Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

PROTHEUS

Módulo

SIGATMS

Segmento Executor

 

Projeto1

PDRDL

IRM1

PCREQ-140

Requisito1

PCREQ-2518

Subtarefa1

 

Chamado2

 

País

(X  ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

Implementadas as seguintes melhorias:

  • Funcionalidades do Rateio de Frete a Receber existente no Contrato do Cliente (DUX) para o novo modelo de contrato do Cliente por Serviço de Negociação (DDA/DDC)
  • Valorização da Coleta (sem e com critérios de rateio)
  • Novos Critérios de Rateio
  • Inclusão de  novos componentes do tipo 'Herda Valor' e 'Taxa por devedor por lote'
  • Incorporação dos valores calculados nas Solicitações de Coleta pelos Documentos de Transporte  (CT-e, NFST, etc) independente do serviço de transporte (2-Transporte ou 3-Entrega).

 

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio 

Para melhor entendimento, dividimos o processo em 3 partes sendo:

  1. Contrato

    No contrato do cliente, quando o Serviço de Negociação de Cliente estiver habilitado (parâmetro MV_TMSUNEG), a configuração do Rateio de Frete será baseado primeiramente na Tabela DDA – Serviços de Negociação do Cliente e posteriormente na Tabela DDC – Negociação do Cliente. Ou seja, quando a base de critério de rateio do Servico de Negociação (DDA) estiver configurada como ‘Não Utiliza’, o sistema irá buscar o critério de rateio da Negociação do Cliente (DDC). 

    Para o campo "Taxa Adicional por Documento " (Alias_ADIDOC), o sistema irá considerar o valor no Serviço de Negociação (DDA_ADIDOC), porém se estiver zerado, irá considerar o valor na Negociação (DDC_ADIDOC).


Valorização da Coleta

No Contrato do Cliente, será criado um campo “Alias_VALCOL” que definira se será executada a valorização da coleta não realizadas, podendo ser configurado por Negociação e ou Servico.  (Alias:   DDA, DDC e DUX). Este campo será habilitado somente se o Servico for ‘Coleta’. Consideramos uma coleta “não realizada”, quando existe um registro de Tipo Retorna Documento (DT2_TIPOCO=’4’) e ou Cancelamento de Coleta (DT2_TIPOCO=’12’) .

        As opções deste campo serão:

  • 0- Não Utiliza: Se o parâmetro MV_TMSUNEG estiver habilitado, o sistema irá verificar primeiramente o conteúdo do campo do Servico da Negociação (DDA) e estando configurado como ‘Não Utiliza’, irá buscar o conteúdo do campo da Negociação (DDC).
  • 1- Sim: Indica que será executada a valorização da coleta realizadas e não realizadas. Caso houver problemas na valorização, exemplo Tabela de Frete Zerado, o sistema não irá permitir o Fechamento da Viagem e ou Encerramento da Viagem.
  • 2- Não: Indica que será valorizada somente as coletas realizadas.

 No Fechamento da Viagem, para as viagens de coleta e ou viagens de entrega com serviço adicional de coleta, para as Solicitações de Coleta que não são de Rateio e que possuem Negociação e/ou Servico  (DT5_CODNEG e ou DT5_SERVIC) que valoriza coleta, o sistema irá gerar um único lote e gravar o numero do lote gerado nas solicitações de coleta da viagem. 

A valorização será processada pela rotina de Calculo de Frete (TMSA200)  e será executada em dois momentos sendo:

  • Fechamento  da Viagem
    No fechamento da viagem, consideramos como calculo previsto, onde a base de calculo será nas informações das tabelas DT5 e DUM (Peso, PesoM3, Metro3, Volume, Valor) 
  • Encerramento da Viagem
    No Encerramento da viagem, consideramos como calculo realizado, onde a base de calculo sera nas informações das tabelas DT5, DUA e DTC. Ou seja, quando a Solicitação de Coleta estiver vinculada a uma ou varias Notas Fiscais (DTC_NUMSOL), o conteúdo dos campos referente a Peso, PesoM3, Metro3, Volumes e Valor Mercadoria serão com base na tabela DTC (Nota Fiscal), caso contrario será baseado na tabela DUA (Ocorrencias).

Ao efetuar o Estorno do Fechamento da Viagem, o numero do lote nas solicitações de coleta serão removidos e  o lote será excluído. Caso a valorização tenha sido executada, será efetuado o estorno do calculo do frete.                            Ao efetuar o Estorno do Encerramento da Viagem, será efetuado o estorno do calculo do frete e portanto os valores calculados no Fechamento da Viagem não serão recalculados, neste caso os valores ficarão zerados.

Se por acaso em uma Viagem com status “em Transito”, for inserido uma Solicitação de Coleta  configurada para uma Negociação e ou Servico de Coleta que valoriza coleta, essa Solicitação de Coleta será incluída no lote e calculada somente no Encerramento da Viagem.

Sendo a valorização através da rotina de Calculo do Frete (TMSA200)  vale lembrar que a rotina servirá apenas para calcular o valor do frete (sem imposto – DT8_VALPAS) e atualizar os valores no registro da tabela DT6 referente a Solicitação de coleta e gerar os componentes de frete na tabela DT8, portanto abaixo os itens que serão desconsiderados:  

  •  Configurações referente ao Contrato e Perfil do Cliente, ou seja, não será gerado novos registros na tabela DT6  Documentos de Frete;

  • Solicitação de coleta vinculada a uma cotação (DT5_NUMCOT diferente de 0);
  • Livros Fiscais (Valores dos componentes serão calculados sem impostos e não haverá TES configurada);
  • Calculo de impostos
  • Notas Fiscais de saída (SF2/SD2)
  • Registro a Receber (SE1).
  • Pedido de Compra

No Servico de Negociaçao do Cliente (Contrato do Cliente) será criado um campo para definir o tipo de operação  quando a Negociação/Serviço for do tipo Coleta (DDA_TIPOPE, DDC_TIPOPE e DUX_TIPOPE) . Este campo será utilizado para indicar qual a Origem e Destino de Calculo na valorização da viagem de coleta.  

Quando a opção for ‘1-Somente Coleta’, o sistema irá considerar como Origem de Calculo a Origem do Cliente Remetente e ou Solicitante, dependendo da configuração do campo ‘Local de Origem da Coleta’ (DT5_CDRORI) e como Destino de Calculo a Filial logada (MV_CDRORI). Se a opção for ‘2-Coleta com Entrega’, o sistema irá considerar como Origem de Calculo a Origem do Cliente Remetente e ou Solicitante, dependendo da configuração do campo ‘Local de Origem da Coleta’ (DT5_CDRORI) e como Destino de Calculo o Destino do Cliente Destinatario (DT5_CDRDCA).

Nas viagens de entrega com serviço adicional de coleta, serão valorizadas apenas as Solicitações de Coleta.

Todas as Solicitações de Coleta da viagem serão valorizadas, portanto:

  • Para as solicitações de coleta da viagem que receberam a ocorrencia do Tipo Retorna Documento (DT2_TIPOCO=’4’) e ou Cancelamento de Coleta (DT2_TIPOCO=’12’) a base para calculo de frete será na tabela DT5 e DUM.
  • Para as solicitações de coleta da viagem que receberam a ocorrencia do Tipo ‘Encerra Processo’ a base para calculo do frete será na tabela DUA.
  • Para as solicitações de coleta da viagem vinculada a uma nota (DTC_NUMSOL), a base para calculo do frete será na tabela DTC.

