Árvore de páginas



Ao cadastrar um aplicativo no TOTVS iPaaS é necessário que este aplicativo tenha uma conta associada a ele. Explicaremos abaixo como é feito para cadastrar uma conta em um aplicativo personalizado.



Cadastrar conta


Para cadastrar uma conta no TOTVS iPaaS, siga os passos abaixo:


01. Com a tela de lista de aplicativos aberta, clique sobre o aplicativo que deseja cadastrar a conta.

02. Acesse a aba Contas. Se o aplicativo escolhido não possuir nenhuma conta, acione Cadastrar conta localizado no centro do quadro da aba Contas.

Caso o aplicativo já tenha contas cadastradas, acione Cadastrar conta ao lado direito da tela e siga os passos abaixo.

03. Insira as informações solicitadas. As informações são:

  • Nome da conta: definir um nome para a conta a ser cadastrada no aplicativo.
  • Ambiente: definir um ambiente para a conta a ser cadastrada no aplicativo.
  • Tipo de autenticação: definir um tipo de autenticação disponível para a conta a ser cadastrada no aplicativo.

Conforme a escolha do tipo da autenticação, outros campos serão apresentados.

BASIC: ao escolher esse tipo de autenticação, os campos Username e Password serão apresentados.

TOKEN: ao escolher esse tipo de autenticação um campo Token será apresentado para inserir o Token da conta.

API KEY: ao escolher esse tipo de autenticação um novo campo chamado Adicionar à será apresentado para inserir o caminho que será utilizado.

  • Clique em Adicionar parâmetros para configurar os valores para os parâmetros disponíveis.

05. Após inserir todas as informações, clique em Concluir para cadastrar a conta. 

Uma mensagem informando que a conta foi criada com sucesso será apresentada. A conta criada será apresentada na aba Contas no detalhe do aplicativo contendo as informações:

  • Data de criação da conta
  • Usada em quantos diagramas


Visualizar detalhes da conta


É possível visualizar os detalhes da contas criadas nos aplicativo. Para isso, siga os passos abaixo:


01. Com a tela de aplicativos aberta, clique sobre o aplicativo no qual visualizar os detalhes conta.

02. Clique na aba Contas. Ao lado direito de cada conta existe o ícone que representa os detalhes da conta. Na conta desejada clique no ícone para visualizar os detalhes.

03. Os detalhes da conta serão apresentados nas seções abaixo:

  • Conta: apresenta informações como a data em que foi criada, o horário e em quantos diagramas essa conta está associada.
  • Ambiente associado a esta conta: apresenta os ambientes em que essa conta está associada.
  • Diagramas associados a esta conta: apresenta os diagramas que estão associadas à conta.
  • Conta conectada: é possível desconectar a conta associada ao aplicativo clicando no botão ON/OFF ao lado direito deste campo.
  • Deseja testar essa conta? verifica se a conta está funcionando corretamente.
  • Informe a URL de autenticação: é possível testar a conta através da URL de autenticação e acionando Testar conta

04. Clique no X para fechar os detalhes da conta.


Editar conta a partir do detalhes da conta


Para editar uma conta através do seu detalhe, siga os passos abaixo:


01. Com a tela de detalhes da conta aberta, clique no ícone .

02. Faça as edições necessárias. As informações que podem ser editadas são:

  • Nome da conta
  • Tipo de autenticação
  • Username
  • Password

03. Após editar todas as informações desejadas, clique em Salvar.


Excluir conta a partir do detalhes da conta


Para excluir uma conta através do seu detalhe, siga os passos abaixo:


01. Com a tela de detalhes da conta aberta, clique no ícone .

02. Uma mensagem confirmando a ação será apresentada informando que ao excluir a conta, a mesma não poderá ser utilizada novamente. Recomendamos fazer essa ação com cautela. Para excluir a conta clique em Excluir.