Esse módulo foi criado com o intuito de agilizar no Depósito os processos operacionais de:
Recebimento.
Armazenagem.
Separação.
Conferência.
Movimentação.
Coleta Fracionada.
Auditoria.
Inventário.
O sistema "MOBILE" substitui a "Emissão do Romaneio" e a "Contagem Física Manual" das mercadorias.
OBSERVAÇÃO
Este manual foi desenvolvido considerando que o usuário já está familiarizado com o RMS e sua navegação.
É necessário o conhecimento dos módulos do RMS mencionados acima que serão complementares a este manual, uma vez que seus processos serão necessários para o procedimento inicial do Modulo MOBILE.
Cadastro dos Parâmetros
Código:003
Acesso: CONATVXXXX.
Descrição: Define se a utilização da convocação ativa.
XXXX: Código do Depósito SEM dígito preenchido com zero à esquerda (sempre com 4 caracteres).
Conteúdo: (S) ou (N).
Código:110
Acesso:CONATVTIME:
Descrição: Determina o tempo de resposta (pooling) para a definição de tarefas a serem alocadas para o operador na Comunicação Ativa.
Conteúdo:
tempo definido para que o Painel defina status de "SEM RESPOSTA" para o PDT.
Código:003
Acesso:UNITZPADR.
Descrição: Código do Unitizador padrão (Recebimento).
Conteúdo: Código do unitizador padrão referente ao cadastro de unitizadores (Ver: WMS/Logística/Cadastro/Tipos de Unitizadores), (tabela AG1TPUNI), sempre com 3 caracteres (completar com zero à esquerda).
Código:003
Acesso: AUTOPLXXXX.
Descrição: Como identificar se o Pallet será gerado automaticamente (Separação).
XXXX: Código do depósito SEM dígito preenchido com zeros à esquerda (sempre com 4 caracteres).
Conteúdo: (S) ou (N).
Código:003
Acesso: PRODGENDEV.
Descrição: Parâmetro para receber mercadorias não cadastradas.
Conteúdo: XXXXXXXYYYYYYYWWWWWWZZZZZZZ.
XXXXXXX
YYYYYYY
WWWWWW
ZZZZZZZ: Código do produto sem dígito preenchido com zeros à esquerda (sempre com 7 caracteres)
Obs: Os produtos indicados deverão estar cadastrados como tipo "Temp". Caso não queira indicar todos os códigos completar o campo com 0000000 (zeros).
Código:101
Acesso: NROTRANSRF.
Descrição: Parâmetro utilizado para numeração das atividades do RF.
Conteúdo 1: Número atual de Atividades (Caso o parâmetro não exista, o indicado é 1).
Conteúdo 2: Número inicial das atividades (Caso o parâmetro não exista, o indicado é 1).
Conteúdo 3: Número máximo permitido (Indicado: 9999999).
Código:003
Acesso: RCPPALXXXX.
Descrição: Parâmetro para receber mercadoria por controle de Pallet (Recebimento).
XXXX: Código do depósito SEM dígito preenchido com zeros à esquerda (sempre com 4 caracteres).
Conteúdo: (S) ou (N).
Código: 003
Acesso: ETQGON{*}XXXX.
Descrição: Parâmetro tipo numeral (tipo da etiqueta)
Utilidade: Para utilização de etiqueta Personalizável
Obs.: *XXXX – Número da loja.
Código: 003
Acesso: ETQGONPADR.
Descrição: Parâmetro tipo numeral (tipo da etiqueta)
Utilidade: Para utilização de etiqueta Padrão
Código = 76 Acesso: MOTIVO8
Descrição: No cadastro da tabela 76 para que o motivo da troca seja exibido no coletor, é necessário cadastrar a palavra motivo, seguido do número 8 e também justificar a troca.
Utilidade: Utilizado pelo coletor para justificar o motivo de uma troca.
Obs: MOTIVO8055 QUEBRAS / FALTAS PADARIA
DETALHAMENTO DO PARÂMETRO:
Conteúdo = N | |
O operador deverá informar apenas a quantidade de caixas, sendo que o Campo Lote e o Campo Validade dependem do cadastro do produto. |
O sistema irá sempre somar a quantidade recém digitada à quantidade que já foi contada do item.
|
Conteúdo = S | |
|
Para DEFINIR A UTILIZAÇÂO DA RÁDIO FREQÜÊNCIA NA LOJA OU DEPÓSITO é necessário acessar o programa VGDUPAIN – Painel de Controle da Logística, através do menu em:
WMS / Painel de Controle.
