Índice

Objetivo

A rotina tem o objetivo de realizar o controle de uniformes onde será centralizada todas as funcionalidades disponíveis para o processo.

Através desta rotina, o usuário poderá realizar:



Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 

Operações

Todo processo se inicia através da inclusão dos uniformes.
O usuário deverá informar qual o Atendente que se está incluindo o uniforme (ou produtos) que fazem parte da solicitação e os campos referentes ao tipo de movimento e armazém para a realização da entrega e devolução do uniforme.
O usuário também deverá especificar o período de vigência (ou validade) dos uniformes.


O usuário pode realizar quaisquer alterações ou complementar a solicitação do uniformes através dessa opção. 

É importante ressaltar que a alteração dos itens somente será permitida caso o mesmo ainda não tenha sido entregue ao atendente. Caso contrario, o item deverá ser devolvido para que a troca possa ser realizada.

Esta opção efetiva a entrega dos uniformes ao atendente.

Será exibida uma janela para que o usuário indique quais são os uniformes que estão sendo entregues ao atendente. Este processo irá gerar automaticamente uma Requisição ao Estoque dos itens selecionados, dando baixa automaticamente nos saldos dos itens em questão.

Após esse processo, o usuário poderá realizar a impressão do "Termo de Entrega" 

Utilização de Produtos Intercambiáveis

Esta funcionalidade é utilizada no momento da entrega dos uniformes.

Em resumo, o objetivo é cadastrar produtos que possam ser substituídos por outros pré-determinados no momento em que for efetuada a entrega dos uniformes e com isso ter mais flexibilidade no processo.

Este recurso é muito útil quando o responsável pela inclusão do uniforme não tem conhecimento do tamanho e/ou características especificas do uniforme.

Quando ocorrer a entrega do uniforme, o usuário deverá indicar qual dos produtos vinculados está sendo considerado.

Através desta opção o usuário poderá realizar a substituição de um item entregue ao atendente.

Será apresentada uma janela para que o usuário selecione o item que está sendo trocado. Ao selecionar o item, o usuário deverá indicar o código do novo item a ser entregue ao atendente.

Também será apresentado uma tela para o usuário informar o motivo da troca ou substituição, essas informações serão gravadas na tabela TXF - Histórico de Troca/Devolução

Este processo irá gerar automaticamente uma Requisição ao Estoque do item que está sendo substituído.

Ao confirmar o processo, o usuário deverá indicar o tratamento á ser dado com o recebimento do uniforme que está sendo trocado, sendo:

  1. Deixar o item pendente para troca(Vide tratamento descrito no item "Trocas Pendentes")
  2. Realizar o recebimento do uniforme(Este processo irá gerar uma Devolução ao Estoque do item que está sendo recebido dentro do processo de troca)


Eventualmente, o processo de troca poderá ficar pendente referente á entrega dos itens que estão sendo substituídos pelo atendente.

Estes itens podem ser visualizados dentro da tela de Gestão de Uniforme.

Para realizar a "Baixa" dos itens pendentes, o usuário deverá utilizar a funcionalidade "Trocas Pendentes".

Será apresentada uma janela ao usuário para que ele indique quais itens estão sendo devolvidos pelo Atendente.

Ao Confirmar o processo de troca pendente, será gerada automaticamente uma Devolução ao Estoque para o armazém indicado no campo Armazém de Devolução(TXC_ARMDEV)

O objetivo deste armazém é permitir a segregação dos uniformes que estão sendo devolvidos para que seja possível avaliar se os mesmo ainda estão em condições de uso. Caso estejam, o usuário pode realizar manualmente uma movimentação de transferência e devolver o uniforme em questão para o armazém padrão de uniformes que está configurado no campo Armazém Uniforme(TXC_ARMUNI) e assim disponibilizá-lo para outro atendente.

Caso o uniforme não esteja mais condições de uso, o usuário poderá - manualmente, através da rotina padrão de movimentos internos, realizar a requisição do item e descarta-lo.

O processo de devolução consiste na entrega definitiva do uniforme pelo atendente.

Está ação irá gerar automaticamente uma Devolução ao Estoque do item que está sendo devolvido. O item será devolvido para o armazém indicado campo Armazém de Devolução(TXC_ARMDEV).

O usuário também poderá informar qual foi o motivo da entrega do uniforme.

O usuário só poderá realizar a exclusão do pedido de uniformes para o atendente caso o mesmo não tiver sido entregue para o mesmo, ou se todos os itens tenham sido entregues.

