Além da integração com vários módulos do backoffice e com o Gestão de Pessoal da linha Protheus, o módulo de Gestão de Serviços está preparado para integrar-se com as mais diversas ferramentas de Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Pessoal disponíveis no mercado, utilizando o que há de mais recente no quesito de tecnologias e de práticas de mercado.
O objetivo desta documentação é demonstrar como configurar a integração entre o módulo Gestão de Serviços e o RH da linha RM, além de detalhar pontos relevantes e as funcionalidades da integração.
O Gestão de Serviços consome diretamente os dados do RM, sem a necessidade de configurar o RH da linha Protheus como intermediário.
O Gestão de Serviços RECEBE as seguintes informações do RM:
O Gestão de Serviços ENVIA as seguintes informações para o RM:
O Gestão de Serviços GERA o arquivo texto (txt) com as batidas de ponto, de acordo com o operacional do módulo.
Na rotina de "Cadastro de Atendentes", acessar a opção "Outras Ações" e "Importação de Funcionários":
O sistema consultará os funcionários do sistema RM para gerar os atendentes:
Ao selecionar a opção "+ Gerar", o sistema cadastrará os atendentes:
Um funcionário pode ser alocado, durante a mesma competência da folha de pagamento, em vários clientes/locais de atendimento. Neste cenário, é comum que cada Local de Atendimento represente um Centro de Custo diferente. O envio do rateio por centro de custo atende a necessidade de proporcionalizar o centro de custo do funcionário de acordo com a quantidade de horas trabalhadas em cada local de atendimento. As imagens abaixo demonstram como essa funcionalidade pode ser utilizada:
O atendente de código TEC01900001139 trabalhou em dois Locais de Atendimento: TOTVS - SANTO ANDRE e TOTVS - MATRIZ:
Cada um destes locais possui um Centro de Custo diferente. O centro de custo da TOTVS - MATRIZ é o 000000001. O centro de custo da TOTVS - SANTO ANDRE é o CC0000001:
É necessário verificar se no cadastro de De/Para de Centro de Custos entre RM e Protheus possuí os dois códigos:
De acordo com o cadastro de De/Para, o centro de custo 000000001 no Protheus representa o centro de custo 02.1.1.7 no RM, e o centro de custo CC0000001 no Protheus representa o centro de custo 02.2.2.4 no RM.
Verifique no RM que o atendente ainda não possuí o rateio cadastrado:
No Protheus, após a confirmação do atendimento das agendas, acesse a rotina "Envio da Programação do Rateio" (TECA960) para enviar para o sistema da RM o percentual de rateio de cada centro de custo:
Após o envio, verifique no sistema RM:
Na rotina "Envio da Programação do Rateio" (TECA960), também é possível apagar o rateio do atendente. Também é possível informar se a rotina deve ou não sobrescrever o rateio já cadastrado do atendente.