A segunda grande novidade para os clientes de banco de dados Progress é o OpenEdge Explorer. Trata-se de uma ferramenta WEB de controle do banco de dados que visa substituir o Progress Explorer Tool. Da mesma forma que o Progress Explorer, ele é baseado no serviço AdminService, porém agora com um servidor WEB embutido.
Além de prover uma interface WEB para controle do banco de dados, ele passa a integrar-se com a ferramenta OpenEdge Management, para gerenciamento e monitoração dos bancos nele cadastrados, e contorna os recorrentes problemas do Progress Explorer, como a incompatibilidade com o Windows 2008, por exemplo.
É possível, claro, configurar toda a parametrização no próprio arquivo conmgr.properties. Porém essa possibilidade não se compara à facilidade e versatilidade que uma interface WEB proporciona para controlar os bancos de qualquer lugar do mundo.
Para colocar o OpenEdge Explorer para funcionar, carregue o serviço AdminService for OpenEdge 10.2B. Junto com ele o Progress carrega um servidor WEB que por padrão responderá pela porta 9090. Acessando o endereço http://localhost:9090 será solicitado um usuário e senha para acessar o serviço. No primeiro acesso utilize o usuário “admin” e a senha “admin”. Altere a senha logo no primeiro acesso por segurança.
Com as configurações iniciais efetuadas será possível cadastrar os bancos de dados a partir de qualquer outra estação ou do próprio servidor, através de qualquer navegador WEB disponível no mercado. Essa opção liberta o administrador de banco de dados a estar fisicamente no servidor, ou mesmo instalando ferramentas proprietárias do Progress para controle dos bancos de dados.
Se possuir a ferramenta OpenEdge Management, monitorações e alertas dos bancos de dados serão integradas ao OpenEdge Explorer, que permitem até enviar email ao administrador do banco em caso de alguma ocorrência no log. A imagem a seguir apresenta a tela com os recursos disponíveis para o banco de dados:
As informações de gerenciamento dos bancos são extraídas das VST’s, que também podem ser acessadas via Promon ou programas que o administrador do banco pode fazer para ler esses dados. Além das informações de bancos, a ferramenta Management também disponibiliza informações de servidor ou de outros serviços dele.