Índice

Objetivo

Gera, automaticamente, atendimentos de ordens de serviços dos agendamentos que foram realizados pelo controle de alocação após a geração e implantação do contrato. Para agendamentos avulsos, sem vínculo com contratos, não há geração automática e o atendimento da ordem de serviço é manual.

É possível gerar o atendimento da OS de forma automática sem a dependência do processo de alocação de atendentes.

É importante considerar que as informações da geração de atendimentos de ordens de serviço dependem de pré-condições cadastradas nas seguintes rotinas:

  • Atendentes.
  • Contrato gerado.
  • Ordens de Serviço.
  • Serviço criado.
  • Locais de Atendimento.

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 


Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

Para a geração de atendimento de ordens de serviços, preencha a tela dos Parâmetros.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Ao utilizar a rotina com o parâmetro MV_GSGEROS = 1, será exibida a seguinte mensagem: 

"Atenção ! A utilização da rotina Geração de Atendimentos com o parâmetro MV_GSGEROS ligado (MV_GSGEROS = 1) será descontinuado. Utilize a rotina com o parâmetro MV_GSGEROS desligado. A rotina de Geração de Atendimento ainda deve ser executada para concluir o fluxo de operações do Gestão de Serviços, porém, em sua versão mais recente. Por favor, siga as orientações do TDN abaixo para atualizar a rotina:

https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=555849119 "


(Válido apenas para clientes que utilizam a integração GS x RH)

A partir do dia 15/07/2019 será possível a utilização do parâmetro MV_GSGEROS. Ele tem como valor padrão "1" (ativo).

Para utilizar o parâmetro com o valor = 2, onde não será realizada a geração de ordem de serviço, será necessária a criação do Pergunte "TEC900A". Caso o pergunte não esteja no dicionario, o comportamento da rotina será feito como se o parâmetro estivesse ativo(=1).

Com o parâmetro ativo, o processo não sofrerá alteração, ou seja, as ordens de serviço serão geradas normalmente para fins de atendimento das agendas. Com parâmetro desabilitado, o processo sofrerá modificações de modo a não gerar ordens de serviço para atendimento das agendas

  •  AB6 - Ordens de Serviços.
  •  AB7 - Itens das Ordens de Serviços.
  •  AB8 - Subitens  da ordem de serviço.
  •  AB9 - Apontamento de Atendimento.
  •  ABA - Itens de Apontamento do Atendimento. 

A mudança tem como objetivo fazer a separação da geração das Ordens de Serviços do Field-Service, pois não possui relação obrigatória, melhorando o desempenho da rotina.

Para informações sobre o processo completo, visite a seção de conteúdos relacionados, no final dessa página. 

Não é feito apropriação do custo da mão de obra.

CampoDescriçãoTipo
MV_GSGEROS

Valor Padrão "1"  : "SIM"

Segue padrão, com geração da ordem de serviço.

Valor "2" : "NÃO"

Não gera OS do Field-Service

Caracter

Para a integração com mobile é necessário por meio do parâmetro MV_GSHRPON, caso o mesmo não esteja criado, ele terá como valor padrão 2 (desativado), ou seja, terá comportamento padrão sem nenhum tipo de integração.

O parâmetro pega as informações do campo ABB_HRCHIN e ABB_HRCHOUT, que são preenchidos com a integração.

CampoDescriçãoTipo
MV_GSHRPON

Valor 1  : "SIM"

Pega o campo de integração para preenchimento de horas.

Valor Padrão 2 : "NÃO"

Segue o padrão pega os campos de entrada e saída da ABB( ABB_HRINI e ABB_HRFIM).

Carácter

Para essa integração teremos 2 pontos de atenção:

  1.  Caso os campos(ABB_HRCHIN e ABB_HRCHOUT) não existirem no dicionario de dados e a integração(parâmetro MV_GSHRPON)  estiver ativo, não será possível a geração das Ordens de Serviços e ou do Atendimento sem Ordem de Serviço. Para isso  o usuário será alertado através de mensagem no sistema.
  2. Caso os campos existam no dicionario de dados e o parâmetro não existir, a geração do atendimento de Ordem de serviço não irá encontrar registros, pois ele irá se comportar de maneira padrão, onde os campos ABB_ATENDE e ABB_CHEGOU não são manipulados.

Para a rotina funcionar em modo multi-filial é necessário adicionar o pergunte (SX1) conforme a tabela abaixo: 

Pergunte: TEC900 com o parâmetro (MV_GSGEROS = "1" ou sem o parâmetro).

CampoConteúdo
X1_GRUPOTEC900
X1_ORDEM17
X1_PERGUNTFilial ?
X1_TIPOC
X1_TAMANHOConforme sua Filial
X1_DECIMAL0
X1_GSCR
X1_VAR01MV_PAR17
X1_F3SM0 - Filial

Pergunte: TEC900A com o parâmetro MV_GSGEROS = "2"

CampoConteúdo
X1_GRUPOTEC900A
X1_ORDEM10
X1_PERGUNTFilial ?
X1_TIPOC
X1_TAMANHOConforme sua Filial
X1_DECIMAL0
X1_GSCR
X1_VAR01MV_PAR10
X1_F3SM0 - Filial



De acordo com as informações cadastradas nas pré-condições, os Principais Campos podem ser preenchidos por meio da utilização da consulta padrão (tecla F3).


Principais Campos 


Pergunte: TEC900 - Geração de Atendimentos de Ordens de Serviços MV_GSGEROS = "1".

