Esta página tem como objetivo detalhar os modelos de integração disponíveis para as linhas de produto TOTVS integrarem com o produto TAF ( Totvs Automação Fiscal ).
Para que se torne mais efetivo o entendimento citado nessa página é altamente recomendável que antes de iniciar você acesse o link abaixo e conheça todo o escopo do produto:
Existem dois modelos de integração disponíveis para integração com o TAF, a integração Online e a integração Banco a Banco, conforme abaixo:
Qualquer ERP( Totvs e não Totvs ) é elegível de integração com o TAF, basta desenvolver a mensagem de integração baseada no Layout Único de Integração.
Para geração do E-Social o layout de integração com o TAF é o mesmo Layout disponibilizado pela Receita Federal e pode ser encontrado na página abaixo:
O Layout Único de Integração. do TAF tem como objetivo possuir a maior quantidade de informações para a geração das mais variadas obrigações acessórias, ou seja, o Layout foi elaborado de forma lógica, garantindo que de apenas uma integração diversas obrigações possam ser geradas dentro do TAF.
Além do Layout Único de Integração existe também escopos onde o TAF utiliza o próprio Layout da obrigação disponibilizada pelo Fisco para integração com os ERP´s, como por exemplo o e-Social.
Abaixo temos uma tabela demonstrando quais escopos utilizam o Layout Único do TAF e quais utilizam o próprio Layout da Receita.
Escopo | Layout Único | Layout da Receita |
---|---|---|
Informações Fiscais ( Ex: Sped Fiscal ) | Sim | Não |
Informações Contábeis ( Ex: Escrituração Contábil Fiscal ) | Sim | Não |
Informações Trabalhistas ( Ex: E-Social ) | Não | Sim |
Tendo em mente a tabela acima vamos detalhar agora os modelos de integração existentes:
Neste modelo de integração o ERP irá gravar a mensagem de integração em uma tabela compartilhada do seu banco de dados e o TAF irá realizar a leitura dessa informações para integração, conforme abaixo:
I. Conhecendo a tabela compartilhada:
A tabela compartilhada é criada após a execução da Wizard Inicial do TAF( Sempre executada no primeiro acesso ao TAF ), no banco do ERP seu nome será TAFST1, e ela possui os seguintes campos:
II. Exemplo da tabela TAFST1 populada:
Quando é enviado para o TAF um XML do eSocial, por exemplo, o mesmo é submetido a uma regra que define se a operação será realizada ou não dentro do TAF, sempre que o retorno for negativo a Origem receberá um retorno com o erro, seja via gerenciador de integração ( Integração Banco a Banco ) ou um array com os erros encontrados ( Integração OnLine )
Acesse a página abaixo para mais detalhes do comportamento da integração para o E-Social:
Comportamento da Integração TAF - eSocial
Nessa integração o TAF sempre verifica o campo TAFKEY, caso seja uma TAFKEY já enviada previamente o TAF realiza o Replace do cadastro no TAF, caso contrário realiza a inclusão da informação.
sempre que ocorrer algum problema na integração a Origem receberá um retorno com o erro, seja via gerenciador de integração ( Integração Banco a Banco ) ou um array com os erros encontrados ( Integração OnLine )
Quando utilizada a integração banco a banco o TAF possui alguns JOB´s de processamento automático para realizar o processo de carga dos dados, sendo eles:
TAFAINTG0:
Descrição: Busca as informações na ST1 no ERP e integra para a ST2 (TAF). Alterando o flag desses registros na ST1 (STATUS=2 - Integrados).
TAFAINTG2:
Descrição: Realiza a integração da TAFST2 para as tabelas internas do TAF. Integra as informações mesmo com inconsistências alimentando o gerenciador de integração
TAFAINTG3:
Descrição: Rotina que varre a base de dados procurando as inconsistências para apresentá-las no monitor de integrações.
Para maiores informações de como realizar a configuração dos Jobs de Integração acesse o lonk abaixo: