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Parametrização e Customização do Novo Portal do Processo Seletivo

 

Depois de instalar a Biblioteca RM siga os passos abaixo para instalar com sucesso o Novo portal do aluno.

A instalação poderá ser Completa ou Personalizada.

  • Completa: O sistema irá instalar todos os portais: Novo portal do aluno e Novo portal do processo seletivo, onde ambos serão instalados automaticamente.

 

  • Personalizada: Será instalado o portal específico, isso é, o usuário irá selecionar qual Portal que deseja instalar, que atualmente foram liberados o Novo portal do aluno, Novo portal do processo seletivo , Novo portal RH e o Novo portal do Cliente - Incorporação Imobiliária.

Para ambas instalações, seguir o mesmo procedimento:

1- Após a instalação, irá instalar a estrutura do Corpore.NET (Referente ao antigo portal ) e a estrutura da FrameHTML (Referente a instalação dos Novos portais)

Essa pasta tem como finalidade, guardar as instalações dos novos portais devido a alteração da tecnologia utilizada para o desenvolvimento.

 

2- Acesse o endereço: Http://LOCAL_DE_INSTALAÇÃO:PORTA/WEB/APP/EDU/PORTALPROCESSOSELETIVO/#/ES/INFORMACOES

 

Os passos do Wizard continuam o mesmo do Portal antigo, portanto avançar como já é realizado pela instituição.

Validar de forma correta a porta e o nome do servidor caso não for utilizar localhost.

 

 

 

No novo portal do processo seletivo, os parâmetros que eram do sistema agora se tornam por processo seletivo, ou seja, cada processo seletivo que for criado pode receber parametrização diferente. Sendo assim, ao criar um cadastro de processo seletivo, deve-se marcar na aba 'Parâmetros' a flag 'Utiliza o novo portal de inscrições', para que esse processo seletivo utilize o novo portal e habilite os parâmetros para aquele processo seletivo em questão. Verifique abaixo os parâmetros possíveis em cada aba.

A partir do momento em que o processo seletivo existir uma inscrição, não será mais possível marcar ou desmarcar a opção "Utiliza o novo Portal de inscrições".

 

 

Nome do portal de inscrições: determina qual nome será dado ao Portal de inscrições do Processo Seletivo. O nome dado ao Portal será visualizado na página de login do sistema, também conhecida como área pública do Portal.

Utilizar senha no portal: determina se o campo senha será utilizado no Portal. A configuração deste parâmetro impacta no funcionamento de diversos serviços:

a) Cadastro de candidato: se o parâmetro “senha” estiver habilitado, então o sistema exigirá o preenchimento do campo senha e confirmação de senha. No e-mail de confirmação de cadastro será enviada a senha informada pelo candidato. Se o parâmetro estiver desabilitado, então os campos de senha não aparecerão no formulário de cadastro e o e-mail de confirmação irá com uma senha aleatória gerada pelo sistema.

b) Login do sistema: se o parâmetro “senha” estiver habilitado, então será exigido a “Senha” cadastrada. Se o parâmetro estiver desabilitado, então será exigido a “Data de Nascimento” como senha.

c) Esqueci a senha: se o parâmetro “senha” estiver habilitado, então este serviço estará disponível, caso contrário não será disponibilizado no Portal.

e) Alterar senha: se o parâmetro “senha” estiver habilitado, então este serviço estará disponível, caso contrário não será disponibilizado no Portal.

Formas de identificação: determina quais dados serão disponibilizados para a identificação do candidato no momento de efetuar login no Portal de Inscrições. Os dados que poderão ser disponibilizados são: CPF, Carteira de identidade, Código de usuário e E-mail. Pelo menos uma forma de identificação deverá ser selecionada.

Para que os dados CPF, Carteira de identidade e E-mail sejam utilizados no login, é necessários que estes campos estejam visíveis e obrigatórios na aba"Visibilidade/Obrigatoriedade de campos".


Texto da área de Informações: é possível configurar um texto para ser visualizado na área de informações do Portal. Através deste parâmetro será possível realizar tal configuração.

 Texto da área de Inscrições: é possível configurar um texto para ser visualizado na área de Inscrições do Portal.

Utilizar responsável por candidato na inscrição? Este serviço possibilita a inscrição de candidatos por responsável. Esta opção será bem utilizada em Instituições que trabalham com processos seletivos que envolvem menores de 18 anos e precisam de um responsável para responder por eles. Consequentemente será necessário disponibilizar em campos do candidato o responsável financeiro, Dados do Pai e Dados da Mãe.

