Introdução

Nessa seção de documentos, você encontrará informações sobre os processos oficiais para realizar integrações com sistemas TOTVS.
Siga os diagramas interativos para acessar aos detalhes de cada etapa.

Macro-processo

Modelos de Integração

API

Integração client-to-server.


Este formato corresponde ao uso das APIs TOTVS por aplicações internas e de terceiros, onde o cliente depende exclusivamente dos dados providos pelo host, que geralmente é um ERP TOTVS. O cliente não necessita de mecanismos de equivalência de chaves (InternalId), pois utilizará aquelas providas pelo host. Neste contexto, a mensagem padronizada atua como um "dicionário de dados" padrão para todas as APIs que realizam as operações e requisições nas entidades mantidas pelo host. .

Não utiliza recursos como controle de fila de mensagens e mecanismos de tradução de conteúdo (de/para).



editar fluxo de aprovação (adicionar alternativo);

modificar macroprocesso;

adaptar o transactions ao novo macroprocesso.

Transactions (EAI)

Integração server-to-server.

Neste contexto a mensagem padronizada já está estabelecida como o único padrão de comunicação entre os produtos TOTVS e corresponde às integrações que vem sendo construídas ao longo dos anos. A troca de informações abrangidas por esse formato visam, principalmente, a sincronização de dados entre dois ou mais participantes de uma integração e, na maior parte das vezes, requer mecanismos de equivalência de chaves primárias e estrangeiras, como o uso do InternalId.

Utiliza recursos como controle de fila de mensagens e mecanismos de/para.

Análise de negócio

(Redigir texto analisando as considerações abaixo)