Índice:


       

Objetivo:


       O objetivo deste documento é trazer uma visão do que é e como funciona o novo TOTVS Report, a ferramenta mais avançada para criação de relatórios. 

Introdução:


       Para começar a usar o TOTVS Reports, é necessário primeiramente cadastrar um Provedor de dados.



Dentro da Estrutura do relatório:

A conexão é necessária para utilizar uma conexão com o Provedor de dados.

É preciso informar o nome da conexão e selecionar qual Provedor de dados, que já foi cadastrado anteriormente, será utilizado para o relatório.

Utilizado para criar parâmetros para o relatório.

É necessário informar o nome do parâmetro, qual será o valor e selecionar qual será o tipo do parâmetro.


Esses parâmetros podem ser aplicados apenas em Fontes de dados do tipo SQL.

Necessário para utilizar uma tabela do banco ou até mesmo uma consulta SQL personalizada.

Essa fonte de dados é a base para os dados que serão enviados para o relatório posteriormente.

É preciso informar o nome da fonte de dados, selecionar a conexão criada anteriormente, e selecionar qual o tipo da Fonte de Dados (Tabela ou SQL)


Necessário para criar uma entidade da sua fonte de dados. Irá determinar os campos que serão utilizados pelo do relatório.

Utilizado para criar um relacionamento entre as tabelas que foram criadas

Útil para selecionar os dados que serão retornados. São aplicados apenas em Fonte de dados do tipo Tabela.

Necessário para criar o relatório em si, alterar a sua estrutura, inserir campos, gráficos, imagens, entre outros.

Utilizado para exibir uma pré-visualização do relatório. Essa pré-visualização cria um relatório com uma quantidade limitada de registros apenas para que seja possível visualizar uma prévia do relatório final.