Texto do campo Treineiro: determina o texto do campo Treineiro. Este campo fica visível na tela de inscrições do Portal. Se este parâmetro estiver vazio, o texto padrão será: “Após a divulgação dos resultados você NÃO estará com o 2º grau concluído? Ou seja, você é Treineiro?”.

Nesta tela existe uma área de configuração exclusiva para os responsáveis. Será possível definir se serão utilizados na inscrição.
Podem ser parametrizados por checkbox com a opção de "Desconsiderar parametrização....". Se marcados ou Desmarcados, irão afetar os parâmetros de cada campo do responsável definidos em outra aba de parametrização de dados.

O parâmetro “Exigir preenchimento do sobrenome” tem como objetivo não permitir um Nome sem sobrenome no momento de cadastrar uma pessoa. Se desmarcado poderá ter somente o nome no cadastro.

O parâmetro "Gravar dados em letras maiúsculas" tem como objetivo gravar os dados no banco tudo em letras maiúscula, mesmo sendo informados minúsculas no momento da inscrição.

É também possível configurar se esse processo seletivo realizará busca dos dados de um candidatos que já existem na base. Caso algum desses critérios sejam marcados, ao acessar o novo portal na página de inscrições. O mini formulário irá carregar os campos de acordo com o parametrizado, para que o candidato digite seus dados e reutilize seus dados que já havia cadastrado anteriormente.

Tipo de boleto/comprovante: determina a plataforma em que os relatórios serão visualizados pelo candidato. Poderão ser exibidos na plataforma “PDF” ou “HTML”. Os serviços do Portal que exibem estes relatórios são “2ª via de Comprovante de Inscrição” e “2ª via de Boleto”.

Apresentar boleto de cobrança registrada ainda não registrado no Portal: Marcando essa opção, o boleto mesmo que ainda não esteja registrado no banco, será gerado para o candidato no portal.

Texto do comprovante de inscrição: é possível configurar um texto personalizado que irá compor o comprovante de inscrição do candidato. Através deste parâmetro será possível realizar tal configuração.

Foram criados funcionalidades nos parâmetros do sistema para que seja possível o portal receber cadastros de candidatos e responsáveis estrangeiros:

Obrigar o preenchimento de um dos campos (CPF, Passaporte ou Registro geral), caso estejam visíveis: Caso essa opção seja marcada e os campos "CPF", "Passaporte" ou "Registro geral" estejam marcados como visíveis na aba "Visibilidade/Obrigatoriedade de campos" e se na inscrição o candidato escolher um País diferente do cadastrado na nacionalidade do processo seletivo, esses três campos ficaram obrigatórios, mas a partir do momento em que preencher um dos três campos, os outros ficaram como opcionais.

Utilizar parametrização dos campos do grupo "Documentos" sem exigir obrigatoriedade: neste campo será definido se o sistema irá exibir os campos de documentos que foram definidos para serem visualizados nos cadastros de responsáveis e de candidatos, porém, se algum destes campos forem obrigatórios, exclusivamente para estrangeiros não serão obrigatórios.  Se desabilitado, os campos continuam obrigatórios mesmo para candidatos estrangeiros.

Nacionalidade do sistema: localizado na aba Gerais - será informado o país de nacionalidade do sistema.

Exemplo:

Se o sistema estiver parametrizado com nacionalidade do sistema: Brasil e ao informar no portal País do candidato: Nova Zelândia, então o sistema irá entender que este candidato é estrangeiro e consultará a parametrização definida nos campos de passaporte para candidatos e responsáveis.

Serviços disponibilizados na inscrição do portal: Links úteis para o candidato que já está inscrito no processo seletivo. Quando o candidato clicar nesses links, se o candidato ainda não esteja logado no browser será redirecionado para a tela de login, assim que feito o login será aberto o serviço solicitado senão já será aberto o serviço automaticamente.

Nesta guia é possível configurar os campos de usuário nos serviços de candidato. Através destes parâmetros será possível determinar se um campo será visível e/ou obrigatório no formulário de inscrição.

Texto da área de Resultados: é possível configurar um texto para ser visualizado na área de Resultados do Portal.

Mostrar classificação geral: determina se o serviço de “classificação geral” estará disponível para consulta no Portal. Este serviço exibe a listagem de classificação por processo seletivo.

Mostrar classificação por área: determina se o serviço de “classificação por área” estará disponível para consulta no Portal. Este serviço exibe a listagem de classificação por área ofertada.

