Índice:


       

Objetivo:


     O objetivo deste documento é apresentar a ferramenta RM Reports e suas funcionalidades.

Introdução:


     Utilizando o Reports é possível criar uma variedade de relatórios diferentes, partindo do simples ao complexo. Comece pensando sobre a fonte de registro de seu relatório, podendo ser uma consulta SQL, Campos da Base ou Fonte de Dados.

 

     Não importa se seu relatório é uma simples lista de registros ou um resumo agrupado de vendas por região, primeiro determine quais campos contêm os dados que deseja ver em seu relatório e em quais tabelas ou consultas será necessário. Depois de feita estas escolhas achará mais fácil criar seu relatório.

 

     O Totvs Reports é um produto original da linha RM, porém é possível utilizá-lo na criação/elaboração de relatórios nos demais produtos Totvs. Para uso em outros produtos é necessário alguns processos.

     Para que o Totvs Reports possa se comunicar com a base de destino é preciso restaurar uma base exemplo. Esta base será a origem da conexão com a base onde se deseja extrair as informações para elaboração/criação dos relatórios. Para download deste arquivo acesse o portal do cliente em: https://www.totvs.com/. Concluído login no portal do cliente clique em “Downloads e Atualizações” .

     Preencha no campo busca o conteúdo: “BASEDEDADOS”. Selecione o produto “RM”, Versão “12.1” e o ambiente “Corpore RM”. Clique em “Buscar”. Serão listados os arquivos disponíveis para download. Escolha, de preferência, a versão mais recente disponível. No momento atual; BASEDEDADOSSQL_12.1.17.MSI e BASEDEDADOSORACLE_12.1.17.MSI.

• Após restaurar a Base é necessário executar o script "Acerta Usuário" na base. Para fazer este procedimento, siga as orientações: SQL Server - Acerta Usuário

     Para acessarmos a plataforma do Totvs Reports e iniciarmos a elaboração dos relatórios é necessário instalarmos a RM Biblioteca. Para download do instalador acesse o portal do cliente em: https://www.totvs.com/. Concluído login no portal do cliente clique em “Downloads e Atualizações” .

     Preencha no campo busca o conteúdo: “BIBLIOTECA”. Selecione o produto “RM”, Versão “12.1” e o ambiente “Corpore RM”. Clique em “Buscar”. Serão listados os instaladores disponíveis para download. Escolha, de preferência, a versão mais recente disponível. No momento atual é; BIBLIOTECARM_12.1.17.MSI.

     Concluído as etapas de restauração da base exemplo e instalação da RM Biblioteca configuramos o RM como BI.

     A Conexão em Bases Externas possibilitará que o usuário crie consultas SQL que se comunicaram com outras bases de dados. Possibilitando até mesmo uma leitura de registros em uma planilha de Excel.

     Concluída as configurações o Totvs Reports estará ponto para uso. Acesse nosso FAQ para tirar dúvidas e descobrir as funcionalidades disponíveis nesta ferramenta.

     Também é possível a geração do relatório através do WebService, para isso é necessário seguir as documentações de Como Expor o WebService do RM através do Host e Web Service Reports.

 

Visão da Árvore de Relatórios e Menus:


     A visão da Árvore de Relatórios pode ser acessada através da guia "Gestão | Ferramentas de Análise | RM Reports". Nesta visão encontraremos ícones e menus usais desta ferramenta.

        - Botão Novo (Crie novos relatórios)

      - Botão Editar (Edite informações dos relatórios como sua Descrição e Grupos de Relatório)

       - Botão Excluir (Exclua relatórios)

      Anexo | Preview Rápido - Aciona o Preview Rápido do seu relatório caso tenha salvo.

Produto: Framework

Versão: 12.1.15 ou Superiores

Processo: Totvs Reports

Status: Finalizado

Data:   

Autores:

Daniel Santos Campos

Wesley Avelino De Carvalho