O controle de custos do sistema de projetos oferece a ferramenta completa para planejar e monitorar todos os custos envolvidos na execução do projeto, possibilitando o planejamento e monitoração em vários níveis de detalhamento no projeto.

Este controle pode ter objetivos diferentes nas diversas fases do projeto:


O controle é registrado através do método bottom-up, isto é, você incorpora os valores realizados aos elementos mais baixos da estrutura (tarefas) e o sistema totaliza-os para os elementos superiores, criando um demonstrativo em diferentes níveis do projeto, podendo ser realizado das seguintes maneiras:

Através do apontamento das requisições é possível monitorar o consumo de matéria-prima e os custos realizados nas tarefas, além de efetivar a baixa dos empenhos do projeto.

Através do apontamento das notas fiscais de entrada é possível monitorar o consumo de matéria-prima, o custo realizado nas tarefas, executar a baixa dos empenhos do projeto e disponibilizar informações para compor o fluxo de caixa do projeto.

Através do apontamento de despesas financeiras é possível lançar as despesas incluídas pela rotina de títulos a pagar e monitorar o custo realizado nas tarefas, além de disponibilizar informações para compor o fluxo de caixa do projeto.

Através do apontamento da utilização dos recursos é possível monitorar o custo realizado nas tarefas e a alocação realizada dos recursos do projeto.


O planejamento de custos no gerenciamento do projeto é possível para duas situações:



Veja também

O controle de custos do sistema de projetos está totalmente integrado aos demais módulos da aplicação Protheus como: