Índice

Objetivo

Workflow aprovação de pedidos de venda cadastrados pelos usuários externos (Cliente e Representante) no Datasul.

Os pedidos liberados no Portal geram uma pendência para o grupo de usuários Analistas de Pedidos, se o pedido for aprovado o processo de atendimento continua com a efetivação do pedido. Senão o pedido é liberado novamente no portal para alteração do usuário externo.

Benefícios

Os principais benefícios na utilização deste processo são:

Ambiente de Negócio

Segmento

Manufatura

Áreas de Negócios

Vendas e Faturamento

Processo workflow

 

Detalhamento do Processo

O workflow de aprovação de pedidos do portal, está disponível para as empresas que utilizam o Portal de Vendas do Datasul

Quando um Cliente ou Representante de Vendas, abre um pedido no Portal de Vendas, esse pedido deve ser aprovado antes de ser efetivado no Datasul.

O primeiro passo será a liberação do pedido no Portal de Vendas pelo Representante.

Após a liberação do pedido, será aberta uma solicitação de aprovação para o grupo Analista de Pedidos.

Um usuário do Fluig que esteja no grupo de Analista de Pedido deve assumir a atividade de aprovação.

Depois de assumir a atividade, o Analista de Pedidos pode visualizar os dados do pedido no formulário do workflow.

Visualizando os dados do pedido, o Analista de Pedidos decidirá se irá aprovar ou reprovar a solicitação.

Se aprovado, o pedido será efetivado no Datasul.

Caso contrário o pedido é libertado novamente no portal, para alteração pelo Representante.

Atividades do Processo


Atividade: Início.

Descrição: Início no Portal de Vendas.

Instruções: ATENÇÃO: Este processo é iniciado exclusivamente a partir do Porta de Vendas.

 

Atividade: Aprovação.

Descrição: Análise do pedido para aprovação.

Instruções: O usuário liberou um pedido de venda pelo portal, aprove o pedido de venda para que ele entre no processo normal de atendimento ou reprove para que o pedido volte a ficar disponível para alterações no portal de pedidos de venda.

 

Como Utilizar

Aprovação de Pedidos do Portal

 

 

  • Libere o pedido no portal.

 

 

  • Selecione a tarefa de aprovação do pedido do portal na central de tarefas.

 

  • Aprove ou reprove o pedido do portal de vendas.

Configuração no ERP Datasul

As configurações do workflow serão realizadas na interface Parâmetros do Portal.

Como Instalar

Fluig

a)    Instalar o ambiente de Desenvolvimento Fluig 

Para realizar a instalação do Processo BPM é preciso ter instalado o TDS (TOTVS Developer Studio) e o plugin do FLUIG para o mesmo. Para instalar o TDS e o plugin do FLUIG visite esta página que contém detalhes para tal: http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=73078179.

 

b)    Buscar os Arquivos para Instalação do Processo BPM 


c)    Abrir o Arquivo do Instalação do Processo BPM no TDS 

No link estão as instruções de como fazer a abertura do arquivo do processo BPM dentro do TDS.

http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action;jsessionid=D2A6F7626B6B8CB061A77A89F9693875?pageId=128681226#ExpediçãodeProcessosdeWorkflowpeloFluigStudio-ExpediçãodeprocessodeworkflowpelopluginFluignoTDS.)

 

d)    Componentes dos Processos BPM

Processo BPM

 Medição/Liberação de Períodos de Contratos

Tipo Arquivo

Nome do Arquivo

Descrição

Formulário

 WFAPP.html

Formulário principal, necessário para liberação da tarefa de solicitação de aprovação de pedido do portal.

Anexo Formulário

 

WFAPP.process

Diagrama do Processo.
DiagramadisplayFields.js

Desabilita os campos em tela

 

e)    Envio do Processo BPM para o Fluig

Uma vez instalado TDS deve de importar o Processo BPM para o TDS para manipularmos e posteriormente importá-lo para o servidor Fluig do cliente. Para importar o Workflow siga os passos explicados nesta página:http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action;jsessionid=D2A6F7626B6B8CB061A77A89F9693875?pageId=128681226#ExpediçãodeProcessosdeWorkflowpeloFluigStudio-ExpediçãodeprocessodeworkflowpelopluginFluignoTDS.  

Considerações 

Informamos que é de suma importância conhecimento técnico para implantação do componente no Fluig. Caso necessite, sugerimos aquisição de horas de consultoria para auxiliar na Implantação desses componentes junto ao canal TOTVS que lhe atende ou através da Fluig Store. 

Todos os produtos comercializados e distribuídos na Fluig Store possuem como pré-requisito a plataforma Fluig para funcionamento.  

Para mais informações sobre a integração Fluig x RM consulte: Fluig Framework.