Esta rotina permite gerar Notas de Crédito ou Débito emitidas para um cliente ou digitar Notas de Débito ou Crédito provenientes de um cliente (estas últimas serão chamadas de externas ou com formulário não-próprio, e são usadas em casos especiais).
A Nota de Crédito tem a finalidade de documentar a devolução de materias, ajustes por diferença de preços, descontos, entre outros. A nota pode ser vinculada a uma saída original ou não, entretanto sugerimos que o vínculo seja feito, para que seja possível efetuar um controle mais exato da variação de custos dos produtos envolvidos.
A Nota de Débito tem a finalidade de documentar o complemento de uma nota emitida anteriormente. O complemento pode ocorrer por motivos diversos, entre eles ajustes por diferença de preços, juros, multas, etc.
Dica: Tanto as notas de crédito quanto as de débito são complementares a notas fiscais emitidas anteriormente. Mesmo não possuindo amarração com alguma nota fiscal original, esta deve existir. |
Veja o quadro a seguir:
Formulário Próprio/Tipo de Nota | "D" - Débito | "C" - Crédito |
N | NDP | NCP |
S | NDI | NCI |
Em que:
Será gerado um débito na conta do fornecedor. Se o TES utilizado na nota estiver com S (Sim) no campo Atu. estoques?, será gerada uma saída do produto.
Será gerado um crédito na conta do fornecedor. Se o TES utilizado na nota estiver com S (Sim) no campo Atu. estoques?, será gerada uma entrada do produto.
Será gerado um crédito na conta do fornecedor. Se o TES utilizado na nota estiver com S (Sim) no campo Atu. estoques?, será gerada uma entrada do produto.
Será gerado um débito na conta do fornecedor. Se o TES utilizado na Nota está com S (Sim) no campo Atu. estoques?, será gerada uma saída do produto.
Procedimentos
Para incluir uma Nota de Crédito/Débito:
Em Ações Relacionadas, estão disponíveis algumas opções, dependendo do tipo de nota selecionado:
NCP/NDI
Descrição | Tecla Especial |
Consulta Estoques | F4 |
Documento Original | F7 |
Remito | F9 |
NDP/NCI
Descrição | Tecla Especial |
Rateio do Item por Centro de Custo | F9 |
7. Na parte inferior estão dispostas as Pastas do rodapé, onde as informações estão distribuídas em pastas.
8. Confira os dados e confirme.
Importante: |
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