Qual o objetivo da Wizard ?

A Wizard de Configuração tem como objetivo realizar a atualização do ambiente do TAF, será sempre executado no primeiro acesso do usuário após a atualização do release.

 


Esse procedimento é obrigatório após a virada do Release do TAF ?

Sim, para o ambiente do TAF existem alguns processos internos específicos que não são tratados no Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR, devido a isso após realizar a virada de release é necessária a atualização do TAF via Wizard de Configuração.

 


A partir de qual release a Wizard estará disponível ?

A Wizard de Configuração estará disponível a partir do Release 12.1.5 



Qualquer usuário do sistema poderá atualizar o ambiente do TAF ?

Não, apenas usuários configurados como administrador do sistema, enquanto o processo não for executado nenhum usuário terá possibilidade de acessar o sistema.



Oque será atualizado durante a execução da Wizard ?

Durante o processo de execução da Wizard as seguintes informações serão atualizadas:

 


Como realizar a atualização do Ambiente do TAF ?

Após realizar a virada de release e acessar o SIGATAF pela primeira vez será aberta a tela abaixo:

 

 

Nesta tela deve ser indicado o local onde o arquivo de integração de tabelas auto-contidas (.TAF) se encontra ( Para maiores detalhes consulte Atualização de Tabelas Auto-Contidas ):

 

 

Após confirmar a tela anterior o processo de atualização será executado na base de dados, conforme abaixo:

 

Na Wizard abaixo o usuário poderá realizar a configuração do seu formato de integração:

 

 

Caso o usuário informe 'Não' no campo abaixo o TAF não irá realizar a configuração da integração Banco a Banco( Para mais detalhes deste formato de integração consulte Manual de Integração), caso o usuário selecione 'Sim' será aberta uma nova tela para que ele informe os dados de conexão do TAF com a tabela TAFST1:

 

Na tela abaixo devem ser informados os dados de conexão do TAF com a tabela TAFST1, no primeiro campo o usuário deve informar o nome da conexão criada no TopConnect( Para mais detalhes acesse TopConnect ), no segundo campo o usuário deve informar qual o tipo do banco onde a tabela TAFST1 se encontra, e no terceiro parâmetro o usuário deve informar o número da porta onde o serviço do TopConnect foi iniciado:

 

 

Após confirmar a Wizard será realizada a validação das informações indicadas acima, caso não seja possível realizar a conexão a Wizard será reaberta do inicio para nova tentativa:

 

 

Após o término do processo o ambiente estará atualizado com o último release e liberado para uso.

 

IMPORTANTE

Caso ocorra algum problema durante a execução da Wizard de configuração o usuário deve alterar o conteúdo do parâmetro MV_TAFWIZ para .F. para liberar o ambiente do TAF aos usuários, porém as rotinas como geração das obrigações fiscais e integração das informações NÃO serão executadas até o problemas ser sanado e o parâmetro MV_TAFWIZ alterado novamente para .T.

 


Existe a possibilidade de realizar a atualização pelo Menu do TAF ?

Sim, se por algum motivo o processo de atualização não for realizado na primeira execução do sistema o usuário pode executar a Wizard através do menu conforme abaixo:

 


Se eu fizer a virada de release e não atualizar o TAF podem ocorrer problemas ?

Todas as rotinas envolvidas no processo de atualização indicarão uma mensagem conforme abaixo caso seu ambiente esteja desatualizado solicitando a atualização do mesmo: