Esse manual visa orientar em como realizar os procedimentos para troca de assinatura dos equipamentos SAT e MFE dos clientes da linha Consinco.
O procedimento se faz necessário devido a mudança de CNPJ da Software House dos produtos vinculados a linha Consinco.
Importante:
É recomendado que realize o procedimento abaixo fora do horário de expediente, pois, pode ocorrer instabilidade nos servidores da SEFAZ ou até mesmo de internet, interferindo diretamente no processo de vinculação da nova assinatura.
Pré requisitos:
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
A atualização de versão do Servidor e PDVs é imprescindível para realizar o processo de troca de assinatura dos equipamentos SAT / MFE.
Caso já conheça o processo de atualização de versão do Servidor e PDVs, poderá executar sem seguir essa parte do manual, mas, lembrando que não poderá deixar de atualizá-los.
A partir da versão 21.4.0.2 iniciaremos o ciclo para a troca da assinatura dos equipamentos SAT e MFE, é imprescindível que a atualização seja realizada tanto no Servidor quanto nos PDVs para que o processo ocorra normalmente.
Servidor Windows:
Verificar se está disponível o pacote de atualização da versão 21.4.0.2 através do AcruxUpdate, clicando com botão direito do mouse e acessando a opção Histórico de atualizações.
O pacote com a versão 21.4.0.2 aparecerá com status de pendente.
Clicar com botão direito do mouse no pacote pendente e processar a atualização.
Após esse procedimento será executado a atualização do servidor de PDVs para versão 21.4.0.2 e mudará o status para Êxito.
Servidor Linux:
Para atualizar o Servidor Linux, basta clicar no botão Atualizar e seguir os procedimentos.
1.1.2 Atualizar PDVs versão 21.4.0.2
Após atualização do servidor, vamos atualizar os PDVs para versão 21.4.0.2 acessando a interface do servidor através do browser no seguinte menu:
Atualizações > Processamento de atualizações.
Selecionar a empresa ou PDV que deseja atualizar, marcar os pacotes pendentes e enviar para processamento.
(Observação: se optar por marcar a empresa e enviar, será processado em todos PDVs ao mesmo tempo).
Quando o PDV receber o comando ele processará a atualização.
A nova chave para assinatura do SAT e MFE deverá ser gerada e associada aos equipamentos até a data de 31/01/2022.
É extremamente importante que o procedimento deste manual seja realizado antes dessa data, pois, quem não realizar correrá o risco de bloquear os equipamentos.
2.1. Gerando nova assinatura SAT / MFE
A nova assinatura do SAT / MFE será gerada pelo serviço do servidor de PDVs, basta seguir os procedimentos abaixo.
2.1.1 Excluindo a assinatura atual
Importante:
Antes de excluir a assinatura é importante fazer uma cópia da chave da assinatura atual, caso precise retorná-la ao equipamento em situação de falha na associação da nova assinatura.
Se realizar o procedimento na coluna Geral, ele apagará para todos os PDVs da empresa, então é importante realizar o procedimento diretamente no PDV desejado.
Para a geração da nova assinatura, será necessário excluir a assinatura atual da parametrização dos PDVs seguinte o passo a passo abaixo.
Acesse o Servidor de PDVs no menu Configurações > Configurações de PDVs > DF-e > SAT > Assinatura.
Abra o template, realize uma cópia da chave atual e apague a assinatura.
Após apagar a assinatura, clique em Aplicar.
Importante:
Após apagar a chave da assinatura e aplicar, não enviar configurações ainda para o PDV, seguir para o próximo passo para alteração de outro parâmetro.
2.1.2 Ativando parâmetro para associação de assinatura
Para que a nova assinatura seja associada aos equipamentos SAT e MFE, será necessário alterar o parâmetro Vincular Assinatura para SIM.
Acesse Configurações > Configurações de PDVs > DF-e > SAT > Vincular assinatura, e altere para SIM.
(Lembrando que se alterar na aba Geral será alterado para todos os PDVs ao mesmo tempo).
Após alterar o parâmetro acima, clique no botão Salvar.
Após salvar, siga o próximo passo para conferir a geração da nova assinatura e também como enviar para o PDV.
