01. DADOS GERAIS
Produto: | TOTVS Moda |
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Linha de Produto: | Virtual Age |
Segmento: | Varejo |
Módulo: | Moda - Faturamento |
Função: | Realizar o processo de venda, faturamento e cancelamento para pedidos de venda realizados pela Lexos. |
País: | Brasil |
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) : |
02. SITUAÇÃO/REQUISITO
Foi solicitada a possibilidade de realizar o processo de venda, faturamento e cancelamento com devolução de pedidos de venda realizados através da integração com a Lexos.
03. SOLUÇÃO
Foram realizadas as seguintes implementações para atender a necessidade solicitada:
- Adicionado no componente TRAFP144 o botão "Consultar Lexos" e quando o mesmo for acionado, realizará uma busca dos pedidos realizados através da integração com a Lexos e apresentará na listagem de pedidos;
- Importante: Para que o botão seja apresentado, é necessário que o parâmetro empresa "DS_CONFIG_INT_LEXOS" se encontre configurado com as informações da integração com a plataforma da Lexos, vale ressaltar também que o processo executado de busca de pedidos da Lexos, podem ser executados tanto pelo botão em questão tanto pelo processo de integração realizado através do componente GERFP095.
- Adicionado no componente TRAFP144 a opção de realizar a devolução de pedidos de venda que foram cancelados anteriormente através da integração com a Lexos;
Abaixo será elencada algumas situações que devem ser consideradas ao realizar o processo:
- Ao realizar a importação de um pedido de venda da Lexos para o ERP TOTVS Moda, caso o cliente informado através do CPF não exista no ERP, o mesmo será criado com as informações do pedido de venda;
- Existe a possibilidade de realizar o cancelamento de um pedido de venda criado através da integração com a Lexos, no ERP TOTVS Moda, antes que o mesmo tenha sido faturado, nesse caso o pedido simplesmente será cancelado, não tendo nenhuma movimentação de NFe.
Abaixo será demonstrado afim de exemplificar o processo, o pedido de venda criado através da Shopfy para facilitar o entendimento do processo.
Imagem 01 - Demonstra a criação de um pedido de venda através da Shopfy no valor de R$ 209,70, pedido esse que será utilizado posteriormente para exemplificação do processo.
Imagem 02 - Ao acessar o hub da Lexos, pode ser observado que o pedido com o código "1032" que representa o pedido criado na shopfy anteriormente, se encontra na situação "Aberto".
Gif 01 - Demonstra o aceite de pedidos de venda originados da Lexos no componente PEDFP144. Quando o canal de venda relacionado ao pedido não estiver cadastrado no componente PEDFM260, o processo de aceite será interrompido e será exibido um alerta.
O canal de vendas será atualizado para o que estiver relacionado no componente PEDFM260.
Imagem 03 - Demonstração do arquivo JSON contendo as informações de integração do pedido.
É possível acessar a visão detalhada do pedido acessando os seguintes passos: No componente PEDFP144 → Selecionar um Pedido → Detalhar → Integração Webservice. A informação desejada será exibida no campo Conteúdo retorno.
Imagem 04 - Demonstra o componente do ERP TOTVS Moda, PEDFP144, onde está primeiramente foi acionado o botão "Consultar Lexos", no qual foi apresentado na listagem de pedidos o pedido "19907". Na sequencia está sendo acionado o botão "Conferência...".
Imagem 05 - Na sequencia é apresentado o componente PEDFM238, onde está sendo realizada a contagem de itens do pedido selecionado anteriormente e acionado o botão "Finalizar conferência" para realizar o encerramento da contagem em questão.
Imagem 06 - Após realizar a conferência do pedido, o mesmo se encontra na situação "Bloqueado com contagem". Em seguida o mesmo está sendo selecionado, e o botão "Processar" acionado.
Imagem 07 e 08 - Na sequencia, é apresentada a mensagem para que seja confirmado se realmente é para realizar o processamento dos pedidos, onde está sendo selecionada a opção "Sim" e na sequencia é apresentado via GERFP008, a mensagem informando que houve um pedido aceito que o processo foi concluído.