Abaixo informações dos campos e campos novos que serão criados.

 

TabelaCampos TabelaConteúdo
DTP – Lote

DTP_RATEIO

2=Não 

 

 

DTP_TIPLOT

5 (COLETA)

 

DTP_VIAGEM

DTQ_VIAGEM

 

DTP_QTDDIG

Qtde de Solicitações de Coleta na Viagem

 

DTP_QTDLOT

Qtde de Solicitações de Coleta na Viagem

 

STATUS

2 – Calculado (Fechamento da Viagem)

2- Calculado (Encerramento da Viagem)

DT5 – Solicitação de Coleta

 

DT5_LOTE

DTP_LOTE

 

DT5_KM

TMSDistRot()

 

DT5_LOCCOL

1-Solicitante

2-Remetente

 

Campos utilizados atualmente para efetuar o calculo com base na tabela DTC – Entrada Documento de Cliente e referencia para os campos da DT5- Solicitação de Coleta.

 

Campos Tabela DTC

Campos para o Fechamento da Viagem e ou Ocorrencias

com Retorna Documento ou Cancelamento de Coleta

Campos para o Encerramento da Viagem

SC não vinculada a uma Nota  (DTC_NUMSOL=’’)

Campos para o Encerramento da Viagem

SC vinculada a uma Nota. (DTC_NUMSOL <> ‘’)

DTC_FILIAL

DT5_FILIAL

DT5_FILIAL

DT5_FILIAL

DTC_FILORI

DT5_FILORI

DT5_FILORI

DT5_FILORI

DTC_FILDPC

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_FILCFS

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_LOTNFC

DT5_LOTE

DT5_LOTE

DT5_LOTE

DTC_NUMNFC

DT5_NUMSOL

DT5_NUMSOL

DT5_NUMSOL

DTC_TIPNFC

1

1

1

DTC_SERNFC

COL

COL

COL

DTC_NUMCOT

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_NUMSOL

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_DOC

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_SERIE

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_CLIREM

DT5_CLIREM

DT5_CLIREM

DT5_CLIREM

DTC_LOJREM

DT5_LOJREM

DT5_LOJREM

DT5_LOJREM

DTC_CLIDES

DT5_CLIDES

DT5_CLIDES

DT5_CLIDES

DTC_LOJDES

DT5_LOJDES

DT5_LOJDES

DT5_LOJDES

DTC_CLIDEV

DT5_CLIDEV

DT5_CLIDEV

DT5_CLIDEV

DTC_LOJDEV

DT5_LOJDEV

DT5_LOJDEV

DT5_LOJDEV

DTC_CLICAL

DT5_CLIDEV

DT5_CLIDEV

DT5_CLIDEV

DTC_LOJCAL

DT5_LOJDEV

DT5_LOJDEV

DT5_LOJDEV

DTC_CLICON

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_LOJCON

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_CLIDPC

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_LOJDPC

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_SERTMS

1 – COLETA

1 – COLETA

1 – COLETA

DTC_SERVIC

DT5_SERVIC

DT5_SERVIC

DT5_SERVIC

DTC_TIPTRA

DT5_TIPTRA

DT5_TIPTRA

DT5_TIPTRA

DTC_DEVFRE

Remetente=Devedor–1
Devedor = Destinatario–2

Remetente=Devedor–1
Devedor = Destinatario–2

Remetente=Devedor–1
Devedor = Destinatario–2

DTC_TIPFRE

DT5_TIPFRE

DT5_TIPFRE

DT5_TIPFRE

DTC_CDRDES

DT5_CDRDCA

DT5_CDRDCA

DT5_CDRDCA

DTC_CDRCAL

DT5_CDRDCA

DT5_CDRDCA

DT5_CDRDCA

DTC_CDRORI

DT5_CDRORI

DT5_CDRORI

DT5_CDRORI

DTC_CDRPER

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_SQEDES

DT5_SQEDES

DT5_SQEDES

DT5_SQEDES

DTC_SQICON

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_SQIDES

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_SQIDPC

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_SQIREM

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_CTRDPC

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_CODPRO

DUM_CODPRO

DUM_CODPRO

DTC_CODPRO

DTC_BASSEG

DUM_BASSEG

DUA_BASSEG

DTC_BASSEG

DTC_KM

DT5_KM

DT5_KM

DTC_KM

DTC_METRO3

DUM_METRO3

DUA_MT3OCO

DTC_METRO3

DTC_PESO

DUM_PESO

DUA_PESOCO

DTC_PESO

DTC_PESOM3

DUM_PESOM3

DUA_PM3OCO

DTC_PESOM3

DTC_QTDUNI

DUM_QTDUNI

DUA_QTUOCO

DTC_QTDUNI

DTC_QTDVOL

DUM_QTDVOL

DUA_QTDOCO

DTC_QTDVOL

DTC_VALDPC

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_VALOR

DUM_VALMER

DUA_VLROCO

DTC_VALOR

DTC_NFEID

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_CTEANT

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_RECNO

DT5_RECNO

DT5_RECNO

DT5_RECNO

DTC_RECISS

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_PESLIQ

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_MOEDA

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_MOENFC

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_EXCTDA

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_NUMAGD

Vazio

Vazio

Vazio

DTC_ITEAGD

Vazio

Vazio

Vazio

 

 

 

  •  

  • Rateio

Para simplificar esta documentação,  seguem algumas definições:

  • Sempre que for citada uma “Viagem de Coleta” (*) deve-se assumir que o assunto também se refere a uma “Viagem de entrega com serviço adicional de coleta”.
  • Sempre que se falar de um documento de transporte (CT-e, NFST) estamos considerando que o serviço de transporte poderá ser 2-Transporte ou 3-Entrega.
  • Sempre que se citar que a “Rota automática” deve estar habilitada entende-se que o parâmetro MV_ROTAAUT estará preenchido com 1 ou 2, conforme a seguintes opções:  0=não utiliza, 1=utiliza sem sugestão de rota, 2=utiliza com sugestão de rota
  • Sempre que se citar a necessitade de criação de Roteiros de viagem ou de pagadores, entende-se que é uma funcionalidade que faz parte da “Rota automática” portanto ela só será executada se o parâmetro MV_ROTAAUT estiver habilitado.

 

Segue detalhamento das novas funcionalidades:

 

 

1-       Componentes de frete

 

Em Componentes de Frete serão feitas as seguintes implementações:

 

1.1)O campo “Calc Sobre” (DT3_TIPFAI) passará a ter uma nova opção chamada 16-Herda Valor. Um componente de frete criado com esta configuração, no momento do cálculo do frete a receber,  herdará o valor de outros componentes. Estes “outros componentes” serão gravados na nova tabela que se chamará “DJE-Componentes Relacionados.”

 

A rotina “Componentes de Frete” deverá ser atualizada de forma que, ao se efetuar algum tipo de manutenção (inclusão, alteração, exclusão ou visualização)  num componente do tipo “16-Herda Valor”, o sistema habilite o preenchimento da nova tabela “DJE-Componentes Relacionados” onde será possível relacionar no mínimo um componente a receber e não poderão ser relacionados componentes que também tenham o campo “Calc Sobre” preenchido com “16-Herda Valor” e nem aqules que são considerados como componentes específicos para tabelas de frete a pagar.

 

Não será necessário efetuar validações na Configuração da Tabela de frete (tabela entrega/transferência) pois os valores dos componentes herdados existirão somente na tabela de coleta.

