Integração BackOffice RM x PDV Protheus

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

SIGALOJA, SIGAFRT, TOTVSPDV

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

LOJA701

Venda Assistida

STIPOSMAINTOTVS PDV

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

LOJA070

Cadastro de Administradoras Financeiras

LOJI070

Integração de Administradoras Financeiras
LOJA110Cadastro de Produtos
LOJA121Cadastro de Estação
LOJI121Integração de Estação
LOJI140Integração de Cancelamento de Vendas
LOJI160Integração de Redução Z
LOJI701Integração de Vendas
LOJA140Cancelamento de Vendas
LOJA160Redução Z
LOJA701Vendas
LOJA210Cadastro de Códigos de Barra
AGRI045Cadastro de Locais de Estoque
MATI010Integração de Produto
MATI030Integração de Cliente
MATA040Cadastro de Vendedor
MATI040Integração de Vendedor
QIEI030Integração de Unidade de Medida
STFGETSTATIONBusca Estação
STDCANCELSALECancelamento de Venda
STWCANCELSALECancelamento de Venda
STWCANCELITEMCancelamento de Item

Cadastros Iniciais:

Adapters EAI (CFGA020): Cliente, Produto, Estação de Trabalho, Vendedor, Forma de Pagamento, Unidade de Medida e Local de Estoque;

De/Para Empresa Filial EAI (APCFG050).

Parâmetro(s):

MV_EAIURL2, MV_EAIUSER, MV_EAIPASS,  MV_LJMUDIN, MV_LJMUCH, MV_LJMUFI e MV_LJRMBAC

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

SAE - Administração Financeira

SX5 - Tabelas

SB0 - Dados Adicionais - Loja

SB1 - Descrição Genérica do Produto

SLK - Código de Barras por Produto

SLG - Estações

NNR - Locais de Estoque

SA1 - Clientes

SA3 - Vendedores

SAH - Unidades de Medida

SL1 - Orçamento

SL2 - Itens do Orçamento

SL4 - Condição Negociada

SLX - Log Cancelamento x Devolução

SFI - Resumo Redução Z

Sistema(s) Operacional(is):

Windows/Linux

Chamados relacionados:TUBW06

Versões/Release:

12.1.7

Versão Corrigida:12.1.7
Versão Expedida:12.1.7
Pacote:CH TUBW06.zip

 

 

Descrição

Implementada no Venda Assistida e Totvs Pdv a funcionalidade de integração para o PDV do sistema Protheus (cadastros e movimentações do produto) com o BackOffice do sistema RM.

Como premissa da integração será a utilização de Mensagem Única.

O desenvolvimento se dará em 2 fases distintas sendo elas:

 

Fase 1

  1. Cadastro de Clientes
  2. Cadastro de Produtos/Precificação do Produto/Código de Barras do Produto
  3. Cadastro de Estação de Trabalho (Pdv)
  4. Cadastro de Vendedor
  5. Cadastro de Forma de Pagamento/Administradoras Financeiras
  6. Cadastro de Unidade de Medida
  7. Cadastro de Local de Estoque
  8. Cupom Fiscal/RPS
  9. Cancelamento de Cupom Fiscal
  10. Mapa Resumo/Redução Z (PAF-ECF)

Fase 2
 

  1. Sangria
  2. Suprimento de Caixa
  3. Consulta de Estoque
  4. Crédito de Devolução/Troca


Importante
A fase 2 do projeto será desenvolvida posteriormente.

 

Importante

As Administradoras Financeiras (SAE) deverão ser cadastradas manualmente nos sistemas RM e Protheus e deverão ter o mesmo código.

Os Operadores de Caixa deverão ser cadastrados manualmente nos sistemas RM e Protheus e deverão ter o mesmo código.

