Índice

Introdução

Exame médico é um termo utilizado para designar tanto exames físico quanto exames complementares, que podem ser laboratoriais ou de imagem. Na rotina de Exames (MDTA020) é possível o cadastro de registros que dizem respeito às informações iniciais dos exames e a tipagem dos mesmos, permitindo a padronização de informações relativas a estes. 

O exame de código NR-7, além de ser cadastrado automaticamente, também será utilizado por todo o sistema como sendo o Exame Clínico (Avaliação Clínica) que indicará a execução do Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, bem como indicará as avaliações clínicas necessárias estipuladas pela NR-7

Para cadastrar um exame médico, é necessário compreender que o mesmo pode assumir determinadas naturezas. Estes naturezas são especificadas na seguinte FAQhttp://tdn.totvs.com/x/k5jCF

Conforme descrito na Norma Regulamentadora No. 7, todos os exames clínicos realizados devem obedecer aos prazos e periodicidades informadas abaixo:

I - no exame admissional: ser realizado antes que o empregado assuma suas atividades;
II - no exame periódico: ser realizado de acordo com os seguintes intervalos:
a) para empregados expostos a riscos ocupacionais identificados e classificados no PGR e para portadores de doenças crônicas que aumentem a susceptibilidade a tais riscos:
1. a cada ano ou a intervalos menores, a critério do médico responsável;
2. de acordo com a periodicidade especificada no Anexo IV desta Norma, relativo a empregados expostos a condições hiperbáricas;
b) para os demais empregados, o exame clínico deve ser realizado a cada dois anos.


7.5.9 No exame de retorno ao trabalho, o exame clínico deve ser realizado antes que o empregado reassuma suas funções, quando ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.


7.5.9.1 No exame de retorno ao trabalho, a avaliação médica deve definir a necessidade de retorno gradativo ao trabalho.


7.5.10 O exame de mudança de risco ocupacional deve, obrigatoriamente, ser realizado antes da data da mudança, adequando-se o controle médico aos novos riscos.


7.5.11 No exame demissional, o exame clínico deve ser realizado em até 10 (dez) dias contados do término do contrato, podendo ser dispensado caso o exame clínico ocupacional mais recente tenha sido realizado há menos de 135 (centro e trinta e cinco) dias, para as organizações graus de risco 1 e 2, e há menos de 90 (noventa) dias, para as organizações graus de risco 3 e 4.

Objetivo

Definir o exame a ser realizado pelo(s) funcionário(s). Estes exames, posteriormente, poderão ser distribuídos de diversas formas (por função, por agente, por risco e etc) de forma a controlar a saúde do(s) funcionário(s) de acordo com o PCMSO e a NR-7. Além disso, os exames cadastrados na rotina podem ser relacionados a uma programação de exames para os funcionários selecionados através da rotina Gerar Programação (MDTA190 - SIGAMDT).

Os exames ao serem cadastrados podem ter diversos tipos de resultados e isso é definido na hora da inclusão do exame no sistema, de acordo com o conteúdo informado no campo Indic Result (TM4_INDRES). Este campo pode ser preenchido com cinco opções diferentes, sendo elas:


Quando um exame de origem Ocupacional é realizado por um funcionário e relacionado ao Atestado ASO (MDTA200 - SIGAMDT) do funcionário de Natureza (TMY_NATEXA) igual a 2 - Periódico, é realizado o envio do evento S-2220 para o eSocial. Vale ressaltar que independente do índice do resultado do exame cadastrado (TM4_INDRES), basta estar relacionado ao ASO periódico do funcionário para que seja enviado o evento S-2220 ao eSocial.


É possível ainda informar em seu cadastro se este exame deve ser considerado em casos de Admissão, Demissão e Retorno ao Trabalho. Através dos campos:

Mapa Mental

Página Inicial

Na página inicial da rotina, estão disponíveis as opções:

Permite a inclusão de um novo exame e suas respectivas informações.

Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Permite a alteração de informações de um determinado exame uma vez já cadastrado. Uma vez já cadastrado o exame, não é possível a alteração do campo de Exame (TM4_EXAME) por isto, deve-se atentar ao informar dados neste campo.

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Permite a visualização de informações de um determinado exame uma vez já cadastrado.

Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais.