QUADRO DE AUTOMAÇÃO WMS.
Para as opções serão usadas as seguintes nomenclaturas:
As opções deverão seguir a orientação abaixo para ATIVAR os módulos correspondentes nos COLETORES.
Para que o operador possa executar os procedimentos dentro do Coletor é necessário que esteja associado a um turno (Ex: matutino, vespertino, noturno, madrugada, etc.). Caso contrário, o sistema não autorizará o procedimento.
EXEMPLO:
Turno das 24:00 às 12:00 = OK para execução de tarefas.
Turno das 12:00 às 24:00 = Bloqueado (Horário não autorizado no cadastro de turnos).
Informe os campos de tela.
Esse tipo de cadastro permite que o sistema saiba quais são os equipamentos disponíveis no depósito para uso do operador.
Essa informação associada à Convocação Ativa vai determinar as tarefas a serem alocadas para o operador, de acordo com o equipamento informado pelo mesmo, no momento do Login no coletor.
Informe os campos de tela.
Caso o equipamento não possua o endereço IP esse campo poderá ficar sem em branco.
Devem ser cadastradas todas as Docas existentes no depósito tanto para Entrada como para Saída, bem como a situação atual, ou status, da Doca.
Feito através do programa de Manutenção de Usuários_ RMS.
Permite determinar quem será usuário do Sistema.
Informe os campos de tela.
Cadastro de Operadores.
Permite determinar através do programa "VGRFOPER – Cadastro de Operadores", quem serão os operadores autorizados a operar o Coletor.
No menu entre em:
Informe os campos de tela.
Note que tanto poderão ser selecionados os processos do WMS, como os processos de Loja.
Depois dos cadastros necessários ao funcionamento do Modulo "MOBILE", pode-se dar início ao processo.
Nos depósitos estarão disponibilizados os COLETORES para uso dos operadores.
Esses COLETORES apresentam na tela um ícone de atalho para o programa "MOBILE".
Acionando esse ícone o COLETOR apresenta a tela abaixo.
O operador deverá:
A partir do momento que os dados forem conferidos e confirmados pelo o sistema, este apresentará uma tela informativa para que o operador possa verificar se seus dados estão corretos, bem como horário, data e turno.
TELA INFORMATIVA.
Nesse momento o operador confirma as informações para prosseguir com o processo.
O próximo passo é informar o código dos equipamentos que serão utilizados por ele durante o turno.
A cada equipamento informado o operador deverá teclar ENTER para acrescentá-lo à lista de equipamentos, que exibirá o código informado e a descrição do mesmo como mostra a figura abaixo.
Caso o operador tenha informado incorretamente o equipamento, poderá excluí-lo da lista.
Para isto basta selecioná-lo e clicando no botão excluir.
Feito isso o sistema apresenta na tela do Coletor o MENU dos módulos autorizados conforme a Permissão de Acesso cadastrada para cada operador.
As normas Globais para identificação automática GS1 BarCodes servem para identificar fisicamente o Item, Ativo, Localização ou Serviço, pela codificação dos Identificadores-Chave e Dados Adicionais GS1.
Com a introdução do GS1-128 específico para a representação dos Identificadores de Aplicação, o Sistema GS1 passou a permitir a codificação de informações complementares, tais como, datas limite de conservação e prazos de validade, quantidades, pesos, origem e localizações, entre outros, permitindo ainda a representação do número de lote de produção que, conjuntamente com a Norma ISO 9000, possibilita controlar o padrão de qualidade, bem como obter a localização e rastreabilidade dos Artigos ao longo da cadeia.
Para maiores informações sobre a padronização GS1 acesse o site http://www.codipor.pt/.