 

 

 

Procedimento para Configuração


Pré-Requisitos


Adapters:

  1. No Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
    • Incluir uma nova Rotina  para os Adapters do  sistema Protheus
    • Configurar a Rotina do Adapter  de acordo com  os dados abaixo fornecidos  e que já foram pré estabelecidos  para a integração:

    • Mensagem única: Sim
    • Rotina: Nome do adapter  com a ultima letra  referenciando o programa 
    • Mensagem: Nome da mensagem única  que o Adapter EAI  espera receber.
    • Descrição: Identificação da mensagem
    • Recebe: SIM
    • Método: Síncrono/Assincrono
    • Operação: TODAS
    • Canal de Envio: EAI


Lista de Adapters a serem incluídos:

Mensagem Única

Rotina Protheus

Mensagem

Descrição

Envia

Recebe

Método Protheus

Operação

Canal de Envio

Adapter Protheus

Versão

Sim

MATA010

Item

Produto

Não

Sim

Síncrono

Todas

EAI

MATI010

3.004

Sim

MATA030

CustomerVendor

Cliente

Nâo

Sim

Síncrono

Todas

EAI

MATI030

2.002
SimAGRA045WarehouseArmazéns de EstoqueNãoSimSíncronoTodasEAIAGRI0451.001
SimQIEA030UnitOfMeasureUnidades de MedidaNãoSimSíncronoTodasEAIQIEI0302.002
SimLOJA121ListOfStationSalePointLista de Estações de TrabalhoNãoSimSíncronoTodasEAILOJI1211.000
SimMATA040SellerVendedorNãoSimSíncronoTodasEAIMATI0402.001
SimLOJA070PaymentMethodForma de Pagamento/Adm. Fin.NãoSimSincronoTodasEAILOJI0701.000
SimLOJA701RetailSalesVendas VarejoSimNãoSincronoTodasEAILOJI7011.001
SimLOJA160ReductionReducao ZSimNãoSincronoTodasEAILOJI1601.001

 

Importante
Estes adapters devem ser adicionados somente na Retaguarda.


2. Ainda no módulo Configurador, alterar a configuração  de compartilhamento de registros  nas tabelas do Protheus, acesse Base de Dados/Dicionário/Base de Dados,  pesquise pela tabela   e a configure  conforme especificado na tabela abaixo:

Entidade

Empresa

Unidade

Filial

Tabela Protheus

Cliente

Compartilhado

Compartilhado

Compartilhado

SA1

Vendedor

Exclusivo

Exclusivo

Compartilhado

SA3

Dados Adicionais LojaExclusivoExclusivoCompartilhadoSB0

Produto

Exclusivo

Exclusivo

Compartilhado

SB1

Produtos x PreçosExclusivoExclusivoCompartilhadoSBI
Log de ModificaçõesExclusivoExclusivoCompartilhadoSLH
GenéricaExclusivoExclusivoCompartilhadoSX5
Estações de TrabalhoExclusivoExclusivoCompartilhadoSLG


Clique em atualizar Base de Dados para salvar as alterações.


Importante
Será necessário excluir a tabela SX5 via APSDU, após novo acesso ao Protheus, a tabela será recriada com as informações distribuídas por filial.
Efetuar Backup da tabela antes deste procedimento.

 

Importante 

Será necessário efetuar os procedimentos de Compartilhamento de tabelas na Retaguarda e nos PDVs.


3. No Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Emp.Fil.Msg.Unica e cadastrar De-Para de Empresas e Filiais, preencher conforme os valores a seguir:

 

    • Referência: RM
    • Company :  Código da Coligada RM  a integrar.
    • Branch: Código da Filial RM a integrar
    • Emp. Protheus: Código da Empresa no Protheus a integrar com o sistema RM
    • Fil. Protheus: Código da Filial no Protheus  a integrar com o sistema  RM 

 

Exemplo:

Referência: RM

Company : 4

Branch: 20

Emp. Protheus: 01

Fil. Protheus: 0101005

 

Para integrações globais do sistema RM, a configuração será conforme exemplo abaixo: 

Referência: RM

Company : 0

Branch: 

Emp. Protheus: 01

Fil. Protheus: 0101005

 

4. No Configurador (SIFACFG), acesse Base de Dados/Dicionário/Base de Dados/Grupo de Campos e aumente o tamanho do Código Cliente/Fornecedor.

