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Objetivo

Permitir que seja realizada as escalas no posto de trabalho, assim como realizar a alocação de atendentes de forma mais prática criando-se relacionamento entre o atendente e determinados postos de trabalho e desta forma possibilitar a realização de alocações automáticas e manuais de acordo com a escala dos postos de trabalhos.

Para que seja realizada as manutenções nos postos referente a utilização das escalas serão realizadas as ações:

É importante considerar que as informações para o Gestão de Escalas dependem de pré-condições cadastradas nas seguintes rotinas:

  • Escalas
  • Gestão de Contratos
  • Usuário do sistema cadastrado no Grupo de Acesso/Perfil
  • Calendário de Feriados
  • Funcionários
  • Atendentes
  • Local de Atendimento

Ao confirmar a alocação automática serão processados os contratos, postos e escalas realizando as alocações conforme configuração da escala do posto. Da mesma forma que a alocação por escala,  serão realizadas as alocações dos atendentes que foram relacionados ao posto de trabalho, assim como as coberturas definidas para o posto sempre considerando os horários e dias de trabalho e folga conforme calendário do módulo de ponto eletrônico.

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 


 

Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

Na tela de Gestão de Escalas, pressione F12, preencha os parâmetros e clique em OK.

Selecione o contrato e clique no botão Posto x Calendário.

Neste cadastro é possível relacionar o item de Recurso humano definido no orçamento de serviços com um calendário de feriados.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Posicione o cursor sobre o contrato e acesse Outras Ações / Posto x Escala.

Neste cadastro é possível relacionar o item de Recurso humano definido no orçamento de serviços com a escala configurada no Cadastro de Escalas.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Posicione o cursor sobre o contrato e acesse Outras Ações / Posto x Funcionário.

Neste cadastro é possível relacionar os funcionários a cada turno da configuração da escala, tanto os efetivos quanto os funcionários para cobertura (Folguista, Almocista, Ferista) definindo assim todos os funcionários necessários para realizar o atendimento por completo do posto de trabalho.

Após acessar esta opção visualize e acesse Outras Ações / Selec.Atend a tela a seguir permite selecionar os atendentes.

É possível ainda definir um período em que o funcionário atuará no posto de trabalho, assim no momento de efetuar a alocação do posto é considerada a data de alocação com as datas de inicio e fim do funcionário no posto de trabalho. Podendo assim, alocar mais de um funcionário no grupo, em períodos diferentes para atender as necessidades no posto, permitindo a flexibilidade de trabalho com o funcionário.

Neste cadastro não devem ser realizadas validações referentes ao turno do funcionário e do posto, pois assim o atendente pode ser alocado em um posto com o horário diferente ao do seu cadastro.

Exemplo:

  • Turno do posto 1 – 001 – Horário: 08:00 às 12:00
  • Turno do posto 2 – 002 – Horário 13:00 às 18:00
  • Turno do Funcionário – 003 – Horário 08:00 às 18:00

Neste caso o funcionário pode ser alocado nos 2 postos no mesmo dia, porém em um será alocado da 08:00 às 12:00 e em outro das 13:00 às 18:00.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para realizar a alocação, aplique o RDMAKE do Ponto Eletrônico disponibilizado no portal do cliente.

Posicione o cursor sobre o contrato e acesse Outras Ações / Alocação por escala.

Nesta rotina é possível alocar os atendentes com base na configuração do cadastro de Escala, relacionamento Posto x Escala e relacionamento Posto x Funcionário.

É carregada a listagem com todos os turnos configurados na escala do posto e os funcionários definidos no cadastro de Relacionamento entre Posto X Funcionário. Nesta listagem é possível realizar alterações nos funcionários que irão cumprir o turno da configuração da escala, assim como selecionar quais itens/funcionários compõem a escala.

Se na configuração da escala for definido que a escala possui folguista /almocista /ferista /jantista, são sugeridos os funcionários destes tipos, relacionados ao posto de trabalho.

Após conferir e ajustar os atendentes da escala, pulse na opção Montar escala, para visualizar a listagem com todas as agendas dos funcionários baseado na escala do posto.

Os horários e dias de trabalho e folga do atendente são gerados de forma integrada ao ponto eletrônico, assim, todas as configurações realizadas para a montagem do calendário no módulo Ponto Eletrônico são consideradas para a montagem da agenda do atendente.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para realizar a alocação, aplicar o RDMAKE do Ponto Eletrônico disponibilizado no portal do cliente.

Selecione o contrato e acesse Outras Ações /Alocação automática.

Esta funcionalidade faz a alocação dos atendentes conforme as configurações da escala do posto.

O sistema exibe a tela para configuração dos parâmetros.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Aplicar o RDMAKE do Ponto Eletrônico disponibilizado no portal do cliente.

Esta opção permite realizar a manutenção de uma determinada agenda a partir da alocação por escalas.

Na tela de Gestão de Escalas, pressione F12, preencha os parâmetros e clique em OK.

Selecione o contrato e acesse Outras Ações / Alocação por escala, preencha os parâmetros e clique em OK.

Posicionar no grid Agenda, e em Outras Ações / Manut.Agenda.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

 

Principais Campos 

Campo

Descrição

Cliente De / Até ?

Utilize a lupa ao lado do campo ou a tecla F3 para acessar a consulta padrão e selecionar o cliente.

Exemplo:

000001 / 000002

Loja De / Até ?

Utilize a lupa ao lado do campo ou a tecla F3 para acessar a consulta padrão e selecionar o a loja do cliente.

Exemplo:

01 / 02

Contrato De / Até ?

Utilize a lupa ao lado do campo ou a tecla F3 para acessar a consulta padrão e selecionar os contratos.

Exemplo:

00000000000100 / 00000000000110

Calendário ?

Posicione o cursor para selecionar o código do calendário.

Exemplo:

000001

Alocação De / Até ?

Informe o período da alocação.

Exemplo:

De 05/03/2016  até 06/04/2016

Apresentar agendas ?

Utilize a seta indicadora ao lado do campo e selecione entre as opções:

Exemplo:

Todas

Apresentar folgas ?

Utilize a seta indicadora ao lado do campo e selecione entre as opções:

Exemplo:

Sim

Escala  De/ Até?

Utilize a lupa ao lado do campo ou a tecla F3 para acessar a consulta padrão e selecionar os contratos.

Exemplo:

000001

Posto De / Até ?

Utilize a lupa ao lado do campo ou a tecla F3 para acessar a consulta padrão e selecionar os contratos.

Exemplo:

000010 / 000034

Supervisor De / Até ?Utilize a lupa ao lado do campo ou a tecla F3 para acessar a consulta padrão e selecionar os contratos.

Exemplo:

000067 / 000071

Mot.Manut

Utilize a seta indicadora ao lado do campo e selecione entre as opções:

Exemplo:

000002 (Falta)

Tipo do DiaUtilize a seta indicadora ao lado do campo e selecione entre as opções:

Exemplo:

N - Não Trabalhado

Data inicial de alocação / Data final de alocação?

Informe as datas, inicial e final que correspondam à alocação.

Exemplo:

01/03/2016 a 30/04/2016.

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