Permite a pesquisa de informações para o título selecionado com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Pesquisar.

Pesquisas disponíveis:

  • Filial+exame;
  • Filial+nome Exame;
  • Filial+ind. Result + Exame.

Permite a exclusão de um exame. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.

Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

Apresenta, de forma amigável, uma listagem com os possíveis resultados que o exame pode assumir, sendo eles:

Exames - Legenda

Normal

IBMP

Itens Exame

Audiométrico

Oftalmológico

O exame receberá o checkbox com sua devida característica a partir da seleção de um resultado provindo do campo Ind. Result. (TM4_INDRES).

Para isto, basta clicar em Outras Ações / Legenda.

Mais informações referente ao campo Ind. Result. (TM4_INDRES) em Campos Gerais / Principais.

Esta opção permite definir os itens que serão avaliados nos exames de modo a determinar seus limites de tolerância e sexo.

Obs.: Para que seja possível a utilização desta funcionalidade, o campo Ind. Result. (TM4_INDRES), presente em Campos Gerais / Principais, deve estar como 3 - Itens Exame.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Itens do Exame.

As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais / Relacionados.

Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir Browse.

Campos Gerais 

Campos presentes para o cadastro de informações referentes aos exames.

Campo

Descrição

Exame (TM4_EXAME)

Código para identificação do exame médico.

Obs.: Não é disponível para alterações.

Exemplo: HEM

Nome Exame (TM4_NOMEXA)

Nome para identificação do exame médico.

Exemplo: Hemograma

Desc Exame (TM4_DESEXA)

Descrição detalhada do exame, e características médicas para realização do exame.

Exemplo: Contagem dos elementos do sangue (glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas etc.)

Ind. Result. (TM4_INDRES)

Campo para seleção do tipo de resultado do exame médico, sendo eles:

  • 1 - Normal (verde)
  • 2 - IBMP (Amarelo)
  • 3 - Itens Exame (Azul)
  • 4 - Audiométrico (Vermelho)
  • 5 - Oftalmológico (Laranja)

1. Normal: Exame de resultado caracterizado normal, sem nenhuma peculiaridade.

2. IBMP: Índices biológicos máximos permitidos, que são determinados por meio de estudos epidemiológicos, experimentais e casos clínicos. 

3. Itens Exame: Permite, posteriormente, a definição de itens que serão avaliados nos exames na tela de Itens de Exame presente em Outras Ações / Itens de Exame.

4. Audiométrico: Permite avaliar a capacidade do paciente de ouvir e interpretar sons de modo a detectar possíveis alterações auditivas e, a orientar o paciente sobre medidas preventivas ou tratamentos adequados.

5. Oftalmológico: Permite avaliar as condições oftalmológicas do funcionário. Através do campo Tipo Oftam. (TM4_OFTIPO) é possível selecionar se o tipo do exame realizado será 1-Ortho Rater ou 2-Snellen.

Exemplo: Itens Exame.

Admissional? (TM4_ADMISS)

Indica se o exame que está sendo cadastrado deverá ser realizado pelas pessoas que farão o exame admissional. Neste campo é possível a seleção de um entre dois itens, sendo eles:

  • 1 - Sim
  • 2 - Não

Exemplo: 1 - Sim.

Demissional? (TM4_DEMISS)

Indica se o exame que está sendo cadastrado deverá ser realizado pelas pessoas que farão o exame demissional. Neste campo é possível a seleção de um entre dois itens, sendo eles:

  • 1 - Sim
  • 2 - Não

Exemplo: 1 - Sim

Ret. Trab.? (TM4_RETORN)

Indica se o exame que está sendo cadastrado deverá ser realizado pelas pessoas que farão o exame de retorno ao trabalho. Neste campo é possível a seleção de um entre dois itens, sendo eles:

  • 1 - Sim;
  • 2 - Não.

Exemplo: 1 - Sim

Prep. Exame (TM4_MEMOPR)

Descrição da preparação necessária para realização do exame a ser cadastrado.

Exemplo: O paciente deve estar em jejum a mais de 8 (oito) horas.

TUSS (TM4_TUSS)

Informar o código da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar. Para preencher a tabela TUSS, basta acessar o caminho Miscelânea / Implantação / Wizard MDT, selecionar a opção TUSS para carregar as informações da tabela e ela aparecerá da forma correta para preenchimento na inclusão de um novo exame na rotina.

