CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Parâmetros e tabela
    1. Parâmetro  "Utiliza o portal de cotação E-Cotação" 
    2. Parâmetro "Quantidade de dias para expirar a coleta de preços Web"
    3. Tabela "sup_ecotacao"
  4. SUP22002 Designação de Ordem de Compra
    1. E-Cotação / Acesso ao portal Web para cotações com fornecedores
  5. SUP22086 Designação de Fornecedor
  6. SUP21007 Designação de Ordem de Compra
    1. SUP21007 Coleta de preços para os fornecedores
  7. SUP22112 Consulta solicitações do E-cotação


01. VISÃO GERAL

O E-Cotação é o novo portal no produto Logix para realizar cotações On-line. Visando aumentar o poder de negociação e agilidade dos compradores Logix com seus fornecedores. Os fornecedores terão acesso ao Portal para realizar suas cotações.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

A rotina se inicia ao processar as ordens que precisam coletar o preço pelo programa SUP21007. Os fornecedores receberão um email com as informações necessárias para acesso ao Portal E-cotação. O fornecedor visualizará as ordens de compra pendente de sua cotação e poderá respondê-las ao comprador integrando estas informações ao produto Logix.


03. Parâmetros e tabela

Parâmetros por empresa 

ParâmetroDescrição
Utiliza o portal de cotação E-Cotação

Utiliza coleta de preços geradas a partir do programa SUP21007 para integração via Portal E-Cotação. 

Conversor sup01983.cnv

Quantidade de dias para expirar a coleta de preços Web 

Quantidade de dias que o Fornecedor terá o Token válido para acessar o portal e realizar as cotações das ordens de compras disponíveis.

Ao gerar o Token de acesso, quando este parâmetro possuir um valor maior que 0 (zero) será considerado como validade do Token. Ao expirar o Token é necessário gerar um novo, onde novamente será considerado este parâmetro para informar a sua validade.

Exemplo: O parâmetro possui o valor de "7" dias. Hoje, através da execução da rotina SUP21007 marcando a opção "Utiliza coleta de preços via Portal E-Cotação" foi gerado um novo Token para o Fornecedor "A". O Fornecedor "A", poderá acessar o portal com este Token durante os próximos 7 dias. A partir do 8º dia, o sistema não irá permitir o acesso no portal com este Token, pois o mesmo está expirado.

Desta forma, caso seja processado via o sup21007 o programa irá gerar um novo Token para o Fornecedor "A" e enviá-lo por e-mail.

Caso este parâmetro não seja informado ou o valor dele seja 0 (zero), a validade padrão do token é de 1 hora.

Obs.: É importante avaliar com cautela o valor que será informado neste parâmetro, visto que este Token é a segurança de acesso ao Portal.

Conversor sup01946.cnv

Tabela

TabelaDescrição
sup_ecotacao

Tabela para gerenciamento da integração do Portal com o Logix.

Conversor sup01981.cnv

04. SUP22002 Designação de Ordem de Compra

Visão geral: Somente serão consideradas ordens que atendam os seguintes requisitos:


Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
E-Cotação

Acesso ao programa SUP21007 para processamento da coleta de preços aos fornecedores com possibilidade de envio para o Portal E-Cotação.

Deve selecionar as ordens de compra no sup22002, com situação aberta e sem fornecedor designado, e em seguida utilizar a opção “E-Cotação” para abertura do sup21007. A mesma aplicação foi realizada no programa de modificação da ordem de compra. Ao selecionar as ordens no SUP22002 e utilizar a opção "Modificar" é aberto o programa de designação manual de fornecedores, que também possui a mesma opção "E-Cotação" para acesso ao SUP21007.

Este botão somente será exibido se o parâmetro por empresa do LOG00087 "utiliza_ecotacao" estiver marcado como “S”.


Parâmetros:

05. SUP22086 DESIGNAÇÃO DE FORNECEDOR

Visão geral: Somente serão consideradas ordens que atendam os seguintes requisitos:


Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
E-Cotação

Acesso ao programa SUP21007 para processamento da coleta de preços aos fornecedores com possibilidade de envio para o Portal E-Cotação.

Serão consideradas todas as ordens pesquisadas em tela, desde que atendam aos requisitos descritos em "Visão Geral". Todas que estiverem aptas ao envio de coleta, serão carregadas no SUP21007.

Este botão somente será exibido se o parâmetro por empresa do LOG00087 "utiliza_ecotacao" estiver marcado como “S”.

06. SUP22086 DESIGNAÇÃO DE FORNECEDOR

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Lista E-CotaçãoIndica o número da lista de cotações utilizadas pelo portal E-Cotação.


Parâmetros:

07. SUP21007 Coleta de preços para os fornecedores

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Informar

A opção de informar no programa sup21007 continua da mesma forma. Com a diferença que para utilizar o E-cotação para coletar os preços, será necessário selecionar a opção "Realizar cotação via E-cotação" e informar a "Data limite retorno via E-cotação". Essa data será enviada no email ao fornecedor e será apresentada no portal.

