Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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Especificação | |||
Produto | PROTHEUS | Módulo | SIGATMS |
Segmento Executor | Supply Chain - Logística | ||
Projeto1 | LOGTMS01 | IRM/EPIC1 | LOGTMS01-303 |
Requisito/Story/Issue1 | Subtarefa1 | ||
Chamado/Ticket2 | |||
País | ( X ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. |
Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos).
O objetivo desta funcionalidade é permitir a geração de rotas automáticas a partir de roteiros informados pelo transportador. Os roteiros podem ser informados na inclusão de uma viagem (Coleta e Entrega).
Após a confirmação do roteiro da viagem, o sistema fará uma busca para verificar se este roteiro já existe em alguma rota cadastrada no sistema. Caso exista, o transportador poderá escolher a rota para ser utilizada na viagem, caso contrário, o sistema deverá criar automaticamente uma nova rota com o roteiro informado.
O usuário também deverá ter a opção de cadastrar os roteiros e vinculá-los a uma rota de forma manual pela rotina Cadastro de Rotas (OMSA100).
Para o uso desta funcionalidade, o usuário deverá deixar o campo Rota (DTQ_ROTA) em branco no momento da inclusão da viagem e a tela abrirá automaticamente.
Cadastro de Roteiros (Protótipo de tela 2)
Deve ser disponibilizada uma funcionalidade de Cadastro de Roteiro (TMSAF11), onde o usuário poderá Incluir, Alterar e Excluir roteiros. Esta rotina deve possuir validações de forma que, só poderão ser modificados ou excluídos os roteiros que não estejam vinculados as Rotas.
Na mesma, será possível adicionar clientes em sequências escolhidas pelo usuário, permitindo que o mesmo realize a alteração da sequência diretamente pelo campo.
O campo de descrição do roteiro é o único que poderá ser alterado após o roteiro já estar em uso.
Cadastro de Rotas (Protótipo de tela 1)
No Cadastro de Rotas (OMSA100), deverá ser implementada uma pasta de roteiros, onde será possível visualizar os roteiros vinculados a rota, vincular roteiros existentes (cadastrados previamente) ou incluir novos roteiros e efetuar seu vínculo com a rota. Na alteração de uma rota com roteiro, será permitido manipular os roteiros somente se eles não tiverem sido utilizados em viagens.
Também deve ser disponibilizada a possibilidade de vincular Percursos do MDF-e aos Roteiros. Desta forma, uma vez que a rota possua roteiros, as pastas de Distribuição, Transferência e Percurso do MDF-e da rota, não poderão ser preenchidas e vice-versa.
Ao vincular um roteiro no cadastro de rotas, o mesmo já fará o preenchimento automático dos pontos de passagem de MDF-e, permitindo a manipulação do usuário.
Em relação a pasta “Rota x Operadora de Frotas”, os dados devem ser preenchidos manualmente pelo usuário. Este processo também será manual caso a rota seja gerada automaticamente através de uma viagem.
Tela de Roteiro (Protótipo de tela 3)
Na Viagem Modelo 2 deverá ser implementada a chamada da rotina Pagadores de Frete (TMSAF79). Antes da gravação dos dados da viagem, o sistema deverá realizar um processamento e apresentar a tela de roteiros.
Esta tela deve possuir a seguinte estrutura:
Pasta Geral - Deve conter todos os pontos que o veículo passará em seu percurso de viagem.
Estados de Passagem - Tela que deverá possuir todos os estados de passagem vinculados ou não com os trechos do roteiro, esta tabela servirá para a geração do manifesto de carga e geração do MDF-e.
Pasta de Clientes - Deve conter os clientes de passagem referente a cada cliente pagador de frete, para que se possa definir a Km e os trechos que cada cliente pagador terá.
Sugestão de Rota/Roteiro
Ao final da manipulação dos trechos do roteiro e clicar em confirmar, o sistema deverá efetuar a busca do roteiro considerando a ordem dos estados de passagem de forma “exatamente igual” ou, caso não exista, realizará uma busca por “Região inicial e Região final”, e desta forma, deve apresentar uma tela para que o usuário escolha uma rota já existente ou caso necessário inclua uma nova rota vinculando o roteiro selecionado para a pasta.
