Critérios de Avaliação de Ocorrência
A ocorrência trata da probabilidade de um mecanismo/causa específico vir a ocorrer, listado em campo respectivo. A probabilidade de ocorrência tem um significado mais importante que apenas seu valor. A única forma de reduzir efetivamente o índice de ocorrência é a remoção ou controle de um ou mais mecanismos de falha, por meio de uma alteração no projeto.
A probabilidade de ocorrência da causa/mecanismo de falha potencial é estimada em uma faixa de 1 a 10.
Na determinação da probabilidade de ocorrência, algumas questões devem ser consideradas:
Um sistema consistente para o índice de ocorrência deve ser utilizado para garantir a continuidade. As taxas de falhas possíveis referem-se à vida projetada do produto. São estimadas na fase de projeto do componente, subsistema ou sistema.
O índice de ocorrência está relacionado à probabilidade de ocorrência e não à ocorrência real.
Para a informação da ocorrência, deve-se adotar um critério/índice de avaliação que seja consistente, mesmo se for modificado para análise individual de um produto.
Observe a tabela a seguir, como critério de avaliação de ocorrência sugerido:
Probabilidade de falha | Taxas de falha possíveis | Índice de Ocorrência | |
Muito alta | Falhas persistentes | ³ 100 por mil veículos/itens | 10 |
50 por mil veículos/itens | 9 | ||
Alta | Falhas frequentes | 20 por mil veículos/itens | 8 |
10 por mil veículos/itens | 7 | ||
Moderada | Falhas ocasionais | 5 por mil veículos/itens | 6 |
2 por mil veículos/itens | 5 | ||
1 por mil veículos/itens | 4 | ||
Baixa | Relativamente poucas falhas | 0.5 por mil veículos/itens | 3 |
0.1 por mil veículos/itens | 2 | ||
Remota | Falha é improvável | £ 0.010 por mil veículos/itens | 1 |