Assunto

Produto:

TOTVS Gestão Financeira 

Versões:

 12.1.18

Ocorrência:

 N/A

Ambiente:

 RM

Passo a passo:

 N/A

Observações:



Objetivo

Disponibilizar novas variáveis para geração do nome do arquivo de remessa bancária (Remessa de cobrança/pagamento) para que o usuário possa definir o nome da forma solicitada pelo banco.


Definição da Regra de Negócio

Atualmente é possível definir variáveis no nome do arquivo de remessa bancária que será gerado. Porém, atualmente este recurso está limitado somente as variáveis para número e data da remessa. Atualmente a configuração de variáveis permitida são:

 # carácter para definir o número da remessa com zero à esquerda.

DDMMYYYY - informação da data de geração da remessa - a variável de data atualmente não permite o desmembramento, este desmembramento é necessário porque alguns bancos solicitam apenas o dia no arquivo de remessa.

Desta maneira precisamos evoluir esta funcionalidade disponibilizando novas variáveis para serem utilizadas, pois alguns bancos possuem nomenclaturas definidas para o nome do arquivo.


Exemplos de nomenclaturas solicitadas pelos bancos:


Caixa Econômica:

EDD#####.REM, onde:

E = fixo

DD = dia da geração do arquivo (varável)

##### = sequencial da remessa com 5 dígitos (variável)

Exemplo: E3100008.REM


Banco Sicred:

Exemplos:

CCCCCMDD.CRM

CCCCCMDD.RMX

onde:

 

CCCCC = código beneficiário
MDD = cód. do mês e nº do dia da data de geração do arquivo
CRM = Indica que é o 1º arquivo remessa
RMX = Indica que o beneficiário enviou mais de um arquivo remessa na data, onde RM = Remessa e X = seqüência do arquivo remessa. Iniciará sempre em “2” (segundo arquivo remessa gerado no dia) e terá seqüência de acordo com a quantidade de arquivos remessa gerados pelo beneficiário, podendo ser “3”, “4”, “5”, “6”, “7”, “8”, “9” e “0” (décimo e último arquivo remessa que poderá ser gerado pelo beneficiário)

Observação descrita no manual sobre o código do beneficiário:  O código do beneficiário será um número sequencial aleatório criado no sistema da Cooperativa, o seu uso será obrigatório no nome dos arquivos de remessa e retorno;

Outros exemplos de variáveis solicitadas pelos bancos:

MM – Mês da geração da remessa

M = mês (1 = jan, 2 = fev, ..., O = Out, N= Nov e D=Dez)

OBSERVAÇÃO: Conforme exemplos citados acima, alguns bancos solicitam a extensão CRM e também RMX para geração dos arquivos, sendo que a extensão RMX indica que o beneficiário enviou mais de um arquivo de remessa na data, onde RM é igual 'Remessa' e  X é igual a sequência do arquivo de remessa. Iniciará sempre em “2” (segundo arquivo remessa gerado no dia) e terá seqüência de acordo com a quantidade de arquivos remessa gerados pelo beneficiário, podendo ser “3”, “4”, “5”, “6”, “7”, “8”, “9” e “0” (décimo e último arquivo remessa que poderá ser gerado pelo beneficiário).

Impacto no Sistema - 

Ao  editar o convênio na pasta 'Remessa Bancária' permitir que no campo nome do arquivo sejam informadas novas variáveis que possam atender as nomenclaturas solicitadas pelos bancos.

Ao gerar a remessa de cobrança o nome do arquivo será gerado de acordo com a  parte fixa e variável que foi definida.