Como incluir Especialidade Médica?

Produto:

Plano de Saúde - SIGAPLS

Versões:

12.X

Descrição:

A especialidade médica é a maneira de identificar a área de formação e experiência que o profissional de saúde exerce dentro de um hospital, clínica, laboratório etc. Ao determinar uma especialidade - como, por exemplo, ginecologia, clínica geral, cardiologia, entre outros - o Sistema permite definir quais procedimentos o profissional tem permissão para executar e/ou solicitar. No cadastro de Rede de Atendimento, é necessário relacionar a(s) especialidade(s) com o prestador, para que no momento de uma autorização de procedimento, o sistema possa verificar se o prestador está autorizado para solicitação e execução.

 

Exemplo: O prestador que atende na especialidade cardiologia pode executar e solicitar o procedimento 20.01.001-0 (ECG – Eletrocardiograma). Algumas Redes de Atendimento (RDA) - como hospitais - executam procedimentos em todas as especialidades. Para permitir tal configuração, deve-se utilizar o parâmetro MV_PLSESPL.

 

Assim, no momento de uma autorização, o sistema isenta automaticamente a Rede de Atendimento de checagem de regras de direito de execução/solicitação. Isso acontece se a pasta Especialidades da rotina RDA-Cadastro apresente uma especialidade com o mesmo código que estiver no parâmetro. As especialidades são utilizadas para a definição de Sub-Especialidades, configuração da Rede de Atendimento e para realizar Liberação, Autorização de SADT e Autorizações de Internações.

Rotinas Prévias:

  • Tabela Padrão (PLSA940).

Passo a passo:

Acesse as opções Atualizações/Procedimentos/Especialidades e clique em Incluir. É apresentada a tela com os botões de operação padrão (Localizar, Filtrar, Imprimir e Configurar). Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa. Na parte debaixo encontram-se os botões para manutenção da rotina.

O sistema exibe uma janela de inclusão dividida em duas áreas:

 

Área superior: Apresenta os principais dados da especialidade.

 

Área Inferior: são apresentas as seguintes pastas:

  • Tabela Padrão: Indica os procedimentos na tabela padrão, para o qual são cadastradas regras especificas da especialidade.  Percentual para Auto-Gerados: Indica os procedimentos ou grupos de procedimentos para os quais são válidas as regras de autogerado. Nesta pasta é realizado o relacionamento do procedimento x percentual de execução para auto-gerado.

 

2. Preencha os campos conforme necessidade (para saber mais sobre os campos e tabelas desta rotina, consulte a sessão Campos do Módulo PLS, no final deste manual).
3. Confira os dados e confirme.

 

  • MV_PLSCTES: Indica se o sistema deve pesquisar em todas as especialidades da RDA para verificar se ele pode ou não executar/solicitar um procedimento.
  • MV_PLSREGE: Verifica os procedimentos permitidos para Especialidade ( 1=Buscar os proc. param caso não esteja gera critica.) (2=Caso não esteja parametrizado o sistema autoriza.)