Mostrar lista de chamada: determina se o serviço de “lista de chamada” estará disponível para consulta no Portal. Este serviço exibe a listagem dos candidatos chamados em uma área ofertada.

Mostrar candidatos desclassificados: determina se candidatos desclassificados serão incluídos na listagem de resultados gerais. É importante ressaltar que este parâmetro terá efeito no Portal somente se os parâmetros “Mostrar classificação geral” e/ou “Mostrar classificação por área” estiverem habilitados.

Mostrar campo Classificação: determina se a informação que contém a classificação do candidato será exibida nos serviços do Portal “Divulgação de resultados” e “Inscrições/Resultados”. O Serviço “Divulgação de resultados” fica na área pública do Portal e o “Inscrições/Resultados” fica na área privada.

Mostrar campo Pontuação: determina se a informação que contém a pontuação do candidato será exibida nos serviços do Portal “Divulgação de resultados” e “Inscrições/Resultados”.

Mostrar campo Nº de inscrição: determina se a informação que contém o número de inscrição do candidato será exibida nos serviços do Portal “Divulgação de resultados” e “Inscrições/Resultados”.

Mostrar campo Nº de vagas: determina se a informação que contém o número de vagas da área ofertada será exibida no serviço do Portal “Inscrições/Resultados”.

Mostrar campo Situação atual: determina se a informação que contém a situação atual do candidato será exibida nos serviços do Portal “Divulgação de resultados” e “Inscrições/Resultados”.

Serviços disponibilizados no resultado do portal: Links úteis para o candidato que já está inscrito no processo seletivo.Quando o candidato clicar nesses links, se o candidato ainda não esteja logado no browser será redirecionado para a tela de login, assim que feito o login será aberto o serviço solicitado senão já será aberto o serviço automaticamente.

Nesta guia é possível configurar os caminhos das redes sociais e o número de whatsapp da instituição, onde ficará visível na página inicial do Novo Portal de inscrições.

Nesta guia é possível realizar parametrização de onde será armazenados os arquivos do Processo seletivo.
O armazenamento dos arquivos poderá ser feito em base de dados ou em algum diretório da rede. É possível restringir o tamanho dos arquivos bem como as suas extensões.

Nesta guia é possível vincular os campos complementares cadastrados e habilitados na filial com Visibilidade igual a 'Ambos' ou 'Portal'. Cada campo complementar deve ser vinculado a um Grupo onde será exibido no formulário de inscrição no Novo Portal.

Texto do login do candidato: é possível configurar um texto para ser visualizado na área de Resultados do Portal.

Texto da tela de recuperação de senha: é possível configurar um texto para ser visualizado na área de Resultados do Portal.

Para utilizar algumas funcionalidades do novo portal do processo seletivo foi criado novos cadastros e processos. Ao selecionar a opção "Utiliza o novo portal de inscrições" no cadastro do processo seletivo, esses processos e anexos serão habilitados.

A principal mudança do Novo portal de inscrições foi a criação de um novo cadastro exclusivo para candidatos e responsáveis do processo seletivo, esse novo cadastro se chama "Usuário". Neste cadastro também foi criado o anexo "Responsáveis do usuário" que poderá vincular a aquele usuário seus responsáveis, sendo eles "Pai", "Mãe", "Responsável financeiro" e "Responsável Acadêmico". É possível cadastrar novos usuário pelo menu:

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Usuário

Acessando por esse menu, o único campo obrigatório de preenchimento será o Nome.

ou pelo menu:

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Anexos| Candidato inscritos| Lookup Pessoa (Novo Portal)

Acessando por esse caminho, ao incluir um novo cadastro os campos obrigatórios irão respeitar a parametrização da aba "Visibilidade/Obrigatoriedade de campos" definida no processo seletivo.

É possível criar grupos de arquivos para classificar arquivos vinculados por processo seletivo, esse grupo determina onde os arquivos serão exibidos no Novo portal de inscrições. Temos duas opções de Categoria no grupo de arquivo:

Informações - utilizado para arquivos gerais como editais, manuais de candidatos e outros arquivos de conteúdo informativo.
Os arquivos vinculados a esse grupo, serão exibidos na área de Informações para o Processos seletivo que estiver na fase de Inscrição.
Resultados - utilizado para arquivos como gabaritos, cadernos de provas para download, etc.
Os arquivos vinculados a esse grupo, serão exibidos na área de Resultados para o Processos seletivo que estiver na fase de Divulgação de Resultados

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Grupo de arquivo

Com intuito de facilitar o envio de mensagens, existe a mensagens de notificações que permite ao usuário configurar o texto padrão do envio de e-mails e/ou notificações para os candidatos ou Responsáveis.

