Objetivo

Configurar o CST de Entrada e Saída (PIS/COFINS) para o CST de Devolução (PIS/COFINS).

Quando for realizada uma operação de devolução, será verificada a Situação NF Devolução que está associada a Situação NF de Entrada/Saída nesta aplicação, caso tenha um CST de Devolução configurado, o mesmo será considerado na devolução. Quando a devolução (manual ou automática) possuir nota de referência, será verificado o CST da nota de entrada/saída e o CST utilizado para devolução será o respectivo CST de Devolução definido na aplicação. Caso não haja nota de referência será verificado o CST configurado na Tributação por UF > Cadastro da Empresa (apenas para devolução de cliente) ou Família do produto.

Caminho

Módulo Cadastro > Menu Cadastro > Aplicação CST PIS/COFINS na Devolução - MAP00502

Pré-Requisitos e Restrições

Para a utilização do CST de Devolução configurado nesta aplicação, o parâmetro dinâmico GERA_TRIB_SAIDA_DEV dos grupos CONFERENCIA_CARGA e DEV_NF_FORNEC deverá estar configurado com valor N.

Passo a Passo

Entre na aplicação:

Imagem 1 - Tela configuração de CST Pis/Cofins na devolução

Informe os campos:

  • Filtro Entrada/Saída: deverá ser selecionada a operação, com as opções: Entrada, Saída e TODAS.
  • Entrada/Saída: nesta coluna será exibida o tipo da operação: Saída ou Entrada;
  • Situação NF: nesta coluna serão exibidos o CST referente a operação de entrada/saída;
  • Situação NF Devolução: nesta coluna poderão ser configurados o CST que deverão ser utilizados para operação de devolução.

Ao configurar o CST na coluna Situação NF Devolução e clicar no botão Atualizar <F4> serão atualizados o CST para PIS e Cofins.

Atividades Relacionadas

Conferência do Estorno do Crédito Ref. Devoluções