O Termo de Entrega estará disponível para impressão apos a realização do processo de entrega de uniformes.

Trata-se de um modelo confeccionado no Microsoft Word e o mesmo deve estar disponível na pasta conforme a configuração do parâmetro MV_TECPATH.

Com a opção de Banco de conhecimento o usuário poderá incluir documentos para anexar no processo para cada atendente.


Principais Campos 

Campo

Descrição

Cod. Atend


Pressione F3 e selecione o código do atendente.

Exemplo:

000000000000001

Mov. Req



Campo para indicar o tipo de movimento de estoque para a requisição do uniforme.

Nesse campo só será aceito Tipo de movimento de Requisição

Exemplo:

501

Arm. Unif


Campo para indicar o armazém padrão do uniforme, utilizado para movimentação de estoque.

Exemplo:

01

Mov. Dev


Campo para indicar o tipo de movimento de estoque para a devolução do uniforme.

Nesse campo só será aceito Tipo de movimento de Devolução

Exemplo:

001

Arm Dev


Campo para indicar o armazém de devolução do uniforme, utilizado para movimentação de estoque.

Exemplo:

40


Campo

Descrição

Cod. Uniforme


Pressione F3 e selecione o código do uniforme.

A Consulta aberta será filtrada pelo tipo de produto indicado no parâmetro MV_TPUNIF

Exemplo:

000000000000001

Qtde. Unif



Campo para indicar a quantidade do item que será pedido para o atendente

Exemplo:

2

Dt. EntregaEsse campo será preenchido com a data que foi realizado a entrega.
VigênciaIndica a quantidade da vigência do uniforme, esse campo será utilizado para calcular a data de validade do item entregue.
Tp. Vigência

Indica qual tipo de vigência será utilizado, Dias/Meses/Anos.

Exemplo:

Caso o campo Vigência estiver como 1 e o tipo de Vigência estiver como Anos, a data de validade será preenchida com a data de 1 ano depois da data de entrega.

Se a entrega foi feita na data de 18/06/2019 e a vigência estiver como explicado, a data de validade será 18/06/2020.

Dt. Validade

Indica a data de validade do item.

Esse campo será preenchido no momento da entrega do item.

Os campos dessa tabelas serão preenchidos no processo de Trocas/Substituição e Trocas Pendentes


Campo

Descrição

Cod. Uniforme


Campo preenchido com o produto onde ficou pendente a entrega pelo Atendente.

Esse campo será preenchido na troca do uniforme se o usuário informar que a troca ficou pendente

Qtde. Unif.Quantidades de Itens pendentes
Dt. GeraçãoCampo Indica o dia onde foi feito a geração do tem pendente
Dt. DevoluçãoCampo indica o dia onde foi feito a entrega do item pendente para troca

Essa tabela não será exibida para o usuário, mais poderá ser utilizada como controle dos itens já devolvidos e trocados.

Campo

Descrição

Cod. Atend


Campo preenchido com o código do atendente que foi realizado

Tipo Mov.Tipo da movimentação(2= Troca ou 3= Devolução)
Mot. Troca

Campo será armazenado o motivo da troca ou devolução do uniforme.

Esse é um campo Memo.

Prd. Tr. Ant

Campo indica o código do produto que foi entregue pelo atendente, aquele que está sendo trocado.

Esse campo só será preenchido caso o tipo da movimentação for Troca.

Prd. Tr. Nova

Campo indica o código do produto que foi entregue para o atendente.

Esse campo só será preenchido caso o tipo da movimentação for Troca.

Prd. Devluc.

Campo indica o código do produto que o atendente devolveu.

Esse campo só será preenchido caso o tipo da movimentação for Devolução.

UsuárioCampo indica o código do usuário que está realizando o processo
DataCampo armazena da data que foi realizado a operação de Troca/Devolução


Principais Parâmetros

Nome

Descrição

Valor padrão

Utilização

MV_TPUNIFTipos de Produto(B1_TIPO) que correspondem a uniformes (Informar os tipos separados por ponto-virgula)  

Utilizado na consulta padrão do campo Cod. Uniforme(TXD_CODPRO), assim a consulta só irá retornar produtos com o tipo configurado.

MV_TECPATHParâmetro para indicar em qual diretório estão localizados os modelos .dot originais p/ impressão\samples\documents\GS\portugues\

Utilizado para buscar o arquivo .dot para realização da impressão do termo de entrega do uniforme.