O código UCC/EAN-128 é estruturado da seguinte maneira: | |||||||
Margem | Start C | FNC1 | AI | Dado | D | Stop | Margem |
DADO: dados correspondentes ao AI aplicado, com formato determinado
| |
As informações de um Artigo podem estar distribuídas em mais de um código de barras. Na etiqueta acima, por exemplo, contém 3 códigos:
1 – Contém o EAN, Data de Validade e Lote
2 – Peso do Pallet, Quantidade de caixas e Número do pedido do cliente
3 – Código de Série da Unidade de Despacho
Os AIs (Identificadores de Aplicação) que o WMSMobile reconhece são:
01 |
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02 |
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10 |
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15 |
|
20 |
|
37 |
|
91 |
|
Nos Módulos de Recebimento e Finalização do Recebimento, a leitura de etiquetas poderá ser feita de forma sequencial, caso o Artigo tenha mais de um código EAN-128 com suas informações distribuídas entre as mesmas.
Ao ler um EAN-128 as informações de interesse contidas no mesmo serão distribuídas entre os campos na tela.
Após a distribuição das informações o campo do código do artigo ainda estará selecionado para que o Operador possa entrar com outro código, caso necessário.
As informações não necessárias serão desprezadas pelo processo.
Haverá casos em que o código não traga todas as informações necessárias para o recebimento, cabendo ao Operador preencher os campos faltantes.
Após a Leitura de todos os códigos de barras do Artigo, o Operador deverá confirmar o lançamento clicando no botão "Confirmar".
A leitura de etiquetas com EAN13 continua sendo possível, o WMSMobile está programado para diferenciar os padrões de códigos.
Nos outros módulos a leitura do EAN-128 selecionará apenas as informações de EAN e DUN14, desprezando as informações adicionais do produto, cabendo ao Operador preencher as informações restante se necessário.
A leitura do EAN-128 foi implementada em todos os módulos do WMSMobile.
O processo de Recebimento no MOBILE necessita que as Notas Fiscais sejam inseridas no Recebimento e os Veículos de Entrega identificados no processo de Portaria conforme manual.
Recebimento com controle de Portaria.
Entre na tela do programa VGRMFILA e clique na função CHEGADA.
O programa abre a tela para cadastro do veículo que será responsável pela entrega da mercadoria existente na Nota Fiscal.
O sistema abre o programa de Agendamento de Notas Fiscais VGRMCGNF.
O sistema exibirá uma mensagem informando que a Nota Fiscal é inexistente e permitindo
Cadastrar/ Incluir a Nota Fiscal através do Recebimento.
É permitido ao usuário informar outro intervalo, desde que seja respeitado o tempo de 30 minutos.
O sistema retorna para o programa Portaria.
Clique em FIM e o sistema retorna para o programa de FILA DE CAMINHÕES NA DOCA.
Nesse momento não será mais necessário agendar a Doca, uma vez que esse processo já foi feito.
Após o agendamento da carga para a Doca entre no programa Monitoramento de Rádio Frequência.
O sistema abre a tela do programa TASK Monitor do Recebimento, onde serão exibidas as ATIVIDADES SOLICITADAS e as ATIVIDADES EM ANDAMENTO.
As Atividades Solicitadas referem-se às cargas que ainda aguardam atendimento podendo estar ou não alocadas para algum operador.
As Atividades em Andamento referem-se às cargas que o operador já iniciou o processo de recebimento na Doca.
A partir desse momento as cargas solicitadas devem ser alocadas para o operador.
Selecione a carga ainda não alocada para um operador e escolha entre as funções F5- Alocar Manual ou F6- Alocar Automático.
F5 Alocar Manual = Permite escolher qual o operador deverá executar o atendimento da carga.
F6 Alocar Automático = O sistema determina qual o operador atenderá a carga.
O sistema retorna para a tela inicial com a carga já alocada para o operador selecionado.
Nesse momento o operador selecionado terá que acessar o modulo de Recebimento na tela de menu do seu Coletor para visualizar a tarefa que esta alocada para ele.
A tela trará as seguintes informações:
O operador deverá selecionar na tela entre as cargas alocadas para ele aquela que irá atender e clicar no botão Confirma.
Nesse momento serão solicitadas ao operador as informações referentes aos produtos da carga a ser recebida.
Quantidade e Código de Pallet.