Somente ordens de compra que não possuem fornecedor designado estarão disponíveis para coleta de preço via portal E-Cotação

Importante: Ao selecionar o campo "Realizar cotação via E-Cotação" no sup21007, os botões "Conferir", "Enviar", "Retornar" serão ocultos para não confundir o usuário com a rotina padrão do programa, ou seja, apenas o botão "Processar" deverá ser utilizado para o envio de coleta de preço via o E-cotação.

Para utilizar o processo padrão de coleta de preço do sup21007 / sup21008 não deve marcar o parâmetro "Realizar cotação via E-cotação" no sup21007.


Processar

O processamento será realizado com as ordens de compra e fornecedores selecionados na tela principal do programa para geração das informações relacionadas ao Portal E-Cotação. Será gerado um número de lista para orçamento das ordens, a geração de Token de acesso ao portal e por fim será realizado o envio do email com as informações: Data Limite para realizar a cotação da ordem de compra, Login, Token de acesso e o link do portal E-Cotação. 

Quando uma ordem de compra for processada, será gerado pelo sistema, uma numeração de lista, que poderá compor uma ou mais ordens de compra ou mais. Se houver um novo processamento para esta ordem de compra, essa numeração de lista poderá ser reaproveitada. Esse reaproveitamento da numeração só ocorre quando a situação da cotação for 4 - "Designada no ERP" ou 5 - "Cancelada no ERP".

As demais situações como 1 - "Enviada para o fornecedor", 2 - "Cotada pelo Fornecedor" e 3 - "Declinada pelo Fornecedor"  sempre ocorrerá uma nova numeração de lista a cada processamento do programa.

Durante o processamento das ordens e fornecedores preenchido em tela, o sistema irá verificar se o fornecedor possui um token válido. Se possuir um token válido então o sistema reaproveita o token, se não possuir mais um token válido então o sistema irá gerar um novo token considerando o parametro "qtd_dias_expira_coleta_web" para expiração do Token.

Reprocessar/Reenviar uma ordem de compra: Caso uma das ordens de compra listada no sup21007 já foi processada alguma vez para o E-Cotação, então ela automaticamente será reprocessada e estará disponível novamente para o fornecedor realizar uma nova cotação no portal. Ou seja, se precisar disponibilizar novamente a ordem de compra para o fornecedor, basta repetir o mesmo procedimento de um processamento. Nesta questão de reenvio, a ordem poderá ter uma nova data de limite para resposta de acordo com a data informada na tela.

Este processamento só será realizado se o campo em tela "Realizar cotação via E-Cotação" estiver marcado.




Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Realizar Cotação via E-Cotação

Quando selecionado, indica que as cotações serão realizadas pelo Portal E-Cotação.

Este campo somente será habilitado se o parâmetro por empresa do LOG00087 "utiliza_ecotacao" estiver marcado como “S”.

Data limite Retorno via E-Cotação

Indica a data limite de que o fornecedor terá para responder a cotação no Portal E-Cotação.

A data limite poderá ser definida no parâmetro (Data do envio da cotação + número de dias definido no parâmetro)

Este campo somente será habilitado se o parâmetro por empresa do LOG00087 "utiliza_ecotacao" estiver marcado como “S”.


Parâmetros:

08. SUP22112 Consulta solicitações do E-cotação

Visão geral: Essa rotina permite consultar as solicitações de cotação realizadas no portal E-cotação. Esta tela contem as informações das ordens de compra com os fornecedores que já realizaram cotações ou não. 

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Empresa

Código de identificação da empresa para a qual estão registradas as ordens de compra que serão consideradas para cotação no portal E-cotação.

FornecedorCódigo de identificação do fornecedor que foi enviada a solicitação de cotação no portal E-cotação.
Razão socialRazão social do fornecedor que foi enviada a solicitação de cotação no portal E-cotação.
DocumentoCódigo da ordem de compra ou do pedido de compra que será considerado para cotação no portal E-cotação.
Tipo

Indica o tipo de documento, as opções disponíveis são:

  1. Ordem de compra.
  2. Pedido de Compra.
ItemCódigo de identificação do item utilizado para cotação no portal E-Cotação.
Descrição do ItemDescrição do item utilizado para cotação no portal E-Cotação.
ListaIdentificação do número da lista para cotação no portal.
Situação

Identificação da situação da cotação, podendo ser:

  1. Enviada para o Fornecedor.
  2. Cotada pelo Fornecedor.
  3. Declinada pelo Fornecedor.
  4. Designada no ERP.
  5. Cancelada no ERP.
Emissão ColetaData em que a cotação foi emitida no programa Preparação/Emissão por Coleta - SUP21007.
Limite PropostaData limite que o fornecedor poderá inserir cotação no portal E-Cotação. Após essa data o link da cotação será expirando e não será possível mais informar cotação no E-Cotação. 
Retorno Fornec.Data que o fornecedor inseriu a cotação no portal E-Cotação.



09. TABELAS UTILIZADAS

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