2.1.3 Geração e envio da nova assinatura
Após salvar, saia da tela de configuração, e aguarde por 2 minutos para que o serviço gere a nova assinatura automaticamente para o terminal que estiver com parâmetro vazio, ou, se preferir acelerar o processo, reinicie o Serviço do Servidor de PDV.
Para reiniciar o serviço caso queira acelerar a geração da nova assinatura, acesse o Services do Windows e reinicie o Serviço AcruxMonitor Gerenciador de PDVs.
Caso o servidor seja Linux, clique no ícone Reiniciar Serviço.
Exemplo Servidor Linux:
Exemplo Servidor Windows:
Após aguardar pelos 2 minutos ou após o reinício do serviço, acesse novamente: Configurações de PDVs > DF-e > SAT e certifique-se que a nova assinatura foi gerada.
Exemplo nova assinatura:
Agora iremos enviar a nova assinatura, realizar a alteração do parâmetro de associação para o PDV e reiniciaremos o PDV para que realizar o processo de vinculação.
Acesse o Menu Comunicações > Comandos para PDVs.
Marque o PDV desejado, clique em Enviar configurações para o PDV e clique em Reiniciar PDV, conforme imagem abaixo.
Pronto, o PDV receberá as configurações e reiniciará.
Agora seguir para o próximo passo para checar a associação da nova assinatura no equipamento SAT / MFE.
Esse será o processo para associação da nova assinatura aos equipamentos de SAT e MFE.
3.1 Associar nova nova assinatura
A associação da nova assinatura ocorrerá de forma automática, não haverá necessidade de tirar o equipamento do lugar para realizar a associação.
3.1.1 Associando nova assinatura ao equipamento
A associação da nova assinatura ao equipamento ocorrerá após reinício do PDV, conforme comando enviado pelo Servidor de PDVs.
Após o reinício, confira se a nova assinatura foi associada com sucesso ao equipamento.
Importante saber que o PDV irá enviar a nova chave da assinatura para o equipamento e para a associação o próprio equipamento do SAT / MFE fará a comunicação com a SEFAZ para registrar a nova assinatura.
3.1.2 Acompanhar associação
Durante a inicialização do PDV, será exibido a mensagem de associação da nova assinatura.
Caso o PDV carregue, mas, o serviço que realiza a associação ainda não tenha sido executado, o PDV aguardará por 30 segundos para tentar.
Em caso de falha na associação, será exibido a mensagem com o código de retorno:
Se foi associado com sucesso, será exibido a mensagem:
Se desejar, confira os Logs abaixo para conferir se a associação ocorreu com sucesso ou não.
Acesse a pasta e confira o o log.
Exemplo PDV Windows:
Acesse a pasta \C5Client\AcruxPDV\log\aplicacao e edite o arquivo appcfe_201021.log
O nome do arquivo irá variar de acordo com a data do movimento, ou seja, ele sempre virá nomeado com a data atual do dia que realizar o procedimento.
Edite o arquivo e confira se foi associado com sucesso.
Exemplo PDV Linux:
Acesse o mesmo caminho, porém através da ferramenta WinSCP:
Edite o arquivo e confera se foi associado com sucesso.
Se após as tentativas o processo não conseguir realizar com sucesso a associação da nova assinatura, verificar as etapas 4 e 5 deste manual.
3.1.3 Venda teste
Após verificar o log e certificar que foi associado com sucesso, realize uma venda teste caso necessário.
Para os clientes que utilizam emissão de NFC-e, deverá de alguma forma tirar o acesso do PDV à internet para forçar a emissão em contingência pelo SAT, ou, poderá realizar a consulta do status operacional do SAT após associação.
Consulta status operacional SAT
Como o procedimento é algo que também depende de vários fatores, como internet, ambiente da SEFAZ entre outros, podem ocorrer eventuais falhas na associação da assinatura.
4.1 Falha ao associar nova assinatura
Caso ocorra falha na associação da nova assinatura, será gravado no log o motivo.
4.1.1 Possíveis causas
4.1.2 Como resolver
Em caso de instabilidade no Servidores da SEFAZ, aguardar alguns minutos, fechar e abrir a aplicação do PDV e conferir o Log.