 

 

 

 

 

1.2)O campo “Calc Sobre” (DT3_TIPFAI) passará a ter uma nova opção chamada “17-Taxa por Devedor por Lote”. Um componente de frete criado com esta configuração, no momento do cálculo do frete a receber,  verificará quantos documentos de transporte serão gerados num único lote para o mesmo pagador e cobrará a respectiva taxa somente no primeiro documento de transporte gerado no respectivo lote. Será permitido criar subfaixas para este tipo de componente.

 

O conceito deste componente visa atender às transportadoras que trabalham com componentes conhecidos como “Bandeirada” (um único valor por devedor por lote).

 

1.3)Especificamente para o componente que calcula sobre “09-Praça de pedágio”, deverá ser acrescentada a seguinte regra no cálculo do frete: Se o componente calcula sobre “Praça de Pedágio” e o cálculo que está sendo feito é de coleta ou  entrega/transferência e o lote que está sendo calculado está configurado com critérios de rateio especificamente para os casos onde “Criterio Calc Ra” esteja preenchido com “Orig/Dest/Vge” , o sistema deverá obter a rota do roteiro vinculado ao respectivo lote e não mais pela rota da viagem.

 

2-       Configuração de tabela de frete

 

Nesta rotina será implementada uma validação para que não seja permitido  configurar um componente que “calcula sobre” Herda Valor como “Rateio = sim”. Esta validação é necessária pois, para um rateio na entrega, o custo de uma coleta não deve ser rateado em outras coletas que porventura nem sejam do mesmo cliente.

 

3-       Tabela de frete

 

Nesta rotina será implementada uma validação para que os componentes que calculam sobre “17-Taxa por Devedor por Lote” só possuirá uma faixa fixa com conteúdo 99.999.999.999,99 não alterável e a fração não será exibida.

 

4-       Contrato de cliente

 

Para viabilizar a valorização das coletas, será necessário considerar algumas implementações que serão efetuadas no requisito “PCREQ-140_VAR282_Valorização_Coleta” e elas serão citadas abaixo para fatcilitar o entendimento deste requisito:

 

  • Tipo de operação de um Serviço (DDC/DDA ou DUX) de coleta: (XXX_TIPOPE) será a partir do conteúdo deste campo que o sistema identificará  a região de origem e de cálculo para a valorização de uma coleta. Importante: como exceção a esta regra,  o sistema obterá as regiões de origem e cálculo do “roteiro do pagador”  nas situações onde a “Rota automática” (**) esteja habilitada  e o  “Crit.Calc.Rat” esteja preenchido com “Orig/Dest Vge”.

Este novo campo poderá ser preenchido com as seguintes opções:

  • Não utiliza – para serviços diferentes de Coleta
  • Somente Coleta – para as operações onde o percurso será do local de coleta até a filial emitente da solicitação de coleta
  • Coleta com Entrega - para as operações onde o percurso será do local de coleta até o local de entrega.

 

  • Valoriza coleta não realizada: (DDC/DDA ou DUX). A partir deste campo o sistema controlará se o cliente pagador efetua ou não pagamento para coletas não realizadas. Será possível preencher com 0=não utiliza (DDA), 1=Sim (DDA/DDC/DUX), 2=Não (DDA/DDC/DUX). No Fechamento da Viagem, este campo não será levado em consideração e serão valorizadas todas as coletas que possuam um Serviço de Negociação de Coleta.  No Encerramento da Viagem o sistema considerará o conteúdo deste campo para a valorização final de cada uma das solicitações de coleta. Se o cálculo do frete  envolver Rateio, o sistema deve valorizar a viagem considerando todas as solicitações de coleta independente da ocorrência recebida e, na proporcionalização dos valores, o sistema deve efetuar o tratamento conforme o conteúdo deste novo campo.

 

 

Neste requisito serão criados os seguintes novos campos nas tabelas DDC/DDA e DUX

 

  • Devedor Faltante no Rateio por % Fixo  (XXX_CRDVFA) Para os casos onde o “Critério Rateio” (XXX_PRORAT) estiver preenchido com a opção “A=%Fixo” será necessário identificar a forma de proporcionalizar o percentual de um cliente que porventura não faça parte da viagem e esta situação poderá ocorrer tanto na validação dos documentos de coleta quanto nos documentos de transporte (*). Este novo campo poderá ser preenchido com as opções:

0-Não utiliza. Se a Negociação no Contrato estiver ativa:Se o campo da DDA-Serviço de negociação estiver preenchido com 0, indica que o sistema deve buscar a mesma informação na tabela DDC-Negociação. Na tabela DDC-negociação não deve ser possível escolher a opção 0. Se a Negociação no Contrato não estiver ativa o campo da DUX-Serviço do contrato não deve permitir esta opção para evitar que deixe de ser cobrado parte do frete coleta.

1-Divisão aritmética. Nesta opção o sistema obtem o percentual do cliente que não pertence à viagem e divide igualmente entre os devedores que fizeram parte da viagem.

2-Divisão proporcional. Nesta opção o sistema obtem o percentual do cliente que não pertence à viagem e divide proporcionalmente  entre os devedores que fizeram parte da viagem.

 

 

 

 

 

  • Critério Proporção de um  Valor para Vários documentos de transporte .(XXX_CRDVDC) Indica como o sistema deverá proporcionalizar um valor único entre diversos documentos de transporte gerados sendo possível escolher as seguintes opções: peso real, peso cubado, valor mercadoria, volumes, m3, qtde Doctos coleta. Exemplos:

 

1)Quando uma solicitação de coleta estiver valorizada e no momento da geração dos documentos de transporte, o sistema gerar diversos documentos, especificamente para os componentes do tipo “16-Herda Valor” o sistema irá proporcionalizar o valor da solicitação de coleta entre os diversos documentos de transporte conforme o critério selecionado.

2)Para os casos onde o critério de rateio (proporcionalização) for baseado em %FIXO e, para o mesmo devedor o sistema gerar diversos documentos de transporte, o sistema irá proporcionalizar o percentual do devedor entre os documentos utilizando o critério selecionado.

 

 

 

 

 

 

 

Também serão disponibilizadas novas opções de configuração para o “Crit. Calc. Ra” e para o “Criterio Rat”,  conforme detalhes abaixo:

 

 

 

 

 

Campos 

Opções de preenchimento

Detalhes

Base Calc Ra

1-Não utiliza

2-Ponto a ponto

3-Consolidado

Informações adicionais:

1)Até a elaboração desta especificação quando a coluna Base Calc Ra estava preenchida  com 2-Ponto a Ponto e a coluna Crit Calc Ra estava preenchida com “orig/dest”, o sistema  não permitia o preenchimento da coluna “Critério Rateio” (ALIAS_PRORAT). Desta forma quando selecionada esta opção, o sistema efetua o cálculo conforme configurado mas não efetua a proporcionalização do  valor. Possíveis alterações nesta configuração serão tratadas via chamado.

 

2)Se a coluna  Base Calc Ra estiver preenchido com 3-consolidado e a coluna Crit. Calc. Ra não  estiver preenchida com “orig/dest”, será necessário tratar os seguinte pontos:

-não será obrigatório informar a origem e o destino para cálculo  do frete

-tratar a proporcionalização dos valores

Especificamente sobre o item 2, será avaliada a possibilidade de tratar o caso durante o desenvolvimento deste requisito. Caso seja impossível tratar neste momento, será necessário abrir um chamado.

