Aplicaremos a descontinuidade progressiva dos relatórios do formato Release 3 (não personalizado) do módulo Gestão de Projetos (SIGAPMS) do produto Protheus® a partir do release 12.1.17 de Agosto/2018.

Além disso:

  • Os relatórios criados a partir da Release 12.1.17 serão suportados apenas no formato Release 4 (personalizado).
  • O formato Release 3 (não personalizado) não receberá melhorias ou manutenções a partir da Release 12.1.17.
  • O parâmetro MV_TREPORT não terá mais efeito.


Ao utilizar um relatório no formato Release 4 (personalizado) será possível:

  • A impressão nos formatos Excel®, PDF®, HTML®
  • Configurar o tipo de papel e orientação da impressão
  • Adicionar novas colunas
  • Remover colunas não utilizadas
  • Adicionar totalizadores
  • Ajustes de margem
  • Ajustes no tamanho das fontes das colunas

Segue a lista dos relatórios do módulo SIGAPMS - Gestão de Projetos, com as suas respectivas datas de descontinuação das melhorias e manutenções do formato Release 3:

SIGAPMS - Gestão de Projetos

FonteDescriçãoA partir da data
PMSR010Impressão do Cadastro das Composições

 

PMSR017Demonstrativo de rejeições das tarefas e dos planos de ação

PMSR030Relatório de orçamentos

PMSR040Relatório de curvas ABC do orçamento

PMSR050Relatório de quantitativos previstos para a execução do orçamento

PMSR060Relatório de relação dos projetos, sua estrutura e detalhes

PMSR080Relatório de relação dos projetos, sua estrutura e o cronograma financeiro previsto para execução do projeto

PMSR090Relatório ira imprimir os detalhes da alocação dos recursos nos projetos

PMSR100Relatório de relação dos projetos, sua estrutura e detalhes das tarefas que se encontram em atraso

PMSR105Relatório de Extrato de Projeto por Tipo de Tarefa

PMSR106Relatório de extrato de recurso por tipo de tarefa

PMSR120Relatório de relação dos projetos, sua estrutura e o cronograma financeiro do projeto

PMSR130Relatório de Histórico e os Detalhes das Revisões Efetuadas nos Projetos

PMSR140Relatório de Curvas ABC do Projeto

PMSR150Relatório de Impressão dos Quantitativos Previstos dos Projetos

PMSR170Relatório de Quantitativos Previstos x Realizados

PMSR180Relatório de Fluxo de Caixa Considerando Todas Receitas

PMSR190Relatório de Lista os Produtos para Cotação

PMSR210Relatório de Lista para Cotação por Projeto

PMSR211Relatório de Diferenças entre Versões

PMSR220Relatório de Receitas do Projeto

PMSR230Relatório de Despesas do projeto

PMSR250Relatório de Apontamentos de Recursos do Projeto

PMSR270Relação de Relação dos Projetos, sua Estrutura e o Cronograma Financeiro Previsto x Realizado para Execução do Projeto

PMSR300Consulta Gerencial Solicitada e o Cronograma Financeiro Previsto x Realizado para Execução dos Projetos/EDTs/Tarefas Cadastrados na Consulta

PMSR310Relatório de Fluxo de Caixa da Consulta Gerencial Solicitada Considerando Todas Receitas

PMSR320Relatório de Relação de Receitas da Consulta Gerencial Solicitada Considerando Todas Receitas

PMSR330Relatório de  Relação de Despesas da Consulta Gerencial Solicitada Considerando Todas Despesas

PMSR340Relatório de Relação de Eventos do Projeto

PMSR380Impressão Gráfica do Gantt 

PMSR240Relatório de Relação do Pré-Apontamento do Recurso

Acompanhe os exemplos abaixo, e veja os benefícios dos relatórios no formato Personalizado (R4)



A impressão em formato personalizável (R4) permite ao usuário a extração dos dados nos seguintes formatos:

  • Arquivo: O relatório será salvo em um arquivo local ou no servidor;
  • Spool: Onde o relatório será exibido na tela do próprio sistema para posterior impressão;
  • E-mail: O relatório é enviado por e-mail;
  • Planilha: O relatório pode ser aberto em Excel®;
  • HTML: Exibido no browser definido como padrão no sistema operacional;
  • PDF: Formato salvo como arquivo na extensão .PDF, e pode ser salvo no local definido pelo usuário;
  • ODF: Formato de impressão para uso no editor de texto da BrOffice.



Esta opção permite selecionar qual o local de impressão do relatório:

  • Impressão: Define qual a impressora será enviada a impressão do relatório
  • Ambiente: Define se o arquivo será salvo em um driver local ou no servidor



Permite a escolha:

  • Do tipo de papel no qual fará a impressão do relatório
  • Da orientação da impressão do relatório (paisagem ou retrato)



Permite alterar:

  • O título do relatório que será exibido no cabeçalho do relatório
  • Selecionar o layout padrão ou personalizado que se deseja imprimir
  • Se deseja ou não exibir o preview da impressão do relatório
  • Se o processamento do relatório ocorrerá ou não em segundo plano



Permite a personalização dos dados que serão impressos no relatório, tais como:

As Seções são as partes estruturais do relatório em TReport. Dentro delas ficam as células que serão impressas no relatório.

Um relatório em TReport deve conter uma seção principal (Seção do Relatório), e pode conter uma ou mais seções secundárias.
Por exemplo, a primeira pode ser o cabeçalho, a segunda os dados do relatório e a última os totalizadores.

Selecionando a seção principal (seção do Relatório) teremos as seguintes abas das Configurações do Relatório:

  • Propriedades
  • Layouts
  • Visualização de Layout


Define algumas configurações básicas como:

  • Fonte
  • Tamanho da fonte
  • Espaçamentos
  • Impressão de cabeçalho e rodapé
  • Impressão de parâmetros
  • Impressão das informações do usuário
  • Observações

Permite excluir layouts específicos salvos pelo usuário.

Permite pré-visualizar a impressão / layout do relatório.

Selecionando uma seção do relatório teremos as seguintes abas de Configurações da Seção:

Permite a definição:

  • A impressão da estrutura das seções e das células
  • O espaçamento entre as células e colunas
  • Se haverá alguma quebra
  • Da cor de fundo, da fonte e borda do título

Permite a:

  • Inserção ou remoção de uma célula do relatório
  • Criação de fórmulas e totalizadores
  • Inserção de borda nas células
  • Alteração de cor de fundo e cor de fonte da célula

Permite a montagem de filtros específicos para o relatório.