    • Acessar : Base de Dados / Dicionario / Base de Dados.
    • Dicionário de Dados / Grupo de Campos.
    •  Selecione o Código do Cliente e clique em Editar.
    • Aumente o tamanho para o valor desejado.
    • Atualizar Base de Dados para efetivar a alteração.

      Importante
      O tamanho do Código do Armazém  pode variar de 6 a 20 conforme definido regra de negócio.

      Importante 
      Será necessário efetuar os procedimentos tamanho do grupo de campos na Retaguarda e nos PDVs.

 

5. No Configurador (SIFACFG), acesse Base de Dados/Dicionário/Base de Dados/Grupo de Campos e aumente o tamanho do Loja Cliente/Fornecedor.

    • Acessar : Base de Dados / Dicionario / Base de Dados.
    • Dicionário de Dados / Grupo de Campos.
    •  Selecione o Loja do Cliente e clique em Editar.
    • Aumente o tamanho para o valor desejado.
    • Atualizar Base de Dados para efetivar a alteração.

      Importante
      O tamanho do Código do Armazém  pode variar de 2 a 4 conforme definido regra de negócio.

      Importante 
      Será necessário efetuar os procedimentos tamanho do grupo de campos na Retaguarda e nos PDVs.


6. No Configurador (SIFACFG), acesse Base de Dados/Dicionário/Base de Dados/Grupo de Campos e aumente o tamanho do Código do Armazém.

    • Acessar : Base de Dados / Dicionario / Base de Dados.
    • Dicionário de Dados / Grupo de Campos.
    •  Selecione o Código do Armazém e clique em Editar.
    • Aumente o tamanho para o valor desejado.
    • Atualizar Base de Dados para efetivar a alteração.

      Importante
      O tamanho do Código do Armazém  pode variar de 2 a 6 conforme definido regra de negócio.

      Importante 
      Será necessário efetuar os procedimentos tamanho do grupo de campos na Retaguarda e nos PDVs.


    7. No Configurador (SIFACFG), aBase de Dados/Dicionário/Base de Dados/Grupo de Campos e aumente o tamanho do Código do Produto. 
    • Acessar : Base de Dados / Dicionario / Base de Dados.
    • Dicionário de Dados / Grupo de Campos.
    •  Selecione o Tamanho do Produto e clique em Editar.
    • Aumente o tamanho para o valor desejado.
    • Atualizar Base de Dados para efetivar a alteração.

      Importante
      O tamanho do Código do Produto  pode variar de 15 a 30 conforme definido regra de negócio.

      Importante 
      Será necessário efetuar os procedimentos tamanho do grupo de campos na Retaguarda e nos PDVs.

  • 8. No Configurador (SIFACFG), acesse Base de Dados/Dicionário/Base de Dados e adicione inicializador padrão para o campo NNR_CODIGO:
      • Acessar : Base de Dados / Dicionario / Base de Dados
      • Dicionário de Dados / Pesquisar  por NNR
      •  Selecione a tabela e clique em Editar
      • Acesse : Clientes  / Campos
      • Pesquisar  pelo campo  Código do Armazém  (NNR_CODIGO)
      • Selecionar o campo  NNR_CODIGO e clicar no ícone EditarInformar a função GetSxENum("NNR","NNR_CODIGO") ao  campo Inic.Padrão localizado na aba Opções  e Confirmar.Atualizar Base de Dados para efetivar a alteração.

        Importante 
      • Se adicionado Inicializador Padrão no campo Código do Armazém (NNR_CODIGO), não será considerado o código informado pela RM, será priorizada a inicialização automática.

      • Importante 
        Será necessário efetuar os procedimentos de Inicializador Padrão na Retaguarda e nos PDVs.


      9. Adicionar o Job LjiSenEai no AppSever.ini da Retaguarda

      • Exemplo:

        [Integracao EAI]
        Main= LJISENDEAI

        ENVIRONMENT=Ambiente

        nParms=2

        Parm1=99

        Parm2=01


        [OnStart]

        RefreshRate=120

        jobs=Integracao EAI


      • Importante
        Este job deve ser adicionado somente na Retaguarda.
       


