Índice

Objetivo

Centralizar as tarefas operacionais, de modo a agilizar processos de projeção, geração e manutenção das agendas. Além disso, a mesa operacional disponibiliza uma interface organizada e funcionalidades para o operador visualizar a situação real do posto, em um determinado dia, facilitando e agilizando a tomada de decisões. 


É importante considerar que as informações da mesa operacional dependem de pré-condições cadastradas nas seguintes rotinas:

  • Cadastro de turno.
  • Cadastro de escala.
  • Orçamento de Serviço.
  • Contrato de Serviço.
  • Aplicação de RDMake Padrão(PNMTABC01).
  • Posto X Escala
  • Posto X Funcionário

Mapa Mental





Nesta aba de atendentes, é necessário preencher o código do atendente para visualizar em outros campos as informações do mesmo e assim trazer os devidos resultados no grid.  

Código do atendente (Dados da AA1).

Na aba manutenção é possível incluir manutenção para as agendas, individualmente ou em lote, bem com a alteração e exclusão das mesmas. 

Na aba manutenção, em Período, há Data Inicial e Data Final, selecione um período para realizar a manutenção da agenda do atendente.

Ao clicar em “Mark” de alguma linha da grid, é liberado o campo de Motivo da Manutenção. 

Logo abaixo no cabeçalho Manutenção, deve-se inserir o motivo da manutenção, para iniciar seu processo.

  • Botão Salvar Manut : Salvará todas as manutenções que foram feitas.


As informações da grid são alimentadas pela tabela ABB (agenda do atendente).

Alguns dados são encaminhados de outras tabelas, como por exemplo:

  • Tp. Movimentação (Dados da  TCU);
  • Local de Atendimento (Dados da ABS);
  • Item de RH (Dados da SB1).


Ao posicionar em uma linha da grid, ou clicar em “Mark” de alguma linha, a qual contenha a legenda marrom, e clicar em Manut. Relacionadas,

aparecerá uma tela a qual exibe a manutenção que foi feita. Como mostra a imagem abaixo:

Sendo possível alterá-la ou excluí-la.


Ao clicar em “Mark” de algumas linhas da grid, é liberado o campo de Motivo da Manutenção. 

Logo abaixo no cabeçalho Manutenção, deve-se inserir o motivo da manutenção, para iniciar seu processo.

  • Caso o motivo da manutenção seja uma falta, será aberto os campos Atendente Substituto e Tipo do dia.

  • Caso o motivo da manutenção seja um atraso ou hora extra, terá que ser feita a manutenção de apenas uma linha da grid.



  • Botão Salvar Manut : Salvará todas as manutenções que foram feitas.

A inclusão ágil pode ser feita da seguinte maneira:

Ao clicar no campo de horário inicial e/ou final pode ser editado para uma manutenção, por exemplo, neste caso foi feita uma manutenção de atraso e o sistema informa que será feita uma manutenção do tipo atraso.  

Já neste caso, é uma manutenção com Hora Extra, deve-se escolher o tipo.

O sistema informará uma mensagem, mostrando a inclusão da hora extra.



Note que para todas as alterações que foram feitas, possuem a legenda marrom, ou seja, tem manutenção.

Também é possível excluir diversas manutenções ao mesmo tempo.


Ao clicar no quadrado do campo Mark, de diversas linhas que contenham legenda marrom, e clicar em Manut. Relacionadas.

será aberta uma tela com as manutenções que foram selecionadas.

Em outras ações, Apagar todas, serão apagadas as manutenções, voltando assim a ter a legenda “Verde” nestas linhas selecionadas da grid.

Principais campos

CampoDescrição
Código do atendente

selecione o atendente

Exemplo: D MG 01 3535  

Data Inicial 

selecione a data inicial da manutenção

Exemplo: 21/07/2019

Data Final

selecione a data final da manutenção

Exemplo: 29/07/2019

Motivo da Manutenção

selecione o motivo da manutenção

Exemplo: Falta

Tipo do dia

selecione o tipo do dia 

Exemplo: trabalhado

Utilizando a aba alocação é possível projetar e/ou gerar as agendas do atendente selecionado, utilizando visões por contrato, local de atendimento ou posto de trabalho. 