Registros provindos da tabela (TY2) de TUSS - Terminologia Unificada da Saúde Suplementar que possui relação com a de Exames (TM4).

Com a finalidade de facilitar a compreensão a respeito das denominações usadas na saúde suplementar para os procedimentos e eventos em saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) elaborou uma tabela em que constam os itens que integram o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e as denominações equivalentes a esses itens de acordo com a Terminologia Unificada da Saúde (TUSS). É possível ter acesso a todos os registros da tabela TUSS através da rotina 

TUSS (MDTA023 - SIGAMDT).

Exemplo: 10101012

Desc. TUSS (TM4_DESTUS)

Campo referente a descrição da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior TUSS (TM4_TUSS) é informado.

Exemplo: EM CONSULTÓRIO (NO HORÁRIO NORMAL OU PREESTABELECIDO)       

Tipo Oftalm. (TM4_OFTIPO)

Indica se o exame oftalmológico será do tipo 1-Ortho Rater ou 2-Snellen. O campo Tipo Oftam. (TM4_OFTIPO) apenas estará habilitado caso o campo Ind. Result. (TM4_INDRES) seja preenchido com a opção 5 - Oftalmológico.

Exemplo: 1-Ortho Rater

Proc. Realiz (TM4_PROCRE)

Indica o código da tabela 27 - Procedimentos Diagnósticos do eSocial. Possui consulta padrão na tabela V2K - Procedimentos Diagnósticos.


Clique aqui para saber como realizar o cadastro da tabela Procedimentos Diagnósticos!


Para realizar a inclusão desta tabela, é necessário acessar a rotina Tabelas Dinâmicas (TAFA099) no módulo do SIGATAF. Na rotina, para facilitar é possível filtrar as tabelas no canto superior esquerdo, o filtro correto é Exibir Escopo eSocial e depois procurar a tabela V2K - Procedimentos Diagnósticos para verificar se ela foi preenchida através do botão Abrir Browser.


Exemplo: 10101012

Registros provindos da tabela (TM8) Itens de Exame que possui relação com a tabela de Exames (TM4).

Obs.: Para que seja possível a utilização desta funcionalidade, o campo Ind. Result. (TM4_INDRES), presente em Campos Gerais / Principais, deve estar como 3 - Itens Exame.

A tabela de Itens de Exame diz respeito aos componentes analisados em um exame. Podemos citar como exemplo um Hemograma que possuirá diversos itens como glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas etc.

Campo

Descrição

Exame (TM8_EXAME)

Campo referente ao código do exame médico. Este campo é bloqueado para alterações do usuário.

Exemplo: 000007

Nome Exame (TM8_NOMEXA)

Campo referente ao nome do exame realizado. Este campo é bloqueado para alterações do usuário.

Exemplo: Hemograma

Item Exame (TM8_ITEM)

Código do item componente do exame que será analisado no próprio exame.

Exemplo: 000001

Nome Item (TM8_NOMITE)

Nome referente ao item selecionado previamente.

Exemplo: Leucograma - Avaliação dos Leucócitos (glóbulos brancos).

Unid. Medida (TM8_UNIDAD)

Campo que possibilita a seleção de uma unidade de medida para que seja possível mensurar os valores obtidos no exame.

Exemplo: MC (Milímetro Cúbico)

Lim. Minimo (TM8_LIMMIN)

Quantidade mínima a ser considerada. Caso o valor esteja abaixo deste limite mínimo informado, o valor será considerado anormal.

Exemplo: 4.000,000

Lim. Maximo (TM8_LIMMAX)

Quantidade máxima ser considerada. Caso o valor esteja acima deste limite máximo informado, o valor será considerado anormal. Este valor deve ser, obrigatoriamente, superior a quantidade mínima informada anteriormente.

Exemplo: 11.000,000

Sexo (TM8_SEXO)

Indica o sexo do individuo que estará sujeito a este item do exame. Neste campo é possível a seleção de um entre três itens, sendo eles:

  • 1 - Masculino;
  • 2 - Feminino;
  • 3 - Ambos.

Exemplo: 3 - Ambos

Pontos de Entrada

Conteúdos Relacionados

Palavras-chave

Referências