    • Importante

    • As Bases de Alíquotas existentes no Protheus são: 7, 12, 18 e 25. Caso sejam necessárias outras bases, deve-se inserir os campos correspondentes no Protheus (Tabela SFI) através do módulo Configurador (SIGACFG).

      ICMS -  Inicia com Bas + Base e FI_COD + Base, exemplo:

      Base 16 – Campos Protheus = FI_BAS16 e FI_COD16

    • Base 3 – Campos Protheus = FI_BAS3 e FI_COD3

    •  

    • Se a Base possuir decimal, o campo deverá ser criado como FI_BAS + Inteiro + 0 + Decimal, exemplo

    • Base 7.2 – Campos Protheus = FI_BAS702 e FI_COD702

    • Base 8.5 – Campos Protheus = FI_BAS805 e FI_COD805

    •  


    • ISS - Inicia com BIS + Base e ISS + Base, exemplo:
      Base 5 - Campos Protheus = FI_BIS0500 e FI_ISS0500
      Base 6 - Campos Protheus = FI_BIS0600 e FI_ISS0600Se Base possuir decimal, o campo o campo deverá ser criado como FI_BIS + Inteiro + 0 + Decimal, exemplo
      Base 6.5 - Campo Protheus = FI_BIS0605 e FI_ISS0605
      Esses campos deverão ser criados na Retaguarda e nos PDVs.

Procedimento para Utilização


Cadastro de Unidade de Medida


Inclusão:

       1. Após inclusão da Unidade de Medida no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SAH, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Gerencia Estoques / Unidades de Medida.

Sistema apresenta as Unidades de Medida existentes, se este item que foi incluído ainda não existe, será feita a inclusão, senão, permanecerá inalterada.

 

Alteração:

  1. Após alteração da Unidade de Medida no sistema RM, Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Gerencia Estoques / Unidades de Medida.
    Sistema apresenta as Unidades de Medida existentes, verifique as alterações que foram efetuadas no item conforme integração.

 

Exclusão:

  1. Após exclusão da Unidade de Medida no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, item deve ter sido excluído da tabela De-Para.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Gerencia Estoques / Unidades de Medida

Sistema apresenta as Unidades de Medida existentes, se a Unidade de Medida estiver sendo utilizada em algum cadastro (ex: Produto), sistema não permitirá a exclusão.

 

Importante
RM deve enviar as integrações das Unidades de Medida padrões Protheus para que alimente as tabela De-Para.

 

 

Cadastro de Local de Estoque


Inclusão:

       1. Após inclusão de Local de Estoque no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo NNR, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Locais de Estoque.

Sistema apresenta os Locais de Estoques existentes, sistema terá incluído o novo registro.

 

Alteração:

  1. Após alteração de Local de Estoque no sistema RM, Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Locais de Estoque.
    Sistema apresenta os Locais de Estoque existentes, verifique as alterações que foram efetuadas no item conforme integração.

Importante
Caso seja efetuada a alteração de inativação do Local de Estoque no sistema RM e este não tenha movimentações, será excluído no sistema Protheus.

 

Exclusão:

  1. Após exclusão da Unidade de Medida no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, item deve ter sido excluído da tabela De-Para.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Locais de Estoque

Sistema apresenta os Locais de Estoques existentes, o item em questão terá sido excluído da tabela.

 

 

Cadastro de Produto/Precificação/Código de Barras do Produto


Inclusão:

       1. Após inclusão de Produto no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SB1, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Produtos

Sistema apresenta os Produtos existentes, sistema terá incluído o novo registro, verifique no rodapé que os preços de venda do produto também foram adicionados conforme integração.

 

Alteração:

  1. Após alteração de Produto no sistema RM, Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Produtos
    Sistema apresenta os Produtos existentes, verifique as alterações que foram efetuadas no item conforme integração, caso tenha havida alguma alteração de preço, estes serão atualizados.
     