Checar se o PDV está conectado na internet, realizando testes e conexão com algum Site.
Verificar se a internet está estável, em caso de instabilidade acionar a equipe de TI do cliente.
Recomendado executar o procedimento fora do horário de trabalho, assim não enfrentará tráfego na rede.
Verificar versão do PDV, atualizar caso esteja desatualizado e repetir o passo a passo deste manual.
Realizei todos os procedimentos acima e mesmo assim não associou, o que fazer?
Se de qualquer forma a assinatura não for realizada, poderá voltar a assinatura anterior, pois o equipamento SAT / MFE ainda está associando a assinatura anterior.
Para voltar a assinatura anterior, realize novamente o procedimento do passo 2, porém, copie manualmente a chave da assinatura antiga para dentro do template e altere um novo parâmetro indicando que usa o sistema Consinco.
Realize o procedimento 2.1.2, altere o novo parâmetro (imagem abaixo), salve e envie os comandos nas opções Enviar Configurações e Reiniciar o PDV.
Para realizar o primeiro passo para geração da nova assinatura, não será necessário indicar qual o sistema, pois o parâmetro em branco o serviço por padrão irá gerar para o sistema TTOTVS.
Exemplo para Enviar os comandos abaixo para o PDV.
Em todas as mudanças temos algum tipo de risco, porém, nesse procedimento os riscos são mínimos e as possíveis causas estão listadas no passo 4.1.2 que orienta como proceder em caso de falha na associação da nova assinatura.
5.1. Quais os riscos
O risco maior é não conseguir realizar a associação da assinatura conforme listado acima, porém, o risco de parar de funcionar o SAT / MFE acaba sendo mínimo, pois o sistema permite você voltar à assinatura anterior em último caso.
Mas, teremos um prazo para que essa troca aconteça e, caso não ocorra dentro do prazo, poderá resultar na parada no equipamento, por isso é importante realizar os procedimentos dentro do prazo estabelecido.
5.1.1 Instabilidade na SEFAZ
A possível instabilidade dos servidores da SEFAZ listado como um possível problema no item 4, não representa um grande risco, porque geralmente logo as conexões estabilizam, mas, como citado acima, se deixar para realizar o procedimento no último dia do prazo estabelecido e a SEFAZ estiver instável ou fora, corre o risco de virar a data e a assinatura Consinco estará desativada e o equipamento ainda não associado a nova.
5.1.2 Falta de comunicação com a SEFAZ
A falta de comunicação com a SEFAZ está ligada a instabilidade da própria ou até mesmo em sua rede de internet e também não representa um grande risco, mas como citado no item 5.1.1, se o procedimento estiver sendo realizado no último dia do prazo, correrá o mesmo risco.
5.1.3 Instabilidade de internet
A instabilidade ou falta de internet nos PDVs, também não representa um grande risco, mas como citado no item 5.1.1, se o procedimento estiver sendo realizado no último dia do prazo e ficar sem internet, correrá o mesmo risco de paralisação do equipamento.
5.1.4 Sistema desatualizado
Como objetivo desse material é orientar na realização do procedimento, os primeiros passos listados no item 1, são imprescindíveis para que ocorra normalmente, então caso não realize a atualização do Servidor e PDVs para versão 21.4.0.2 ou superior e o prazo para troca terminar, correrá o risco da parada dos equipamentos.
5.1.5 Associação Sefaz Ceará (CE)
Esse procedimento é exclusivo para o estado do Ceará e será realizado pela equipe Interna de Produtos da TOTVS Varejo Supermercados.
Em caso de falha na associação da nova assinatura onde for exibido a mensagem Associar Assinatura Falha na associação da assinatura AC SAT, retorno 13004 Rejeição: CNPJ da Software House + CNPJ do emitente assinado no campo signAC difere do informado no campo CNPJvalue, indica que procedimento de associação da nova chave de assinatura não foi realizado no site da SEFAZ, pois, esse procedimento deve ser realizado antes de realizar o procedimento deste manual. Neste caso, entrar em contato com a equipe TOTVS Varejo Supermercados.
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