Imagem 09 - Na sequencia, ao acessar o componente PEDFM236, onde ser observado que o estágio do pedido na Lexos se encontra na situação "Pedido Aceito".
Imagem 10 - Ao realizar a consulta do mesmo no hub da Lexos, pode ser observado que ele foi transferido de "Aberto" para "Pronto p/ envio".
Imagem 11 - Onde pode ser observado que o pedido passou a ser apresentado no componente PEDFP144 na opção "Faturamento do pedido". Onde o mesmo está sendo selecionado o botão "Processar" acionado.
Imagem 12 - Em seguida é apresentada a mensagem perguntado se realmente é desejado processar o pedido, onde está sendo selecionada a opção "Sim" está sendo selecionada.
Imagem 13 - Ao finalizar o processamento, é apresentado o componente GERFP008, informando que o pedido em questão foi faturado com sucesso e que sua nota fiscal foi gerada.
Imagem 14 - Ao consultar novamente o pedido de venda através do componente PEDFM236, pode ser observado que a situação do mesmo na Lexos passou a ser "Pedido faturado", em seguida sendo acionado o botão "Etiqueta logística...".
Imagem 15 - Ao acionar o botão mencionado anteriormente, são apresentadas as etiquetas logísticas referente ao pedido de venda consultado anteriormente.
Imagem 16 - Ao consultar a timeline do pedido "1032" pode ser observado que o mesmo teve a NFe gerada e autorizada com sucesso.
Imagem 17 - Onde pode ser observado também, as informações referente a NFe de venda que foram geradas.
Abaixo, será utilizado o mesmo pedido de venda "1032" importado na Lexos, para demonstrar a situação, onde um pedido de venda que já foi faturado é cancelado.
Imagem 01 - Demonstra a plataforma da Shopfy onde está sendo selecionado o pedido de venda "1032" e realizado o cancelamento do mesmo.
Imagem 02 - Após realizar o cancelamento, ao acessar o hub da Lexos, pode ser observado que o mesmo foi transferido para "Aguardando resolução" e a situação do mesmo passou a ser "Cancelado".
Imagem 03 - Na sequencia, ao consultar o pedido de venda "19907" no ERP TOTVS Moda através do componente PEDFM236, pode ser observado que o estágio dele passou a ser "Gerar devolução".
Imagem 04 - Na sequencia, está sendo acessado novamente o componente PEDFP144 e pode ser observado que o pedido de venda "19907" passou a ser apresentado quando a opção "Devolver pedido" é selecionada, então, o mesmo está sendo marcado e o botão "Processar" acionado.
Observação: Apenas quando existir um pedido que precisa ser devolvido, a exclamação ( ! ) em vermelho será apresentada, afim demonstrar de forma visual que é necessário realizar tal ação.
Imagem 05 - Ao acionar o botão mencionado anteriormente, a pergunta acima é apresentada, e a opção "Sim" selecionada.
Imagem 06 - Logo após, é apresentado o componente FISFP083, com algumas informações pré-carregadas, onde está sendo selecionada a operação de devolução, as classificações de capa e item. Logo após está sendo acionado o botão "Gerar devolução".
Imagem 07 - Após gerar a devolução, a mensagem acima é apresentada informando que o processo de devolução foi concluído com sucesso. Com três perguntas onde a opção "Não" está sendo selecionada.
Imagem 08 - Ao consultar o pedido novamente através do componente PEDFM236, pode ser observado que o status do mesmo passou a ser "Devolvido".
Imagem 09 - Na sequencia pode ser observado através do hub da Lexos, que o pedido em questão foi cancelado e teve toda a movimentação realizada dentro da plataforma.
04. ASSUNTOS RELACIONADOS
Para mais informações sobre a realização do processo de integração com a Lexos, acessar o TDN: DT Integração do TOTVS Moda com a plataforma Lexos