Exclusão:

  1. Após exclusão de Produto no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, item deve ter sido excluído da tabela De-Para.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Produtos

Sistema apresenta os Produtos existentes, o item em questão terá sido removido da tabela juntamente com sua precificação.

 

    • Cadastro de Códigos de Barras:

Os Códigos de Barras correspondentes ao Produto também serão inseridos pela integração de Produtos, os eventos de Códigos de Barras estarão relacionados com os eventos da integração do Produto da seguinte forma:

 

    1. Inclusão de Produto:
      Todos os Códigos de Barras relacionados ao Produto que forem enviados serão incluídos.
      No Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).
      O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SLK, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

      Acesse SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Códigos de Barras
      Sistema apresenta os Códigos de Barras existentes, verifique as alterações que foram efetuadas conforme integração.


    2. Alteração do Produto:
      Acesse SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Códigos de Barras
      Todos os Códigos de Barras relacionadas ao Produto que forem enviados serão alterados se necessário, aqueles que não forem enviados serão excluídos.


    3. Exclusão do Produto:
      No Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    
      O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, item deve ter sido excluído da tabela De-Para.


      Acesse SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Códigos de Barras
      Todos os Códigos de Barras relacionados ao Produto serão excluídos.

Importante

O Protheus possui um tratamento onde um Código de Barras pode representar uma Caixa de Mercadorias, neste caso, deverá ser informado pela RM a quantidade de produtos para o Código de Barras que está sendo gerado, caso não seja informado, será considerado o valor default = 0, definindo assim que o Código de Barras representa apenas 1 produto.

 

Importante

As integrações de Unidade de Medida e Local de Estoque são pré-requisitos para a integração de Produtos e estão detalhadas neste documento.


Importante

Haverá validação para o código de tributação ECF enviado, esta informação não é gravada no sistema Protheus pois os códigos são sempre fixos, já no sistema RM podem ser variáveis, assim esta validação garantirá que ambos estarão utilizando as mesmas informações, são elas:

  • Tributado
    Produto ICMS inicia com T + Aliquota do imposto + 00
    Ex: 7% = T0700, 12% = T1200, 18% = T1800

    Produto ISS inicia com S + Aliquota do imposto + 00
    Ex: 5% = S0500

  • Isento = I1

  • Substituição Tributária = F1

  • Não Tributado = N1


    Importante
    Para correta integração dos produtos, deve ser removida a obrigatoriedade e validação de sistema do campo B1_CODITE no sistema Protheus.

     

Importante

Cadastrar no sistema Protheus as Tes para cada tipo de tributação e inerir no cadastro de configurações de produtos através da rotina SIGALOJA->Integração->Configuração Padrão (LOJA2142), com estas informações preenchidas, na integração do produto, a Tes correspondente será inserida no campo Tes de Saída (B1_TS).




Cadastro de Cliente

 

Inclusão:

       1. Após a inclusão do Cliente no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SA1, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Clientes.

Sistema apresenta os Clientes existentes, sistema terá incluído o novo registro.

 

Alteração:

  1. Após alteração do Cliente no sistema RM, Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Clientes.
    Sistema apresenta os Clientes existentes, verifique as alterações que foram efetuadas no item conforme integração.

Exclusão:

  1. Após a exclusão do Cliente no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, item deve ter sido excluído da tabela De-Para.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Clientes.

Sistema apresenta os Clientes existentes, o item em questão será excluído da tabela.


Importante
O Código da Coligada RM será o código da Loja do Cliente Protheus, esta informação será enviada no XML de integração. Desta forma poderá ser utilizado o mesmo código de cliente para Coligada e Globalizada RM.


Importante
Este processo por padrão também trata a integração de Fornecedores, porém, nesta integração, serão integrados apenas Clientes.


Importante
Protheus possui um código de Cliente Padrão automático com base nos parâmetros MV_CLIPAD e MV_LOJAPAD, RM deve enviar a integração deste cliente para alimentar a tabela De-Para.

 

 

Cadastro de Vendedor

 

Inclusão:

       1. Após a inclusão do Vendedor no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SA3, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Vendedores.

