Para visualizar o vídeo de apresentação, clique aqui.

Acesso aos Menus do Portal Totvs Gestão Educacional

 

 

 

O Mural do portal tem como objetivo, realizar a apresentação da IE para os Alunos, Responsável Acadêmico e Responsável Financeiro. A IE pode parametrizar os avisos para que os mesmo fiquem em destaque, e através dela, o aluno poderá ser redirecionado para algum menu específico, como exemplo: Avaliação Institucional.

 

Parametrização

1- Conceder Permissão para o Usuário que irá realizar a parametrização do Banner a ser exibido no Portal do Aluno.

(aviso) Serviços Globais | Acesso | Perfis | 'Sistema' Educacional | Acesso Menu| Educacional | Currículo e Oferta | Acadêmico | Auxiliares | Banner

 

2- Acessar o menu: Banner para realizar a configuração do Banner a ser exibido no portal

(aviso) Totvs Gestão Educacional | Currículo e Oferta | Acadêmico | Auxiliares | Banner

2.1 - Titulo para apresentação: O Título que aparecerá sob a imagem a ser ser configurada;

2.2 - Link: Caso deseja redirecionar o Aluno para outra página, informar o link neste campo;

2.3 - Data Inicial : A data inicial determina a data em que o Banner será apresentado no mural. A data Inicial é preenchida automaticamente de acordo com a data corrente, mas é possível informar uma data anterior ou posterior a data atual;

2.4 - Data Final: A data final determina o dia em que o Banner será apresentado no mural;

2.5 - Ordem: O campo ordem tem como objetivo definir a ordem de apresentação do mural.

Exemplo: Existem 2 Banners com a ordem de apresentação = 1
--- A data do 1º Banner é do dia 01/12/2016 á 31/12/2016
--- A data do 2º Banner é do dia 15/12/2017 á 15/02/2017
A ordem de apresentação será: a partir 1º Banner

2.6 - Parâmetro Ativo: Este parâmetro determina que o banner está ativo ou não, através deste parâmetro que o usuário determina se o Banner será apresentado no mural;

2.7 - Imagem: O campo imagem tem como objetivo determinar qual a imagem será exibida no mural, é possível cadastrar com as seguintes extensões: .JPG , .JPEG, .JPE


 

Apresentação da Funcionalidade

  

Nessa página irá conter todas as informações do aluno como contato, endereço, curso, registro acadêmico, turno e toda sua identificação.

Para que possa ser visualizado no portal os dados pessoais do aluno, deve ser dado a permissão em seu perfil.

(aviso)  Acessar MDI/Menu/Serviços Globais/Perfil/Educacional (portal) /Acadêmico/ Dados pessoais.

Após dar permissão, para o acesso no portal deve ir no canto superior direito onde encontra-se a foto do aluno e clicar nela, onde irá aparecer ‘Cadastro acadêmico’. Segue:

Para que o aluno possa fazer alterações em seu cadastro vai depender da parametrização na MDI.  

(aviso) Acessar configurações|Parametros|RMPortal |Geral 1/9

  • Com a Opção Apenas consulta marcada, o aluno não poderá fazer nenhuma alteração em seus dados.
  • Com a opção Solicitar alteração para a Filial do aluno marcada, o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer alterações, porém quando ele salva ainda fica as informações antigas e ele é informado que foi enviado para sua filial. É enviado as alterações para o e-mail cadastrado na filial do aluno e o responsável por receber estes e-mails na instituição deverá alterar no cadastro do aluno. Só assim ficará disponível para o aluno.
    (aviso)  Para cadastrar o e-mail na Filial do aluno basta acessar MDI/Fiscal/Filial/Anexos/Dados Educacionais.
  • Com a opção Solicitar alteração para o Nível de ensino do aluno marcada, o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer alterações, porém quando ele salva ainda fica as informações antigas e ele é informado que foi enviado para seu nível de ensino. É enviado as alterações para o e-mail cadastrado no nível de ensino do aluno e o responsável por receber estes e-mails na instituição deverá alterar no cadastro do aluno. Só assim ficará disponível para o aluno.
    (aviso)  Para cadastrar o e-mail do Nível de ensino do aluno basta acessar MDI/ Configurações/ Nível de Ensino.
  • Com a opção ‘Permitir Alteração’ marcada o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer qualquer alteração em seus dados e salvar.