 

Critério Calc.Rat

Entende-se como sendo

“Criterio Calc.Rat” a

configuração que indicará ao SIGATMS como será definido o Critério de Cálculo para Base do Rateio.

 

A-Orig/Dest Vge

 

A opção “Orig/Dest/Vge” estará disponível somente quando  “Base Calc Ra” estiver preenchida com 3-Consolidado. Na opção 3-consolidado, o sistema efetuará o cálculo pela somatória das informações (volume, peso, etc) de todos os documentos que fazem parte do mesmo rateio, baseado na origem x destino do roteiro do respectivo pagador (dentro da viagem). O valor obtido será utilizado para efetuar a proporcionalização.

O cálculo do frete baseado nesta opção utilizará os dados de  origem, destino e quilometragem conforme o Roteiro do Pagador portanto esta opção só estará disponível para os ambientes onde a “Rota Automática” esteja habilitada. A funcionalidade é semelhante a opção 2=Orig/Dest porém o que difere é que, para os componentes que calculem sobre  KM, o sistema irá considerar o conteúdo do campo DTP_KMVGE do lote de rateio que está sendo calculado e não através da soma de cada um dos KM dos documentos contidos no lote.

O critério de rateio “A=Orig/Dest Vge”  poderá ser utilizado quando for Viagem Express, Painel de Agendamento, Programação de Carregamento, Viagem de Coleta ou Viagem de Entrega com serviço adicional de coleta pois, para este tipo de critério, será utilizado o KM do percurso da rota, e somente nos processos acima teremos a Rota  para efetuar o calculo do frete.

 

Critério Calc.Rat

 

A-Orig/Dest

 

Se o campo “Base Calc Ra” estiver preenchido opção 3-consolidado e Crit Calc Ra estiver preenchido com “Orig/Dest” o sistema efetuará o cálculo pela somatória das informações (volume, peso, etc) de todos os documentos que fazem parte do mesmo rateio baseado na origem x destino do lote. O valor obtido (único) será utilizado para efetuar a proporcionalização.

 

Critério Calc.Rat

 

B-Maior Peso Previsto

 

 

 

 

Conceitualmente temos:

Peso Previsto: peso da solicitação de coleta

Maior peso previsto: maior peso entre o Peso real (DUM_PESO) e o Peso Cubado (DUM_PESOM3). Deve ser levada em consideração a possibilidade de existirem diversos produtos (DUM) para uma solicitação de coleta (DT5)

 

O cálculo do frete baseado nesta opção necessitará que seja obtido o maior peso previsto. Conceitualmente o peso previsto será sempre o da Solicitação de Coleta. Para o frete de entrega/transferência, o sistema deve identificar se o documento (DTC) está vinculado à solicitação de coleta (DTC_NUMSOL) e, em caso positivo obter o peso previsto. Como o peso na solicitação de coleta não é obrigatório, deve-se considerar a possibilidade de que todas as solicitações de coleta estejam com peso zerado e, neste caso, o cálculo do frete não será efetuado para nenhum dos componentes.

Critério Calc.Rat

 

C-Maior Peso Previsto x Realizado

Conceitualmente temos:

Peso Previsto: peso da solicitação de coleta

Maior peso previsto: maior peso entre o Peso real (DUM_PESO) e o Peso Cubado (DUM_PESOM3). Deve ser levada em consideração a possibilidade de existirem diversos produtos (DUM) para uma solicitação de coleta (DT5)

 

Peso Realizado da Coleta: maior peso da Ocorrência (DUA)

Maior peso Realizado Coleta: maior peso da Ocorrência (DUA) sendo que a comparação deve ser feita entre os campos “Peso Ocorre” (DUA_PESOCO) e o “Pes.Cub.Ocor” (DUA_PM3OCO). Para garantir que existam informações na DUA, a viagem de coleta deverá estar encerrada.

 

Peso Realizado da Entrega: maior peso do Documento do Cliente (DTC).

Maior peso Realizado Entrega: maior peso entre o Peso real (DTC_PESO) e o Peso Cubado (DTC_PESOM3). Deve ser levada em consideração a possibilidade de existirem diversos produtos para o mesmo documento do cliente (DTC)

 

 

Neste critério de cálculo, para  cada documento o sistema buscará o maior “Peso Previsto”  (comparação entre o “Peso Real” e o “Peso cubado”), o maior “Peso Realizado”  (comparação entre o “Peso Real” e o “Peso cubado”) e, em seguida, será identificado o maior peso entre os maiores  pesos  “Previsto” e o “Realizado”. Uma vez analisados todos os documentos pertencentes ao rateio, cada um deles terá o seu maior peso e o sistema utilizará o maior deles para efetuar o cálculo. No exemplo abaixo o maior peso é 18 que é o Previsto da Solicitação de coleta 30.

 

 

 

Campos 

Opções de preenchimento

Detalhes

Critério Rateio

Detalhes conforme DUX_PRORAT

Entende-se como sendo “Critério Rateio”

a configuração que indicará ao SIGATMS

como será calculado o proporcionamento

(rateio) do valor base para cada um dos documentos da  do lote ou da viagem.

 

 

A-       % Fixo

 

Esta opção só estará disponível quando a “Base Calc.Rat” estiver preenchida com consolidado.

Este critério de proporcionalização definirá um % de frete para cada devedor. Só será permitido escolher esta opção se a abrangência do contrato do cliente for “por cliente”.
Uma vez selecionada esta opção, o sistema abrirá uma nova tela (conforme modelo abaixo) para que sejam preenchidos os percentuais de cada devedor.

 

 

As informações contidas nesta tela serão gravadas na tabela DDP-Clientes com Percentual Fixo e terão as seguintes validações:

 

-O campo do código do devedor (Cod Dev) será preenchido automaticamente com o código do cliente do contrato (AAM_CODCLI) e não poderá ser alterado. A loja daquele código de cliente poderá ser selecionada (validando a existência no SA1-Cadastro de clientes). O nome do cliente deve ser gatilhado.

-A coluna % poderá ser preenchida com qualquer valor entre 1 e 100 contudo ao confirmar a tela o sistema deve permitir gravar somente se a somatória dos percentuais for exatamente 100%

-Para os rateios de entrega/transferência o sistema validar

 

Critério Rateio

 

B- Peso Previsto

Conceitualmente temos que o Peso Previsto é peso da solicitação de coleta portanto, tanto para o cálculo das coletas quanto para os documentos de transporte (cte, nfst, etc) o sistema proporcionará os valores de acordo a proporção calculada em relação ao peso previsto.

Para proporcionar o peso previsto, o sistema deve obter  o maior peso de cada documento (comparar entre o Peso real (DUM_PESO) e o Peso Cubado (DUM_PESOM3)), efetuar a somatória dos maiores pesos obtidos e em seguida calcular a proporção de cada maior peso em relação ao total. A partir da proporção, calcular o valor do componente proporcional para cada Solicitação de coleta.

 

Critério Rateio

 

C- Peso Previsto X Realizado.

 

Conforme descrito acima (Critério Calc.Rat) conceitualmente temos as definições de Peso Previsto (Solicitação de coleta) ou Peso realizado (Ocorrências-Coleta ou Documento do cliente-Documento de transporte). Para proporcionalizar, o sistema deverá identificar o maior peso de cada documento, efetuar a somatória deles e, em seguida efetuar o rateio dos valores entre os documentos proporcionalmente ao próprio peso.