As solicitações para informar a quantidade e o código de Pallet, dependem da parametrização informadas no sistema, conforme: Parâmetro Código:003, Acesso: RCPPALXXXX, já detalhado no início deste manual
Campo Lote e Campo Validade
As solicitações para informar o Lote e Validade dependem do cadastro do Produto (Transação 24 – Perecível e Validade).
Produtos não Cadastrados
Caso o operador receba um produto sem cadastro no sistema RMS deve informar o código de referência e as demais informações solicitadas (quantidade, Lote, etc.).
O RMS se incumbe de solicitar o cadastramento para o responsável.
Nota Importante:
Se o código for digitado incorretamente selecione a opção NÃO para a pergunta da tela e tente ler novamente o código do produto.
Produto RECEITA
Para os produtos RECEITA no recebimento o que deve ser conferido são os produtos COMPONENTES que fazem parte do Produto FINAL (RECEITA).
O Recebimento através do Coletor poderá apresentar quatro situações:
Se na conferência da Carga Recebida não houver nenhum tipo de Avaria, ou seja, violação de embalagem, data de validade expirada, etc. o operador deverá:
Recebimento COM AVARIA.
Se na conferência da Carga Recebida for detectado algum tipo de Avaria, como por exemplo violação de embalagem, data de validade expirada, etc. o operador deverá clicar no botão AVARIA na tela do Coletor.
O sistema abre a tela abaixo:
Informe o código do produto e a quantidade em unidades com Avaria.
Confirme.
Após concluir o recebimento o operador deverá finalizar o processo.
A tela trará as seguintes informações:
Para finalizar o atendimento basta selecionar a carga correspondente ao atendimento feito anteriormente.
CONFIRME.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
Em caso de notas fiscais de transferência, é necessário que a agenda de entrada esteja com a opção "Confere Custo" habilitado.
Recebimento SEM DIVERGÊNCIA de quantidade.
Caso o recebimento seja feito corretamente será apresentada uma mensagem informando que o recebimento foi finalizado com sucesso.
Clique em OK para confirmar.
Clique em SAIR para finalizar o modulo.
Recebimento COM DIVERGÊNCIA de quantidade.
Caso o recebimento apresente alguma diferença de quantidade entre Nota e Carga recebidas, o sistema MOBILE pedira ao operador uma nova contagem dos produtos divergentes.
O operador deverá confirmar o Código EAN do produto e informar a quantidade de caixas recebidas e as demais informações que forem solicitadas pelo sistema (Lote e validade).
Clique no botão CONFIRMAR.
Caso o sistema controle Lote o operador deverá digitar a quantidade de acordo com o lote recebido (caso o operador tenha informado o lote no recebimento).
Após concluir as informações do produto clicar em "Coleta" para dar continuidade ao processo de finalização.
Caso haja mais itens divergentes na carga o sistema trará o próximo produto divergente automaticamente
Ao término da recontagem o sistema irá finalizar o processo de recebimento.
OBSERVAÇÃO:
Durante o processo de recontagem, antes do sistema passar para o próximo item, é feita uma comparação de informação de quantidades.
Quantidade informada na Nota.
Quantidade informada no Recebimento.
Quantidade informada na recontagem da Finalização.
Caso haja alguma diferença entre os valores o sistema continuará pedindo uma nova contagem antes de liberar o prosseguimento do processo para a coleta.
Essa liberação só vai ocorrer quando não houver mais divergência na contagem do produto.
Após a finalização do processo de recebimento pelo Modulo MOBILE, a Nota Fiscal deverá ser criticada através do sistema RMS.
Este processo garante que toda e qualquer avaria ocorrida com a carga será apresentada nos relatórios gerados nas críticas das Notas Fiscais do Recebimento por Portaria.
EXEMPLO 1 – Nota Fiscal SEM divergências e SEM avarias
EXEMPLO 2 – Avaria de Validade
Acesse o menu em:
WMS / Logística / Recebimento / Painel de Endereçamento.
Uma vez que as Notas Fiscais forem recebidas, o passo seguinte é endereçar as mercadorias no deposito.
Para executar tal tarefa é preciso entrar no programa "Painel de Endereçamento" dentro da pasta de Logística / Recebimentos no módulo de WMS. O sistema retorna com a tela representada abaixo.
Note que as notas fiscais que devem ser endereçadas aparecem na tela a partir da liberação do caminhão na doca.
