Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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Especificação | |||
Produto | PROTHEUS | Módulo | SIGATMS |
Segmento Executor | Supply Chain - Logística | ||
Projeto1 | LOGTMS01 | IRM/EPIC1 | LOGTMS01-1281 |
Requisito/Story/Issue1 | Subtarefa1 | ||
Chamado/Ticket2 | |||
País | ( X ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||
Outros | <Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>. |
Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos).
O objetivo deste requisito é descrever o processo de coletas não previstas, dentro e fora do estado, onde o mesmo pode ser iniciado a partir de uma ocorrência com geração de pendência ou através da inclusão de documentos na alteração da viagem já em processo.
Esta modificação se faz necessária para normatizar sistemicamente o processo de coleta não prevista, visando diminuir problemas legislativos, e otimizar o processo de viagem de transportes fracionados.
Esta funcionalidade ainda não esta liberada para Rotas de Roteiro.
Registro de Ocorrência e Pendência
Foi disponibilizado um novo tipo de ocorrência gera pendência (Ocorrência tipo 06), referente a “Retirada de mercadoria” (Pendência tipo 05).
Ao encerrar esta pendência, o sistema disponibilizará ao usuário as opções de inserir uma solicitação de coleta ou digitar uma nota fiscal referente os casos não previstos na viagem.
Este tipo de ocorrência com gera pendência deverá ser apontada a partir de um documento de entrega já em trânsito em alguma viagem.
O status do documento de entrega em que foi apontada a ocorrência (Ocorrência tipo 06), referente a “Retirada de mercadoria” (Pendência tipo 05), permanecerá em "Trânsito" (DUD_STATUS Igual a 2-Transito).
Viagem de Entrega
Para incluir as novas solicitações de coleta ou CTRC’s não previstos na viagem de entrega, as mesmas deverão ser convertidas para uma viagem de entrega com serviço adicional de coleta, e este processo ocorrerá na ação de alteração de viagem antes da tela ser aberta, nesta conversão o campo relativo ao serviço adicional será marcado.
Só poderá ser realizada a inclusão de novos CTRC’s com a viagem em trânsito se a operação de saída de viagem ou saída de cliente estiver apontada.
Ao realizar a confirmação dos novos dados na viagem, os novos itens incluídos deverão ter alguns campos referente a identificação de não previsto, marcados, estes campos são: Data Registro não previsto (DUD_DTRNPR), Hora Registro não previsto (DUD_HRRNPR) e Usuário Registro não previsto (DUD_USURNP).
Nos casos dos documentos não previstos o sistema só permitirá a inclusão de documento de um único cliente, isto ocorrerá da seguinte forma:
Caso o pagamento da viagem seja efetuado pelo GFE (DTQ_PAGGFE = 1-Sim) e ocorram inclusões de documento não previstos, o sistema verificará os romaneios da viagem. Se a viagem possuir somente um romaneio, o sistema tentará reabri-lo, neste caso o novo documento será incluído no mesmo.
Caso possua mais de um romaneio eles serão checados e aquele que possuir a mesma chave (Tipo de Operação do Documento (DUD_CDTPOP)), tentará ser reaberto, seguindo o mesmo passo descrito acima.
Caso nenhum romaneio consiga ser reaberto será apresentada uma mensagem ao usuário informando a causa pelo qual o mesmo não foi reaberto e uma pergunta se o usuário deseja incluir um novo romaneio para a viagem. Caso positivo será gerado um romaneio sobre os dados do Movimento de Viagem (DUD) com o novo documento. Neste caso, os dados do Romaneio (GWN) – Município Origem, Município Destino, Classificação de Frete e Tipo de Veiculo ficarão com conteúdo em branco, sendo gravado apenas a informação do campo Tipo de Operação (DUD_CDTPOP). Portanto serão criados os Romaneios para cada Tipo de Operação (DUD_CDTPOP).
