Na inclusão de boleto, ao selecionar a opção 'Registrar Online o Boleto' na etapa Dados do Boleto, o sistema comunica com o serviço do banco para registro, enviando as informações do boleto para o banco e alterando o status de remessa do boleto para 'Registrado Online'. Este boleto será criado com o código de barras e IPTE, pois o processo de remessa é executado na inclusão. 

Para que o registro online possa ser executado com sucesso, o convênio deve estar parametrizado corretamente, na aba 'Registro Online' selecionando a opção 'Permite registro de boleto online', informando os dados do sistema de cobrança e URL de registro do banco.
Caso alguma informação esteja incorreta para o processo de registro online, irá ser exibido o log de divergência informando o ponto a ser ajustado, que é retornado pelo serviço de registro do banco. Também é possível visualizar o XML/JSON enviado para o banco com as informações do boleto. Neste caso o boleto será incluído normalmente podendo ser realizado o registro online após a correção da divergência informada no log do processo.

Após o registro do boleto, caso seja necessário, é possível cancelar o registro de forma online. O processo de cancelamento online do registro está disponível apenas para alguns bancos. Saiba mais em Cancelamento de Registro online.

Observações:

Na inclusão de boleto para mais de um lançamento, caso algum dos lançamentos apresentem divergência no registro, o sistema inclui os boletos para os lançamentos exibindo log detalhado ao fim do processo.
O XML/JSON enviado para o banco, estará disponível na visão do boleto na aba Dados CNAB em 'Registro de Boleto Online', podendo ser visualizado em TXT após a execução do processo. Obs: O arquivo XML/JSON é exibido somente quando ocorrer alguma divergência, no log ao fim do processo de registro online do boleto.

Quando selecionado mais de um lançamento, não é realizada a verificação dos convênios configurados para registro online, para que não haja perda de desempenho do sistema na inclusão, mesmo que nenhum dos lançamentos selecionados estejam vinculados a convênios parametrizados para trabalhar com registro online, a flag 'Registrar Online o Boleto' é habilitada. Esta verificação é realizada pelo serviço de registro online.

Bancos homologados

As informações abaixo serão atualizadas conforme a disponibilização dos bancos:

BancoModelo (s) de registroPermite alteraçãoPermite cancelamento
Santanderv1 e v2            SIM (v2)SIM (v2)
Bradescov1 e v2NÃO             SIM (v2)
Itaúv1 e v2     SIM (v2)SIM (v2)
Banco do Brasilv1 e v2     SIM (v2)SIM (v2)
Caixa Econômica Federalv1NÃO             NÃO
Sicrediv1 e v2NÃO             NÃO
Banrisulv1NÃO             NÃO
Sicoobv1, v2 e v3     SIM (v2)             SIM (v2)
Grafenov1NÃO             NÃO
Banestesv1NÃO             NÃO
AutBank (Crefisa/b.Uni)-            SIM             NÃO

Boletos incluídos sem Registro

Para boletos criados e não registrados online, basta selecionar o boleto para ser executado pela visão de Lançamentos em Anexos | Processos | Registro online de Boletos ou pela visão de Boletos em Processos / Registro Online de Boletos.
O Boleto também pode ser registrado online via Web Service através de XML, alterando o status de remessa do boleto para Registrado Online.

Registro Online de Boletos por Filtro

O processo foi criado para registrar online um grande volume de boletos de acordo com o filtro aplicado, sem necessidade de selecionar o boleto na visão. Esta funcionalidade encontra-se disponível no menu Movimentações Bancárias | Integração Bancária | Processos em Lote | Registro Online de Boletos Por filtro.

Inclusão via Web Service

O boleto pode ser incluso registrado online via Web Service, utilizando a tag <RegistrarOnLineBoleto>true</RegistrarOnLineBoleto>. Esta irá selecionar a opção 'Registrar Online o Boleto' na execução do processo, incluindo o boleto com o status de remessa Registrado Online.

Certificado Digital

É necessário entrar em contato com o banco para se informar sobre a necessidade da utilização do certificado.
Obs.: Para cadastrar o certificado digital no TOTVS Gestão Financeira e necessário importar o arquivo .pfx ou .p12 no menu Cadastros | Fiscais | Mais... | Certificado Digital. A TOTVS não disponibiliza certificados de nenhum dos bancos, por ser tratar de identificação individual para cada empresa.

Truncamento de campos do cadastro do Cliente/Fornecedor ao Registrar Boleto online

Ao executar o processo de registro online de boleto, caso a quantidade de caracteres dos campos do endereço e nome do cadastro do Cli/For, seja maior que a quantidade de caracteres informada no layout de cada banco, o sistema irá truncar esses campos de acordo com cada manual. 

Motivo de recusa do Registro Online

No caso de recusa de registro online do boleto pelo banco o motivo dessa recusa será gravado no campo MOTIVORECUSAREGISTROONLINE da FBOLETO e a mensagem retornada pelo banco com o motivo da recusa será gravada no boleto no campo 'Motivo de recusa do Registro Online'. Esse campo será atualizado quando o registro online for recusado, nele só será armazenado o último registro e quando registro online for aceito o campo será limpo.

Atualização do CNABSTATUS (Status da Remessa) do boleto quando recusado pelo banco no Registro Online

Quando o boleto for recusado pelo banco no processo de registro online o status da remessa do boleto será atualizado para “Recusado”.

Campos de layout do Registro Online

Para que os dados do registro online sejam enviados para o banco deve ser cadastrado os campos do layout através da opção "Layout Registro Online" (localizado no cadastro do Banco, disponível no menu Movimentações Bancárias | Bancos e Agências) de acordo com o manual do Banco. Exemplo: Abaixo um exemplo de agrupamento e tags do campo do layout beneficiario.conta_beneficiario, onde:

  1. beneficiario: é o agrupador das informações do beneficiário que será enviada ao banco;
  2. (.)Ponto: é o separador do Agrupador e da Tag;
  3. conta_beneficiario: é a tag que receberá a informação do beneficiário que é enviado para o banco.

A imagem mostra como no arquivo as informações serão enviadas para o banco:

image2017-11-6_14-20-54.png

Como informar no sistema:



  Recursos Adicionais