 

A foto do aluno somente é possível incluir pela MDI no cadastro do aluno. No portal para sua visualização ela tem o tamanho máximo de 190x190px e dependendo do seu tamanho e formato (quadrada ou retangular) ela é ajustada para melhor visualização.

 

Nessa página irá conter todas as informações Profissionais do aluno, como Empresa, Cargo e endereço.Para que possa ser visualizado no portal os dados profissionais do aluno deve ser dado a permissão em seu perfil:    

(aviso) Acessar MDI/Menu/Serviços Globais/Perfil/Educacional (portal) /Acadêmico/ Dados pessoais/Dados profissionais.

 

Após dar permissão, para o acesso no portal deve ir no canto superior direito onde encontra-se a foto do aluno e clicar nela, onde irá aparecer ‘Cadastro acadêmico e clicar na segunda aba de ‘Dados profissionais'.

Para que o aluno possa fazer alterações em seu cadastro profissional vai depender da parametrização na MDI.  

(aviso) Acessar configurações|Parametros|RMPortal |Geral 1/9

  • Com a Opção 'Apenas Consulta' marcada, o aluno não poderá fazer nenhuma alteração em seus dados.
  • Com a opção Solicitar alteração para a Filial do aluno marcada, o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer alterações, porém quando ele salva ainda fica as informações antigas e ele é informado que foi enviado para sua filial. É enviado as alterações para o e-mail cadastrado na filial do aluno e o responsável por receber estes e-mails na instituição deverá alterar no cadastro do aluno. Só assim ficará disponível para o aluno.
    (aviso)  Para cadastrar o e-mail na Filial do aluno basta acessar MDI/Fiscal/Filial/Anexos/Dados Educacionais.
  • Com a opção Solicitar alteração para o Nível de ensino do aluno marcada, o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer alterações, porém quando ele salva ainda fica as informações antigas e ele é informado que foi enviado para seu nível de ensino. É enviado as alterações para o e-mail cadastrado no nível de ensino do aluno e o responsável por receber estes e-mails na instituição deverá alterar no cadastro do aluno. Só assim ficará disponível para o aluno.
    (aviso)  Para cadastrar o e-mail do Nível de ensino do aluno basta acessar MDI/ Configurações/ Nível de Ensino.
  • Com a opção ‘Permitir Alteração’ marcada o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer qualquer alteração em seus dados e salvar. 

Visualização do responsável acadêmico e Financeiro

Ao cadastrar o responsável financeiro e acadêmico do aluno na MDI no cadastro do aluno e dado a permissão em seu perfil para que fique visível no portal, consequentemente irá ser exibido no portal.

O Responsável acadêmico é possível colocar foto personalizada pela MDI, porém o responsável financeiro não. Isso ocorre pelo fato do responsável ser um cadastro de cliente/fornecedor já o responsável acadêmico vem do cadastro de pessoas. Após o cadastro feito e exibido no no portal, é possível que o aluno edite e-mail, telefones de contato como é possível ver na imagem a baixo:


 

O Responsável financeiro e acadêmico não precisa ser a mesma pessoa, pode ser qualquer pessoa que o aluno/responsável deseja que cadastre.

 

Visualização dos responsáveis temporários

Nesta tela é possível que o aluno e o responsável acadêmico vejam o cadastro feito do responsável acadêmico e financeiro do aluno, cadastrado pela instituição na MDI do educacional no cadastro do aluno. Mas para que fique visível no portal, deve-se dar permissão no perfil do aluno.

Acessar Serviços Globais| Perfil|

 

Ao dar permissão também no item de responsáveis temporários, o aluno e o responsável acadêmico poderá incluir responsáveis temporários para o aluno, porém no portal não é possível excluir os antigos responsáveis apenas coloca-lo como ativo ou inativo.

  

 

Após salvar os responsáveis temporários é possível editar apenas e-mail e telefones para contato.

 

Nesta tela de movimentação acadêmica, é possível visualizar todas toda movimentação do aluno, como: matricula, trancamento de curso, se ele está cursando, foi aprovado ou reprovado dentre outros. É possível também  visualizar se aluno foi selecionado para fazer o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), caso selecionado se ele compareceu para fazer a prova. Além dessas informações é possível visualizar qual foi o tipo do ingresso do aluno, data de inicio e conclusão do curso.