As notas aparecem com a seguinte "Situação":
Para confirmar o endereçamento dos produtos basta marcar a nota fiscal na grade (ela ficará em azul).
Tecle em F4 - Confirma.
A confirmação do endereçamento pode ser feita antes ou depois da atualização da nota fiscal, pois são processos distintos.
Note que na tela acima a "Situação" dos endereços foi alterada:
Pressione a função F6 - Itens, onde se pode visualizar o endereçamento efetuado para cada produto, as datas de validade, recepção, o número e quantidade alocada para cada pallet.
OBSERVAÇÂO:
O endereçamento correto depende do cadastro de endereços e da associação de endereços a produtos.
Após o endereçamento da Nota fiscal Recebida é necessário alocar a atividade a um operador.
Para isso é necessário acessar o programa "Movimentação de Mercadorias" dentro da pasta de Logística / Movimentações no módulo de WMS. O sistema retorna com a tela representada abaixo.
Selecione a movimentação para alocar o operador.
Essa alocação pode ser feita através das funções:
Para Alocação Manual, o sistema exibirá a tela a seguir para seleção do Operador que efetuará a Movimentação.
Para Alocação Automática, o sistema selecionará automaticamente um operador disponível para efetuar a Movimentação selecionada, levando em consideração as validações internas do sistema.
Após a alocação note que serão atualizados os campos: Operador, Data e Hora da Alocação.
A partir deste ponto a tarefa já pode ser visualizada no Coletor do Operador Responsável e o sistema passa a controlar o tempo da realização da tarefa.
Note que:
O sistema "MOBILE" substitui a "Emissão do Romaneio" e a "Contagem Física Manual" das mercadorias.
O operador responsável pela Movimentação deverá selecionar o Módulo "04 – Movimentação" no menu do sistema "MOBILE".
Ao executar o módulo o sistema mostrará automaticamente a movimentação que deverá ser executada, exibindo:
Primeiramente o Operador deverá confirmar o número do Pallet ou o EAN do produto (depende da movimentação solicitada).
OBSERVAÇÃO:
No próximo passo o Operador deverá informar:
E, por último o Operador deverá confirmar novamente o Produto / Pallet que foi movimentado.
Após confirmar a movimentação o sistema "MOBILE" traz a próxima tarefa automaticamente voltando para o ciclo inicial.
Caso não haja mais tarefas alocadas para o mesmo, será exibida uma mensagem de aviso.
Após confirmar a mensagem o Operador deverá clicar no botão Sair e voltar para a tela de Menu Inicial.
Para consultar a movimentação efetuada basta executar o programa "Localização Física" dentro da pasta de Logística / Movimentações no módulo de WMS.
Sempre que uma tarefa é concluída no coletor, o sistema é atualizado automaticamente.
Terminado o processo de Atendimento do Pedido e Formação de Carga podemos dar início à alocação de um operador para a Separação da Carga no Depósito.
Acesse o Menu em WMS \ LOGÍSTICA \ EXPEDIÇÃO \ CONTROLE DE CARGA e o sistema abrirá a tela do programa VGDMMAPA – Gerenciamento de Carga.
Tecle na Função ShF5 COLETA.
Tecle na Função F4 GERAR COLETA e selecione o operador responsável para o processo de separação da carga na sobre tela que será aberta com os nomes dos operadores.
Selecione o operador desejado e CONFIRME para alocá-lo a carga selecionada.
Ao Concluir a separação para o Pallet selecionado o Operador deverá fechá-lo clicando no botão Fechar Pallet. Ao confirmar a doca de destino do mesmo, o sistema solicita o número do novo Pallet para continuar a separação dos Itens pendentes.
IMPORTANTE:
Caso o Operador informe uma quantidade diferente da quantidade solicitada, o sistema RMS irá gerar, automaticamente, um processo de ajuste no Mapa.
Ao confirmar a separação de todos os produtos, o sistema "MOBILE" pedirá para o Operador confirmar a Doca para onde o Pallet está sendo enviado.
Após a confirmação correta, o sistema retornará automaticamente para o Menu de Opções.
Para que o Operador volte a efetuar outra separação que esteja alocada para ele, terá que selecionar novamente a opção 05 - Separação do Menu.
