1. O que é Planilha.Net? Planilha.Net é um recurso disponível no ERP da Linha RM que possibilita a criação de planilhas. Este recurso consegue ler as informações da base de dados e trazê-las para a planilha alinhando com os recursos do Pacote Office.
1.1. Cadastrando uma Planilha Para cadastrar uma Planilha, acesse o módulo Planilhas.Net no Ribbon [Gestão] acessando o ERP pela MDI.NET. Acessando pela MDI DELPHI, clique em Relatórios -> Planilhas.Net.
Vejamos as funcionalidades de cada campo:
[1] – Nome da Planilha.Net:Neste campo deve ser informado um nome para a Planilha. Ex: Listagem dos Funcionários, Listagem das Funções, etc.
[2] – Observação: Neste campo deve ser informado alguma observação sobre a Planilha. Ex: Para que a planilha seja executada com sucesso é necessário ter todos os funcionários devidamente cadastrados.
[3] – Grupo de Planilhas: Neste campo deve ser informado a qual grupo a planilha cadastrada pertencerá. Funciona de forma similar as pastas do Windows Explorer. Ex: Grupo Funcionários, Grupo Estoque, Grupo Obras.
Fig.1 – Cadastrando uma Planilha.Net
Obs:É importante ressaltar que uma vez definido o grupo corretamente, podemos criar regras para este grupo. Ex: Restringir o acesso de alguns usuários a determinados grupos de planilhas, desta forma, podemos controlar quem poderá visualizar/editar os dados da planilha.
[4] – Nível de Acesso: Neste campo devemos definir o Nível de Acesso da Planilha. Quando cadastramos um perfil, temos a possibilidade de permitir a edição ou a visualização de planilhas através dos campos [Nível de Emissão] e [Nível de Alteração]. Se no Perfil for cadastrado, Nível de Emissão = 10, Nível de Alteração = 5 e na Planilha o Nível de Acesso = 10. Significa que, o usuário poderá visualizar a planilha, mas não poderá alterar usa estrutura, visto que o nível de alteração é menor que o nível de acesso.
[5] – Planilha Mestre:Neste campo devemos definir se existe uma Planilha Mestre para a Planilha que está sendo cadastrada. Funciona como uma árvore de planilhas. Ex: Podemos ter a seguinte estrutura.
A. Planilhas dos Funcionários - (Planilha Pai) A.1 Listagem de Salários - (Planilha Filha) A.2 Listagem de Dependentes - (Planilha Filha) A.3 Listagem de Férias - (Planilha Filha do item A e Planilha Pai dos itens A.3.1 e A.3.2) A.3.1 Férias a Vencer - (Planilha Filha) A.3.2 Férias Vencidas - (Planilha Filha)
[6] – Carregar Planilha Existente:Neste campo devemos definir se a Planilha que está sendo cadastrada vai ser carregada através de um arquivo já existente.
Com o Cadastro devidamente preenchido, podemos clicar em [Salvar] e posteriormente em [Ok]. A planilha será salva no Banco de Dados.
Fig.2 – Carregando a planilha cadastrada
Após Salvar, podemos iniciar a inserção dos dados clicando duas vezes sobre a planilha cadastrada para que seja carregado o Excel, conforme Fig. 3.
Fig.3 – Inserindo informações na Planilha
Ao carregar a planilha temos o ambiente do Excel juntamente com as opções do ERP, que são os itens [Configurações], [Consulta SQL] e [Gráficos].
Vejamos abaixo o funcionamento de cada item:
Fig.4 – Seção Configurações |
[Informe um número ou texto]:Neste campo deverá ser informado um valor default para quando a sentença SQL retornar um dado vazio. Por padrão, quando a sentença SQL retorna algum dado vazio é exibido o seguinte texto na célula “Nenhum Registro Encontrado”.
[Cor da Célula Chave]:Quando selecionado esta opção será possível definir cores para as células chaves. Ex: Célula Chave é a célula aonde foi inserida uma sentença SQL. [Cor da Célula de Parâmetro]:Quando selecionado esta opção será possível definir cores para as células de parâmetros. Ex: Célula de Parâmetro é a célula aonde a sentença SQL lê um parâmetro.