O usuário poderá definir como será o formato do e-mail: HTML ou texto. Quando selecionado "HTML" o usuário poderá definir o padrão de e-mail utilizando diversos recursos como imagens, vídeos, tabelas, etc. Permite também estruturar o texto do e-mail através de recursos de formatação, entre outros itens.

Ao cadastrar a mensagem, poderá ser utilizadas tags predefinidas através do botão "Tags disponíveis", que serão substituídas por seus respectivos valores no momento do envio do e-mail.

Para o Totvs Processo Seletivo será possível cadastrar mensagem de envio de e-mail para:

Enviar e-mail para o candidato com sua senha de acesso ao portal de inscrições;
Enviar e-mail para o candidato com a confirmação do cadastro no portal de inscrições;

Essas mensagens de notificação são definidas em dois tipos fixas ou temporais. As fixas são mensagens enviada no momento em que alguma alteração ou processo é executado. Já as temporais são enviadas através de um processo especifico ( Ler: Processo de Envio de Mensagens de Notificações Temporais). Esta informação é somente para visualização não pode ser alterada.

Importante: É possível cadastrar dois tipos de mensagem de notificação. Uma por Processo Seletivo em Cadastros| Processo seletivo| Anexos| Mensagens de notificação, essa mensagem só será enviada para candidatos que estiverem inscritos no processo seletivo em que foi inscrito.
Outra forma é cadastrar a mensagem pelo caminho Cadastros| Mensagens de notificação, onde esta mensagem será geral para todo os Processo seletivos, primeiro o sistema verifica se existe mensagem cadastrada no processo seletivo, caso não tenha, é enviado esta mensagem geral cadastrada.

Pagamento da inscrição através do e-mail de Confirmação de Inscrição

 

Foi criado Tag's que redireciona para o pagamento por cartão e pagamento por boleto com login automático ou login manual para serem enviada pelo e-mail de Confirmação de inscrição, assim o candidato não precisa abrir o Novo portal para pagamento da inscrição. Também foi criado um layout default para o e-mail de confirmação de inscrição, este layout se encontra no diretório "C:\totvs\CorporeRM\ObjetosGerenciais\Central Comunicação", necessitando apenas Abrir esse arquivo no cadastro de Mensagem de notificação.

Tag's com Login automático

Ao clicar no link que foi enviado pelo e-mail contendo essa tag, a página será redirecionada automaticamente para o pagamento já carregando seus dados, sem precisar que o usuário insira seu login.

A tag deve ser inserida como Hiper-Link.

 

Após o candidato realizar a inscrição e informar um e-mail, a mensagem de confirmação de inscrição será enviado automaticamente para o candidato.

A mensagem de Confirmação de inscrição só será enviado caso o candidato informe um e-mail no preenchimento do formulário de inscrição.

 

Tag's com Login manual

Ao clicar no link que foi enviado pelo e-mail contendo essa tag, a página será redirecionada para a página login, necessitando que o candidato insira seu login e senha para depois realizar o pagamento pelo cartão ou boleto.

 

 

 

Nesta tela é possível informar vários arquivos em um Processo Seletivo à serem disponibilizados no Novo Portal de inscrições. Para melhor organizar esses arquivos, pode-se vincular um Grupo de arquivos para cada cadastro. Assim, será exibido no Portal os arquivos separados por grupos.

Com intuito de facilitar a customização das imagens que serão exibidas no novo portal do processo seletivo, foi criado o cadastro de Banner, onde será vinculado as imagens por processo seletivo, ou seja, cada processo seletivo pode ter sua lista de banners.

Configuração do Banner a ser exibido no Portal

1- Acessar o cadastro de Banner para realizar a configuração a ser exibido no portal:

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Anexos| Banner

Parâmetro Ativo: Este parâmetro determina que o banner está ativo ou não, através deste parâmetro que o usuário determina se o Banner será apresentado no portal;

Imagem: O campo imagem tem como objetivo determinar qual a imagem será exibida no portal;

Titulo: O Título que aparecerá sob a imagem a ser ser configurada;

Link: Caso deseja redirecionar o Candidato para outra página, informar o link neste campo;

Data Inicial : A data inicial determina a data em que o Banner será apresentado no portal. A data inicial é preenchida automaticamente de acordo com a data corrente, mas é possível informar uma data anterior ou posterior a data atual;

Data Final: A data final determina o dia em que o Banner será apresentado no portal;

Ordem: O campo ordem tem como objetivo definir a ordem de apresentação do mural.

