Implementação

Nessa versão foi realizado ajuste no arredondamento do valor de ISS para o município de Ribeirão Preto.

Pré-requisitos e Restrições

Se estiver na versão 20.01, atualizar o sistema para a release 20.01.033 ou release superior.

Instruções para Utilização

Disponibilizado o novo parâmetro dinâmico TIPO_ARRED_VLR_ISS, do grupo NF_SERVICO, em Max Parâmetro > Dealer > Parâmetros Dinâmicos, para definir a regra de arredondamento para o cálculo do valor de ISS na aplicação do módulo Expedição, menu Expedição > Nota Fiscal > Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.

Valores permitidos: 'P - Padrão Oracle (Valor Padrão)' ou 'A - Conforme ABNT'.

Imagem 1 - Parâmetro dinâmico TIPO_ARRED_VLR_ISS


Regras de Arredondamento na Numeração Decimal - Norma ABNT NBR 5891

Sempre que existir 3 algarismos decimais e for necessário arredondar para 2, conforme as normas da ABNT, serão consideradas as seguintes regras:

  1.  Quando o algarismo imediatamente seguinte ao último algarismo a ser conservado for inferior a 5, o último algarismo a ser conservado permanecerá sem modificação. Exemplo: 1,333 arredondado à segunda decimal temos: 1,33
  2. Quando o algarismo imediatamente seguinte ao último algarismo a ser conservado for superior a 5, ou, sendo 5, for seguido de no mínimo um algarismo diferente de zero, o último algarismo a ser conservado deverá ser aumentado de uma unidade. Exemplo A: 1,666 arredondado à segunda decimal temos: 1,67.
  3.  Quando o algarismo imediatamente seguinte ao último algarismo a ser conservado for 5 seguido de zeros, dever-se-á arredondar o algarismo a ser conservado para o algarismo par mais próximo.
    1. Se o algarismo a ser mantido for ímpar, aumentará uma unidade. Exemplo: 4,550 arredondados à primeira decimal temos: 4,6.
    2. Se o algarismo a ser mantido for par, ele permanecerá sem modificação. Lembrando que nesse caso, o zero é sempre considerado par. Exemplo: 4,850 0 arredondados à primeira decimal temos: 4,8.