Introdução


Além da integração com vários módulos do backoffice e com o Gestão de Pessoal da linha Protheus, o módulo de Gestão de Serviços está preparado para integrar-se com as mais diversas ferramentas de Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Pessoal disponíveis no mercado, utilizando o que há de mais recente no quesito de tecnologias e de práticas de mercado.

O objetivo desta documentação é demonstrar como configurar a integração entre o módulo Gestão de Serviços e o RH da linha RM, além de detalhar pontos relevantes e as funcionalidades da integração.

Pré-requisitos

  1. Gestão de Serviços na versão 12.1.23 ou superior;
  2. Webservice (wsDataServer/IwsDataServer) configurado no RM;
  3. Parâmetro MV_GSOUT com o valor 1;
  4. Parâmetro MV_GSXINT com o valor 3;
  5. Parâmetro MV_GSURLIN com a URL do webservice do RM ( por exemplo, http://<ip/hostname>:<porta>. Não é necessário informar wsDataServer/IwsDataServer neste parâmetro);
  6. Parâmetro MV_GSUSRIN preenchido com o usuário RM utilizado na autenticação dos webservices (por exemplo, "mestre")
  7. Parâmetro MV_GSPWDIN preenchido com a senha do usuário RM informado no parâmetro MV_GSUSRIN;
  8. Parâmetro MV_TECXRH desligado (.F.);
  9. Fonte TECWSDLRM.prw compilado no RPO. Fontes TECXFUNB.PRW / TECA960.PRW na versão 13/08/2019 ou superior. Fonte TECA012.PRW na versão 12/08/2019 ou superior.
  10. Mensagem Única (EAI) configurada entre RM e Protheus. É necessário realizar a integração e o De/Para dos dados de Centro de Custo e Verbas;
  11. Cadastro de De/Para para Empresa/Filial entre as empresas RM e Protheus (APCFG050);
  12. Tabela TXB configurada no dicionários de dados (SX2 / SX3 / SX7 ) e criada no ambiente.

Utilização

O Gestão de Serviços consome diretamente os dados do RM, sem a necessidade de configurar o RH da linha Protheus como intermediário.

O Gestão de Serviços RECEBE as seguintes informações do RM:

O Gestão de Serviços ENVIA as seguintes informações para o RM:

O Gestão de Serviços GERA o arquivo texto (txt) com as batidas de ponto, de acordo com o operacional do módulo.

Na rotina de "Cadastro de Atendentes", acessar a opção "Outras Ações" e "Importação de Funcionários":


O sistema consultará os funcionários do sistema RM para gerar os atendentes:


Ao selecionar a opção "+ Gerar", o sistema cadastrará os atendentes:


Na rotina de "Restrições", acessar a opção "Outras Ações" e "Importação de Restrições":

Esta Opção também esta disponível em "Outras Ações" dentro de cada atendente, para importação individual.

O sistema exibirá a seguinte tela com opções de importação:

Ao escolher a opção "Selecionar Atendentes", o sistema apresentará uma próxima janela com opções de seleção de todos os atendentes (tabela AA1):

Após escolher selecionar os atendentes ou "importa Todos", o sistema consultará o RM através dos WebServices para cadastrar os Afastamentos / Demissões e Férias:

Após importar, o registro será incluído na tabela TXB: 

Terminado a inclusão, o sistema exibirá um log de processamento:

Registros incluídos:

Para maiores informações sobre o afastamento, visualize o campo "Observação"(memo):

Um funcionário pode ser alocado, durante a mesma competência da folha de pagamento, em vários clientes/locais de atendimento. Neste cenário, é comum que cada Local de Atendimento represente um Centro de Custo diferente. O envio do rateio por centro de custo atende a necessidade de proporcionalizar o centro de custo do funcionário de acordo com a quantidade de horas trabalhadas em cada local de atendimento. As imagens abaixo demonstram como essa funcionalidade pode ser utilizada:

O atendente de código TEC01900001139 trabalhou em dois Locais de Atendimento: TOTVS - SANTO ANDRE e TOTVS - MATRIZ:

Cada um destes locais possui um Centro de Custo diferente. O centro de custo da TOTVS - MATRIZ é o 000000001. O centro de custo da TOTVS - SANTO ANDRE é o CC0000001:

É necessário verificar se no cadastro de De/Para de Centro de Custos entre RM e Protheus possuí os dois códigos:

De acordo com o cadastro de De/Para, o centro de custo 000000001 no Protheus representa o centro de custo 02.1.1.7 no RM, e o centro de custo CC0000001 no Protheus representa o centro de custo 02.2.2.4 no RM.