Antes de qualquer coisa é necessário dar permissão no perfil do aluno para que ele consiga acessar as movimentações, sem dar permissão ao perfil para o aluno, a aba não ficará disponível:

(aviso)  Serviços Globais| Perfil |Acadêmico|Movimentação acadêmica:

 

 No portal basta clicar na foto do aluno no canto superior direito da tela, onde irá direcionar para o registro acadêmico, daí é só clicar em movimentação acadêmica:

 

 

Movimentação Acadêmica para o Ensino Superior:

Apenas no ensino superior terá as informações de ENADE, Coeficiente de rendimento e média Global, tipo do ingresso data de inicio e data de conclusão do curso no inicio da tela.

Coeficiente de rendimento: O coeficiente de rendimento pode ser chamado também de CR ou Média Ponderada nada mais é que o índice que representa a sua performance como aluno. Para o calculo é só multiplicar a nota pela quantidade de créditos dividido pela quantidade total de créditos do aluno (NOTA*CREDITO DA DISCIPLINA / QUANTIDADE TOTAL DE CRÉDITOS). É possível acessar esses dados pelo Período letivo (não pode ser editado o calculo é automático via fórmula) ou do curso em geral ( pode ser digitado na mão). Hoje no portal essas informações que temos na movimentação acadêmica é do curso em geral.

Média Global: A média global é a Nota divido pela quantidade de disciplinas (NOTA DA DISCIPLINA / QTD DE DISCIPLINAS).

 

Print da media global no curso e no período letivo

 

Hoje para facilitar as instituições na MDI possui o Menu de 'Apuração de Resultados' lá é possível informar as fórmulas já com os cálculos que a instituição preferir sobre média global e CR para que o calculo seja feito automaticamente. Para incluir a fórmula deve acessar MDI| Matrícula e Avaliação|Apuração de resultados:


PRINT da apuração de resultados


 

Para cadastrar o tipo de ingresso, data de ingresso e data da conclusão do curso, deve acessar a MDI

(aviso)Cadastro do aluno | Anexo |Curso Habilitação | Aba de ingresso

 

E a conclusão do curso na aba de diploma:

 

 Configuração do ENADE, deve ser feito também na MDI em :

(aviso) Matricula no período letivo | Aba ENADE

 

 E de acordo com as informações feitas na MDI aparece no portal separadas por período letivo, segue:

 

Os campos em branco aparece quando a situação para a prova do MEC está marcada como NENHUM, consequentemente não terá data e nem comparecimento.

Movimentação acadêmica vai aparecer toda a movimentação do aluno durante toda sua vida acadêmica separadamente por período letivo podendo ser agrupada de acordo com o que desejar

Para fazer o agrupamento bastar arrastar qualquer coluna para o cabeçalho.

 

Movimentação Acadêmica para Ensino Básico:

No Ensino básico não exibe as informações do ENADE, e nem as informações do curso como do ensino superior.  Só exibe as informações da movimentação acadêmica do aluno que também é separada por período letivo e podendo ser agrupadas:

 

A Central do Aluno tem como objetivo unificar a estrutura acadêmica do aluno em relação a Notas, Faltas, histórico e Ocorrências.

Neste menu o Aluno poderá acompanhar a relação de faltas que o mesmo obteve na durante o período letivo.

Para o que aluno consiga visualizar os dados

 

 

 Este Menu está disponível apenas para o contexto Ensino Básico.

 

Este menu tem como objetivo, listar a relação do histórico do Aluno.

O histórico no portal, seguirá a mesma estrutura do histórico na MDI. Onde o aluno contará com as seguintes informações:

  • Dados da Disciplina;
  • Código da Disciplina;
  • Carga Horária;
  • Faltas;
  • Notas/Conceito

Além disso, contará com a informação do nome, cidade e estado da Instituição de Ensino que o aluno estudou.

 

Print

Informações da disciplina tem o objetivo de informar o aluno detalhes sobre as disciplinas separadamente.
Para acessar as informações, basta clicar em cima da disciplina em qualquer tela que ela está disponível.
Por exemplo na tela de notas:

Ao clicar na disciplina vai abrir uma segunda tela com algumas informações sobre a disciplina, e para saber mais, basta clicar em 'Ver mais informações', onde irá abrir a seguinte página:

Aulas da Disciplina:


Nesta tela é possível visualizar através do plano de aula gerado na MDI, todas as aulas que o aluno terá. Pode ser visualizado no filtro com a data que preferir, por 'Esta semana', por 'Hoje', e pela 'Próxima semana'.