Esta tela deve possuir uma regra onde pode não ser apresentada caso o parâmetro MV_EXSGROT esteja configurado como False (.F.), e já existam Rotas cadastradas com o roteiro escolhido. Caso o usuário opte em sempre apresentar a tela para os roteiros, o parâmetro MV_EXSGROT deve ficar configurado com True (.T.).
Ao dar duplo clique sobre cada uma das linhas, deverá ser apresentada as opções de vínculo do roteiro com uma rota existente ou cadastro de nova rota.
Lembrando que, caso os roteiros apareçam com status Vermelho (Sem sugestão de rota), a tela de cadastro de rota deve ser aberta ao dar o duplo clique sobre a linha.
Quando todos os roteiros estiverem com status Verde (Rota Cadastrada) e clicar em Salvar, o sistema deverá vincular a Rota relacionada com o roteiro da Pasta Geral na viagem e concluir o processo de gravação da viagem.
Cadastro de distância entre clientes
Deve ser disponibilizado um cadastro de distância entre clientes (TMSAF14).
Esta tela possibilita um cadastro de Km dos trechos fora da rotina de roteiros, desta forma, o usuário pode realizar a Inclusão, Alteração, Visualização e Exclusão das distâncias entre os trechos para um determinado cliente pagador.
Inclusão / Alteração da viagem (Protótipo de tela 3)
Na inclusão ou alteração da viagem (respeitadas as validações), o sistema deverá gravar na DTQ - Viagens que utilizarem Rotas com Roteiros, os campos de rota e roteiro original (somente na inclusão), região origem, região destino e quilometragem que poderão ser utilizados no cálculo do contrato de carreteiro.
Na alteração de viagem onde, originalmente a rota utilizada foi por roteiro, se o usuário incluir ou excluir documentos, o sistema deverá executar a tela de Pagadores e de Roteiros e elas terão as suas validações específicas. Especificamente na tela de roteiros, o sistema deverá trazer os roteiros vinculados originalmente à viagem e em seguida os novos trechos adicionados na viagem, ou os trechos deletados e o usuário poderá alterar a ordem dos documentos, incluir pontos de apoio ou excluir pontos desde que respeitadas as validações de cada situação. Por exemplo, caso a viagem esteja com status “Em trânsito”, não poderá ser alterada a ordem daqueles documentos que porventura já tenham recebido os apontamentos das respectivas operações.
Alteração da rota da viagem
Ao alterar uma Viagem por meio da rotina Modelo 2, será possível alterar a Rota já gravada e, neste caso, o campo do roteiro terá seu conteúdo excluído para que seja preenchido conforme a nova rota. Também será possível realizar visualizações somente na opção Visualizar Viagem.
Rotina | Tipo de Operação |
TMSAF10 - Carga do Roteiro | Criação |
TMSAF11 - Cadastro de Roteiros | Criação |
TMSAF12 - Roteiros da Viagem | Criação |
TMSAF13 - Sugestão de Rota | Criação |
TMSAF14 - Distância entre Clientes | Criação |
TMSGRIDORD - Cadastro de Rotas | Criação |
OMSA100 - Funções de Reordenação Grid MVC | Alteração |
TMSA140 - Geração de Viagens | Alteração |
TMSA144 - Manutenção de Viagem (Mod.2) | Alteração |
TMSA141 - Geração de Viagens de Coleta / Entrega | Alteração |
TECA250 - Contrato de Cliente | Alteração |
TMSA146 - Programação de Carregamento | Alteração |
TMSA310 - Fechamento de Viagem | Alteração |
TMSXFUNA - Funções Genéricas | Alteração |
MDFESEFAZ - Manifesto Eletrônico da SEFAZ | Alteração |
Criação de Parâmetros
Tabelas Utilizadas
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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