O encerramento de um contrato, fornece ao usuário a opção de definir o encerramento das "atividades" do mesmo, por "Conclusão" ou "Cancelamento". Neste encerramento, se o usuário acessar:  Projeto |Construção e Projetos | Projetos |Construção e Projetos |Projetos F6 | Contratos | Checklist, poderá ser realizado uma parametrização de uma "checklist" para ser executada antes de finalizar um contrato.
 
O Checklist de encerramento de contrato foi desenvolvido para flexibilizar o encerramento dos contratos (à Pagar e à Receber) deixando a cargo do usuário decidir quais comportamentos serão executados e validados no momento que o contrato está sendo encerrado, ou seja, está sendo concluído ou cancelado.
Para possibilitar a existência desse comportamento foi necessário inserir novos parâmetros para definir as ações do sistema diante de alguma condição inválida. Os parâmetros são responsáveis por liberar ou bloquear o encerramento do contrato. Os novos parâmetros serão do tipo lista de seleção com as opções "Não confere", "Avisa" ou "Barra", permitindo ao usuário customizar as ações de validação do sistema no ato de encerrar (concluir/cancelar) o contrato.
Serão validados ao encerrar o contrato as seguintes situações:

Regras de validação para a parametrização:

Contrato com Retenção
No momento de encerramento de um contrato, seja por conclusão ou cancelamento, caso exista alguma retenção contratual ainda não liberada, será consistido o parâmetro e o comportamento da execução levará em consideração a opção selecionada no parâmetro.

Saldo do Contrato
Ao encerrar um contrato e o mesmo ainda possuir saldo de utilização, o parâmetro o usuário poderá customizar o comportamento do sistema conforme abaixo:

Período Medido e Não liberado
Quando o contrato for encerrado, se existir algum período no mesmo que esteja medido, mas, não esteja liberado o usuário poderá customizar o comportamento, conforme os demais parâmetros.

Contrato de fornecimento de material com movimentos em aberto

Quando o usuário tentar encerrar o contrato e no mesmo houver algum contrato de fornecimento de material com movimento em aberto (apropriado), o sistema irá consistir o parâmetro, tomando como ação a opção selecionada pelo usuário, conforme listado abaixo:

Adiantamento
Se o usuário executar o encerramento de contrato (conclusão/cancelamento) o sistema irá consistir se existe algum adiantamento em aberto, caso ele encontre algum irá consistir o parâmetro, e executando a ação selecionada pelo usuário dentre as listadas abaixo:

Atenção:

Avaliação da existência de workflow

Atenção (Para clientes/usuários que atualizaram seu sistema RM):

Para que o sistema fique compatível com o cenário atual dos clientes/usuários, e não haja nenhuma “adesão” inesperada ou mudança de comportamento sem prévio aviso, as novas consistências serão incorporadas de forma a manter compatibilidade com as já existentes no sistema.

Ao atualizar a versão do sistema, a parametrização de contratos será preenchida automaticamente conforme descrito abaixo (mas o usuário poderá alterar, desde que tenha permissão):