CONTEÚDO
- Visão Geral
- Características dos embarcadores
- Embarcadores x regionalização
- Exemplo de utilização
01. VISÃO GERAL
Um embarcador pode ser entendido como o dono do pedido que será planejado no TOL.
Quando um ambiente atende a um único fabricante, pode-se usar o Embarcador padrão, DEF, que já vem cadastrado em um ambiente novo de TOL, e nunca mais pensar no assunto.
Quando, por outro lado, um ambiente de TOL é contratado por uma transportadora ou operador logístico, por exemplo, ele pode atender a múltiplos embarcadores, cada qual com uma gama distinta de produtos, usuários, contexto de otimização, etc.
02. CARACTERÍSTICAS DOS EMBARCADORES
- Grupo logístico
- Permite definir um agrupador de ZTs para restrição de Grupo Logístico de embarcadores: a restrição de grupo logístico pode ser encarada como exclusividade de ZTs dentro de um agrupador. Isto é, a partir do primeiro descarregamento em uma ZT específica, todos os demais descarregamentos da viagem devem estar na mesma ZT. A restrição é ativada pelo validador (Grupo logístico (embarcador) - LOGISTIC_GROUP_ON_SHIPPER).
- Embarcadores compatíveis: permite compatibilizar ou incompatibilizar facilmente diferentes embarcadores
- Para que esta restrição seja respeitada na criação de viagens, é necessário ligar o validador correspondente no contexto de otimização (Compatibilidade entre embarcadores (embarcador) - COMPATIBILITY_BETWEEN_SHIPPERS)
O embarcador é parte do identificador das entidades:
Ou seja: ao cadastrar cada produto, deve-se inserir o embarcador correspondente na aba Geral, caso o cadastro seja feito via tela.
Caso o cadastro seja feito pelo sistema externo (como SAP, Protheus, Datasul) via integração, o embarcador deve ser enviado na integração. O mesmo vale para cadastros feitos por importação de planilha, que deverão incluir a informação de embarcador:
O mesmo vale para os pedidos:
03. EMBARCADORES X REGIONALIZAÇÃO
Dependendo do caso, pode-se considerar a regionalização do ambiente de TOL ao invés do uso de embarcadores. Cada opção tem seus prós e contras, apresentados a seguir:
Regionalizar
- Pró: separação definitiva de operações de origens ou embarcadores distintos. Ou seja, o usuário de uma regional não vê produtos, localidades, transportadoras, veículos, viagens, nada das outras regionais.
- Contras:
- Necessita desenvolvimento e implantação (troca de versão) a cada nova regional criada. Não é possível criar ou destruir regionais via tela.
- Impossibilidade prática de gerar comparativos no futuro buscando sinergia entre as operações de diferentes embarcadores ou origens, por exemplo:
- Se os veículos são diferentes por regional, como unificar as restrições de veículos permitidos por transportadora?
- Ainda, não há como unificar tabelas de frete de regionais diferentes de maneira simples;
- As categorias de produto de cada regional podem ser diferentes também. Seria necessário reconfigurar as compatibilidades e empilhamento permitido;
- Note que, a principal dificuldade técnica e de negócios é o esforço para reimplantar o sistema unificando todas as regras de relacionamentos entre entidades.
- Toda a vez que se implanta uma regional nova é necessário fazer todos os cadastros do zero (embarcador, origem, restrições de localidade, etc.)
Embarcadores & restrições de usuário
- Prós
- Pode ser totalmente implementado via tela, por meio de cadastros (restrições de usuários por embarcadores)
- Não é necessário esforço de desenvolvimento/implantação (troca de versão)
- É possível separar job de otimização por embarcador
- Contras
- É necessário administrar restrições de usuários a cada novo embarcador
- É necessário administrar filtros na tela de análise (por embarcador)
04. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DE EMBARCADORES
Para implementar o TOL em um cliente (por exemplo, G2L) que atenda múltiplos embarcadores, recomendam-se as seguintes configurações:
- Perfis de usuários: usar 3
- Administrador (G2L)
- Analista (G2L)
- Clientes (um para cada embarcador, tais como: Baterias Moura, Petrofisa, etc.)
- Dentro de CADA usuário, deve-se configurar qual embarcador cada usuário de cliente pode ver
- Embarcador permitido por usuário
- Para restringir a visualização de embarcador por usuário, deve-se acessar: Administração -> Usuários - Cadastros CPL -> Editar usuário -> marcar o checkbox Embarcadores).
b. Adicionalmente, deve-se preencher o parâmetro Restrições de embarcadores do usuário - UserShipperRestriction, onde é possível definir quais embarcadores especificamente cada usuário poderá NÃO visualizar
3. Filtros por embarcador na tela de análise
- Para que o usuário veja somente os pedidos ou viagens do seu embarcador na tela de análise, deve-se configurar um filtro padrão de embarcador:
4. Configurar a compatibilidade dos embarcadores entre si (Cadastro -> Embarcadores -> edita cada embarcador)
5. Sub-divisores de jobs
Já existem sub-divisores de jobs para dividir os pedidos automaticamente por embarcador (Administração -> Otimização -> Grupos de parâmetros -> Sub-divisores de job).
A diferença entre eles é a seguinte:
- Embarcador: cada embarcador gera um job diferente
- Embarcadores incompatíveis: gera um job para cada grupo de embarcadores que é completamente incompatível entre si.
- Exemplo 1: Embarcadores A, B, C sendo que B é incompatível com C;
Ao otimizar UTs dos embarcadores A, B, C → gera um job somente - Exemplo 2: Embarcadores A, B, C sendo que A e B são incompatíveis com C;
Ao otimizar UTs dos embarcadores A, B, C → gera um job com A, B + um job com C