 

No exemplo abaixo temos um rateio de coleta onde foi identificado o maior peso de cada Solicitação de Coleta (4, 12, 18) e obtida a sua somatória (34). Foi identificada qual a proporção de cada peso (4, 12, 18) em relação ao total (34) e em seguida utilizado este percentual para calcular o rateio do valor (R$ 500,00)

 

Critério Rateio

 

D=Qtde de coletas

Este critério de proporcionalização só poderá ser selecionado se o serviço do contrato (DUX ou  DDA) for de coleta.

 

Exemplo: numa viagem de coleta onde o a valorização da coleta será por rateio e o  critério de proporcionalização será por “quantidade de coletas”, o sistema deve considerar a quantidade das coletas realmente realizadas, ou seja, aquelas que receberam uma ocorrência do tipo “encerra processo’ e dividir o valor do frete igualmente entre elas.

Critério Rateio

 

8=Qtd.Doc.Cliente

9=Qtd.Doc.Transp

As opções 8 e 9 não poderão ser selecionadas se o Serviço for de Coleta.

 

 

 

No contrato do cliente, quando o Serviço de Negociação de Cliente estiver habilitado (parâmetro MV_TMSUNEG =T), a configuração do Rateio de Frete será baseada primeiramente na Tabela DDA – Serviços de Negociação do Cliente e posteriormente na Tabela DDC – Negociação do Cliente, ou seja, quando a base de critério de rateio do Servico de Negociação (DDA) estiver configurada como ‘Não Utiliza’, o sistema irá buscar o critério de rateio da Negociação do Cliente (DDC).  Para os casos onde o Serviço de Negociação de Cliente estiver desabilitado, a configuração do Rateio de frete continuará na tabela DUX-Serviços do contrato.

 

 

 

 

5-       Ocorrências

 

No requisito “PCREQ-140_VAR282_Valorização_Coleta” serão  tratadas a criação de campos na tabela “DUA-Ocorrências” necessários para a valorização da coleta tais como: valor da mercadoria, peso cubado, M3.

Onde existir tratamento para o apontamento de ocorrências do tipo “retorna documento” ou “cancelamento de coleta” não estarão sendo avaliadas as responsabilidades pela ocorrência.

 

 

6-       Solicitação de coleta

 

No requisito “PCREQ-140_VAR282_Valorização_Coleta” serão tratadas a criação dos seguintes novos campos:

 

“Lote” (DT5_LOTE): neste campo será gravado o número do lote onde a respectiva solicitação de coleta será calculada.

“KM (DT5_KM): neste campo será gravada a quilometragem relativa ao percurso da solicitação de coleta conforme configurado no serviço de negociação selecionado através do campo “Tipo de operação de um Serviço (DDC ou DUX) de coleta”. Esta distância será obtida através do cadastro de distâncias DVA-Distância ou DVZ-Distância por Cliente.

“M3” (DUM_METRO3): neste campo o usuário poderá digitar a quantidade de M3 da respectiva solicitação de coleta

 

 

 

7-       Lotes

 

Neste requisito serão tratadas a criação dos alguns novos campos e o detalhamento está no item 8.1.c no bloco “Efetuar a gravação da tabela DTP-Lotes”.

 

 

8-       Painel de Agendamento:

 

Seguem detalhes da valorização da coleta através do uso do Painel de agendamento

 

Pré-requisitos: Para que seja possível valorizar a coleta com critérios de rateio é necessário cadastrar os componentes, configurar as tabelas de frete, criar serviços de coleta e configurar o contrato de cliente incluindo os serviços de coleta  com a respectiva configuração dos critérios de rateio.

 

8.1)Valorização da coleta com critério de rateio.

 

8.1.a)Inclusão da viagem de coleta (*)

 

Uma vez que os Agendamentos sejam incluídos, os usuários preencherão as Negociações e Serviços de Coleta. Na confirmação dos Agendamentos, as Solicitações de Coleta serão geradas. Com os agendamentos marcados pode-se incluir a viagem de Coleta (*).

Ao clicar na opção de inclusão da viagem de coleta (*), a rotina do “Painel de agendamento” possuirá  uma funcionalidade que montará um array contendo os agendamentos marcados e chamará a funcionalidade “Pagadores de frete” que pertence a outro requisito (PCREQ-137-Melhorias no Painel de Agendamento – rotinaTMSAF79).

A funcionalidade  “Pagadores de frete” efetuará uma análise dos agendamentos e apresentará uma tela com as inconsistências. O usuário poderá efetuar alterações nas negociações e/ou serviços apresentados nesta tela a fim de eliminar as inconsistências. Nesta tela constarão diversas informações, entre elas: código do devedor, loja do devedor, serviço, negociação, rateio S/N,  a fim de que o usuário identifique o que pode ter gerado a inconsistência. Será permitido que o usuário efetue alterações e confirme ou cancele a execução da rotina. Na confirmação das alterações pelo usuário, a própria rotina de Pagadores deverá efetivar  as respectivas alterações nas tabelas de Agendamento (DF0, DF1, etc), Solicitação de coleta (DT5). Se as inconsistências não forem resolvidas será permitido que o usuário cancele o processo.  Ao término da execução da funcionalidade de “Pagadores” e, uma vez que seja permitido que  se continue o processo, será devolvida a quantidade de lotes gerados e também serão identificadas as solicitações de coletas que devem ou não ser calculadas.  De posse destas informações  a rotina do “Painel de agendamento” deve acionar a funcionalidade “Rota Automática” (desde que esteja habilitada).

A rotina de “Rota automática”, desenvolvida através de outro requisito (PCREQ-137-Melhorias no Painel de Agendamento – rotina TMSAF10 função TMF10RTVGE)  terá diversas funcionalidades contudo, especificamente para este requisito, será responsável por gravar os roteiros (por viagem e por pagador), e fornecer as informações relativas à origem, ao destino e a quilometragem para que elas sejam gravadas nos respectivos lotes de rateio.

 

Na inclusão da viagem o “Painel de agendamento” executará as rotinas de “Pagadores” e “Rota automática” para checagem das informações, alterações das inconsistências ou seja uma pré-validação das informações que estarão sendo digitadas pois de fato, os lotes de coleta ainda não serão gravados fisicamente

 

 

 

8.1.b)Alteração da viagem.

 

Uma vez que a viagem de Coleta (*) com status “em aberto” seja alterada, a rotina do “Painel de Agendamento”, deve executar novamente as rotinas de “Pagadores de frete” e “Rota Automática” (somente se MV_ROTAAUT estiver habilitada) a fim de que as novas informações sejam validadas exatamente conforme foi detalhado no item “a”.

 

 

Para os casos de inclusão de solicitações de coleta em viagens que estejam com status “em trânsito”, a rotina de  “Painel de Agendamento”, deve executar as rotinas “Pagadores de frete” e “Rota automática” com diversas finalidades, entre elas:

a)obter as informações relativas a origem, destino, KM, a fim de que sejam gravadas nos lotes de rateio

b)obter o numero do lote que deverá ser gravado na respectiva solicitação de coleta,

c)gerar um novo ponto de passagem da viagem (DTW-Operações),

d)atualizar o Roteiro Geral da Viagem e os Roteiros específicos por pagador.

Vale ressaltar que, nesta situação não ocorrerá o recalculo dos valores portanto será mantido aquele que foi realizado no Fechamento da Viagem. Caso seja sugerido que o novo documento seja vinculado a um lote já criado anteriormente no fechamento da viagem, será necessário verificar, se porventura já existe um Lote (entrega ou transferência) gerado para ele. Se existir e ele não estiver calculado, o processo poderá ser mantido. Se existir e ele estiver calculado, não será possível incluí-lo no mesmo lote pois desta forma seu valor seria desprezado e, neste caso, a rotina de Pagadores deve criar um novo lote.

