VALIDAÇÕES REALIZADAS

EXECUÇÃO DA ALTA

O processo de alta do paciente não pode ser realizado caso:

  1. Existam itens pendentes de checagem pela Enfermaria;
  2. Se o sumário de alta não foi gerado;
  3. Se o sumário da alta foi impresso;
  4. Quando existirem itens de SADT lançados na cota com data superior a data definida no momento da alta;
  5. Se existem requisições pendentes para a Farmácia;
  6. Caso a data da alta não seja a mesma da data de vigência das parciais
  7. Motivo de alta deve ser informado.
  8. Se o motivo da alta for Óbito, deve informar a data de óbito.
  9. Em caso de Óbito, a data de Óbito informada deve ser menor ou igual a data atual.
  10. A data da alta deve ser menor ou igual a data atual.

O cid da alta deve ser informado quando marcado o parâmetro geral  CID Obrigatório na Alta:
RMSaude.exe > Opções > Parâmetros > Parâmetros Gerais > Registro e Controle > CID Obrigatório na Alta



Além disso, será exibido um alerta para o usuário caso existam autorizações pendentes no Processo de Alta.

CANCELAMENTO

Para o cancelamento da alta, são realizadas as seguintes validações:


  1. Verifica se a última parcial do atendimento existe e não está faturada. Caso esteja, o cancelamento não poderá ser realizado;
  2. Alerta caso o paciente possua algum atendimento interno em aberto;
  3. Verifica se o leito do paciente não esta atualmente bloqueado, ocupado ou inativo. Caso esteja, impede o cancelamento.

FLUXO

ALTA

O processo de Alta do internação se dá nas seguintes etapas:

  1. Realiza a validação (itens mencionados anteriormente);

2.1.    Caso a validação retorne erro, exibe a mensagem para o usuário e aborta a operação;

2.2.    Caso a validação retorne mensagens de alerta, solicita confirmação do usuário;

2.3.    Caso a validação retorne Ok ou o usuário confirme a solicitação do item anterior (1.b), continua o processo;

2. Libera os itens relacionados ao Processo de Alta, caso a coligada o utilize;

3. Atualiza as datas finais das parciais da conta do atendimento que ainda não tenham sido fechadas.

4. Atualiza a data final do acompanhante associado ao atendimento.

6. Finaliza AIHs, caso o paciente esteja utilizando SUS e possua AIHs;

5. Verifica o processo de alta:

        5.1.     Caso exista o parâmetro definindo o uso do Workflow do processo de alta, insere na fila do processo;

        4.1.     Caso esteja desmarcado, realiza a liberação do leito do paciente;

6. Verifica se existem Gastos Particulares na conta do paciente e, caso existam, informa em alerta para o mesmo ao final da execução do processo.

7. Caso o paciente selecionado para dar alta tenha 1 ou mais RN (Recém Nascidos) vinculados, será apresentada uma tela para selecionar os RN que deverão ter alta juntamente com a mãe.

CANCELAMENTO

  1. Realiza as validações;
  2. Ocupa o leito do paciente;
  3. Remove a data final da última parcial do atendimento;
  4. Remove as informações da alta no atendimento;
  5. Apaga as informações complementares da alta.

EXECUÇÃO

PASSO A PASSO