 

 

Caso deseje copiar um processo seletivo que utilize o novo portal de inscrições e todos seus parâmetros, ao selecionar o mesmo e executar o processo de "Copiar processo seletivo", preencher todas as telas como de costume, porem na tela "Transferência de locais, profissionais e parâmetros" foi criado uma opção para copiar todos os parâmetros do processo seletivo base. Essa opção virá marcada automaticamente, se permanecer marcada o processo seletivo será criado com os mesmo parâmetros cadastrados no processo seletivo base, caso fique desmarcado, somente a opção "Utiliza o novo portal de inscrições" virá marcada, necessitando que seja realizado a parametrização novamente.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Processos| Copiar processo seletivo

Este processo será executado a partir da visão de “processos seletivos”. A instituição poderá utilizar este processo quando desejar reaproveitar as parametrizações que foram realizadas para um processo seletivo utilizado anteriormente em um processo seletivo destino cadastrado. Ao final da execução o processo seletivo destino terá sua parametrização conforme o processo seletivo base.

O assistente do processo ajudará o usuário a escolher quais os grupos de parametrização e se será copiada também as Mensagens de notificação e Arquivos anexos do processo seletivo base. Podendo escolher um, ou todos os grupos para aproveitamento.

Pré-Requisito: Ter processos seletivos que utilizam o Novo Portal de inscrições cadastrados.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Processos| Copiar parâmetros entre processos seletivos

Nesta tela pode conter um texto parametrizado por processo seletivo e os arquivos do tipo 'Informação' vinculados ao processo seletivo selecionado.

Parametrização do Texto de Informação

1- Acessar o cadastro de Processo seletivo para parametrizar um texto de informação. Esse processo deve estar na fase do calendário "Inscrições".

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Parâmetros| SubAba Informações 2/2

Parametrização dos Arquivos a serem disponibilizados para download

1- Acesse o cadastro de Processo seletivo para parametrizar as seguintes informações sobre os arquivos que serão disponibilizados para download: onde será salvo, quais extensões são aceitas e o tamanho máximo do arquivo.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Parâmetros| SubAba Arquivos

2- Acesse nos anexos do processo seletivo a guia 'Arquivos anexos' para vincular os arquivos de acordo com o parametrizado.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Anexos| Arquivos anexos

Legenda:

1 - 'Adicionar arquivo' - Botão para selecionar o arquivo que será disponibilizado para download no portal.

2 - 'Grupo do arquivo' - Lookup para selecionar em qual grupo o arquivo será visualizado no portal. Caso essa lookup seja deixada em branco, este arquivo será exibido em um grupo default.

3 - 'Visível no portal' - O arquivo só ficará visível no portal para download do candidato caso essa flag seja marcada.

4 - 'Nome do arquivo' - Será o nome a ser exibido no portal.

 

 

Pode ser disponibilizado vários arquivos em vários grupos do portal.

Parametrização do Texto de Inscrições

1- Acessar o cadastro de Processo seletivo para parametrizar um texto de inscrições.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Parâmetros| SubAba Inscrições

 

 

É possível disponibilizar até 6 links úteis na tela de inscrições para o candidato que já está inscrito no processo seletivo. Para parametrizar quais serão os links visíveis para o candidato siga o passo abaixo:

1- Acesse o cadastro de Processo seletivo para parametrizar quais dos links serão visíveis na tela de Inscrições.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Parâmetros| SubAba Geral 3/3

2- Selecione quais serão os links. Pode-se marcar os 6, como pode não marcar nenhum, salve o cadastro e acesse o portal.

 

É possível parametrizar todo o formulário de inscrição do novo portal do processo seletivo, podendo marcar que um respectivo campo será somente visível ou visível e de preenchimento obrigatório, tanto para candidatos quanto para responsáveis. Os campos estão divididos em grupos para melhor visualização na tela.

1- Acesse o cadastro de Processo seletivo para parametrizar o formulário de inscrição.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Parâmetros| SubAba Visibilidade/Obrigatoriedade de campo.

 

Indicador de completude

Em cada grupo de usuários na inscrição é exibido uma imagem de status de completude de preenchimento do formulário. Esse status só ficará verde quando todos os campos obrigatórios estiverem preenchidos.