Note que após a Confirmação da Separação pelo Operador responsável, a Situação da Carga passa ser ATUALIZADA automaticamente.
Acesse o menu em Inventário/ Realização/ Abertura.
Escolha a opção F6 – Abrir para criar um inventário.
Para criar um Inventário Geral, selecione no Campo "Tipo de Inventário" a opção Geral.
ATENÇÃO: Qualquer outro tipo selecionado neste campo será gerado para o coletor como "Inventário Parcial".
Após Informar as opções desejadas, clique na Função "F4 - Gravar".
Após a gravação do inventário deverão ser geradas as Fichas.
Clique na opção "F4 – Ficha".
Caso seja necessário selecione a Função "F5 – Seleção" para escolher as Filiais que deseja inventariar e
"F4 – Salvar" para confirmar a escolha.
Após este processo é necessário Gerar as Fichas escolhendo a Função F6 – Geração.
Selecione as opções desejadas conforme necessário e clique em CONFIRMAR.
Após a geração das Fichas do Inventário, para que apareça no coletor, deverá ser feita a liberação de Recebimentos, Faturamentos e Vendas para PDV.
Para isto:
No campo "Status de Congelamento", selecione a opção Recebimento, Faturamento e Vendas para PDV e clique na Função Confirma.
A partir deste momento os Operadores já podem coletar os dados para o Inventário gerado.
É necessário lembrar que existe ainda o processo de congelamento de Estoque.
NOTA:
Não é obrigatório o Congelamento do Estoque para que o Coletor possa iniciar o processo do Inventário criado.
Contudo lembramos que o Congelamento serve para gravar o Estoque Atual para futura comparação dos Dados Coletados pelo MOBILE.
Tanto no Inventário Parcial quanto no Inventário Geral não há necessidade de alocação de usuários para executar o processo.
No coletor, o Operador deverá selecionar a opção 09 – Inventário Geral.
O operador responsável pelo coleta de inventário, deverá informar:
Estas informações servem para controle interno de tarefas que os Operadores estão executando.
Caso alguém já tenha inventariado a rua e o lado informado pelo Operador corrente este será informado.
Ao confirmar o procedimento anterior, o sistema "MOBILE" irá exibir o primeiro endereço a ser inventariado.
O Operador deverá confirmar o endereço e informar:
No exemplo a seguir o produto informado não controla LOTE nem Validade, então os campos aparecem desabilitados para digitação.
Com a confirmação das informações o sistema trará automaticamente o próximo endereço a ser inventariado voltando para o ciclo inicial.
Caso o endereço esteja vazio, o usuário deverá ler o endereço (para constatar sua passagem por ele) e clicar no botão confirma.
Ao concluir a leitura dos endereços que o sistema fornece será emitido um aviso ao usuário e este deverá clicar no botão "OK" para confirmar.
O sistema irá finalizar a leitura automaticamente. Esta finalização se refere ao Lado e Rua informados inicialmente.
Ao confirmar a mensagem clicando no botão "OK", o sistema volta para tela inicial para ser informado o número de inventário e a próxima Rua e Lado a serem conferidos.
Se o inventário gerado para conferência for um inventário parcial o Operador deverá acessar a opção de menu 10 – Inventário Parcial.
Primeiramente o sistema irá solicitar o número do Inventário.
Ao confirmar corretamente o número do Inventário, o sistema "MOBILE", exibirá o Produto e o Endereço no qual o Operador deverá inventariar.
O Operador deverá Confirmar:
Após a confirmação das informações o sistema informa o próximo endereço onde o produto se encontra, para que o Operador possa continuar o processo de inventário do produto.
Ao término dos endereços registrados no sistema para o Produto indicado automaticamente é passado para o próximo produto a ser conferido.
O Operador tem a opção de passar para o próximo produto a ser conferido a qualquer momento, bastando clicar no "Botão Próximo".
Ao concluir a leitura de todos os itens solicitados, o sistema irá exibir um alerta para o Operador.
Ao clicar no botão "OK" o Inventário será finalizado automaticamente.
Caso o Inventário não tenha informações para serem coletadas ou já tenha sido executado por outro Operador, o sistema informará ao Operador.
Para efetuar pesquisas no depósito o Operador poderá acessar o módulo de 12 – Consultas presente no Menu de opções.