[Todas as Planilhas]: Quando selecionado esta opção todas as planilhas serão recalculadas automaticamente na inicialização, caso a opção [Recalcular automaticamente na inicialização]estiver selecionada ou através do clique no botão Recalcular. [Planilha Ativa]: Quando selecionado esta opção a planilha ativa será recalculada automaticamente na inicialização, caso a opção [Recalcular automaticamente na inicialização] estiver selecionada ou através do clique no botão Recalcular.
[Redimensionar células importadas automaticamente]: Quando selecionado esta opção, a célula será redimensionada para o tamanho do campo retornado pela sentença SQL automaticamente. |
[Exportar dados a partir da célula selecionada]: Quando selecionado esta opção, o sistema entenderá que a inserção de consultas SQL deverá ocorrer na célula que estiver selecionada. Caso esta opção estiver desmarcada, o sistema carregará os dados da sentença SQL na Célula A1.
[Exibir títulos de colunas]:Quando selecionado esta opção, será exibido na planilha o título das colunas retornado pela sentença SQL.
[Usar formatação padrão para o título das colunas]:Quando selecionado, formatará o título das colunas retornado pela sentença SQL com Bordas e Sombreamento.
Fig.5 – Seção Consultas SQL | Através deste item que vamos carregar as informações na Planilha. Deverão ser inseridas as sentenças SQL desejadas para visualização dos dados. [Consultas SQL selecionadas]:Neste campo deverão ser inseridas as sentenças SQL que vão compor a planilha. [Detalhes da Consulta Selecionada]: Neste campo deverão ser selecionados os campos da sentença SQL a serem adicionados na Planilha. Clicando-se em [*]todos os campos serão inseridos na planilha. [Parâmetros]:Neste campo deverá ser inserido qual é a célula que sentença SQL deverá ler um determinado valor (parâmetro). Ex: Foi cadastrado a seguinte sentença SQL: SELECT CHAPA, NOME, SALÁRIO FROM PFUNC WHERE CHAPA = :PLN_$D$5 Note que a sentença SQL está aguardando um valor para retornar os dados. O parâmetro PLN_$D$5 será substituído pelo valor da Célula D5. Célula esta definida no campo Valor. [Dados Importados]: Esta opção nos ajuda a localizar os dados retornados por uma sentença SQL. Clicando no campo [Chave] o sistema exibira em qual célula foi inserida a sentença SQL. Clicando em [Planilha], o sistema exibirá em qual planilha a sentença SQL foi inserida. Clicando em [Intervalo], o sistema exibirá o espaço ocupado pela sentença SQL na planilha. |
Fig.6 – Seção Gráficos | Através deste item podemos inserir gráficos nas planilhas. Os gráficos são carregados através da leitura das sentenças SQL. [Gráficos Inseridos]: Através desta opção vamos inserir as sentenças SQL e configurar a exibição do Gráfico. [Tipo do Gráfico Selecionado]: Através desta opção vamos mudar o tipo do gráfico selecionado. Ex: Se for criado um gráfico de Barras e deseja-se mudar para coluna, não é necessário excluir o Gráfico e fazer novamente. Basta clicar no tipo desejado que o gráfico será alterado na Planilha. |
1.2. Inserindo uma Planilha que lê dados de uma sentença SQL
1.3. Inserindo um Gráfico na Planilha
Para inserir um Gráfico na planilha, clique na Seção [Gráficos]. Com as opções desta seção carregadas, siga o seguinte procedimento:
Fig.9 – Inserindo Gráficos na Planilha | 1. Clique no ícone [Inserir]. 2. Selecione a SQL pelo botão [exibir árvore] ou pelo campo [código da sentença SQL]. 3. Clique no botão [Próximo]. 4. Selecione o [Tipo de Gráfico]. 5. Clique no botão [Próximo]. 6. Selecione os campos da Entrada de Legenda (Eixo X) e Entrada de Valor (Eixo Y) 7. Clique no botão [Próximo]. 8. Configure as opções do Gráfico e clique em [Ok] |
Informações Adicionais
A Planilha.Net traz uma série de recursos que aumentam produtividade e diminuem o tempo para realização das tarefas, além de integrar em uma mesma interface recursos do ERP e do Microsoft Excel.