 

É possível parametrizar o processo seletivo para recuperar dados de candidatos que já realizaram a inscrição anteriormente. Foram criados critérios para que o candidato possa preencher e reutilizar ou não os dados já existentes na base de dados. Os critérios são:

  • Nome, data de nascimento, estado natal e naturalidade
  • CPF, passaporte ou registro geral
  • E-mail

A instituição pode marcar nenhum, um ou mais de um critérios para que a busca na base fique ainda mais refinada e não encontre duplicidade. Caso a instituição não marque nenhum critério, aquele processo seletivo não realizará buscas, ou seja, sempre irá criar novos usuários na base.

Caso a instituição marque algum critério de busca, esses campos serão exibidos no mini formulário para que o usuário digite seus dados e ao clicar em 'Continuar' seja realizada a busca na base, se for encontrado algum resultado com os dados informados, será exibido uma mensagem para o usuário perguntando se ele deseja reutilizar os dados encontrados, se o candidato optar por sim, os dados serão preenchidos automaticamente no formulário e não será criado um novo usuário, se optar por não, o usuário deverá preencher todos o formulário e será criado um novo usuário para esse candidato.

No novo portal de inscrições é possível definir campos complementares no grupo de campos desejado no formulário de inscrição do candidato, para que esse campo complementar não fique perdido na tela.

Para inserir campos complementares, siga os passos abaixo.

1- Acesse os campos complementares de inscrição e inclua um novo cadastro de campo complementar.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Campos complementares| Inscrição de candidato

 

2- Após o cadastro do campo complementar, devemos executar o processo de 'Habilitar/Desabilitar na filial' e definir sua visibilidade, se este campo complementar será visível somente no Desktop ou Portal ou Ambos.

Para que o complementar possa ser vinculado ao processo seletivo, sua visibilidade deve ser 'Portal' ou 'Ambos'.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Campos complementares| Habilitar/Desabilitar na filial

 

3- Acesse os parâmetros do processo seletivo para adicionar esse campo complementar no formulário.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Parâmetros| SubAba Campo complementar


 

4- Escolha o grupo no qual esse campo complementar ficará disponível.

5- Em seguida selecione o campo complementar que foi habilitado na filial.

6- Defina se esse campo complementar será obrigatório ou não, clique em 'Adicionar'. Salve o cadastro.

 

Parametrizar Processo seletivo para gerar Comprovante/Boleto de inscrição em PDF - TOTVS Reports

1- Acesse os parâmetros do Processo seletivo na aba Geral 2/2 e informe que o Tipo boleto/comprovante seja "PDF-TOTVS Reports".

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Parâmetros| SubAba Geral 2/3

 

2- Acesse a aba Informações complementares e informe os relatórios de boleto e comprovante do Novo Gerador.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Informações Complementares

 

3- Após o candidato realizar a inscrição é exibido uma tela onde ele pode gerar boleto e comprovante da inscrição.

Parametrizar Processo seletivo para gerar Comprovante/Boleto de inscrição em HTML - Fixo

1- Acesse os parâmetros do Processo seletivo na aba Geral 2/2 e informe que o Tipo boleto/comprovante seja "HTML - Fixo".

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Parâmetros| SubAba Geral 2/3

2- Para gerar o comprovante devemos devemos configura-lo no "Texto do comprovante de inscrição" na SubAba Geral 2/3.

3- Para configurar o Novo Portal para gerar o boleto fixo, é necessário configurar a URL do portal através do menu: 

(aviso) Totvs Processo seletivo | Ambiente | Parâmetros | Parâmetros Globais | Gerais | URL de acesso ao Portal RM.

 

Após a inscrição do candidato será exibido a tela para que ele gere o comprovante ou o boleto fixo.

É possível disponibilizar as redes sociais da instituição no novo portal.

1- Acesse os parâmetros do processo seletivo para inserir os links que serão redirecionados para as redes sociais da instituição.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Parâmetros| SubAba Redes sociais

 

Nesta tela pode conter um texto parametrizado por processo seletivo e os arquivos do tipo 'Resultado' vinculados ao processo seletivo selecionado.

Parametrização do Texto de Resultados

1- Acessar o cadastro de Processo seletivo para parametrizar um texto de resultados. Esse processo deve estar na fase do calendário "Divulgação de Resultados".