 

 

 

8.1.c)Fechamento de viagem

 

Ao efetuar o fechamento da viagem de coleta (*), deverá ser implementada neste requisito a chamada das rotinas de “Pagadores” e  de “Rota automática” com a finalidade executar as ações descritas abaixo contudo não serão apresentadas telas.

 

Efetuar a gravação da tabela DTP-Lotes:  A rotina “Pagadores de frete” devolverá as informações relativas aos lotes  gerados conforme detalhes no quadro abaixo. As solicitações de coleta que fazem parte de um mesmo critério de rateio farão parte de um único lote. As que não  estão vinculadas a um critério de rateio serão vinculadas a outro  DTP-Lote. Em ambos os casos o número do lote deve ser gravado no campo “Lote” (DT5_LOTE). A existência de um DTP-Lote é necessária para se manter a integridade na rotina TMSA200-Cálculo do frete. A rotina de “Pagadores de frete” identificará os documentos que não serão calculados na coleta e, sendo assim, não serão vinculadas a um lote. A rotina de  “Rota automática” devolverá  as informações relativas à região de origem à região de destino e quilometragem para que as respectivas informações sejam preenchidas nos lotes.

 

 

Segue o detalhamento  para gravação da tabela DTP-Lotes relativa aos lotes do tipo “coleta”:

 

 

 

Campos tabela DTP

Conteudo

DTP_RATEIO

1= Sim ou 2=Não 

Se o serviço/negociação do grupo de documentos de um pagador estiver configurado com critério de rateio, deverá ser preenchido com conteúdo igual a 1-Sim e caso contrário com 2=Não.

DTP_BACRAT

Base de Cálculo

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM e conforme configurado no Serviço de Coleta informado na Solicitação de Coleta.

DTP_CRIRAT

Criterio de Calculo de Rateio

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM e conforme configurado no Serviço de Coleta informado na Solicitação de Coleta.

DTP_PRORAT

Criterio de Rateio

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM e conforme configurado no Serviço de Coleta informado na Solicitação de Coleta.

DTP_ORIRAT

XXX_ORIRAT

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM. Informação obtida através da rotina de Roteiro da Viagem.

Este campo será considerado para base de calculo do frete desde que o critério de rateio (Alias_CRIRAT) esteja configurado como “A=Orig/Dest Vge”.

DTP_CALRAT

XXX_CALRAT

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM. Informação obtida através da rotina de Roteiro da Viagem.

Este campo será considerado para base de calculo do frete desde que o critério de rateio (Alias_CRIRAT) esteja configurado como “A=Orig/Dest Vge”.

DTP_TABRAT

Tabela Rateio

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM e conforme configurado no Serviço de Coleta informado na Solicitação de Coleta.

DTP_TIPRAT

Tipo Tabela Rateio

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM e conforme configurado no Serviço de Coleta informado na Solicitação de Coleta.

DTP_TBARAT

Tabela Alternativa Rateio

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM e conforme configurado no Serviço de Coleta informado na Solicitação de Coleta.

DTP_TPARAT

Tipo Tabela Alternativa Rateio

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM e conforme configurado no Serviço de Coleta informado na Solicitação de Coleta.

DTP_KMVGE

Preenchido somente se o lote for DTP_RATEIO=1=SIM. Informação obtida através da rotina de Roteiro da Viagem.

Este campo será considerado para base de calculo do frete do KM desde que o critério de rateio (Alias_CRIRAT) esteja configurado como “A=Orig/Dest Vge”.

 

 

Atenção: para os documentos de coleta que estão vinculados a um critério de rateio será gravado um lote e para os demais documentos de coleta da mesma viagem que não estejam vinculados a um critério de rateio teremos um outro lote portanto para o lote cujo DTP_RATEIO=NÃO não será necessário gravar as informações relativas a Origem, Cálculo e  Quilometragem já que elas não serão utilizadas para o cálculo.

DTP_TIPLOT

5-coleta

 

 

 

Cálculo de valores previstos: neste requisito, será implementada a funcionalidade de executar a rotina TMSA200-Cálculo do frete para valorizar as coletas (detalhamento no encerramento da viagem) assim que os lotes tenham sido gravados e atualizados, quando necessário, com as informações da viagem (origem, destino, quilometragem).  Como no fechamento da viagem existem somente os valores previstos, o sistema deve utilizar como base para o cálculo dos componentes, os valores (peso, volume, valor, etc) informados na Solicitação de Coleta.  Uma vez que o cálculo do frete tenha sido efetuado, o sistema efetuará a gravação na tabela DT8-Componentes e atualizará os valores da tabela DT6-Documento de Transporte. Caso ocorra algum fator que impeça o cálculo do frete (Exemplo: valor do frete zerado) o sistema apresentará informações na tela para que o usuário possa tomar as providências necessárias. O sistema só permitirá fechar a viagem se todas coletas com serviço de negociação preenchido estiverem calculadas. Este processo visa eliminar as inconsistências cadastrais no momento em que ainda é possível efetuar-se alterações na viagem, ou seja, antes do fechamento da respectiva viagem. Caso não seja possível fechar a viagem, não serão gravados os lotes e nem as informações relativas aos cálculos já efetuados.

 

 

8.1.d)Estorno do Fechamento de viagem

 

Ao efetuar o estorno  fechamento da viagem de coleta (*), o sistema deverá excluir o respectivos registros da tabela de Lote (DTP), deve apagar o conteúdo do campo DT5_LOTE e também deve excluir os registros de valorização da tabela DT8-Componentes assim como apagar os valores gravados na DT6-Documentos de transporte.

 

Implementar validação para verificar se as solicitações de coleta que possuírem serviço de negociação preenchido não estejam vinvuladas a um documento de cliente (DTC_NUMSOL) que já esteja com o documento de transporte gerado. (DTC_FILDOC+DTC_DOC+DTC_SERIE preenchidos). Caso exista alguma solicitação de coleta nesta situação não será permitido efetuar o estorno do fechamento da viagem e o sistema deverá apresentar informações para que o usuário identifique e tome as devidas providências.

 

 

8.1.e)Apontamento de Operações.

 

Os apontamentos deverão ser efetuados pelos usuários. Caso a Viagem de Coleta (*) seja alterada enquanto ela está com status “em trânsito” o sistema se comportará conforme descrito no item “b-Alteração da viagem”.

 

 

8.1.f)Apontamento de Ocorrências.

 

Cada um dos documentos da Viagem de Coleta (*) deve receber uma ocorrência conforme as regras básicas do TMS. Para os casos onde o usuário efetue o lançamento das notas fiscais antes do apontamento das ocorrências, o sistema poderá lançar as ocorrências automaticamente através da configuração dos parâmetros MV_OCORCOL ou MV_OCORCAN.

 

 

8.1.g)Encerramento da viagem. .

 

Uma vez que a rotina TMSA350-Encerramento de Viagem, efetue as validações que indicam que o encerramento da viagem de coleta (*) é permitido, será executada a rotina de Pagadores de frete, para identificação dos lotes que deverão ser calculado. Serão implementadas as seguintes funcionalidades:

 

Importante:Se a obtenção da rota automática não estiver habilitada, no encerramento de viagem não será executada a funcionalidade de Roteiro de Viagem.