Sistema apresenta os Vendedores existentes, sistema terá incluído o novo registro.

 

Alteração:

  1. Após alteração do Vendedor no sistema RM, Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Vendedores.
    Sistema apresenta os Vendedores existentes, verifique as alterações no item que foram efetuadas conforme integração.

Exclusão:

  1. Após a exclusão do Vendedor no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, item deve ter sido excluído da tabela De-Para.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Vendedores.

Sistema apresenta os Vendedores existentes, o item em questão terá sido excluído da tabela.

 

Importante
Protheus possui um código de Vendedor Padrão automático, RM deve enviar a integração deste cliente para alimentar a tabela De-Para.



Cadastro de Estação de Trabalho (Pdv)

 

Inclusão:

       1. Após a inclusão da Estação de Trabalho no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SLG, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Ponto de Venda / Estações.

Sistema apresenta as Estações de Trabalho existentes, sistema terá incluído o novo registro.

 

Alteração:

  1. Após alteração da Estação de Trabalho no sistema RM, Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Ponto de Venda / Estações.
    Sistema apresenta as Estações de trabalho existentes, verifique as alterações no item que foram efetuadas conforme integração.

Exclusão:

  1. Após a exclusão da Estação de Trabalho no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, item deve ter sido excluído da tabela De-Para.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Ponto de Venda / Estações.

Sistema apresenta as Estações de Trabalho existentes, o item em questão terá sido removido da tabela.

 

Importante

A integração de Local de Estoque é pré-requisito para a integração de Estação de Trabalho e está detalhada neste documento.

 

Importante
Protheus possui um código de Estação de Trabalho Padrão automático, RM deve enviar a integração deste cliente para alimentar a tabela De-Para.

 

 

Cadastro de Forma de Pagamento/Administradoras Financeiras


Visto que a base Protheus possui carga com formas de pagamento padrão (obrigatoriamente constam na base de dados), deve-se efetuar o cadastro destas Formas de Pagamento no RM respeitando o mesmo código do Protheus para viabilizar a integração de registros que utilizem estas como parâmetro. A lista de forma de pagamentos padrão no Protheus e que devem ser cadastradas no RM com o mesmo código estão armazenadas na tabela SX5, Chave 24:


Importante

Se forem incluídas novas Formas de Pagamentos no Sistema RM diferentes das Formas de Pagamento pré-existente no Protheus, essas serão incluídas automaticamente.

Deverá ser informado pelo sistema RM o mesmo código da Forma de Pagamento Protheus conforme tabela SX5, Chave 24, desta forma, será alimentada a tabela de integração para utilização, se o usuário optar em trabalhar com código diferente do cadastro Protheus, os códigos devem ser inseridos manualmente nos parâmetros abaixo:

- MV_LJMUDIN: parâmetro de forma de pagamento para Dinheiro.

- MV_LJMUCH: parâmetro de forma de pagamento para Cheque.

- MV_LJMUFI: parâmetro de forma de pagamento para Financiado.

 

Importante

Os códigos deverão ser inseridos manualmente nos parâmetros, se a Forma de Pagamento alternativa for excluída, o código deverá ser apagado manualmente do parâmetro correspondente.

 

Importante

As Administradoras Financeiras serão inseridas manualmente no sistema Protheus e não terão integração com o sistema RM, deve-se preencher no campo Form Pg Ext (AE_CODEXT) a Forma de Pagamento Cartão de Crédito/Débito enviado pelo sistema RM, desta forma, será possível estabelecer a relação entre as entidades.


Inclusão:

       1. Após a inclusão da Forma de Pagamento no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SX5, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no Configurador (SIGACFG), Ambiente / Cadastro / Tabelas, posicionar na chave 24 (Formas de Pagamento).

Sistema apresenta as Formas de Pagamento existentes, se este item ainda não existe, sistema fará a inclusão, senão, permanecerá inalterada.

 

Alteração:

  1. Após alteração da Forma de Pagamento no sistema RM, Acesse Configurador (SIGACFG), Ambiente / Cadastro / Tabelas, posicionar na chave 24 (Formas de Pagamento).