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Parâmetros| SubAba Resultados 1/2

Parametrização dos Arquivos a serem disponibilizados para download

1- Acesse o cadastro de Processo seletivo para parametrizar as seguintes informações sobre os arquivos que serão disponibilizados para download: onde será salvo, quais extensões são aceitas e o tamanho máximo do arquivo.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Parâmetros| SubAba Arquivos

2- Acesse nos anexos do processo seletivo a guia 'Arquivos anexos' para vincular os arquivos de acordo com o parametrizado.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Anexos| Arquivos anexos

Pode ser disponibilizado vários arquivos em vários grupos do portal.

É possível disponibilizar até 4 links úteis na tela de resultados para o candidato que já está inscrito no processo seletivo. Para parametrizar quais serão os links visíveis para o candidato siga o passo abaixo:

1- Acesse o cadastro de Processo seletivo para parametrizar quais dos links serão visíveis na tela de Resultados.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Parâmetros| SubAba Resultados 2/2

2- Selecione quais serão os links. Pode-se marcar os 4, como pode não marcar nenhum, salve o cadastro e acesse o portal.

Parametrização de Login na Central do candidato

Para configurar quais serão os dados que o candidato pode escolher para fazer o login basta realizar o passo abaixo. Será possível escolher até 4 tipos de login.

1- Acesse o cadastro de Processo seletivo para parametrizar quais serão os dados para login.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Parâmetros| SubAba Informações 1/2

 

2- Escolha ao menos 1 forma de login que será disponibilizada no portal.

Ao selecionar as formas de identificação "CPF", "Carteira de Identidade" ou "E-mail", esses campos devem estar marcado como visíveis e obrigatórios na subaba "Visibilidade/obrigatoriedade de campos".

3- Salve o cadastro e acesse a Central do candidato no portal.

 

Parametrização do Texto da Central de candidato

1- Acesse o cadastro de Processo seletivo para parametrizar um texto da Central de candidatos.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Parâmetros| SubAba Central do candidato 1/2

 

Caso algum candidato esqueça a senha, será possível solicitar uma nova senha para acessar a central do candidato. Na tela da Central do candidato possui o link "Esqueci minha senha/login", ao clicar nesse link será redirecionado para uma tela idêntica a de login, porem o texto parametrizável pode ser outro.

O candidato escolherá uma das formas de login parametrizadas para o login e em seguida digitará a data de nascimento e por fim clicar em "Receber senha" e a nova senha será enviada por e-mail. Deve ser parametrizado no RM um e-mail de envio de senha no cadastro "Mensagens de Notificação".

Parametrização do Texto de Recuperação de Senha

1- Acesse o cadastro de Processo seletivo para parametrizar um texto de recuperação de senha.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Aba Parâmetros| SubAba Central do candidato 2/2


2- Acesse a Central do candidato no novo portal e clique em "Esqueci minha senha/login".

 

Parametrização do E-mail de envio de senha

1- Acesse os anexos do cadastro de Processo seletivo e selecione "Mensagens de notificação".

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Anexos| Mensagens de Notificação

2- Inclua uma nova mensagem de notificação e escolha o objetivo de "Enviar e-mail para o candidato com sua senha de acesso ao portal", configure o template do e-mail e salve o cadastro.

 

Utilize as Tag's disponíveis para envio da senha e login.

Está será a tela onde o candidato, após realizar o login, conseguirá gerenciar toda a sua inscrição naquele processo seletivo selecionado.

 

 

É possível realizar customizações nas páginas do Novo Portal do processo seletivo através dos arquivos HTML. Pode ser realizado mudanças em todas as páginas para que o portal fique com a cara da instituição.

É possível customizar: os layouts de cada página /  O CSS global do portal / Imagens. Cada grupo de arquivos encontra-se em suas respectivas pastas:

  • Layouts de Página: "C:\totvs\CorporeRM\FrameHTML\Web\app\Edu\PortalProcessoSeletivo\js\templates";
  • CSS global: "C:\totvs\CorporeRM\FrameHTML\Web\app\Edu\PortalProcessoSeletivo\assets\css";
  • Imagens: "C:\totvs\CorporeRM\FrameHTML\Web\app\Edu\PortalProcessoSeletivo\assets\img".

Foram criadas variáveis para verificar se o portal irá utilizar páginas default ou páginas customizadas. Essas variáveis estão salvas no arquivo "edups-constantes.global.config.js" que está disponível no caminho - "C:\totvs\CorporeRM\FrameHTML\Web\app\Edu\PortalProcessoSeletivo\js". Dentro deste arquivo existe uma variável para cada página do portal, as variáveis vem com o valor default de "false", ou seja, o Portal irá utilizar as páginas criadas pela TOTVS. Para realizar a customização, primeiramente devemos alterar o valor da variável referente a página que será customizada para "true".