Sem expandir a linha da aula é possível visualizar o total de faltas, total de lições de casa, total de matérias disponível e se há ocorrências e avaliações. ao expandir na setinha ao lado da data é possível visualizar detalhadamente por aula ausências, materiais e a visualização da lição de casa.

Ao clicar no horário da aula é possível visualizar o conteúdo previsto e realizado daquela disciplina, a lição de casa e o material disponível para download.

Plano de aula:

Ao clicar no Materiais ele irá direcionar diretamente para a tela de material para download. Mesma coisa acontece caso clique diretamente em cima da lição de casa.

Na coluna de avaliação e ocorrências quando o possui, irá aparacer os ícones indicando como segue a baixo. Ao clicar em avaliações ele é direcionado para aba de avaliações mesma coisa ocorre caso clique no ícone de ocorrências.

Após clicar no ícone de avaliações abrirá a aba de avaliações :

Após clicar no ícone de ocorrências abrirá a aba de ocorrências :


Informações:

As informações da disciplina nada mais é que o Complemento da disciplina disponivel na MDI. Complemento da disciplina  são informações complementares que caracterizam a disciplina, como Ementas, Bibliografias, Plano de ensino, portarias, forma de avaliação, dentre outras.

Para cadastrar o complemento da disciplina no ENSINO BÁSICO, acessar:

(aviso) Matriz curricular| Disciplinas da Matriz curricular| Anexo da Disciplina| Complemento da disciplina

 

Para que fique visível no portal o parâmetro "Complemento liberado para visualização '' deve estar marcado como mostra a cima, assim fica disponivel para o aluno no portal. Isso aplica também para o ensino superior.

Para acessar o complemento da disciplina no ENSINO SUPERIOR, está disponível no anexo da disciplina| Complemento da Disciplina

 

Neste print é possível ver que tem mais um parâmetro de PERÍODO LETIVO, esta situação acontece quando o Parâmetro abaixo no educacional está marcado. Dessa forma ao selecionar o período letivo no complemento da disciplina o portal só exibe os complementos do período letivo selecionado. Este parâmetro também se aplica no ENSINO BÁSICO.

No Portal é exibido os complementos cadastrados separados pelos TIPOS, ao expandir o tipo é possível visualizar todos os cadastros feitos separadamente por uma linha.

Os tipos de complemento são os nomes que a instituição define para cada um deles, são os já citados acima como Ementas, Bibliografias, etc. Desta forma a instituição não fica limitada a nomes fixos, podendo editá-los da forma que mais seja adequado à sua realidade.



Faltas:


Avaliações:
Essa tela é apenas a visualização de avaliações que o aluno possui da disciplina selecionada.


Materiais:


Ocorrências: Essa tela é apenas a visualização das ocorrências que o aluno possui da disciplina selecionada.

 

 

 

 

Menu específico para o Contexto Ensino Superior

 

 

Neste menu, irá listar todas as Atividades Ofertadas disponíveis para o aluno, conforme a parametrização realizada pela Instituição de Ensino.

Ao acessar o menu, o aluno contará com um filtro, onde poderá filtrar as Atividades Curriculares por componentes para melhor visualização.

As atividades estarão classificadas através de uma legenda sendo:

Aberto para Inscrições: São todas as Atividades em que o aluno poderá se inscrever, seguindo as seguintes regras:

  1. O Período da Atividade deverá compreender o período atual;
  2. O Período das inscrições deverá estar cadastrado dentro do período atual;
  3. Possuir vagas disponível para inscrição;
  4. Associar o Curso/Habilitação para que os alunos possam se inscrever.

Ultimas Vagas:É a relação de todas as Atividades Ofertadas que estão com poucas vagas disponíveis.

Para determinar a quantidade de vagas, será necessário cadastrar a quantidade de vagas no cadastro da Atividade Ofertada.O cadastro é realizado em:

(aviso) Totvs Educacional | Atividades Acadêmicas | Acadêmico | Atividades Ofertadas

Últimos Dias: É a relação de todas as atividades que estão com o período de inscrição próximo a data de encerramento

Vagas Esgotadas: É a relação de todas as atividade que não possui vagas, onde não será possível que o aluno se inscreva na Atividade Curriculares.

 

 

 

 

 

Neste menu, o Aluno terá uma visão geral de todas as Atividades Curriculares em que o mesmo está inscrito que ainda não foi inciada, as atividades que estão em execução e as atividades que já foram concluídas.