 Sistema apresenta as Formas de Pagamento existentes, verifique as alterações que foram efetuadas no item conforme integração.


Exclusão:

  1. Após a exclusão da Forma de Pagamento no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, item deve ter sido excluído da tabela De-Para.

 

2. Acesse no Configurador (SIGACFG), Ambiente / Cadastro / Tabelas, posicionar na chave 24 (Formas de Pagamento).

Sistema apresenta as Formas de Pagamentos existentes, se esta for uma Forma de Pagamento nova, será excluída do cadastro, caso seja uma Forma de Pagamento já existente, permanecerá pois pertence aos cadastros padrões do sistema Protheus.

 

 

Cupom Fiscal/RPS

 

As Vendas Varejo serão realizadas no Sistema Protheus (Front Loja ou Totvs Pdv) e poderão ser do tipo Cupom Fiscal ou RPS (Recibo Provisório de Serviço), após a finalização serão integradas com a Retaguarda (SigaLoja)

através dos processos já existentes no sistema Protheus.

 

Na Retaguarda (SigaLoja), as vendas serão integradas para o sistema RM através de comunicação via Mensagem Única, a verificação e envio será feita pelo job LjiSendEAI , este verificará os registros com o status de integração (L1_SITUA =RX) e fará a chamada do EAI para envio, os campos necessários estão informados no XSD RetailSales_1_001.xsd, após a integração, se o retorno do sistema RM for positivo, o campo L1_SITUA receberá o conteúdo OK, informando assim ao sistema Protheus que a integração foi bem sucedida, caso retorno seja de erro, o campo L1_SITUA receberá o conteúdo ER. Através do monitor EAI é possível verificar o motivo da divergência, após correção, basta alterar o conteúdo do campo L1_SITUA para RX para que seja feita uma nova tentativa de integração.

 

Importante

As vendas emitidas e integradas corretamente não poderão ser alteradas, para estes casos, deverá haver cancelamento da venda, esta será integrada no sistema RM e em seguida, refazê-la no Sistema Protheus.


Importante

O Job GravaBatch para geração das informações BackOffice não deverá ser configurado pois todo o controle será feito pelo sistema RM.

 

Importante

O envio das integrações de vendas serão de forma automática através do Job LjiSendEAI, sua configuração está detalhada em Configurações de ambiente.

 

Importante

A integração de venda será habilitada através do parâmetro MV_LJRMBAC.

 

Inclusão:

       1. Após a inclusão de Cupom Fiscal ou RPS no sistema Protheus (Front Loja ou Totvs Pdv), acesse a Retaguarda, Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SL1, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Atendimento / Venda Assistida.

Sistema apresenta as vendas existentes.

Verificar na tabela SL1, se a venda foi integrada corretamente, o campo L1_SITUA = OK, senão L1_SITUA = ER


Alteração:

Após a integração de Venda, não será possível fazer alterações, esta venda deverá ser excluída e refeita.


Exclusão:

Não será possível excluir venda integrada, utilizar a opção cancelamento de venda.


Importante

As integrações de vendas poderão ser monitoradas (Visualizadas e reprocessadas) pelo Monitor de Integrações, acesse em SIGALOJA->Integração->Mnt de Integrações (LOJA781).


 

Cancelamento de Cupom Fiscal/RPS

 

Os Cancelamentos de Vendas Varejo (Cupom Fiscal e RPS) serão realizadas no Sistema Protheus (Front Loja ou Totvs Pdv), estas serão integradas com a Retaguarda (SigaLoja) através dos processos já existentes no sistema Protheus. 

Na Retaguarda (SigaLoja), os cancelamentos de vendas serão integradas para o sistema RM através de comunicação via Mensagem Única, a verificação e envio será feita pelo job LjiSendEAI , este verificará os registros com o status de integração (LX_SITUA = RX) e fará a chamada do EAI para envio, após a integração, se o retorno do sistema RM for positivo, o campo LX_SITUA receberá o conteúdo OK, informando assim ao sistema Protheus que a integração foi bem sucedida, caso retorno seja de erro, o campo LX_SITUA receberá o conteúdo ER, através do monitor EAI é possível verificar o motivo da divergência, após correção, basta alterar o conteúdo do campo LX_SITUA para RX para que seja feita uma nova tentativa de integração.