Ao confirmar a viagem o sistema apresentará uma tela de percurso de viagem, esta tela será apresentada em algumas situações:
O Intuito desta tela é permitir a visualização e algumas manipulações dos estados de passagem da viagem, para efeito da geração do MDF-e, podendo desta forma realizar as seguintes ações na tela:
O carregamento desta tela segue as seguintes regras:
Caso a viagem já esteja em trânsito e ocorra a inclusão de documentos não previstos, o sistema realizará logo após a gravação do percurso a inclusão das operações de chegada e saída de cliente (caso as mesmas não existam), sendo que a chegada no cliente já será apontada automaticamente. Caso as operações já existam, o sistema não realizará o apontamento de chegada.
Operações de Viagem
Ao realizar a inclusão de todos os documentos no cliente, deverá ser apontada a saída do cliente.
Ao realizar o apontamento de chegada em filial, o sistema realizará uma validação para verificar se os documentos não previstos tiveram alguma ocorrência de encerra processo apontada, caso isso não aconteça o sistema criará um novo movimento de viagem para a mesma concluir o processo de entrega.
MDF-e
A geração do MDF-e para as viagens de entrega que já possuam percurso, utilizarão as tabelas de Percurso de Viagem (DL0), Estados do Percurso (DL1) e Documentos do Manifesto (DL2) para quebra e montagem dos MDF-e's.
Dentro deste processo teremos 2 casos:
Pagamento
A qualquer momento o usuário poderá incluir ocorrências de Despesa (17) ou Receita / Despesa (18).
Caso o contrato ainda não esteja gerado, a ocorrência poderá estar configurada para acréscimo ou contrato complementar, porém no caso de contrato complementar a mesma só será realmente gerada após a criação do contrato principal.
Caso o contrato já esteja gerado, a ocorrência poderá ser configurada como acréscimo para próximo contrato, ou contrato complementar, com algumas restrições com operadoras de frota:
Contrato de Carreteiro
Ao gerar o contrato de carreteiro para uma viagem que possui documento(s) não previsto(s), será apresentada uma tela contendo o(s) mesmo(s). Nesta tela o usuário poderá selecionar quais documentos farão parte do calculo do frete a pagar.
Rotina | Tipo de Operação |
MDFSEFAZ – Geração do Manifesto Eletrônico da SEFAZ - Versão 3.0 | Alteração |
MDFSEFAZ3 - Geração do Manifesto Eletrônico da SEFAZ - Versão 1.0 | Alteração |
OMSM011 - Carga inicial - GFE | Alteração |
RTMSR28 - Impressão do DAMDFE 1.0 | Alteração |
RTMSR32 - Impressão do DAMDFE 3.0 | Alteração |
TMSA050 - Entrada documento de Cliente | Alteração |
TMSA140 - Geração de Viagens | Alteração |
TMSA141 - Geração de Viagens de Coleta / Entrega | Alteração |
TMSA144 - Viagem (Mod.2) | Alteração |
TMSA190 - Manifesto de Carga | Alteração |
TMSA210 - Manutenção no Carregamento de transporte | Alteração |
TMSA250 - Contrato de Carreteiro | Alteração |
TMSA250A - Documentos não previstos - Contrato de Carreteiro | Alteração |
TMSA350 - Operações de Transporte | Alteração |
TMSA360 - Registro de Ocorrências | Alteração |
TMSA460 - Solicitação de Coleta | Alteração |
TMSA540 - Registro de Pendências | Alteração |
TMSAF10 - Carga do Roteiro | Alteração |
TMSAF11 - Tela de Distância entre Clientes | Alteração |
TMSAF16 - Percurso da Viagem | Criação |
TMSXFUNA - Funções Genéricas | Alteração |
TMSXFUNB - Funções Genéricas | Alteração |
TMSXFUNC - Funções Genéricas | Alteração |
TMSXFUND - Funções Genéricas | Alteração |
Tabelas Utilizadas
Protótipo 01 – Percurso da Viagem.
Protótipo 02 – Itens não previstos no contrato.
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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