 

Execução do cálculo do frete para os lotes que são de rateio (DTP_RATEIO=1=Sim): Será desenvolvida funcionalidade que buscará cada um dos lotes de rateio (DTP_RATEIO=1=Sim) da viagem e executará a rotina TMSA200-Cálculo do frete para valorização das coletas. Como no encerramento da viagem o sistema já  possui as informações reais (peso, peso cubado, volume, valor da mercadoria, etc) a serem consideradas como base para o cálculo  o sistema poderá buscar as informações da DTC-Documentos de clientes (caso as notas fiscais da respectiva solicitação de coleta já tenham sido digitadas) ou então da DUA-Ocorrência (caso as notas fiscais da respectiva solicitação de coleta não tenham sido digitadas). Para o cálculo do valor a ser rateado, o sistema também deverá considerar aquelas solicitações que tenham recebido ocorrências do tipo “retorna documento” ou “cancelamento de coleta” e para estes casos o sistema deve ainda utilizar as informações da própria Solicitação de Coleta.

 

 

                Para a valorização das Solicitações de coleta que pertencem a um lote de rateio deve-se considerar os seguintes passos:

               

Valorização da viagem (identificação do valor a ratear): Para os lotes configurados para rateio, para efetuar o cálculo do valor a ser rateado, o sistema deve considerar todas as  solicitações de coleta que estiverem no mesmo lote, inclusive aquelas que tenham recebido ocorrências do tipo “retorna documento” ou “cancelamento de coleta”.

 

Proporcionalização do valor: Uma vez obtido o valor do lote  (considerando todas as solicitações de coleta e conforme os critérios de cálculo) o valor obtido deverá ser rateado entre as solicitações de coleta que receberam ocorrências de coleta do tipo “encerra documento” e também  aquelas que receberam as ocorrências “retorna documento” ou “ cancelamento de coleta” (*1) desde que os respectivos  clientes devedores estejam configurados como “Valoriza coleta não efetuada” = 1=Sim.

 

Observação (*1): Para os clientes configurados como “Valoriza coleta não efetuada” = 1 = sim, os valores calculados serão mantidos pois poderão ser utilizados para consulta do usuário que poderá optar pela cobrança manual ao cliente gerando um novo documento de transporte, conforme as regras fiscais e/ou comerciais definidas pela própria Transportadora. Para os clientes configurados como Valoriza coleta não efetuada” = 2 = Não, o valor da respectiva solicitação de coleta ficará zerado contudo o valor total calculado para o respectivo lote / pagador foi rateado para as demais solicitações de coleta. Segue exemplo de um cliente que não paga coleta não realizada:

 

 

 

 

Importante: Neste momento, não serão tratados os históricos de valores por ocorrência, ou seja, uma vez que uma solicitação de coleta recebeu  uma ocorrência do tipo “retorna documento” ou “ cancelamento de coleta” e foi valorizada, os valores ficarão disponíveis somente até que esta solicitação de coleta seja colocada numa nova viagem e um novo cálculo seja realizado, ou seja, nesta situação os valores antigos serão sobrepostos pelos novos valores.

 

 

 

  • Resumo dos principais pontos para cálculo do frete coleta baseado em rateio:

 

 

Base de cálculo do rateio (XXX_BACRAT)

Critério de cálculo para rateio (XXX_CRIRAT)

Proporcionalização dos valores por documento (XXX_PRORAT)

Se a Base é “Ponto a ponto” cada uma da solicitações será calculadas conforme as suas próprias informações (volume peso valor)

O sistema identificará qual será o valor a ser rateado, podendo ser, por exemplo, aquele de maior peso, ou de maior km, etc

 

A partir do valor calculado final, o sistema efetuará a proporcionalização dos valores entre os documentos do lote e, para que isto seja possível escolherá um dos critérios que pode ser por KM, por %Fixo, etc.

Se a Base é “Consolidado”, o sistema efetuará o cálculo do frete considerando a somatória das informações (volume, peso, valor da mercadoria) das solicitações de coleta que constem no lote. 

O sistema identificará qual será o valor a ser rateado, podendo ser, por exemplo, aquele de maior peso, ou de maior km, etc

A opção “Orig/Dest/Vge” estará disponível somente  se a “rota automática” estiver habilitada. (MV_ROTAAUT)

 

A partir do valor calculado final, o sistema efetuará a proporcionalização dos valores entre os documentos do lote e, para que isto seja possível escolherá um dos critérios que pode ser por KM, por %Fixo, etc.

 

 

 

Caso ocorra algum problema que impeça o cálculo do frete (Exemplo: valor do frete zerado) o sistema deve apresentar mensagem na tela informando o problema e, se possível, o motivo do problema.

 

Na valorização da coleta, não serão calculados os componentes cujo ‘calcula sobre’ estejam preenchidos com:

 

  • 06- Frete Despachante
  • 07- Valor Informado
  • 16- Herda valor

 

Regras a serem consideradas durante o cálculo dos componentes:

 

  • Dentro da mesma “Configuração de tabela de frete” é possível que existam componentes que devem ser rateados e outros que não devem ser. Esta regra também deve ser mantida para a valorização da coleta. Para os componentes não rateados considera-se o “calcula sobre” com base nas informações (volume, peso, valor da mercadoria, etc) do próprio documento portanto cada Solicitação de coleta terá seu compontente calculado como se fosse um único documento.  Como exceção temos o componente que calcula sobre “praça de pedágio” pois, nos casos onde ele for configurado para não ser rateado,  o padrão do TMS já  obtém o valor conforme a rota da viagem x praças de pedágio e  efetua o vínculo somente no primeiro documento do pagador dentro do mesmo lote  ou seja, para os demais documentos do lote que sejam do mesmo pagador o valor do respectivo componente ficará zerado.
  • Na valorização das coletas, para os componentes que possuem um “tipo de veículo” vinculado, será necessário verificar o(s) tipo(s) de veículo(s) informado(s) na Solicitação de coleta, tanto para o cálculo “previsto” (fechamento da viagem) quando para o “realizado” (encerramento da viagem).

 

 

 

 

 

 

Execução do cálculo do frete para lotes que não são de rateio (DTP_RATEIO=2=Não)

 

Rotina executada conforme detalhes do documento “PCREQ-140_VAR282_Valorização_Coleta”.

 

 

Efetivação do Encerramento da viagem coleta (*)

 

Uma vez que todos os lotes de coleta estejam com status “calculado” o sistema deve permitir o encerramento da viagem. Somente serão calculadas as solicitações de coleta que estiverem vinculadas a um serviço de negociação.

 

 

8.1.h)Estorno do Encerramento da viagem. .

 

Rotina executada conforme detalhes do documento “PCREQ-140_VAR282_Valorização_Coleta”.

 

Implementar validação para verificar se as solicitações de coleta que possuírem serviço de negociação preenchido já estão vinculadas a um documento de cliente (DTC_NUMSOL) que já esteja com o documento de transporte gerado. (DTC_FILDOC+DTC_DOC+DTC_SERIE preenchidos) e que tenha sido usado no cálculo do frete (entrega/transferência) um componente do tipo 16-Herda valor. Caso exista alguma solicitação de coleta nesta situação não será permitido efetuar o estorno do encerramento a viagem e o sistema deverá apresentar informações para que o usuário identifique e tome as devidas providências

 

 

8.2)Geração dos documentos de transporte (CT-e, NFST) com herança dos valores da coleta.

