Para que o processo de gerar Revisão Horizontal de Alteração de Escopo esteja disponível no momento da Revisão Múltipla é imprescindível que o projeto tenha controle de fases e que em "Projetos | Parâmetros | Construção e Projetos | Projetos (F6) | Projeto | Alteração de Escopo" tenha sido marcado o parâmetro "Permitir Alteração de Escopo na Revisão Múltipla".
Com este parâmetro marcado ao ser acessado o Processo "Revisões Múltiplas" o sistema permitirá ao usuário optar pela criação de uma Revisão Vertical ou de uma Revisão Horizontal de Alteração de Escopo.
Este parâmetro não poderá ser desmarcado após ter sido criada alguma revisão horizontal de Venda, Planejamento ou Execução.
 
Serão gerenciadas pela ferramenta de Alteração de Escopo:

Consistências da Alteração de Escopo
Em "Projetos | Parâmetros | Construção e Projetos | Projetos (F6) | Projeto | Alteração de Escopo" é possível definir se na Aplicação da Alteração de Escopo, o TOTVS Obras e Projetos irá ou não consistir quando a quantidade utilizada na atividade do projeto principal for diminuída na revisão de Alteração de Escopo.

Em "Parâmetros | Construção e Projetos | Projetos (F6) | Contratos | Associação de itens e Objetos" caso o parâmetro "Não associar itens/objetos em mais de 100% da quantidade orçada (Contratos a Pagar)" esteja marcado, os parâmetros das consistências de Alteração de Escopo dos Contratos de Serviço, Material, Insumo e Extra-Histograma serão automaticamente definidos como Barra e não será possível alterar seu conteúdo pois os campos serão desabilitados.
Na aplicação, serão verificados os seguintes tipos de contrato:

Estes parâmetros serão definidos no projeto principal e não poderão ser alterados na Revisão de Alteração de Escopo. A consistência dos tipos de contratos e dos pedidos será feita separadamente, exceto quando nos Parâmetros do Projeto, em "Contratos | Liberação" o campo "Consistência entre Pedidos de Material e Contratos" estiver marcado, pois, dessa forma, a consistência será efetuada pela soma das quantidades dos contratos e pedidos e o sistema automaticamente preencherá todos os parâmetros de consistência da Alteração de Escopo com Barra, e não permitirá a alteração dos mesmos que estarão desabilitados.

Criando uma Revisão de Alteração de Escopo
Estando na visão de projetos, ao selecionar determinado projeto e entrar em "Processos | Revisões Múltiplas" o usuário poderá incluir uma Descrição para a Revisão que será criada e optar pelo Recálculo do Projeto.
Recomendamos que este recálculo seja efetuado, garantindo que a revisão horizontal de Alteração de Escopo seja criada com os dados atualizados.
Ao Avançar, o usuário poderá optar por gerar uma Revisão Vertical transformando a fase do projeto, ou por gerar uma Revisão Horizontal de Alteração de Escopo. 
Após optar pela Revisão Horizontal de Alteração de Escopo, o usuário deverá informar quem será o projeto mandatário, o projeto original ou a revisão de Alteração de Escopo, para a determinação da codificação das tarefas, insumos e grupos de custo quando houver qualquer conflito entre eles. Essa informação será utilizada pelo sistema nas rotinas "Sincronizar Planejamento" e "Aplicar Alteração de Escopo" conforme abaixo:

O sistema irá verificar se o parâmetro 'Utiliza Planilha de Serviço' está marcado em "Projetos | Parâmetros | Construção e Projetos | Projetos (F6) | Planilha de Serviços" e caso o projeto utilize Planilha de Serviço, o sistema apresentará em tela as atividades da Planilha de Serviços para que sejam selecionadas aquelas que farão parte da Revisão Horizontal de Alteração de Escopo.
Ao ser selecionado um serviço, o sistema automaticamente irá selecionar também todas as tarefas a ele vinculadas e estas tarefas farão parte da Planilha de Atividades da revisão de Alteração de Escopo. Assim, ao selecionar os serviços e Avançar o processo, o sistema apresentará a tela com as tarefas da Planilha de Atividades do projeto pai, sendo que as tarefas vinculadas aos serviços selecionados virão automaticamente marcadas.
Na tela das tarefas da Planilha de Atividades o usuário poderá selecionar outras atividades além das que já vieram marcadas, sejam elas vinculadas a serviços ou não, sendo que, se for selecionada alguma atividade vinculada a algum serviço que não havia sido marcado, o sistema automaticamente irá gerar para a revisão de Alteração de Escopo o serviço vinculado à mesma, bem como as demais atividades vinculadas a este serviço.
Os vínculos entre as Planilhas de Serviços e de Atividades serão sempre mantidos, portanto, caso seja desmarcado um serviço, todas as atividades vinculadas ao mesmo serão desmarcadas, e caso seja desmarcada uma atividade, o sistema irá desmarcar o serviço vinculado a essa atividade, bem como todas as demais atividades vinculadas a este serviço.
No canto esquerdo do rodapé das telas de seleção das atividades da Planilha de Serviços e da Planilha de Atividades será apresentado um contador que informará ao usuário a quantidade de serviços e a quantidade de atividades selecionadas.
Caso o projeto não utilize a Planilha de Serviços, será apresentada somente a tela com as atividades da Planilha de Atividades para que sejam selecionadas aquelas que farão parte da revisão de Alteração de Escopo.
Antes da execução do processo de criação da Revisão Horizontal de Alteração de Escopo o sistema exibirá em tela um resumo contendo todas as tarefas da Planilha de Serviços e da Planilha de Atividades que farão parte da Alteração de Escopo a ser criada, solicitando a confirmação ou o cancelamento por parte do usuário.
Na geração de uma Revisão de Alteração de Escopo, o sistema seguirá as seguintes regras:

Ações da Revisão de Alteração de Escopo
Após ter sido gerada a Revisão Horizontal de Alteração de Escopo o usuário poderá alterá-la, efetuando assim o replanejamento do projeto.

Ações Não Permitidas na Revisão de Alteração de Escopo:

Ações Permitidas na Revisão de Alteração de Escopo:

Veja Também



Revisões Múltiplas
Sincronizar Planejamento 
Aplicar Alteração de Escopo