Ao acessar o menu, o aluno contará com um filtro, onde poderá filtrar as Atividades Curriculares por componentes para melhor visualização.

As Atividades Curriculares Inscritas estão classificadas através de uma legenda, sendo:

Não Iniciada: São atividades que o Aluno efetuou a inscrição, porém a sua execução não foi iniciada

Obs: Para classificar as Atividades Curriculares para "Não iniciada", o período da atividade deverá estar com a data posterior a data Atual.

Exemplo:

A data atual é 19/12/2016, o Período da Atividade deverá iniciar a partir do dia 20/12/2016.

 

Em Andamento: É a relação de atividades em que o Aluno está executando atualmente.

print

Concluída: É a relação de Atividades que o aluno já concluiu.

Obs: Para determinar a conclusão da atividade, é necessário que o campo Data de Início e Data Fim no cadastro do contexto do Aluno esteja preenchido.

print

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Quadro de horários do aluno consiste na exbição do cadastro feito na MDI dos horários de cada disciplina semanal.

Para o cadastro na MDI, acessar Montagem de quadro de horários selecionar período letivo, turma e turno. Após carregar as disciplinas  só arrastar para o horário e dia desejado.Cadastrado na MDI, acessar cadastros globais|perfil| Quadro de horário e dar permissão para que o aluno possa visualizar o quadro no portal. Segue:

  

 Dado a permissão, acessar:
(aviso)  Portal|menu|Quadro de horários:

 

  • A faixa mais escura no dia da semana indica o dia vigente para o aluno.
  • Caso tenha disciplina modular, será identificado pelo asterisco e com a legenda explicando em cima do quadro de horário.
  • O quadro de horário é por periodo letivo, é possível alterar o periodo letivo e verificar horários de períodos anteriores
  • Caso o aluno queira ver sala, prédio, professor da disciplina basta clicar em cima da disciplina que irá exibir a tela a baixo:

 

Ao clicar em ver mais informações o aluno é direcionado para a tela de informações da disciplina.

Para saber mais sobre as informações da disciplina, ainda aqui no TDN clique no menu Disciplinas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este menu tem como objetivo listar a relação de todos os boletos do aluno de acordo com a seleção do contexto.

O Aluno ainda contará com os seguintes filtros de acordo com a seleção do Período Letivo.

Pagos: Lista a relação de todos os boletos pagos.

Pagos Parcialmente: Lista toda a relação de boletos pagos parcialmente.

Em aberto: Lista a relação de todos os boletos em aberto.

Cancelado: Lista a relação de todos os boletos cancelados pelo setor financeiro.

O Filtro: "Boletos em aberto de todos os Períodos Letivos" lista a relação de todos os boletos em aberto em todos os Períodos Letivos.

Observações:

O Usuário da Secretaria tem a opção de determinar a visualização dos boletos Cancelados e Pagas Parcialmente no portal através do parâmetro: Totvs Gestão Educacional | Parâmetros | RM Portal | Portal Geral 7/10

  • Não exibir boletos cancelados na tela de histórico Financeiro do aluno
  • Possibilitar a impressão de boletos pagos parcialmente

 

O Aluno tem a opção de efetuar o pagamento dos Boletos com Cartão de Crédito no Totvs Portal Educacional.

Através do menu: Financeiro | Extrato Financeiro, onde é possível realizar o pagamento de mensalidade e outras taxas usando cartão de crédito, e agora permite também o parcelamento do valor e o uso da função débito da operadora de Cartão de Crédito CIELO.

A instituição irá definir se permite o pagamento por essas opções, e se afirmativo, o usuário poderá realizar o pagamento com cartão de crédito ( à vista ou parcelado) ou cartão de débito. O boleto pago já será baixado automaticamente no sistema.

Configuração no Totvs Gestão Financeira
No Totvs Gestão Financeira será necessário parametrizar a bandeira ( Visa / Master ) que será utilizado no processo e os dados do lojista.

Através do Menu: Contas a Receber | Baixas | Cartão de Crédito | Configurações Globais Cartão / Débito. Informar os dados do Lojista ( Código de afiliação / Chave de acesso e o Endereço de Acesso).

- Selecionar a opção de Pagamento: BuyPage e ChekOut;

- Configurações Cartão Bandeira Visa. Permite ativar a função de Crédito e Débito;

- Configurações Cartão Bandeira Mastercard. Permite ativar a função Crédito.

Para ambas as bandeiras necessário informar : Conta Caixa, Meio de pagamento e o Número máximo de Parcelas.