 

Uma vez que os Agendamentos marcados tenham suas solicitações de coleta em viagens de coleta (*) já encerradas e seja clicada na opção Incluir da  aba “NF Cliente” o sistema efetuará a abertura da tela do DTC-Documento de Cliente com diversas informações já preenchidas, inclusive o número da Solicitação de Coleta. Para os casos onde a criação do lote é automática, o Painel de Agendamento verificará se os serviços de negociação de entrega (preenchidos nas solicitações de coleta) estão vinculados a critérios de rateio e, em caso positivo o lote criado será configurado como Rateio =Sim.

 

O usuário efetuará a digitação das informações faltantes e necessárias para confirmar a gravação do registro. Neste momento será necessário que esteja preenchido um serviço de negociação independente do serviço de transporte.

 

Uma vez que a rotina TMSA200-Cálculo do frete seja acionada (manual ou automaticamente) o sistema iniciará o processamento padrão de validação, ordenação e iniciará o cálculo. O cálculo do frete (entrega/transferência) só será permitido se as notas que estão sendo calculadas não possuírem componentes do tipo 16-herda valor ou,  caso tenham,  se estiverem vinculadas à solicitações de coleta que tem serviço de negociação preenchido e que pertençam a viagens de coleta já encerradas. Também será permitido calcular o frete se a nota fiscal não estiver vinculada a uma solicitação de coleta. Em relação aos lotes criados automaticamente, a rotina do Painel de Agendamento analisará os agendamentos marcados para identificar quantos e quais lotes deverão ser abertos. Se existirem serviços de negociação (entrega/transferência) que indiquem critérios de rateio, o lote criado automaticamente deverá ser do tipo Rateio = Sim. Caso contrário, deverá ser do tipo Rateio = Não.

 

Na rotina TMSA200-Cálculo do frete, especificamente em relação ao cálculo dos componentes, serão implementadas as regras para o cálculo dos componentes que calculam sobre “16-Herda Valor” e “17-Taxa por devedor por lote”.

 

Para o processo de cálculo das coletas, o sistema deve verificar se o DTC-Documento do Cliente possui uma Solicitação de coleta Vinculada (DTC_NUMSOL <>‘ ‘). Em caso negativo, conclui-se  que não há vinculo do “DTC-Documento cliente” com o “DT5-Solicitação de coleta” e consequentemente não existem valores a serem herdados. Em relação ao componente estar com valor zerado, valerão as regras já existentes na “configuração da tabela de frete” que indicam se o preenchimento de um componente é ou não obrigatório. Se a viagem de coleta estiver encerrada, o sistema deverá buscar os valores (DT8-Componentes de frete) da respectiva solicitação de coleta e localizar o(s) componente(s)  relacionado(s) conforme cadastrado no DT3-Componente. Localizada a informação no “DT8-Componentes do frete”, a somatória do(s) valor(es) deve(m) ser herdado(s) para o novo componente e o valor obtido será considerado como “sem impostos”. Caso não seja(m) encontrado(s) o(s) componente(s) relacionado(s) ou então o(s) respectivo(s) valor(es) esteja(m) zerado(s) valerão as regras cadastradas na “configuração da tabela de frete”  que indicam se o preenchimento de um componente é ou não obrigatório. Se, para uma única solicitação de coleta existirem diversas DTC-Notas fiscais e consequentemente diversos DT6-Documentos de transporte,  o sistema deve efetuar os cálculos proporcionais a cada documento de transporte conforme o critério cadastrado no novo campo do contrato que tem a seguinte descrição “Critério Proporção do Valor de Coleta para Vários documentos de transporte”.No Estorno do Cálculo do Frete de um lote com critérios de rateio, o sistema atualmente já efetua uma validação e só pemite prosseguir com o estorno se todos os documentos de transporte gerados no referido lote estiverem sendo cancelados. Esta validação deve ser mantida também para os lotes de coleta.

 

Para o processo de cálculo relativo a entrega/transferência, serão implementadas as regras necessárias para tratar os novos critérios de rateio detalhados no tópico relativo ao “Contrato de cliente”.

 

As rotinas de Pagadores de frete e Rota Automática também serão executadas para efetuar as conferências e validações pertinentes ao processo de entrega/transferência principalmente no que se refere ao cálculo baseado no critério “orig/dest/vge”.

 

 

9-       Viagem de Coleta via Menu:

 

Na inclusão/alteração  de uma Viagem de Coleta (*) via Menu, ao efetuar a confirmação (salvar) a tela de viagem, será necessário executar as rotinas de “Pagadores” e “Roteiro” para que o sistema possa identificar as inconsistências e apresenta-las para que o usuário possa interagir com o processo. Uma vez que todas as inconsistências estejam resolvidas, o sistema apresentará as telas de roteiro e o usuário também deverá interagir com  os roteiros a fim de que seja possível gravar os roteiros da viagem e dos pagadores (rateio). Somente com estas informações será possível, por exemplo obter as informações  referentes ao KM, Origem e Destino que são imprescindíveis para o rateio.

 

Importante ressaltar que as regras para valorização das coletas com e sem rateio independem de se estar no Painel de Agendamento e deverão ser executadas da mesma forma.

 

10-   Viagem Express – via Menu

 

Na entrada da nota (TMSA050), quando executando a viagem Express,  será implementada uma validação no campo Solicitação de coleta (DTC_NUMSOL) permitindo selecionar somente aquelas que não tenham o serviço de negociação preenchido ou aquelas que estão com serviço preenchido mas que a respectiva viagem de coleta esteja encerrada

 

No momento não será desenvolvida uma nova consulta padrão do campo DTC_NUMSOL de forma que serão apresentadas somente as Solicitações de Coleta. que não tenham o serviço de negociação preenchido ou aquelas que estão com serviço preenchido mas que a respectiva viagem de coleta esteja encerrada

 

 

 

11-   Programação de Carregamento

 

A adequação da rotina de Programação de Carregamento às regras descritas nesta especificação será feita no requisito “PCREQ-135-Melhorias Painel Agendamento”.

 

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

TECA250

Alteração

Atualizações/Comercial/Contrato de Cliente

-

TMSA500

Alteração

Atualizações/Transporte/Manutenção de Documentos

-

TMSXFUNAAlteraçãoFunção genérica-

TMSXFUNB

Alteração

Função genérica

-

TMSXFUNCAlteraçãoFunção genérica-
TMSA310AlteraçãoAtualizações/Viagem/Fechamento da Viagem-
TMSA170AlteraçãoAtualizações/Recebimento/Lote Entrada NF-
TMSA200AlteraçãoAtualizações/Recebimento/Calculo do Frete-
TMSA340AlteraçãoAtualizações/Viagem/Encerramento da Viagem-
TMSA050AlteraçãoAtualizações/Recebimento/Entrada Doc.Cliente-
TMSA460AlteraçãoAtualizações/SAC/Solicitacao de Coleta-
TMSA360AlteraçãoAtualizações/Ocorrencias/Reg.Ocorrencias-
TMSA200AAlteraçãoAtualizações/Recebimento/Calculo do Frete-
TMSA030AlteraçãoAtualizações/Comercial/Componentes Frete-
TMSA130AlteraçãoAtualizações/Comercial/Configuração Tabela de Frete-
TMSA040AlteraçãoAtualizações/SAC/Cotações de Fretes-
TMSA960AlteraçãoMiscelanea/Simulado/Simulado-
TMSAI70AlteraçãoAtualizações/Internacional/CRT/CRT-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.