Verifique no RM que o atendente ainda não possuí o rateio cadastrado:

No Protheus, após a confirmação do atendimento das agendas, acesse a rotina "Envio da Programação do Rateio" (TECA960) para enviar para o sistema da RM o percentual de rateio de cada centro de custo:

Após o envio, verifique no sistema RM:


Na rotina "Envio da Programação do Rateio" (TECA960), também é possível apagar o rateio do atendente. Também é possível informar se a rotina deve ou não sobrescrever o rateio já cadastrado do atendente.

Enviar marcações de benefícios dos atendentes para o sistema RM, baseando-se nos atendimentos de Ordens de Serviços.

Ao acessar o configurador, é necessário cadastrar os de-para (APCFG070), caso não possua.


Ao clicar em Incluir será mostrada a seguinte tela:

Exemplo de cadastro para o Centro de Custo:

  • Referência – RM
  • Tabela - Nome físico da Tabela CTTT10
  • Alias - CTT
  • Campo - CTT_CUSTO
  • Mensagem Única – Centro de Custo
  • Valor Externo -  [empresa de-para de filiais RM]|[Filial de-para RM]|[codigo do centro de Custo RM], EX: 1|02.1.1.7
  • Valor interno - [empresa de-para de filiais Protheuus]|[Filial de-para Protheus]|[codigo do centro de Custo Protheus], EX: T1|D MG 01|000000001

Obs: este cadastro é para o Centro de Custo.

Exemplo de cadastro para VERBA:

  • Referência – RM
  • Tabela - Nome físico da Tabela SRVT10
  • Alias - SRV
  • Campo – RV_COD
  • Mensagem Única – VERBA
  • Valor Externo -  [empresa de-para de filiais RM]|[Filial de-para RM]|[codigo da verba RM], EX: 1|1|0001
  • Valor interno - [empresa de-para de filiais Protheuus]|[Filial de-para Protheus]|[codigo da verba Protheus], EX: T1|D MG 01|103

Obs: este cadastro é para VERBA.

No módulo de Gestão de Serviços, ao fazer um orçamento para realizar o envio de verbas, é necessário preencher os campos da Aba “Verbas Adicionais”,

Na rotina de Geração de Benefícios para o RH, preencha os parâmetros com as informações corretas e o sistema enviará as informações para o sistema RM.

Ao abrir o RM, clicar em Folha Mensal, ir em Consulta, selecionar "Consulta Movimento da integração" e verificar se a verba foi enviada.

Primeiramente, devemos configurar no RM o lay-out de importação das Marcações no sistema de Ponto Eletrônico Entrada de Dados | Lay-Out de Relógio

Na aba lay-out: Informe os campos seguindo a regra e selecione a opção 



ParâmetroPosiçãoTamanho
Coligada1<Informar o tamanho do campo Empresa configurado no cadastro de-para de Empresa/Filial RM no configurador Protheus APCFG070> 
Chapa<Tamanho do Parâmetro Coligada>+2<Informar tamanho do campo AA1_CDFUNC informado no Configurador Protheus>
Ano<Tamanho do Parâmetro Chapa>+<Posicao Parâmetro Chapa>+14
Mês<Posição Parâmetro Ano>+52
Dia<Posição Parâmetro Mês>+32
Hora<Posição Parâmetro Dia>+35


*No nosso exemplo o campo Coligada tem o tamanho de 1 e a Chapa Tamanho de 6

Enviar marcações de ponto dos atendentes para o sistema RM, baseando-se nos atendimentos de Ordens de Serviços.

Na rotina de Geração de Marcações (TECA910) (Atualizações | Prestação de Serviços | Efetivo Operacional, preencha os parâmetros com as informações corretas e o sistema enviará as informações para o sistema RM.

No final da processamento é gerado um Arquivo .TXT, a saída será o arquivo rm_marc_3_[AAAAMMDDHHMMSS].txt, gravado no local definido no parâmetro  MV_GSRHDIR onde, AAAAMMDD  é  Data/Hora da geração do Arquivo.

Esse arquivo deverá ser importado para o RM na rotina 


Importante: somente é gerado o arquivo de envio de marcações para RM  no Processamento de Inclusão. A opção de Exclusão é para desmarcar a sinalização do apontado enviado para marcação.

Para excluir a marcação que foi importada com sucesso na RM, deve ser utilizado no RM a rotina Processo  | Cancelar Movimento


Na seleção de Datas informe o período de marcação e selecione executar