Introdução

O aplicativo TSS Interface fornece uma interface que possibilita monitorar e manipular informações do serviço do TSS, proporcionando um gerenciamento rápido, simples e fácil.                         

Para acessar a Interface, execute o SmartClient do TSS, apontando para o servidor e execute o programa inicial TSS INTERFACE.

Para ter acesso à tela principal do TSS Interface, utilize a conta de usuário. 

Observação: O TSS Interface não está disponível para serviços Localizados (Mercado Internacional) e para a versão offline do TSS (TSS Offline).

Mapa Mental


Veja a seguir a estrutura de menus do aplicativo:

Monitoramento

Essa tela apresenta todas as entidades do TSS.


Procedimentos:

1. Clique na opção Monitoramento.

2. Escolha qual modelo será monitorado.

3. Clique em OK.

4. Preencha os parâmetros e confirme.

5. Será exibida uma tela com alguns dados da entidade no cabeçalho e dois grids. O superior apresentará os lotes da entidade e abaixo será exibido um grid com as notas que compõem o lote selecionado acima. No rodapé, existem as informações da nota de data e horário de algumas operações. Essa tela disponibiliza as seguintes opções:

  • XML do lote: Permite visualizar o XML do lote e da Nota Fiscal.
  • Visualizar NF-e: Exibe informações sobre a Nota Fiscal Eletrônica.

Na parte de cima da tela, no canto direito, há dois ícones de acesso:

  • Informação dos dados cadastrais da entidade: Permite somente a visualização dos dados da entidade em questão.
  • Informação do certificado digital da entidade: Abre as configurações do certificado da entidade que está sendo monitorada.
  • Refinar: Permite redefinir o período da movimentação.

A opção de reenviar e-mail de distribuição atua quando, ao confirmar a funcionalidade, o e-mail não for enviado. Por meio da opção exibida na tela, o Sistema altera o status na tabela em que o JOB de processamento do TSS verifica o status e faz o envio do e-mail.

Observação: Os parâmetros de e-mail do TSS devem estar configurados.

Ações relacionadas

  • Certificado: Exibe a tela com as informações do certificado da entidade, sobre o emissor e entidade.
  • Parâmetros Ent: Verifica quais são os parâmetros configurados para a unidade.
  • Status SEFAZ:  Efetua consulta à SEFAZ de acordo com as configurações estabelecidas. Esta consulta tem como retorno informações de fontes externas (SEFAZ) e não de dados gravados e existentes na base de dados do sistema.
  • Entidade: Permite a visualização dos dados cadastrais da entidade. Essa tela é dividida em duas partes. Na parte inferior, é possível alterar os dados secundários da entidade, bem como configurar se ela está ativa ou inativa. Essa configuração altera a legenda da entidade, que poderá ser visualizada na janela Monitoramento.

Configurações

Permite a visualização dos parâmetros de configuração do TSS que são configurados nos arquivos .ini do servidor de aplicação (appserver). A tela exibe todos os parâmetros existentes e através do ícone localizado à esquerda, é possível visualizar uma caixa de texto com as informações do parâmetro.             

    • Ambiente: Parâmetro de configuração de Ambiente.
    • Tabelas: Permite visualizar a estrutura das tabelas (campos detalhe e índice).
    • Url: Permite a manutenção da url (tabela sped 158).
    • Analisador: É um facilitador que permite a configuração/ alteração do(s) Ambiente(s) do TSS. 

Procedimentos:

 1. Clique no ícone da Pasta para localizar o Diretório para busca.

 2. Selecione a pasta em que está instalado o TSS (Totvs Service Sped).

 Exemplo: Instalação padrão. O nome da pasta é totvssped.

 3. Clique em Abrir.

Modo de Edição/ Visualizador

Identificará que o Diretório ficou salvo com o caminho selecionado.

Clique em Analisar.


No alerta que será exibido, serão apresentadas as opções abaixo:

NÃO: A interface estará disponível somente para Exibição.

SIM: A interface estará disponível somente para Alteração e gravação dos dados.


Será exibido um alerta carregando os dados e será aberta uma Interface que possui três abas (Geral, Conexões e Serviços).

Geral (serviços, log, porta e ambiente).

- Conexão (HTTP, WebService, Proxy e SSL configure).

- Serviços[Jobs] (manutenção do serviço de Jobs).


Botões: Salvar e Exportar

O botão Salvar possui duas opções:

Apenas Este: Somente aquele ambiente no qual está posicionado.

Todos: todos os ambientes.

Obs.: O botão Salvar será exibido somente quando entrar em modo de Edição.

Ao clicar para salvar, os backups do appserver.ini são salvos na pasta tssiniconfig_bkp, evitando assim que os dados sejam perdidos caso alguma alteração tenha sido realizada indevidamente. Uma vez que o arquivo foi salvo pelo analisador, ele altera a estrutura e apaga tudo o que estava comentado.

O arquivo transferido para a pasta de backup fica com a seguinte nomenclatura:

serverini+AAAA+MM+DD+Nº de alterações no dia.

O botão Exportar possui duas opções:

Apenas Este: Somente aquele ambiente no qual está posicionado.

Todos: todos os ambientes.

O arquivo será exportado no formato .xml.

Miscelânea

Permite a execução da consulta de qualquer modelo à SEFAZ.

  • Consultar Status do SEFAZ: permite selecionar os dados para efetuar a consulta (SEFAZ, modelo e versão).
  • Exibir URL: Mostra todas as URL's configuradas no TSS para uma SEFAZ, bem como sua versão e seu modelo. A opção Portal conduz a um link direto ao navegador padrão de Internet que estiver configurado.