Ex:

 /*Indica que a página de inscrições do processo seletivo será customizada*/
var EDUPS_CONST_GLOBAL_CUSTOM_VIEW_INSCRICOES = false;

Após a alteração a linha de comando deverá ficar assim:

var EDUPS_CONST_GLOBAL_CUSTOM_VIEW_INSCRICOES = true;

 

Customização de Cores

Após Instalar o TOTVS RM Portal deverá ser realizado os passos abaixo:

1º- Edite o arquivo "edups-constantes.global.config.js" com algum editor de sua preferência e altere o valor da variável referente ao CSS global do portal para true.

2º - Acesse o caminho: "C:\totvs\CorporeRM\FrameHTML\Web\app\Edu\PortalProcessoSeletivo\assets\css". Crie uma pasta com o nome "custom" e faça uma cópia do arquivo "app.css" para a pasta criada.

  1. Os arquivos que serão customizados que ficarão contidos nas pastas "custom" devem ter o mesmo nome do arquivo original.
  2. Alterações nos arquivos da pasta "custom" não são de responsabilidade da TOTVS, pois estão ligadas à customização realizada pelo cliente.

 

 Edite o arquivo na pasta "custom" e realize as alterações de acordo com a sua preferência. Este arquivo está em linguagem HTML.



Após realizar a customização, pode ser necessário limpar o cache do navegador que for utilizar para visualizar as alterações.


Tela Original:

Tela Customizada:

Ao desinstalar o Portal RM de sua máquina, as pastas 'custom' que foram criadas NÃO serão apagadas do seu diretório, ou seja, seus arquivos customizados continuaram salvos no diretório.

Customização de Imagens

As imagens do Banner devem ser configuradas no RM.

(aviso) TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processo seletivo| Anexos| Banner

 

Após Instalar o TOTVS RM Portal deverá ser realizado os passos abaixo:

1º- Edite o arquivo "edups-constantes.global.config.js" com algum editor de sua preferência e altere o valor da variável referente as Imagens do portal para true.

2º - Acesse o caminho: "C:\totvs\CorporeRM\FrameHTML\Web\App\Edu\PortalProcessoSeletivo\assets\img". Crie uma pasta com o nome "custom" e faça uma cópia de TODAS imagens para a pasta criada.

  1. Os arquivos que serão customizados que ficarão contidos nas pastas "custom" devem ter o mesmo nome do arquivo original.
  2. Alterações nos arquivos da pasta "custom" não são de responsabilidade da TOTVS, pois estão ligadas à customização realizada pelo cliente.

 

 Altere as imagens de acordo com o desejado lembrando sempre que as novas imagens devem possuir o mesmo nome das imagens antigas.

Tela Original

Tela Customizada

 

 

Ao desinstalar o Portal RM de sua máquina, as pastas 'custom' que foram criadas NÃO serão apagadas do seu diretório, ou seja, seus arquivos customizados continuaram salvos no diretório.

Customização Avançada

Após Instalar o TOTVS RM Portal deverá ser realizado os passos abaixo:

Esse passo a passo é válido para customizar as páginas, o CSS global e as imagens, porém cada um dos arquivos serão encontrados em suas respectivas pastas com já citado anteriormente.

No exemplo abaixo, vamos customizar a página de Login.

1º- Edite o arquivo "edups-constantes.global.config.js" com algum editor de sua preferência e altere o valor da variável referente ao Login para true.

 O template default se encontra no caminho: "C:\totvs\CorporeRM\FrameHTML\Web\app\Edu\PortalProcessoSeletivo\js\templates". Crie uma pasta com o nome "custom" e faça uma cópia do template referente a página que será customizada para a pasta criada.

  1. Os arquivos que serão customizados que ficarão contidos nas pastas CUSTOM devem ter o mesmo nome do arquivo original.
  2. Alterações nos arquivos da pasta CUSTOM não são de responsabilidade da TOTVS, pois estão ligadas à customização realizada pelo cliente.

 

 Edite o arquivo na pasta CUSTOM e realize as alterações de acordo com a sua preferência. Este arquivo está em linguagem HTML.

 

Tela Original:

Tela Customizada:

 

Ao desinstalar o Portal RM de sua máquina, as pastas 'custom' que foram criadas NÃO serão apagadas do seu diretório, ou seja, seus arquivos customizados continuaram salvos no diretório.