Árvore de páginas

Os filtros permitem a limitação dos dados exibidos em tela, facilitando a localização e visualização deles. Esta limitação dos dados é realizada informando valores que serão utilizados como critérios de seleção dos dados.

Também é possível personalizar a apresentação das solicitações nas consultas, podendo definir quais colunas ou campos do formulário relacionado ao processo selecionado devem ser apresentados, a ordem na qual devem ser apresentados, por qual coluna deve ser feita a ordenação das solicitações, se a ordenação será crescente ou decrescente. Essa personalização facilita e agiliza a consulta, a tomada de decisão e a movimentação das tarefas.

Adicionar novo filtro


01. Na central de tarefas, selecione o ícone indicado e utilize a opção "Adicionar"


02. Na tela de configurações, informe uma descrição para o filtro.


03. No campo "Processo" selecione a opção TOTVS RH - Admissão Digital.

04. Após informar o processo, clique em "Selecionar colunas visíveis"

Nessa tela, podemos selecionar quais campos serão visíveis ao utilizar esse filtro. A seleção é separada entre duas colunas:

  • No lado esquerdo, estão os campos que podem ser adicionados. Para adicionar um novo campo no filtro arrastamos a opção para a coluna direita.
  • No lado direito estão as informações que vão aparecer no filtro (as já selecionadas). É possível alterar a ordem delas usando o próprio mouse, arrastando para cima e para baixo.

Após selecionar os campos desejados, clique em "Confirmar".


Outros parâmetros da solicitação também podem ser utilizados no cadastro de filtros:

  • De / Até: São campos referentes ao número da solicitação. Caso forem preenchidos, o filtro exibirá como resultado as solicitações de processo que estão entre o intervalo informado. Exemplo: informando 1000 a 2000 exibirá como resultado as solicitações de processo com número dentro intervalo especificado, o que pode resultar em uma solicitação de processo ‘X’ de número 1359.
  • Solicitante: Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado as solicitações de processo iniciadas pelo usuário selecionado.
  • Processo: Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado somente as solicitações de processo do processo selecionado.
  • Data de Início: Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado as solicitações de processo criadas entre o intervalo informado. Este intervalo é definido por meio de datas relativas como amanhã, esta semana ou mês passado. Exemplo: informando ‘Este Mês’ exibirá como resultado as solicitações de processo criadas entre o primeiro e o último dia do mês atual.
  • Prazo: Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado as solicitações de processo com prazo de conclusão entre o intervalo informado. Este intervalo é definido por meio de datas relativas como amanhã, esta semana ou mês passado. Exemplo: informando ‘Este Mês’ exibirá como resultado as solicitações de processo com prazo de conclusão entre o primeiro e o último dia do mês atual.
  • Responsável: Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado as solicitações de processo em que o usuário selecionado é responsável pela execução da atividade atual.
  • Localização: Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado as solicitações de processo que se encontram na localização informada.
  • Identificador: Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado as solicitações de processo que contém o identificador informado.


Depois de finalizar a configuração do filtro, uma mensagem informará se o cadastro foi bem sucedido.

O filtro já estará aplicado após a criação. É possível editar todos os filtros já criados.



  • Sem rótulos