Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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O objetivo da alteração na funcionalidade do Painel de Agendamentos, é efetuar melhorias nos sub-processos do painel de agendamentos, que farão com que o usuário tenha à sua disposição, ferramentas que proporcionam maior confiança e exatidão nos cálculos de frete e montagem de viagens.
Uma das premissas para utilização do painel de agendamentos, é que toda operação do cliente deverá iniciar-se no agendamento. Quando a operação iniciar na digitação da nota fiscal ou na solicitação de coletas, o sistema irá gerar automaticamente um registro de agendamento e solicitação de coletas, desde que assim esteja configurado.
O Painel de Agendamentos é uma funcionalidade que tem como objetivo básico, aglutinar funcionalidades já existentes hoje no SIGATMS, permitindo assim que o usuário navegue pelas principais rotinas do sistema, sem a necessidade de acessá-las via Menu.
Também será possível que o usuário utilize o SIGATMS via menu, pois o sistema fará o controle de semáforo dos registros selecionados no painel por outro usuário, impedindo que o mesmo registro seja utilizado por outro usuário quando já estiver marcado no painel de agendamentos.
Quando da entrada no painel de agendamentos, o sistema irá apresentar uma tela na qual o usuário indicará algumas informações que funcionarão como filtro inicial, dos registros de agendamentos que serão apresentados.
(Tela com os filtros iniciais)
O painel de agendamentos possui alguns botões de controle à saber:
Botão Atualiza (F5):
(Acionando-se este botão o sistema atualiza as pastas de operações de acordo com os agendamentos selecionados)
(Acionando-se o botão filtrar o sistema abre uma tela para que o usuário selecione quais tabelas serão filtradas)
(Digitando duplo click na tabela desejada o sistema abre a tela padrão de filtro do Protheus)
Quando do acionamento deste botão o sistema irá apresentar novamente a tela inicial, onde o usuário indica as informações de filtro dos agendamentos, para entrada no painel. Os agendamentos que eventualmente tenham sido marcados anteriormente, terão suas marcas retiradas.
Quando do acionamento deste botão o sistema irá inverter a condição de marca dos agendamentos. Assim, agendamentos que estejam marcados serão desmarcados, e vice-versa.
O painel de agendamentos possui na sua parte inferior, pastas onde o sistema apresenta a lista das operações do SIGATMS. Assim, o usuário pode utilizar o sistema sem a necessidade de voltar ao menu e acionar outra funcionalidade.
São elas:
(Após o usuário selecionar os agendamentos e selecionar a inclusão da viagem, o sistema abrirá uma tela de seleção tipo de viagem e tipo de transporte)
(No caso da seleção de agendamentos que ainda não estejam confirmados, o sistema irá abrir uma tela para que o usuário selecione quais os agendamentos serão confirmados. É possível que o usuário marque ou desmarque todos os agendamento da tela)
(Acionando-se o botão “Parâmetros” o sistema irá listar as não conformidades do agendamento)
(Em seguida a tela de parâmetros da viagem será apresentada)
(Confirmando-se, a tela de viagem será apresentada)
(O usuário deverá indicar o veículo e o motorista da viagem, por meio do botão de complemento da viagem)
(No caso de divergências nas negociações entre os agendamentos marcados, o sistema irá abrir a tela de configuração dos pagadores de frete. O usuário deverá alterar negociações e serviços, de tal forma que as condições de cálculo e rateio de frete fiquem iguais. Cada um dos grupos de negociações iguais, farão parte de um mesmo lote de cálculo de frete a receber. Agendamentos com negociações que não possuam rateio ficarão dentro de um mesmo lote)
(Em seguida o sistema abrirá a tela de configuração do roteiro da viagem. O endereço apresentado será, nos pontos de origem dependente da configuração de seleção de origem 1-Solicitante, 2-Remetente, e do campo de sequência de endereço do remetente do agendamento. Nos pontos de destino, quando o documento já estiver gerado será considerado o endereço do destinatário da nota fiscal, com sua possível sequência de endereço, e com o documento não gerado será considerado o endereço do destinatário do agendamento, com sua possível sequência de endereço. Serão apresentadas as pastas de roteiro por cliente, que serão utilizadas para definição de quilometragem e pontos de passagem, e cálculo dos documentos do cliente. Também será apresentada a pasta de roteiro geral, que será utilizada para definição do roteiro utilizado pelo veículo e quilometragem percorrida, para cálculo do frete a pagar. Na parte inferior da tela o sistema apresentará o percurso do manifesto eletrônico. O usuário deverá interagir em todas estas pastas para definição da rota e roteiro da viagem. A tela de definição de roteiro somente será apresentada no caso de viagem de coleta ou entrega, com ou sem serviço adicional de coleta)
