos e a estatísticas das vendas realizadas: 


    • Pedido de Vendas - Inclui ou Demonstra os pedidos incluídos para o Cliente.

    Pode se consultar o pedido por Data de/até e por Pedido de licitação de /até.

    Pode se visualizar um pedido incluído e alterá-lo, para posteriormente salvá-lo.

    Observação

    Assim como o pedido de venda no portal do vendedor, o pedido de venda no portal do cliente precisa informar o TES de saída no cadastro do produto para que possa ser validado no cálculo ou na gravação do pedido, caso não informe, ao tentar calcular ou  gravar o pedido, irá gerar a mensagem: PUTSALESORDER : AJUDA:A410VZ
    OS CAMPOS QUANTIDADE, PREÇO DE VENDA, PREÇO UNITÁRIO OU TES ESTÃO EM BRANCO




    • Orçamentos e cotações - Inclui ou Demonstra os orçamentos incluídos para o Cliente.

    Pode se consultar o orçamento por Data de/até.

    Pode se incluir um novo orçamento ou visualizar um orçamento incluído e alterá-lo, para posteriormente salvá-lo.

    Pode se visualizar o status do orçamento.



    • Acompanhamento de pedidos - Demonstra o status em que o pedido se encontra. A principio a consulta é a mesma efetuada na opção Pedido de Vendas, podendo

    ser buscada por pedido por Data de/até e por Pedido de licitação de /até.

    Após a exibição da consulta, ao selecionar um dos pedidos para visualizar os detalhes , o sistema demonstrará o pedido completo e a opção liberações.

    Na opção liberações será a seção onde poderá ser visto o status do pedido: carteira, liberado, blq. de crédito, blq. de estoque e faturado.


    • Estatística de Vendas:

    A consulta pode ser efetuada pelo código do produto , por tipo, por descrição ou grupo.

    A ordem da consulta  pode ser demonstrada por:

    Após confirmar, o sistema exibe o código e a descrição do produto para visualização.

    Pode se selecionar a Data de/ate e a moeda utilizada para a venda.

    Ao clicar em buscar, o sistema mostrará as estatísticas de vendas relacionado a saldo e volume de devolução, valor líquido, valor bruto e volume de venda, e saldo de vendas.


    • Documentos Fiscais: Demonstra as Notas Fiscais do cliente.

    Deve se preencher a Data de/até e Entrega de/até para que a consulta seja apresentada.

    A ordem da consulta pode ser demonstrada por:

    No detalhe da nota, é possível visualizar: os dados de cabeçalho e item de nota, origem/destino, transportadora, impostos, volume e pagamento



    O agrupamento Financeira possibilita uma visão das informações financeiras vinculadas as vendas do usuário do portal :


    • Títulos em Aberto - Títulos abertos que possui o Cliente usuário do portal.
    • Título Baixados - Títulos baixados que possui o Cliente usuário do portal.
    • Notas de Crédito - Notas de crédito geradas a partir de devoluções de vendas em aberto, que possui o Cliente usuário do portal.
    • Ficha Cadastral - Ficha de Cadastro do Cliente usuário do portal., relacionado a aba financeira do cadastro de cliente, limite de crédito e risco.
    • Ficha de Crédito - Demonstra a mesma pesquisa da Ficha Cadastral mas pesquisada por CPF/CGC.


    O agrupamento Industrialização possibilita uma visão de catálogo de produto x clientes e ordem de produção.


    • Catálogo do cliente - Demonstra a mesma visão do catálogo de produtos, adicionando a visão estoque em nosso poder.
    • Ordem de produção - Demonstra a visão de ordem de produção que o cliente possua.


    O agrupamento Manutenção do  usuário possibilita efetuar ajustes  no cadastro do usuário de portal.


    • Cadastro do usuário - Possibilita ajustar email, skin ou direitos do usuário, bastando incluir a senha e enviar.
    • Alteração de Senha - Possibilita alterar a senha cadastrada no Erp para acessar o portal.
    • Logoff - Desloga do portal.