Este documento tem por objetivo definir, especificar e explanar sobre os critérios técnicos necessários para realizar a instalação/atualização do produto TAF.

Índice

Contexto

O Instalador/Atualizador do TAF, foi criado com o intuito de simplificar o processo de instalação/atualização para clientes que utilizam o TAF como solução segregada ao ERP.

Instalação

Esse passo tem como objetivo demonstrar a instalação do TAF, utilizando o Instalador:

Pré-Requisitos

  1. Banco de Dados criado e vazio (Bancos Homologados para o TAF);
  2. Espaço em Disco;
  3. Sistema Operacional Windows.

Passo a Passo

Após realizar o Download da última versão do Portal do Cliente, executar o arquivo baixado com permissões de Administrador

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Selecione quais produtos deseja realizar a instalação (possível realizar a instalação do TAF e/ou TSS)

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Selecione o diretório de instalação

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Informe o IP e Porta do License Server (+infos)

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A interface acima, foi criada para que seja informado os dados de conexão com o Banco de Dados, para isso, são listados os produtos selecionados para instalação. 

Selecione a opção "Parâmetros da Instalação" dos produtos TAF/TSS e preencha os dados de conexão com o Banco de Dados:


Clique em "Testar" para validar se os dados informados estão corretos

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Informe as Portas HTTP do TAF/TSS

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Informe a Porta HTTP utilizada para abertura das interfaces do eSocial do Futuro

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Confirme o início da Instalação e será iniciado o Processo:


Ao final do processo o instalador ficará da seguinte forma:


E será aberto o TAF automaticamente para execução do Wizard de Configuração do TAF.

Atualização

Esse passo tem como objetivo demonstrar a atualização do TAF utilizando o atualizador.

Pré-Requisitos

  • TAF instalado em sua estrutura padrão:

Ou seja, toda a estrutura de pastas devem estar na RAIZ, caso contrário, o sistema não apresenta o ambiente para instalação.

  • Nome do Ambiente deve ser TAF:

Passo a Passo

Após realizar o Download da última versão do Portal do Cliente, executar o arquivo baixado com permissões de Administrador.

Selecione a opção "Atualizar produtos já instalados"

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Interface questionando quais produtos o cliente utiliza, repare que NÃO aparece a opção Protheus, pois clientes Protheus NÃO DEVEM UTILIZAR o atualizador.

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Confirme a janela apresentada.

Termo de Aceite (Alerta de Processo crítico)

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Termo de Aceite (Leitura de Documentação)

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Termo de Aceite (Backup)

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Acima estão listados todos os ambientes do TAF/TSS que possuem a estrutura correta para atualização.

Selecione o ambiente desejado e Clique em Próximo

A interface acima, foi criada para que seja informado os dados do usuário e senha do Protheus, para isso clique em "Parâmetros da Instalação"


Informe o usuário e senha do TAF com permissões de Administrador

  • Caso o usuário marque a opção Middleware, o comportamente será o seguinte:
    • Os campos usuário e senha são desabilitados.
    • O Atualizador efetuará a cópia do artefatos (rpo,bin,dbaccess), porém não irá realizar a execução do UPDDistr.



Confirme a tela de Backup


Pode-se acompanhar os detalhes da atualização, através do botão .. (ao lado da barra de progresso)


Sucesso na Atualização

Erro na Atualização

Caso aconteça algum erro na atualização, o rollback será executado e serão apresentados as seguintes interfaces

Clicando no botão .. (ao lado da barra de progresso), pode ser ter os detalhes do erro

Observações Importantes

  • O atualizador/instalador foi projetado para rodar apenas em ambiente Windows.
  • O atualizador foi desenvolvido para clientes que utilizam o TAF como solução "SEGREGADA", caso utilize mais algum módulo do Protheus além do TAF, NÃO DEVERÁ UTILIZAR O ATUALIZADOR.
  • É altamente recomendável que seja feito backup da Aplicação e Banco de Dados antes de rodar o atualizador.
  • Se o ambiente estiver utilizando os metadados como ADS (dbf), será realizado a conversão para cTree.
  • Caso haja erro na conversão dos SXs, será realizado o rollback.
  • Caso haja erro na execução do UPDDistr, será realizado o rollback, para isso a execução do UPDDist é dividida em 2 partes:
    • Simulação - Roda em modo simulação em busca do possíveis erros, caso tenha erros, o rollback é efetuado e será avisado ao usuário qual o erro para que seja corrigido manualmente.
    • Produção - Caso tenha sucesso na execução em modo simulação, irá rodar em modo "Produção" ou seja, efetuando as devidas alterações no dicionário de dados.
  • Existe uma trava no UPDDistr que não permite que o mesmo SDF seja utilizado mais de uma vez. Logo caso seja atualizado mais de uma vez o mesmo ambiente com o mesmo pacote de atualização, irá ocorrer uma exceção, onde o atualizador irá travar, sendo necessário que o usuário force a finalização da atualização.