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Falando de customização...

A página de customização da empresa oferece opções para personalizar a aparência do contexto através da alteração do logo exibido no menu de topo e a inclusão de campos customizados no perfil dos usuários cadastrados. Para desenvolvedores, são disponibilizados métodos na API REST do TOTVS Identity para criar, atualizar e consultar campos customizados.


Acessar opções de customização


01. Acionar o ícone .

02. Selecionar a opção Customização.


Alterar logo da empresa


 Assista ao vídeo


01. Acionar Nova imagem para escolher o logo da empresa.

02. Na tela aberta, incluir a imagem que contém o logo desejado.

O tamanho do logo é de 200 x 60 pixels. É possível incluir a imagem arrastando e soltando o arquivo na área indicada, ou então buscando o arquivo por meio do botão Carregar imagem. Assim que a imagem for apresentada em tela, é possível configurar a visualização dela no Identity (aumentar ou diminuir o tamanho, girar, espelhar horizontal ou verticalmente). 

03. Acionar Concluir para alterar o logo.

O logo da empresa substitui o logo padrão do Identity no menu de topo. Caso a imagem selecionada seja excluída, retorna automaticamente para esse logo padrão.


Criar campos customizados


Veja a imagem


01. Acionar Adicionar campo para incluir um campo customizado no perfil dos usuários.

02. Informar o nome do novo campo.

O nome representa a descrição do conteúdo do campo nas páginas onde o perfil do usuário é exibido e não pode ser alterado após a criação.

03. Configurar o tipo do campo.

As opções disponíveis são:

Tipo de campo

  • Texto: qualquer tipo de texto
  • Número: números decimais
  • Data: datas do calendário
  • Lista de Seleção: será necessário informar as opções disponíveis para seleção.

Tornar este campo obrigatório para o cadastro de usuários.
Define se o preenchimento do campo será obrigatório.

Tornar este campo visível apenas através da API REST. Não irá ser exibido na interface do usuário.
Define a visibilidade do campo. Ao assinalar esta opção, o campo não será exibido em tela durante o cadastro do usuário, nem no perfil. O campo poderá ser preenchido ou consultado apenas através da API REST.

04. Configurar a privacidade do campo, caso a informação solicitada seja um dado pessoal.

Mais detalhes sobre a configuração de privacidade do campo customizado pode ser conferida no item Privacidade.

05. Acionar Adicionar.

Os campos customizados serão exibidos nas páginas de gerenciamentos dos usuários e durante a criação de novos perfis.


Configurar privacidade


Se o dado inserido nos campos customizados for um dado pessoal ou sensível, é recomendável configurar o item Privacidade, assegurando assim o sigilo da informação e a proteção de acesso a dados pessoais de forma não autorizada, seja acidentalmente ou de forma ilícita.

Com essa configuração o campo é adicionado à listagem de dados pessoais do Identity. Para isso, siga os passos abaixo:

01. Acionar o botão Adicionar dado pessoal.

Será aberta a tela para inclusão das informações, já preenchida com o nome definido para o campo customizado. Esse nome não pode ser alterado.

02. Preencher as informações solicitadas.

As informações solicitadas são:

Tipo
Permite selecionar um tipo de dado que será marcado como sensível ou oculto.
Os tipos disponíveis são: Nome, E-mail, CPF, RG, Carteira de habilitação, Carteira de trabalho, Título de eleitor, Passaporte ou outros, dependendo do tipo de componente para o qual a privacidade está sendo configurada.

Este dado é sensível? 
Quando marcada esta opção, o dado será considerado sensível.

Indica que o dado é classificado como sensível e que ele será informado no relatório de dados do usuário (Exportação de Dados).

É considerado sensível todo dado de origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente a saúde ou a vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

Classificação e justificativa
Especifica para que o dados está sendo solicitado e para quais fins será utilizado.

Classificação: A classificação permite selecionar qual dos motivos gerou a necessidade de configuração da privacidade dos dados.
Os tipos de classificação disponíveis são: Execução de contrato, Obrigação Legal, Consentimento, Execução de políticas públicas, Estudo por órgão de pesquisa, Exercício regular de direito, Para a proteção da vida, Para tutela de saúde, Interesse legítimo e Proteção de crédito.

Justificativa: Permite incluir uma justificativa por extenso, do motivo pelo qual o dado é solicitado e para que ele é utilizado.

Para inserir numa nova classificação e sua justificativa, acione o botão Adicionar, localizado ao lado do menu de Classificação e justificativa.

Para remover, acione o ícone Lixeira, localizado ao lado direito da respectiva classificação e justificativa.

03. Acionar Adicionar.


Editar campo com privacidade


Para editar o campo adicionado como dado sensível, ou seja, campo co privacidade, siga os passos abaixo:

01. Acionar o ícone de  localizado ao lado do campo adicionado;

02. Dentre as opções para edição estão:

03. Acionar adicionar para salvar as alterações.


Excluir campo com privacidade


Para excluir o campo adicionado como dado sensível, ou seja, campo com privacidade, siga os passos abaixo:

01. Acionar o ícone delocalizado ao lado do campo adicionado e em seguida o campo será excluído.


Visualizar campos com privacidade


Ao definir campos com privacidade ou dados pessoais, é possível visualizá-los por meio da tela Dados pessoais. Siga os passos abaixo para a visualização:

01. Acione o menu configuração  logo depois acione Segurança.

02. Acione Dados pessoais.

03. A tela com os campos marcados com privacidade ou dado pessoal é exibida. 


Ações

Nela é possível realizar as ações abaixo:


Ordenar as colunas: nome do campo, tipo e dado sensível

Visualizar campo: quando acionado abre a tela para a visualização do dado marcado pessoal. Nesta tela as seguintes informações são apresentadas:


Editar campo: quando acionado permite que os dados deste campo sejam alterados. As seguintes informações podem ser editadas:

Pelo menos 1 classificação e justificativa são obrigatórios quando o campo for marcado como dado sensível.

Para editar o campo siga os passos abaixo:

01. Escolha o campo a ser editado e acione o ícone .

02. A tela para edição será aberta, alterar as informações necessárias e logo depois acione Salvar para concluir a edição ou Cancelar para voltar.


Mostrar campos padrões


01. Acionar Ver Campos Padrões para exibir os campos padrões do cadastro de usuários do fluig Identity.

Os campos padrões são Nome, Sobrenome, Cargo, Telefone, Endereço, País, Estado/Região, Cidade e CEP.