(Confirmando-se a tela de roteiro da viagem, o sistema irá verificar se já existe um roteiro exatamente igual na base de dados, ou ainda se existe um roteiro similar considerando-se os pontos inicial e final definidos pelo usuário. Será apresentada uma tela onde o usuário poderá verificar esta análise feita pelo sistema)
(Acionando-se o botão outras ações e depois cadastrar, o sistema irá abrir uma tela que na parte superior são exibidas as rotas que possuam semelhança com o roteiro, e na parte inferior as rodovias e praças de pedágio para cada rota. O usuário poderá selecionar uma nova rota, o que fará com que o roteiro fique vinculado à ela)
(Ao se fechar a tela de roteiro com todos os ajustes definidos, o sistema irá proceder com a gravação da viagem. No caso de viagem de entrega ou transferência, caso a digitação das notas fiscais e cálculo do CTe ainda não tenham sido executados, suas respectivas telas serão acionadas automaticamente. Durante o processo de gravação da viagem, o sistema fará algumas validações e caso existam não conformidades, uma tela de informação de bloqueio será apresentada e o usuário poderá desbloquear por meio do botão de outras ações e mais detalhes)
(O processo de montagem de uma programação de carregamento, será similar ao de abertura de viagem. O usuário irá selecionar os agendamentos no painel, o sistema irá apresentar a tela com os documentos e/ou notas existentes, e será permitido que o usuário desmarque registros ou ainda adicione novos. Em seguida o usuário deverá selecionar os veículos da viagem, e o sistema irá abrir a funcionalidade de complemento de viagem. Ao confirmar, a programação será gravada como confirmada, e uma viagem será criada automaticamente. Abaixo a pasta da programação de carregamento)
(Tela da programação de carregamento)
(Pasta de cadastramento dos agendamentos)
(Pasta de abertura das solicitações de coletas)
(Pasta de digitação das notas fiscais dos clientes)
(Pasta de leitura inicial do código da DANFE)
(Pasta de criação de lotes de notas fiscais do cliente, e cálculo dos documentos de transporte)
(Pasta de geração dos manifestos)
(Pasta de geração do contrato para pagamento do carreteiro)
(Pasta para consulta do documento de transporte, e geração de documentos complementares e de devolução)
(Pasta de apontamento das ocorrências nos documentos de transporte)
(Pasta de apontamento das operações da viagem)
(Pasta de lançamento dos comprovantes de entrega)
(Pasta de consulta dos documentos importados pelo EDI)
(Pasta de consulta dos agendamentos importados pelo MRP)
(Pasta de geração das faturas de forma manual)
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
TMSAF76 | Alteração | Atualizações / SAC / Painel de Agendamento | - |
TMSAF70 | Alteração | Atualizações / SAC / Negociações | - |
TMSAF71 | Alteração | Atualizações / SAC / Negociações por Cliente | - |
TMSA050 | Alteração | Atualizações / Recebimento / Entrada Dc.Cliente | - |
TMSAF05 | Alteração | Atualizações / S.A.C / Agendamento | - |
TMSA460 | Alteração | Atualizações / S.A.C / Solicitação Coleta | - |
TMSA200 | Alteração | Atualizações / Recebimento / Cálculo de Frete | - |
TMSA190 | Alteração | Atualizações / Transportes / Manifesto | - |
TMSA250 | Alteração | Atualizações / Terceiros / Contrato Carreteiro | - |
TMSA500 | Alteração | Atualizações / Transporte / Manutenção doctos | - |
TMSA360 | Alteração | Atualizaçôes / Ocorrências / Reg. de Ocorrências | - |
TMSA350 | Alteração | Atualizações / Viagens | - |
TMSA570 | Alteração | Atualizações / Transporte / Comprov.de Entrega | - |
TMSAE55 | Alteração | Atualizações / EDI / Nota Fiscal | - |
TMSA850 | Alteração | Atualizações / Financeiro / Fatura Por docto. | - |
TMSA141 | Alteração | Atualizações / Viagens | - |
TMSA144 | Alteração | Atualizações / Viagens | - |
TMSXFUNA | Alteração | Função Genérica | - |
TMSA140 | Alteração | Atualizações / Viagens | - |
TMSXFUNB | Alteração | Função Genérica | - |
TMSA146 | Alteração | Atualizações / Viagens | - |
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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