Para processar a consulta o Operador deverá selecionar a informação que deseja consultar em:
Ao selecionar a Consulta por Endereço o usuário deverá informar o endereço no qual se deseja consultar e clicar no botão confirma.
Caso a consulta seja feita por endereço e este estiver vazio, a consulta mostrará apenas as informações do endereço, como por exemplo: Tipo, Zona, Status e Ocupação.
Ao selecionar a Consulta por Pallet o usuário deverá informar o número do Pallet que deseja consultar e clicar no botão confirma.
Ao selecionar a Consulta por Produto o usuário deverá informar o código do item e clicar no botão confirma.
O código a ser informado poderá ser:
Quando o produto estiver alocado em vários endereços estes serão listados na tela com suas respectivas quantidades. Nesse momento o Operador deve selecionar o endereço desejado e clicar em confirma para que os detalhes do produto sejam apresentados na tela.
Para que seja possível efetuar alterações de:
É necessário dar permissão para o Operador na tela de transações (VITUTRAN).
Caso o utilizador tenha permissão de alteração durante consulta os campos e o botão Alterar habilitados aparecerão habilitados.
Ao alterar as informações deverá ser acionado o botão Alterar para que as mesmas sejam gravadas.
|
Situações em que o Operador não poderá alterar o endereço:
Independentemente do tipo de consulta selecionado, o sistema "MOBILE" irá apresentar a tela abaixo contendo informações detalhadas do item solicitado para consulta.
O Operador poderá consultar os detalhes do Artigo clicando no botão Detalhes.
Ao consultar os detalhes do Artigo, além do Operador obter dados logísticos do Artigo, visualiza também informações sobre o recebimento do mesmo, caso houver estoque.
OBSERVAÇÃO:
Se houver Artigos com datas de validade diferente em um endereço, será exibida na tela de consulta a validade mais curta.
Caso o Artigo não apresentar estoque, os detalhes do Artigo também serão apresentados, porém não serão exibias as informações de:
O Operador poderá consultar os detalhes do Artigo clicando no botão Detalhes.
Ao consultar os detalhes do Artigo, além do Operador obter dados logísticos da Artigo, visualiza também informações sobre o recebimento do mesmo, caso houver estoque.
OBSERVAÇÃO:
Se houver Artigos com datas de validade diferente em um endereço, será exibida na tela de consulta a validade mais curta.
A auditoria de endereços é utilizada para verificar e corrigir endereços de itens que eventualmente possam estar com diferença entre o endereço lógico (Sistema) e o físico.
Selecione a opção "Auditoria" dentro da sub pasta Logística, no módulo de Distribuição e Logística.
Será carregado o programa para auditoria.
VGDMMENU
Informar se haverá quebra de lote por rua ou por prédio, caso não houver necessidade de quebra selecione a opção Sem Quebra.
Se for informado algum tipo de quebra, não haverá necessidade do usuário aguardar a conferência de todos os Operadores, uma vez que o sistema permite que a auditoria seja feita por lotes independentes, que podem ser iniciados e finalizados separadamente, portanto, também podem ser criticados separadamente independentemente da finalização dos outros lotes em andamento.
Após a abertura da auditoria, gerar o mapa clicando na Função "F4 - Mapa".
Para que o Operador efetue a auditoria deverá ser informado para o mesmo o Número da Auditoria e o Número do Lote apresentados na tela acima.
O Operador deverá informar:
Após a confirmação correta das informações da tela anterior, o sistema "MOBILE" apresentará os Endereços que o Operador deverá efetuar a auditoria.
O Operador deve ir ao endereço, confirmá-lo e informar o que se encontra no mesmo:
Após informar os dados, clique em Confirmar, o sistema trará automaticamente o próximo endereço a ser efetuado a auditoria.
OBSERVAÇÃO:
Caso o endereço esteja vazio o Operador deverá confirmá-lo, e não informando produto algum, clicar em Confirmar.
Ao término dos endereços é emitido um aviso ao Operador.
Ao confirmar o aviso, o sistema "MOBILE" finaliza automaticamente a auditoria, permitindo ao usuário do sistema RMS efetuar operações posteriores ao processo de coletagem.
