Integração BackOffice RM x PDV Protheus

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

SIGALOJA, SIGAFRT

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

LOJA701

Venda Assistida

STIPOSMAINTOTVS PDV

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

LOJA070

Cadastro de Admnistradoras Financeiras

LOJI070

Integração de Administradoras Financeiras
LOJA110Cadastro de Produtos
LOJA121Cadastro de Estação
LOJI121Integração de Estação
LOJA210Cadastro de Códigos de Barra
AGRI045Cadastro de Locais de Estoque
MATI010Integração de Produto
MATI030Integração de Cliente
MATA040Cadastro de Vendedor
MATI040Integração de Vendedor
QIEI030Integração de Unidade de Medida

Cadastros Iniciais:

Adapters EAI (CFGA020): Cliente, Fornecedor, Produto, Estação de Trabalho, Vendedor, Forma de Pagamento, Unidade de Medida e Local de Estoque;

De/Para Empresa Filial EAI (APCFG050).

Parâmetro(s):

MV_EAIURL2, MV_EAIUSER, MV_EAIPASS, MV_LJMUDIN, MV_LJMUCH e MV_LJMUFI

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

SAE - Administração Financeira

SX5 - Tabelas

SB0 - Dados Adicionais - Loja

SB1 - Descrição Genérica do Produto

SLK - Código de Barras por Produto

SLG - Estações

NNR - Locais de Estoque

SA1 - Clientes

SA3 - Vendedores

SAH - Unidades de Medida

Sistema(s) Operacional(is):

Windows/Linux

Chamados relacionados:TUBW06

Versões/Release:

12.1.7

Versão Corrigida:12.1.7
Versão Expedida:12.1.7

 

 

Descrição

Implementada no Venda Assistida e Totvs Pdv a funcionalidade de integração para o PDV do sistema Protheus (cadastros e movimentações do produto) com o BackOffice do sistema RM.

Como premissa da integração será a utilização de Mensagem Única.

O desenvolvimento se dará em 2 fases distintas sendo elas:

 

Fase 1

  1. Cadastro de Clientes/Fornecedores
  2. Cadastro de Produtos/Precificação do Produto/Código de Barras do Produto
  3. Cadastro de Estação de Trabalho (Pdv)
  4. Cadastro de Vendedor
  5. Cadastro de Forma de Pagamento/Administradoras Financeiras
  6. Cadastro de Unidade de Medida
  7. Cadastro de Local de Estoque


Fase 2
 

  1. Cupom Fiscal;
  2. Cancelamento de Cupom Fiscal;
  3. Mapa Resumo/Redução Z (PAF-ECF)

 

 

 

Procedimento para Configuração

Pré-Requisitos

  1. No Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
  • Incluir uma nova Rotina  para os Adapters do  sistema Protheus
  • Configurar a Rotina do Adapter  de acordo com  os dados abaixo fornecidos  e que já foram pré estabelecidos  na aplicação do patch de atualização do Protheus:

    • Mensagem única: Sim
    • Rotina: Nome do adapter  com a ultima letra  referenciando o programa 
    • Mensagem: Nome da mensagem única  que o Adapter EAI  espera receber.
    • Descrição: Identificação da mensagem
    • Recebe: SIM
    • Método: Síncrono/Assincrono
    • Operação: TODAS
    • Canal de Envio: EAI

    Lista de Adapters a serem incluídos:

    Mensagem Única

    Rotina Protheus

    Mensagem

    Descrição

    Envia

    Recebe

    Método Protheus

    Operação

    Canal de Envio

    Adapter Protheus

    Versão

    Sim

    MATA010

    Item

    Produto

    Não

    Sim

    Síncrono

    Todas

    EAI

    MATI010

    3.004

    Sim

    MATA030

    CustomerVendor

    Cliente

    Nâo

    Sim

    Síncrono

    Todas

    EAI

    MATI030

    2.002
    SimAGRA045WarehouseArmazéns de EstoqueNãoSimSíncronoTodasEAIAGRI0451.001
    SimQIEA030UnitOfMeasureUnidades de MedidaNãoSimSíncronoTodasEAIQIEI0302.002
    SimLOJA121ListOfStationSalePointLista de Estações de TrabalhoNãoSimSíncronoTodasEAILOJI1211.000
    SimMATA040SellerVendedorNãoSimSíncronoTodasEAIMATI0402.001
    SimLOJA070PaymentMethodForma de Pagamento/Adm. Fin.NãoSimSincronoTodasEAILOJI0701.000


    2. Ainda no Configurador, alterar a configuração  de compartilhamento de registros  nas tabelas do Protheus, acesse Base de Dados/Dicionário/Base de Dados,  pesquise pela tabela   e a configure  conforme especificado na tabela abaixo:

    Entidade

    Empresa

    Unidade

    Filial

    Tabela Protheus

    Cliente

    Exclusivo

    Exclusivo

    Compartilhado

    SA1

    FornecedorExclusivoExclusivoCompartilhadoSA2

    Vendedor

    Exclusivo

    Exclusivo

    Compartilhado

    SA3

    Dados Adicionais LojaExclusivoExclusivoCompartilhadoSB0

    Produto

    Exclusivo

    Exclusivo

    Compartilhado

    SB1

    GenéricaExclusivoExclusivoCompartilhadoSX5


    Clique em atualizar Base de Dados para salvar as alterações.


    Importante
    Será necessário excluir a tabela SX5 via APSDU, após novo acesso ao Protheus, a tabela será recriada com as informações distribuídas por filial.
    Efetuar Backup da tabela antes deste procedimento.

     


    3. No Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Emp.Fil.Msg.Unica e cadastrar De-Para de Empresas e Filiais, preencher conforme os valores a seguir:

    • Referência: RM
    • Company :  Código da Coligada RM  a integrar.
    • Branch: Código da Filial RM a integrar
    • Emp. Protheus: Código da Empresa no Protheus a integrar com o sistema RM
    • Fil. Protheus: Código da Filial no Protheus  a integrar com o sistema  RM 

 

Exemplo:

Referência: RM

Company : 1

Branch: 1

Emp. Protheus: T1

Fil. Protheus: D MG 01

 

Para integrações globais do sistema RM, a configuração será conforme exemplo abaixo: 

Referência: RM

Company : 0

Branch: 

Emp. Protheus: T1

Fil. Protheus: D MG 01



CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

 

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.