Nas versões anteriores, o  processo de retificação era realizado somente no TAF, a partir das versões XXXX, foi disponibilizado um módulo para geração de retificação de eventos (S-2200, S-2205, S-2206, S-2300 e S-2306), para a integração com o TAF (Sistema da TOTVS responsável pela validação e transmissão dos dados para o governo);

Para realizar o processo de retificação dos eventos (S-2200, S-2205, S-2206, S-2300 e S-2306), o usuário pode executar os seguintes passos:

Passo 1

Acesse o processo em Folha de Pagamento | eSocial | Processos | Outros Processos | Retificação de Eventos do Funcionário

Passo 2

Clique em avançar 

Passo 3

Selecione a chapa, após seleção serão listados todos eventos com status 10-Aceito RET para este funcionário, selecione qual(is) evento(s) deseja retificar e clique em avançar. 

Passo 4

Neste passo encontra-se os campos disponíveis para a retificação a esquerda da tela, para editá-lo basta selecionar o grupo e o campo desejado, será habilitado o campo a direita para a correção.

Caso você escolha mais de um evento do mesmo tipo, as Tags serão preenchidas com o mesmo valor. Exemplo: Ao retificar dois eventos S-2206 sistema apresentará somente uma árvore para esse evento, caso necessite retificar a tag de 'codcargo', ela será alterada nos dois XML's.

Para excluir um campo ou um grupo basta selecionar o grupo na árvore, clicar no campo desejado e escolher a opção Deletar.

Após a exclusão, o campo será rasurado conforme legenda. Será possível cancelar a exclusão, selecionando o campo novamente e clicando em desfazer.

Caso tenha escolhido mais de um registro para realizar a retificação e entre eles possua um registro pai o sistema habilitará o campo "replicar valor", que servirá para replicar o valor de um campo digitado no registro pai para o registro filho.


Passo 5

Nesta tela o sistema apresenta um comparativo das tags que foram alteradas, verifique as alterações e caso esteja de acordo clique em avançar e após executar.

Processo foi executado com sucesso, sistema irá apresentar um log com ID's dos eventos que foram retificados e os ID's correspondentes de sua retificação.