 

Importante

 Os processos de cancelamento de venda podem ser de duas modalidades, venda já integrada ao BackOffice, ocorre quando a venda foi finalizada e enviada ao sistema RM, após, efetuado seu cancelamento no Pdv, constará no sistema RM e venda não integrada ao BackOffice, ocorre quando o cliente desiste da venda antes de sua finalização no Pdv, neste caso, não constará no sistema RM, ambas se darão pela rotina de venda, os campos necessários estão informados no XSD RetailSales_1_001.xsd.

 

Importante

Os cancelamentos de vendas emitidas e integradas com sucesso não poderão ser alteradas.

 

Importante

O envio das integrações de cancelamentos de vendas serão de forma automática através do Job LjiSendEAI, sua configuração está detalhada em Configurações de ambiente.


Importante

A integração de venda será habilitada através do parâmetro MV_LJRMBAC.

 

Inclusão:

       1. Após a inclusão de Cancelamento do Cupom Fiscal ou RPS no sistema Protheus (Front Loja ou Totvs Pdv), acesse a Retaguarda, Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SLX, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Atendimento / Venda Assistida.

Sistema apresenta as Vendas existentes, a venda cancelada não estará mais presente.

Verificar na tabela SLX, se o cancelamento foi integrado corretamente, o campo LX_SITUA = OK, senão LX_SITUA = ER


Alteração:

Após a integração de Cancelamento de  Venda, não será possível fazer alterações.

 

Exclusão:

Após a integração de Cancelamento de  Venda, não será possível fazer exclusões.

 

Importante 

As integrações de cancelamentos de cupom fiscal/Rps poderão ser monitoradas (Visualizadas e reprocessadas) pelo Monitor de Integrações, acesse em SIGALOJA->Integração->Mnt de Integrações (LOJA781).




Redução Z

 

As Reduções serão realizadas no Sistema Protheus (Front Loja ou Totvs Pdv), estas serão integradas com a Retaguarda (SigaLoja) através dos processos já existentes no sistema Protheus. 

Na Retaguarda (SigaLoja), as reduções serão integradas para o sistema RM através de comunicação via Mensagem Única, a verificação e envio será feita pelo job LjiSendEAI , este verificará os registros com o status de integração (FI_SITUA =

RX) e fará a chamada do EAI para envio, após a integração, se o retorno do sistema RM for positivo, o campo FI_SITUA receberá o conteúdo 00, informando assim ao sistema Protheus que a integração foi bem sucedida, caso retorno seja de erro, o campo FI_SITUA receberá o conteúdo ER, através do monitor EAI é possível verificar o motivo da divergência, após correção, basta alterar o conteúdo do campo FI_SITUA para RX para que seja feita uma nova tentativa de integração.

 

Importante

O envio das integrações de reduções serão de forma automática através do Job LjiSendEAI, sua configuração está detalhada em Configurações de ambiente.

  

Importante

 A integração de venda será habilitada através do parâmetro MV_LJRMBAC.

 

Inclusão:

       1. Após a inclusão de Redução Z no sistema Protheus (Front Loja ou Totvs Pdv), acesse a Retaguarda, Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SFI, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Caixa / Redução Z.

Sistema apresenta as Reduções existentes.

 

Verificar na tabela SFI, se a redução foi integrada corretamente, o campo FI_SITUA = OK, senão FI_SITUA = ER

 

Alteração:

Após a integração de Redução Z, não será possível fazer alterações.

 

Exclusão:

Após a integração de Redução Z, não será possível fazer exclusões.

 

Importante

As integrações de redução z poderão ser monitoradas (Visualizadas e reprocessadas) pelo Monitor de Integrações, acesse em SIGALOJA->Integração->Mnt de Integrações (LOJA781).