Configuração no Totvs Gestão Educacional

- O Educacional não está integrado ao Protheus;

- O parâmetro do portal possibilitando o pagamento com cartão deverá estar ativo;

Totvs Gestão Educacional | Configurações | Parâmetros | RM Portal | Portal Geral 7/10 - Pagamento dos boletos pode ser efetuado com Cartão de Crédito

- A matriz aplicada do contexto não estiver configurada para não permitir pagamento com cartão;

Totvs Gestão Educacional | Currículo e Oferta | Matrizes Curriculares | 'Anexo' Matriz Aplicada

Acesso ao portal com Login do Aluno e/ou Responsável Acadêmico / Financeiro

Acessar o menu: Financeiro | Boletos e selecionar o botão: Cartão.

Selecionar a opção de Pagamento: Cartão de Crédito ou Débido, e informar a quantidade de parcelas para pagamento.

 

Em seguida, o usuário será redirecionando para a página da CIELO para que seja informado os dados do Cartão de Crédito / Débito.

 

Após efetuar o pagamento, o boleto será baixado automaticamente, caso ocorra a mensagem: Aguardando Liberação do Setor Financeiro, executar o processo em:

Totvs Gestão Financeira | Movimentações Bancárias | Cartão de Crédito / Débito | Ajuste de Transações

Para que os boletos sejam baixados e o status seja alterado no Portal.

 

Observações:

• Nossa aplicação trabalha somente com o ambiente da operadora Cielo.

• Somente as bandeiras Visa e Mastercard podem ser configuradas.

 • Para a função débito no momento aceita somente a bandeira Visa ( Visa Electron) com cartões emitidos pelos bancos validados pela Cielo: Bradesco, Bando do Brasil, Santander e HSBC. Novos bancos certificados podem ser verificados no site www.cielo.com.br

 • A digitação e validação dos dados do cartão ocorre no ambiente da Cielo (ByPageCielo) sem interferência do aplicativo.

 

A Listagem dos Beneficios consiste em todas as bolsas que o aluno possui. Na MDI o cadastro é feito no cadastro do aluno, no caminho a baixo:

 (aviso)Aluno| Anexo | Contrato | Anexo do contrato | Bolsas

 

Após feito este cadastro, para que fique visível no portal é necessário dar permissão no perfil do aluno:

(aviso)Serviços Globais | Perfil |  Financeiro |  Beneficios

 

Ao logar no portal a visualização das bolsas está disponível em Financeiro|Beneficio:

 

Nesta página irá contenter todas as bolsas cadastradas para o aluno na MDI, ativas e inativas de acordo com a legenda

 Verde para bolsas ativas, como mostra acima  e Vermelho para bolsas inativas:

 

Além das informações de serviço,data de inicio da bolsa, o desconto, data término, contrato que está vinculado a bolsa do aluno, data de cancelamento quando for cancelada e motivo, e data de concessão da bolsa irá exibir também o ícone identificando se a bolsa é retroativa.

 

 

O processo de Bolsa Retroativa é utilizado para instituições que desejam incluir ou excluir bolsas para seus alunos depois que os lançamentos já foram gerados e até mesmo baixado.Os lançamentos das parcelas que receberão as bolsas ou que serão excluídas bolsas já lançadas serão atulizados automaticamente.

 

Para saber como incluir uma bolsa retroativa acessar documento: http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=63865981

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Avaliação Institucional está disponível apenas para o Contexto Ensino Superior

A avaliação institucional é um mecanismo de análise que proporciona o autoconhecimento institucional das organizações de ensino superior. Tem como objetivo construir conhecimento sobre sua própria realidade buscando entender a amplitude de suas atividades para melhorar a sua qualidade educativa e atingir maior expressão social. Ela faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

As avaliações das Instituições de Educação Superior são desenvolvidas em duas etapas: auto avaliação coordenada por uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada Instituição de Ensino Superior (IES); avaliação externa realizada por comissões designadas pelo INEP.

Nesta página serão exibidas as avaliações disponíveis para o aluno para que ele possa executar.Para responder a Avaliação Institucional, clique no botão: Responder.

print.

 

 

 

 

 

Veja também:

(estrela) Portal - Totvs

(estrela) Blog - Totvs

(estrela) Portal do Cliente - TOTVS 

(estrela) TOTVS - Tecnologia

(estrela) Fluig - Comunidade Totvs Educacional

 

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