A opção de atitude deve ser utilizada pelos funcionários que utilizam banco de horas diário por ocorrência. A atitude serve para mandar horas do banco de horas para o movimento do funcionário, ou mandar horas do movimento do funcionário poara o banco de horas. Para alterar a atitude temos que preencher as seguintes informações:
*Grupo de Funcionários* No grupo de funcionários você faz a seleção para aqueles que terão a atitude alterada. A seleção de funcionários pode ser feita por:
*Quebra de seção* Este campo deve ser utilizado para selecionar o grupo de funcionários pela seção que está cadastrado. Podendo informar o código da seção, ou até mesmo o código de quebra da seção.
*Seleção de funcionários* Ao clicar no botão de Seleção de funcionários o sistema abrirá uma janela com os campos onde você poderá selecionar um funcionário digitando sua chapa ou localizando seu nome, ou também fazer a seleção de funcionários pela situação, tipo de funcionário e recebimento.
*Dados do Lançamento* Informe nos campos início e fim o intervalo de datas que pretende fazer a alteração de atitude das ocorrências do(s) funcionário(s).
*Observação:* O período informado tem que estar no período atual do sistema. A data início não pode ser maior que a data fim.
*Atitude* Em atitude é possível selecionar Pagar/Descontar ou Compensar.
*Pagar/Descontar* Ao marcar esta opção em atitude o sistema enviará as horas que estão no banco de horas para o movimento do funcionário no período informado em dados do lançamento. Em Ocorrências será possível selecionar o tipo da ocorrência que será lançada para o movimento. São elas Extras Normais, Extras Descanso, Extras Feriado, Extras Compensado, Atrasos, Faltas.
*Compensar* Ao marcar esta opção em atitude o sistema enviará as horas que estão no banco de horas para o movimento do funcionário no período informado em dados do lançamento. Com a atitude compensar é possível enviar parte das horas da ocorrência que estão no banco de horas para o movimento do funcionário. Com a opção de atitude compensar marcado o sistema habilita as seguintes opções:
*Percentual de horas a ser lançado* Este campo será utilizado pelos funcionários com horário do tipo rígido que utilizam banco de horas diário por ocorrência. Informe neste campo o percentual de horas diárias que serão lançadas para o movimento do funcionário.
*Observações:* 
1) Este procedimento será realizado apenas para os funcionários que possuem banco de horas diário por ocorrência. 
2) A alteração será efetuada apenas para atitude compensar.
*Exemplo:* Banco de horas do funcionário:
 06/10/2003 - 04:00 horas extras normais 
15/10/2003 - 02:30 horas extras normais 
22/10/2003 - 00:30 horas extras normais
Parâmetros da alteração global: Atitude = Compensar Ocorrências = \[ X \] Extras Normais Percentual de Horas a ser lançado = 20
Movimentação do funcionário após alteração. Banco de Horas: 06/10/2003 - 03:12 horas extras normais 15/10/2003 - 02:00 horas extras normais 22/10/2003 - 00:24 horas extras normais
Movimento do período: 01:24 horas extras normais

*Exemplo:* Banco de horas do funcionário:
 11/09/2008 - 04:00 horas extras normais
Parâmetros da alteração global: Atitude = Compensar Ocorrências = \[ X \] Extras Normais Percentual de Horas a ser lançado = 100
Movimentação do funcionário após alteração. Movimento do período: 04:00 horas extras normais
*Exemplo:*
 Movimento do funcionário: 
04/09/2008 - 02:00 horas extras normais 
05/09/2008 - 01:00 atraso 
06/09/2008 - 08:00 falta
Parâmetros da alteração global: Atitude = Compensar Ocorrências =  \[ X \] Extras Normais \[ X \] Atrasos \[ X \] Faltas Percentual de Horas a ser lançado = 0
Movimentação do funcionário após alteração. Banco de Horas: 04/09/2008 - 02:00 horas extras normais 05/09/2008 - 01:00 atraso 06/09/2008 - 08:00 falta
*Número de Horas* Informe neste campo o número de horas do dia de extras, atrasos ou faltas que estão com a atitude "Compensar" no banco de horas que serão enviadas para o movimento do funcionário.
*Observações:* 
1) Este procedimento será realizado apenas para os funcionários que possuem banco de horas diário por ocorrência. 
2) A alteração será efetuada apenas para atitude compensar.
*Exemplo:*
 Movimentação no banco de horas do funcionário: 
01/10/2002 - 05:00 horas extras normais 
02/10/2002 - 01:30 horas extras normais 
03/10/2002 - 00:45 horas extras normais
Parâmetros da alteração global: Número de Horas = 01:00 Ocorrências = \[ X \] Extras Normais Atitude = Compensar
Movimentação do funcionário após alteração. Banco de Horas: 01/10/2002 - 04:00 horas extras normais 02/10/2002 - 00:30 horas extras normais 03/10/2002 - 00:45 horas extras normais Movimento do período: 02:00 horas extras
*Observação:* 
O sistema não lançou as horas do dia 03/10/2002 para o movimento do funcionário, pois o sistema só irá lançar para o movimento quando as horas efetuadas no dia forem maior ou igual a hora informada no campo "Número de Horas".
*Limite de Horas* Informe neste campo o limite de horas que permanecerão no banco de horas do funcionário. As horas que ultrapassarem este limite serão encaminhadas para o movimento do funcionário. 
*Observação:* 
1) Este procedimento será realizado apenas para os funcionários que possuem banco de horas diário por ocorrência. 
2) A alteração será efetuada apenas para atitude compensar.
*Exemplo:* 
Movimentação no banco de horas do funcionário: 
01/10/2002 - 05:00 horas extras normais 
02/10/2002 - 01:30 horas extras normais 
03/10/2002 - 00:45 horas extras normais
Parâmetros da alteração global: Limite de Horas = 01:00 Ocorrências = \[ X \] Extras Normais Atitude = Compensar
Movimentação do funcionário após alteração. Banco de Horas: 
01/10/2002 - 01:00 horas extras normais 
02/10/2002 - 01:00 horas extras normais 
03/10/2002 - 00:45 horas extras normais Movimento do período: 04:30 horas extras
*Lançamento de Horas* As opções de lançamento de horas só serão habilitadas se a opção de atitude compensar estiver marcada.
*Lança total de horas quando ultrapassar limite de horas* Para fazer este lançamento é preciso informar o "Limite de Horas" e o(s) tipo(s) de ocorrência(s) que fará(ão) parte do lançamento.  O sistema verifica dia a dia se o funcionário ultrapassou o limite de horas informado, caso ultrapassar, as horas da(s) ocorrência(s) serão lançadas para a movimentação do funcionário. Caso contrário serão mantidas no banco de horas.
*Exemplo:* 
Limite de horas = 01:00 Ocorrência = Extras Normais 
11/07/2007 - 03:00 hora extra normal 
12/07/2007 - 00:30 hora extra normal
Movimentação do funcionário após o lançamento - Banco de horas 12/07/2007 - 00:30 hora extra normal