Na aba Alocação, deve-se inserir primeiramente o contrato, em seguida, o local de atendimento daquele contrato, e assim preencher todos os outros campos para realizar a alocação, em "Alocação de" e "Alocação até" inserir o período da alocação.


  • Projetar. Aloc: projeta a agenda do período inserido.


  • Gravar. Aloc: Grava a alocação do atendente.



  • Buscar Última. Aloc: Faz a busca da última alocação daquele atendente, trazendo nos campos de cima as informações sobre o contrato e a alocação.





  









O parâmetro MV_GSGEHOR permite habilitar o editor de horários na mesa operacional. O principal objetivo dessa funcionalidade é permitir alterar o horário de alocação de um atendente antes de sua alocação, sem a necessidade de criar um novo turno.

Para utilizar essa ferramente de flexibilização, é necessário alterar o parâmetro MV_GSGEHOR para .T. (verdadeiro). Também é necessário que os campos TGY_ENTRA1, TGY_SAIDA1, TGY_ENTRA2, TGY_SAIDA2, TGY_ENTRA3, TGY_SAIDA3, TGY_ENTRA4 e TGY_SAIDA4 estejam criados no ambiente.


  • O Editor de Horário só funciona caso a escala esteja válida. 


  • As informações abaixo só serão válidas caso o parâmetro MV_GSGEHOR estiver ativo e os campos TGY_ENTRA1TGY_SAIDA1TGY_ENTRA2, TGY_SAIDA2, TGY_ENTRA3, TGY_SAIDA3, TGY_ENTRA4 e TGY_SAIDA4 estiverem criados corretamente.


1) Preparando o seu ambiente para utilizar o Editor de Horários na Alocação

A ferramenta só pode ser utilizada caso todos os dias trabalhados da sua Escala possuam a mesma estrutura. Isso significa que todos os dias trabalhados da sua tabela de Horários Padrão (SPJ) precisam ser idênticos. Os horários de entrada e saída precisam ser iguais em todos os dias, assim como informações do tipo "Jornada Contínua" e "Saída do Intervalo".

Exemplos:



Não é possível utilizar o Editor de Horários para um turno de trabalho igual ao da figura acima. Em um dos dias desse turno o horário de saída 1 é diferente e o total de horas trabalhadas da sexta-feira difere do restante dos dias.

Caso o usuário ligue o parâmetro MV_GSGEHOR e acesse a rotina da Mesa Operacional  e ao tentar editar o horário o sistema apresentará a seguinte mensagem:

  • Caso exista qualquer inconsistência nos horários de trabalho, o sistema exibirá um log similar a imagem a cima, informando exatamente qual campo diverge do valor esperado.


  • Horários compatíveis para o Editor de Horários.


  •  Horários compatíveis para o Editor de Horários (com duas sequências).


2) Utilizando o Editor de Horários na Alocação


Acesse a rotina de Mesa operacional, selecione o atendente para a locação, na aba Alocação, deve-se inserir primeiramente o contrato, em seguida, o local de atendimento daquele contrato, e assim preencher todos os outros campos para realizar a alocação, em "Alocação de" e "Alocação até" inserir o período da alocação.


Caso o sistema não exiba o log de inconsistências e o parâmetro MV_GSGEHOR estiver ativo, ao clicar em Edit. Horários  será exibida uma tela com 8 campos, para fazer a edição do horário do atendente. 




Ao ser feita a edição dos horários, no botão Projetar. Aloc, os campos de Entrada e Saída foram modificados da forma como foi preenchido no editor de horário.

  • Após a edição, para salvar é necessário clicar no botão Gravar. Aloc.


Principais campos

CampoDescrição
Código do atendente

selecione o atendente 

Exemplo: D MG 01 3535

Contrato

selecione o contrato

Exemplo: TECOP12000016S3

Local de atendimento

selecione o local 

Exemplo: 00000001

Posto

selecione o posto

Exemplo: 000890

Tp. Movimentação

selecione o tipo de movimentação

Exemplo: 001

Seq. Inicial

selecione a sequência

Exemplo: 01

Grupo

selecione o grupo

Exemplo: 1

Alocação De?

Informe o período inicial da alocação.

