Neste cadastro é possível informar algumas ações a serem feitas no cálculo dos impostos, possibilitando ajustar a base/valor do imposto de acordo com algumas ações disponíveis na rotina.
O efeito desse cadastro (ter influencia no calculo dos impostos) só ocorre, exclusivamente, ao incluir/alterar um título a pagar ou a receber, através do Complemento de Título (aba Complemento do Imposto x Título).
Não tem abrangência para títulos originados por nota fiscal de entrada/saída.
A implementação dessa rotina teve o intuito de atender situações especificas do INSS, previstas no layout 1.5 da EFD-REINF. Porém, a partir da atualização de Fev/2023, para atender o REINF 2.1.1 (patch + dicionário de dados), o cadastro foi liberado também para ser utilizado com os impostos: PIS, COFINS, CSLL e o IRRF. |
Seguem alguns exemplos que podem ser realizados cadastrando um complemento do imposto:
1. No módulo Financeiro (SIGAFIN), acesse Atualizações / Cadastro / Complemento do Imposto (FINA985). O sistema apresenta a janela de complementos cadastrados.
2. Clique em Incluir para incluir um novo cadastro.
3. Na tela de cadastro, temos os seguintes campos:
4. Confira os dados e confirme.
5. Exemplos de Complemento de Imposto.
Feito o cadastro do complemento do imposto, o mesmo poderá ser utilizado no cadastro de títulos a pagar e receber, na opção Complemento do título, aba Complemento do Imposto x Título.
Veja mais detalhes desta nova funcionalidade em:
Cadastro de Complemento do Título
A consulta padrão do campo Tipo Ação (FKE_TPATRB) é originada dos dados da tabela genérica "0D" (tabela SX5). Ao aplicar o UPDDISTR no ambiente com o pacote acumulado do SIGAFIN, essa tabela será atualizada automaticamente. Porém, caso seja necessário fazer o cadastro manualmente, o mesmo deve respeitar os códigos pré-definidos abaixo:
|