Campo:

Descrição

Atendente De?

Selecione o código inicial do atendente.

Exemplo:

000000000002TEC

Atendente Até?

Selecione o código final do atendente.

Exemplo:

000000000003TEC

Data Início De?

Informe a data inicial.

Exemplo:

01/06/2016

Data Fim Até?

Informe a data final.

Exemplo:

15/06/2016

Cliente De?

Selecione o código inicial do cliente.

Exemplo:

TEC001

Importante: Este parâmetro, quando informado, irá filtrar os dados da tabela de Local de Atendimento (ABS) que diz respeito ao cliente selecionado.

Cliente Até?

Selecione o código final do cliente.

Exemplo:

TEC005

Importante: Este parâmetro, quando informado, irá filtrar os dados da tabela de Local de Atendimento (ABS) que diz respeito ao cliente selecionado.

Contrato De?

Selecione o contrato inicial

Exemplo:

CRTATO120000013

Contrato Até?Selecione o contrato final.

Exemplo:

CRTATO120000014

O.S De?Selecione a ordem de serviço inicial.

Exemplo:

000001

O.S Até?Selecione a ordem de serviço final.

Exemplo:

000004

Serviço Padrão?Selecione o serviço padrão.

Exemplo:

000008

Local De?Selecione o local de atendimento inicial.

Exemplo:

00000006

Local Até?Selecione o local de atendimento final.

Exemplo:

00000006

Supervisor De / Até ?

Selecione o supervisor inicial e final.

Exemplo:

0000001 a 0000015

Operação ?

Define se deve realizar a geração (opção 1 ou em branco) ou a exclusão dos atendimentos

Funcionalidade disponível apenas para versão 02/05/2019 ou superior do programa TECA900.

Caso o pergunte (SX1) não esteja disponível, utilizar a tabela abaixo para criá-lo:

CampoConteúdo
X1_GRUPOTEC900
X1_ORDEM16
X1_PERGUNTOperação ?
X1_VARIAVLMV_CHG
X1_TIPON
X1_TAMANHO1
X1_DECIMAL0
X1_PRESEL2
X1_GSCC
X1_VAR01MV_PAR16
X1_DEF01Inclusão
X1_DEF02Exclusão
Filial ?

Define as filiais que será realizado o processamento.

Funcionalidade disponível apenas para versão 17/04/2020 ou superior do programa TECA900.

Caso o pergunte (SX1) não esteja disponível, utilizar a tabela abaixo para criá-lo:

CampoConteúdo
X1_GRUPOTEC900
X1_ORDEM17
X1_PERGUNTFilial ?
X1_TIPOC
X1_TAMANHOConforme sua Filial
X1_DECIMAL0
X1_GSCR
X1_VAR01MV_PAR17
X1_F3SM0 - Filial


Essa funcionalidade esta disponível a partir da versão 15/07/2019.
Pergunte: TEC900A - Geração de Atendimentos Sem Ordens de Serviços MV_GSGEROS= "2".

Caso o parâmetro MV_GSGEROS esteja configurado com o valor '2' (Não), é mandatório que a base de dados possua os Perguntes (SX1) abaixo, que estão disponíveis a partir do Dicionário de dados R27 disponível no Portal.

Campo:

Descrição

Atendente De?

Selecione o código inicial do atendente.

Exemplo:

000000000002TEC

Atendente Até?

Selecione o código final do atendente.

Exemplo:

000000000003TEC

Data Início De?

Informe a data inicial.

Exemplo:

01/06/2016

Data Fim Até?

Informe a data final.

Exemplo:

15/06/2016

Cliente De?

Selecione o código inicial do cliente.

Exemplo:

TEC001

Cliente Até?

Selecione o código final do cliente.

Exemplo:

TEC005

Local De?Selecione o local de atendimento inicial.

Exemplo:

00000006

Local Até?Selecione o local de atendimento final.

Exemplo:

00000006

Operação ?

Define se deve realizar a geração (opção 1 ou em branco) ou a exclusão dos atendimentos

Funcionalidade disponível apenas para versão 02/05/2019 ou superior do programa TECA900.

Caso o pergunte (SX1) não esteja disponível, utilizar a tabela abaixo para criá-lo:

CampoConteúdo
X1_GRUPOTEC900A
X1_ORDEM09
X1_PERGUNTOperação ?
X1_VARIAVLMV_CHG
X1_TIPON
X1_TAMANHO1
X1_DECIMAL0
X1_PRESEL2
X1_GSCC
X1_VAR01MV_PAR09
X1_DEF01Inclusão
X1_DEF02Exclusão
FIlial ?

Define as filiais que será realizado o processamento.

Funcionalidade disponível apenas para versão 17/04/2020 ou superior do programa TECA900.

Caso o pergunte (SX1) não esteja disponível, utilizar a tabela abaixo para criá-lo:

CampoConteúdo
X1_GRUPOTEC900A
X1_ORDEM10
X1_PERGUNTFilial ?
X1_TIPOC
X1_TAMANHOConforme sua Filial
X1_DECIMAL0
X1_GSCR
X1_VAR01MV_PAR10
X1_F3SM0 - Filial

Conteúdos Relacionados

<script>
	function linksToBlank(){
		var links = document.getElementsByTagName("a");
        var l = 0;
        for (var i = 0, l = links.length; i < l; i++) {
           links[i].target = "_blank";
        }
    }
	window.onload = linksToBlank;
</script>