O objetivo deste módulo é facilitar o cadastro de endereços de picking para os Artigos dentro do Armazém, além de possibilitar a movimentação dos mesmos entre endereços.
Ao selecionar no menu o módulo 17 de Cadastro de Picking, é necessário informar:
Caso houver estoque do Artigo informado, o sistema efetuará automaticamente uma movimentação do Artigo para o endereço informado, mesmo se o Artigo estiver na zona vermelha ou posicionado em outro endereço de Picking.
Se houver outro Artigo cadastrado no endereço informado (com ou sem estoque), o sistema irá informar ao usuário emitindo uma pergunta se deseja ou não continuar com o cadastro.
Se o Operador optar por não continuar a operação o sistema irá solicitar novamente o Artigo e endereço que deseja cadastrar
Caso o Operador escolha continuar a operação, será exibida uma tela dividida em duas partes, com as informações atuais do endereço informado e com os dados para o novo Picking.
Se houver Artigo no endereço informado, serão exibidos os detalhes das informações atuais. | Caso contrário os campos aparecerão vazios. |
Ao confirmar os dados exibidos na tela anterior, o sistema pede para informar:
Caso o Artigo já tenha cadastro anterior em outro endereço, o campo reposição é informado, porém o Operador poderá alterar conforme necessário.
A capacidade máxima é sugerida pelo sistema baseando-se na base e altura do Pallet.
Após confirmar o cadastro, se no endereço informado existia outro Artigo o sistema automaticamente pede para que o Operador informe um novo endereço para ele, devendo assim repetir o mesmo processo de cadastro.
Após confirmar o cadastro, se no endereço informado existia outro Artigo o sistema automaticamente pede para que o Operador informe um novo endereço para ele, devendo assim repetir o mesmo processo de cadastro.
OBSERVAÇÃO:
Neste caso, se o Operador pedir para sair do cadastro sem informar o novo endereço do Artigo, o mesmo é encaminhado automaticamente para a Zona Vermelha.
O objetivo deste módulo é facilitar a separação de Artigos em posição de CrossDocking, pedindo apenas uma vez o endereço da filial e deixando livre o apontamento de Artigos para montagem do Palete.
Após selecionar a opção 18 – Separação CrossDocking no menu, o usuário deverá:
Havendo atividades alocadas para o operador, em seguida o usuário deverá:
Havendo confirmação positiva, o sistema solicitará os produtos a serem separados.
Nesta tela será exibido a Filial de destino, o Palete que está sendo montado e o Endereço de CrossDocking informado no processo anterior .
A partir deste momento o Operador deverá:
Após a confirmação de cada Artigo o sistema em seguida faz a solicitação do próximo item a ser separado.
NOTA:
O sistema não permite o lançamento de um produto que não pertencente à carga, e exibe uma mensagem informando o Operador caso esta situação aconteça.
Neste módulo existe um menu de opções para:
Selecionando a opção de Produtos Pendentes no menu de Opções, é apresentada uma lista contendo:
Ao selecionar uma linha dessa lista, é o sistema exibe a descrição do Artigo.
Caso a lista de Artigos for superior a 10 itens, o Operador deverá utilizar os botões de navegação para navegar entre os itens. Estes botões se encontram ao lado do botão Voltar.
A lista apresenta somente os Artigos pendentes para separação alocados ao Operador vigente, ou seja, conforme os mesmos são separados não serão mais listados
Selecionando a Opção de "Fechar Palete" no Menu de Opções o sistema pedirá ao Operador para confimar a opção selecionada.
Caso não for confirmado o sistema voltara o cursor para continuar o processo de separação.
Se for confirmado o fechamento do Palete, o sistema pede para que o Operador confirme a Doca para onde será levado o Palete.
A confirmação da Doca de Destino do Palete acontece em 2 situações:
A atividade de separação será concluida apenas quando todos os itens forem separados, ou seja, caso o Operador solicitou o Fechamento do Palete e confirmou a Doca de Destino, o sistema solicitará o número do Próximo Palete. Devendo o Operador continuar com o processo de separação normalmente.
Ao ler o último Artigo da atividade alocada, o sistema solicitará automaticamente a confirmação da Doca Destino e ao efetuar a confirmação a atividade será finalizada.