Na geração do SPED Contábil temos a forma de escrituração "Z- Razão Auxiliar" que pode ser gerada quando a empresa opta pela forma de escrituração "R - Diário com Escrituração Resumida", neste caso a escrituração "Z- Razão Auxiliar" será anexa a escrituração "R - Diário com Escrituração Resumida".
 
O Razão Auxiliar é um relatório de layout aberto e não tem um padrão pré definido, por este motivo quando o mesmo foi implementado no módulo contábil foi proposta a sua criação no RM Gerador Delphi integrada a um processo que complementava a parametrização do relatório e que posteriormente seria enviado para o SPED Contábil.
 
Devido à grande complexidade do processo no RM Gerador, foi implementada a parametrização do relatório dentro do próprio cadastro da escrituração contábil afim de simplificar a utilização/geração do Relatório Razão Auxiliar que será entregue ao SPED Contábil através dos registros I500/I510/I550/I555 mantendo a flexibilidade na estruturação e composição do relatório.
 
PARAMETRIZAÇÃO DO RELATÓRIO
• Origem das informações do relatório: O relatório poderá ser parametrizado baseado nas informações dos Lançamentos Contábeis, através de uma consulta SQL customizada pelo usuário e por meio do RAS (Razão Auxiliar de Subconta).
 
- Lançamentos Contábeis: Ao selecionar essa opção, o sistema habilita os campos disponíveis para serem utilizados na   estrutura do relatório. Cabe ao usuário parametrizar os campos que serão utilizados. É possível adicionar e remover qualquer campo disponível respeitando sempre a quantidade de caracteres. Existe a possibilidade de parametrização "Padrão", onde é criada uma parametrização padrão automaticamente para o relatório; 
- Consulta SQL Customizada: O relatório será baseado na consulta SQL criada pelo o usuário. A partir dos campos disponíveis (que serão carregados conforme o SQL) o usuário deverá selecionar os campos que irão compor o relatório;