Exemplo: 05/03/2016  

Alocação Até?

Informe o período final da alocação.

Exemplo: 06/04/2016



Nesta aba de Locais, estão alguns campos que serão preenchidos para filtrar na hora da visualização da grid dos atendentes, como: 

  • Cliente (Dados da SA1);
  • Loja (Dados da SA1);
  • Contrato (Dados da TFL)
  • Local de Atendimento (Dados da ABS);
  • Item de RH (Dados da SB1);
  • Posto (Dados da TFF).


Caso todos os campos sejam preenchidos com dados corretos, a pesquisa trará uma especificidade maior ao que será exibido na grid que está logo abaixo.    

Nesta aba, há apenas os campos de Data Inicial e Data Final, a qual vêm preenchidos com a data do dia atual, e neste caso só ira exibir as agendas do dia, para um período maior de visualização das agendas 

altere a Data Inicial e/ou Data Final para que seja mostrada as agendas do período selecionado clicando no botão Buscar ou apertando a tecla F10 do teclado.


Nesta aba são apresentadas as informações do atendente, de acordo com o período e o filtro selecionado.

As informações desta grid são alimentadas por algumas tabelas como:

  • Código do atendente (Dados da AA1);
  • Nome Atendente (Dados da AA1);
  • Horário Inicial (Dados da ABB);
  • Horário Final (Dados da ABB);
  • Local atendimento (Dados da ABS);
  • Item de RH (Dados da SB1);

Cada linha da grid exibe o Tipo de atendente que tem a projeção da agenda, conforme a cor da legenda.

A imagem abaixo mostra a a legenda e sua descrição.

Botão Manutenção: tem como função exibir as agendas com manutenção.

Ao selecionar este botão abrirá uma tela de manutenção da agenda, para aqueles atendentes que tiveram sua agenda com manutenção, sendo possível alterá-las ou excluí-las. 

Nesta aba, há 2 campos: Data de Referência e Números de Atendentes, que mostra quantos atendentes estão naquele posto em uma determinada data de referência.

Nesta grid será apresentada a situação de cada atendente com o período e o filtro selecionado, conforme a cor da legenda abaixo.

  • Legenda Marrom: Significa que tem alguma manutenção, ex: falta, hora extra, atraso e etc.
  • Legenda Rosa: 
  • Legenda Roxo: Significa que há folga para o atendente naquele dia, por isso a aba controle de alocação tem só uma data, pois é referente a folga de um determinado dia do atendente. 
  • Legenda Cinza Escura: Significa que o atendente está em um posto, porém não há agenda projetada para ele.
  • As legendas Vermelha, Amarela, Verde, Laranja, Cinza Clara, Branca, Azul: São do tipo de movimentação do campo  TGY_TIPALO



Principais campos

CampoDescrição
Cliente

selecione o cliente

Exemplo: 000001

Loja

selecione a loja 

Exemplo: 01

Contrato

selecione o contrato

Exemplo: TECOP12000016S3

Local de Atendimento

selecione o local 

Exemplo: 00000001

Item de RH000000000000000000000000008TEC
Posto

selecione o posto

Exemplo: 000890

Também pode-se analisar as agendas por um calendário.

Em Outras Ações  e selecionar Calendário.

No canto direito do calendário há um botão, ao clicar nele, irá aparecer uma tela com outro calendário para melhorar a navegação no calendário principal,

selecionando um mês ou ano do segundo calendário e ele trará as informações para o principal.

As setas "<<" e ">>" representam o ano anterior e o próximo.

As setas "<" e ">" representam o mês anterior e o próximo.

Principais Campos


CamposDescrição
Cliente

selecione o cliente

Exemplo: 000001

loja

selecione a loja

Exemplo: 01

Contrato

selecione o contrato

Exemplo: TECOP12000016S3

Local de Atendimento

selecione o local

Exemplo: 00000001

Item de RH

selecione o item de RH

Exemplo: 000000000000000000000000008TEC

Posto

selecione o posto 

Exemplo: 000890

Data inicial

selecione a data inicial da projeção

Exemplo: 21/07/2019

Data Final

selecione a data final da projeção

Exemplo: 29/07/2019

th

Outras ações